PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ao se distrair no calor de um momento íntimo, não é incomum sair dele com um “chupão” — uma mancha temporária parecida com um hematoma — em alguma parte do corpo. De fato, o chupão não apenas é semelhante a um hematoma, como pode ser medicamente classificado como tal. Portanto, ao empregar métodos comprovadamente eficazes para tratar hematomas e disfarçar a marca, será possível removê-lo e evitar que descubram o que você anda fazendo. [1]

Parte 1
Parte 1 de 3:

Usando remédios caseiros

PDF download Baixe em PDF
  1. Colocar uma compressa fria sobre o chupão pode ajudar a reduzir o inchaço e a aliviar qualquer dor presente. O próprio fato de reduzir o inchaço com o gelo também pode tornar a marca menos perceptível. [2]
    • Envolva a compressa em um pano limpo para minimizar os riscos de uma lesão por congelamento. [3] Outro método de tratamento frio consiste em colocar uma colher gelada sobre a marca, evitando esfregá-la na pele. [4]
    • Use um saco de legumes congelados (ervilhas, por exemplo) ou congele um copinho de poliestireno (isopor) caso você não tenha uma bolsa térmica.
    • Deixe o gelo sobre a marca por até 20 minutos de cada vez, mas espere por cerca de duas horas antes de reaplicá-lo. Aplique-o várias vezes ao dia por um ou dois dias seguidos. [5]
  2. Após usar o gelo sobre a marca por um período de dois a três dias, passe a aplicar calor no local. [6] A terapia quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e aumenta a circulação no local, o que pode promover a cura. [7]
    • Use uma compressa elétrica ou um pano embebido em água morna. [8]
    • Aplique calor várias vezes ao dia, por até 20 minutos de cada vez. [9] Permita que a pele retorne à temperatura normal depois de cada aplicação, senão você poderá queimá-la.
  3. A babosa é um hidratante natural e pode ajudar no processo de cura de um chupão. Tente aplicar uma espessa camada de babosa sobre a área e deixe-a agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, limpe a babosa com um lenço. Faça-o duas vezes por dia até o hematoma desaparecer. [10]
  4. Manter a parte interna da casca de uma banana sobre o chupão pode ajudar a resfriar a área, o que também ajuda a reduzir a extensão da marca. Para tal, descasque uma banana e coloque a parte interna da casca sobre o local, mantendo-a por até 30 minutos. Em seguida, limpe qualquer resquício de banana com um lenço ou pano úmido. [11]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Acelerando a cura

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma deficiência de vitamina K pode deixar o organismo mais suscetível a hematomas enquanto a falta de vitamina C, torna os vasos capilares mais fracos. O déficit de qualquer uma dessas vitaminas pode tornar o corpo mais suscetível a formação de hematomas, portanto, considere a possibilidade de tomar suplementos vitamínicos. [12] Tente consumir mais alimentos que contenham as vitaminas C e K.
    • Exemplos de alimentos ricos em vitamina K incluem: couve, espinafre, brócolis, fígado e ovos. [13]
    • Entre as fontes consideráveis de vitamina C, destacam-se o morango, a framboesa, o mirtilo, a batata doce e as pimentas vermelhas. [14]
    • É provavelmente mais fácil modificar sua dieta do que consumir novos suplementos. Porém, você pode conversar sobre suplementação com seu médico. Converse com seus pais sobre as vitaminas que você quer tomar. Se não quiser explicar o motivo, diga algo do tipo: "Discutimos sobre a importância das vitaminas na escola e acharia legal tomar umas".
  2. Pare de consumir produtos à base de tabaco . Se você fuma ou consome outros produtos do tabaco, interrompa o uso enquanto estiver com o chupão. Fumar reduz o fluxo sanguíneo e pode atrasar a cura ao redor da área afetada. [15]
    • Converse com um médico caso queira parar de fumar. Existem medicamentos e programas de controle do tabagismo disponíveis para tornar o processo mais fácil.
    • Caso você seja mais jovem, é uma ideia muito ruim fumar. Seu corpo ainda está em desenvolvimento, e fumar pode interferir com todo o processo. Converse com seus pais caso tenha começado a fumar. Explique que você gostaria de tomar algumas medidas em prol de sua saúde e que quer ajuda para acabar com o tabagismo. Os benefícios à sua saúde certamente serão muito maiores que a possível incomodação que você terá com seus pais.
  3. Embora você possa ficar tentado a massagear a área ao redor do hematoma, na expectativa de curá-lo, evite fazê-lo. [16] Tais ações podem piorar a situação. Além disso, não tente drenar o sangue do hematoma com uma agulha. Fazê-lo pode causar mais danos e machucar a pele consideravelmente.
  4. Embora alguns tratamentos possam acelerar a cicatrização e reduzir a aparência evidente do chupão, levará algum tempo para ele sumir completamente. Caso os chupões sejam rotineiros nos seus encontros amorosos, peça para o seu parceiro focar em outra região do seu corpo, preferencialmente que não esteja machucada ou que não seja visível. [17]
    • Um “chupão” — equimose ou hematoma — é uma lesão, e a área afetada deverá repousar da mesma forma que qualquer outro tipo de machucado. [18]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Minimizando a dor

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça-o de uma forma que você não atraia tanta atenção. Por exemplo, vestir uma blusa de gola rolê no verão é um tiro certo para atrair a atenção para o seu pescoço.
    • A gola rolê provavelmente é a melhor opção, já que uma camiseta gola polo pode não esconder o chupão.
    • Mantenha em mente que as pessoas podem suspeitar de você caso use gola rolê por vários dias seguidos. Tente esconder o chupão com a roupa por um dia ou dois e troque de método.
  2. Esta pode ser uma maneira legal de esconder o chupão e dar um toque ao seu visual ao mesmo tempo. Um cachecol, bandana ou até mesmo um colar grande podem esconder temporariamente o chupão.
    • Assim como no caso da gola rolê, as pessoas podem achar suspeito o fato de você usar um acessório no pescoço por vários dias. Tente usar vários acessórios diferentes e mudar sua abordagem após um ou dois dias.
  3. Se você tiver um cabelo comprido, pode cobrir a região do pescoço. Talvez esta não seja a melhor solução no longo prazo, mas pode ser utilizada temporariamente para esconder o chupão. Por exemplo: você pode usar o cabelo para esconder o chupão se seus pais surgirem repentinamente no seu quarto.
  4. Os chupões sempre serão roxos em seus momentos iniciais. O corretivo verde vai disfarçar essa coloração, tirando a intensidade da marca.
    • Aplique o corretivo no chupão. Não tenha medo de usar bastante corretivo. Em se tratando de chupões, quanto mais corretivo, melhor.
    • Use um corretivo que combine com seu tom de pele. Aplique-o sobre o corretivo verde com o pincel de maquiagem.
    • Pressione uma esponja de maquiagem perto do corretivo até a cor da sua pele parecer natural. Você não deve notar a presença do corretivo quando se olhar no espelho.
  5. O chupão normalmente fica amarelo ou verde enquanto melhora. Quando chegar a esse ponto, utilize um corretivo de tom rosado. Isso esconderá melhor o chupão. A aplicação é igual a do corretivo verde.
    Publicidade

Dicas

  • Seguir as sugestões deste artigo também pode ajudar, já que tanto os chupões quanto os hematomas são causados pelo acúmulo de sangue.
Publicidade

Avisos

  • Existem muitos produtos e remédios que alegam remover chupões ou hematomas, mas você deve ficar atento às informações. Lembre-se de que os chupões — assim como os hematomas — desaparecem conforme o corpo reabsorve o sangue, e este processo não pode ser acelerado. [19] Tomar ou aplicar suplementos não testados e experimentar remédios caseiros pode não surtir efeito sobre o hematoma, além de provocar outras consequências médicas em potencial.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Corretivo, base ou primer.
  • Bolsa térmica.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 020 698 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade