Baixe em PDF Baixe em PDF

Na maioria dos casos, os adesivos são feitos com um material que permite que ele seja reposicionado. Às vezes, no entanto, quando um adesivo é colado em um vidro, pode ser difícil removê-lo sem deixar resíduos feios por trás, principalmente quando o adesivo foi feito para ser fixado permanentemente. Com um pouco de ajuda e bastante força para esfregar, adesivos de papel e decalque (bem como a cola deles) podem ser removidos da superfície de um vidro.

Método 1
Método 1 de 6:

Usando água quente e sabão

Baixe em PDF
  1. De 10 a 30 minutos de molho devem ajudar a suavizar o adesivo de papel ou vinil, facilitando a remoção com os dedos.
    • A água e o sabão ajudam a dissolver a cola e quebrar a ligação dela com o vidro.
    • Se você não pode mergulhar o objeto de vidro em água, use um pano ou esponja umedecidos em água quente e aplique-os na área em que o adesivo se encontra.
  2. Use as unhas ou uma faca para raspar o adesivo delicadamente – levante um canto do adesivo, depois passe a lâmina entre ele e o vidro até removê-lo completamente.
    • Use uma faca sem serra e não muito afiada. Dessa forma, ao usá-la em uma superfície de vidro, você não corre o risco de arranhar a superfície.
    • Se preferir, você pode comprar uma lâmina de raspagem, projetada para remover adesivos de superfícies.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Usando bicarbonato de sódio

Baixe em PDF
  1. De 10 a 30 minutos de molho devem ajudar a suavizar o adesivo de papel ou vinil, facilitando a remoção com os dedos.
    • A água e o sabão ajudam a dissolver a cola e quebrar a ligação dela com o vidro.
    • Se você não pode mergulhar o seu objeto de vidro em água, use um pano ou esponja umedecidos em água quente e aplique-os na área em que o adesivo se encontra.
  2. Use as unhas ou uma faca para raspar o adesivo delicadamente — levante um canto do adesivo, depois passe a lâmina entre ele e o vidro até removê-lo completamente.
    • Use uma faca sem serra e não muito afiada. Dessa forma, ao usá-la em uma superfície de vidro, você não correr o risco de arranhar a superfície.
    • Se preferir, você pode comprar uma lâmina de raspagem projetada para remover adesivos de superfícies.
    • Em alguns casos, o adesivo pode sair muito bem depois de ser tratado com sabão e água quente.
  3. [1] O bicarbonato de sódio é uma substância natural, não tóxica e segura para usar perto de animais de estimação e crianças. Ele é um grande agente de limpeza universal que levanta e dissolve sujeira e graxa. Adicione óleo para criar uma pasta e facilitar a aplicação em qualquer superfície.
    • Qualquer óleo de cozinha vai funcionar. É possível utilizar azeite de oliva, óleo de canola ou óleo vegetal.
  4. Cubra essas superfícies com pano ou papel-toalha e prenda-os com fita adesiva para evitar vazamentos.
    • Proteja superfícies como plástico, madeira, tecido ou superfícies pintadas.
    • O bicarbonato de sódio é relativamente seguro, portanto, se você acidentalmente deixar cair a pasta em uma superfície indesejada ou em sua pele, deve haver pouco ou nenhum dano se você limpá-lo imediatamente.
  5. Deixe-a agir por alguns minutos.
    • Para adesivos muito teimosos, deixe a pasta durante uma noite inteira.
  6. O resíduo de cola e papel deve ter suavizado o suficiente para que você possa raspar e remover o adesivo totalmente.
    • Se preferir, use um pano ou esponja abrasiva, como lã de aço, e esfregue com mais força. No entanto, tenha cuidado para não riscar a superfície do vidro.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Usando carbonato de sódio

Baixe em PDF
  1. Use de 1/2 a 1 xícara de carbonato de sódio, dependendo da quantidade de água utilizada. [2] O carbonato de sódio e a água quente agem como um agente de dissolução que derrete a cola do adesivo para quebrar a ligação dela com a superfície do vidro.
    • Use luvas ao manusear essa mistura de lavagem, pois ela pode causar irritação na pele. O carbonato de sódio funciona melhor com água dura ou água com muitos minerais dissolvidos nela. Essa mistura cria uma espuma mais abrasiva do que a criada misturando-o apenas com detergente, e é melhor para limpar superfícies e roupas. [3]
  2. Também é possível deixar por mais tempo ou durante uma noite inteira, caso o adesivo esteja muito difícil de ser removido.
  3. Como o carbonato de sódio é um alcalino muito mais forte que o bicarbonato de sódio, o adesivo deve deslizar para fora da superfície de vidro ou poderá ser facilmente removido.
    • Lembre-se de lavar o objeto cuidadosamente após imersão em carbonato de sódio, principalmente se for um objeto usado para consumir alimentos, como uma jarra ou copo de vidro.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Usando calor

Baixe em PDF
  1. Use um secador de cabelo em sua opção mais alta e esquente o adesivo por um ou dois minutos. Também é possível colocar o objeto no sol por algumas horas. O calor deve derreter o adesivo, mas você deve removê-lo imediatamente ou ele pode esfriar e endurecer novamente.
    • Se você estiver tentando remover um adesivo da janela do seu carro, estacione-o em um lugar com muito sol durante duas a três horas.
  2. Use os dedos para destacar o adesivo delicadamente. Tenha cuidado, pois a superfície estará extremamente quente. Se preferir, use uma faca para raspar o adesivo delicadamente erguendo uma das bordas e passando-a entre o adesivo e vidro até removê-lo completamente.
    • Use uma faca sem serra e não muito afiada. Dessa forma, ao usá-la em uma superfície de vidro, você não corre o risco de arranhar a superfície.
  3. Pode haver algum resíduo pegajoso restante em adesivos teimosos. Por isso, medidas adicionais poderão ser necessárias.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Usando álcool isopropílico

Baixe em PDF
  1. Este Método é particularmente útil se você não pode mergulhar o objeto de vidro em um balde de água. Ele também dá menos trabalho.
    • O álcool isopropílico é inflamável. Portanto, tenha cuidado ao usá-lo. Não o use em um fogão ou uma área aquecida. Use o álcool em um local bem ventilado. [4]
  2. O adesivo deverá sair ou pode ser preciso repetir essas etapas até que ele comece a se soltar.
    • O álcool isopropílico é um agente solvente e de limpeza que dissolve outras substâncias, como a cola pegajosa contida nos adesivos. Ele seca quase que imediatamente para que possa ser usado para limpar objetos elétricos sem correr o risco de causar danos por água.
    • Tente segurar o pano ou papel-toalha umedecido com o álcool sobre a superfície do vidro para molhar o adesivo.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Usando óleo de penetração

Baixe em PDF
  1. O óleo de penetração é um poderoso dissolvente que dissolve adesivos, mas ele também é uma solução química potente. Tenha cuidado para não espirrar o óleo de penetração em si mesmo, em tecidos ou até mesmo na superfície de vidro.
  2. Para evitar espirrá-lo sobre o vidro, borrife-o em um pano limpo e só depois esfregue o adesivo.
    • Proteja as mãos com o uso de luvas.
  3. O adesivo ou decalque deve sair facilmente após esfregá-lo com um pano. Para adesivos mais teimosos, pode ser preciso usar uma lâmina ou uma faca sem serra para removê-lo.
    Publicidade

Dicas

  • Há muitos produtos no mercado que se especializam em remoção de cola de adesivo. Leia os rótulos e as instruções.
Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado ao utilizar solventes, pois eles muitas vezes desfiguram plástico, tecidos ou outras superfícies sensíveis.
  • A melhor coisa a se fazer é usar uma lâmina de aço inoxidável, uma vez que ela não vai arranhar a superfície.
  • Se você estiver usando um secador de cabelo ou pistola de calor, tome cuidado para não quebrar o vidro.
  • Tenha cuidado para não riscar o vidro. Aplique um pouco de pressão ao usar lâminas, facas e cartões de crédito.
  • Lave as mãos cuidadosamente após o uso de cada um desses solventes.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 414 746 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade