Baixe em PDF
Baixe em PDF
O disco rígido armazena todos os arquivos de um computador, desde as fotos às músicas. Por isso, ele é a peça mais importante da máquina. Felizmente, você não precisa entrar em pânico se acontecer algo de errado: tirar e trocar o disco é bem simples e é bem mais barato do que comprar um PC novo. Siga as dicas deste artigo para saber o que fazer.
Passos
-
Faça um backup do computador . As dicas deste artigo vão ajudar você ao máximo a tentar preservar os dados do disco rígido, mas lembre-se de que acidentes acontecem . Por isso, é melhor se precaver.
- Copie todas as informações para um HD externo ou use outra estratégia, como um backup on-line, para preservar os dados. Ignore este passo se a unidade estragou ou está vazia.
-
Desligue o computador e tire da tomada. Como você vai ter que abrir o painel da CPU, é melhor desconectar todos os cabos externos e externos (incluindo o estabilizador e o monitor) para não tomar choque.
-
Abra o painel da CPU. Cada modelo de computador é diferente. Sendo assim, o processo exato para remover o painel lateral da CPU (com uma chave de fenda ou um botão, por exemplo) varia bastante. Se necessário, consulte o manual do usuário para saber o que fazer.
- Não se preocupe se você não tiver o manual do usuário do computador. Dê uma olhada na CPU para tentar descobrir como remover o painel. No geral, basta usar uma chave de fenda Phillips com computadores mais velhos.
-
Encontre o disco rígido dentro da CPU. O disco rígido fica em uma bandeja interna fixa ou removível da CPU ou em uma estrutura parecida. Ele é retangular e de metal e tem o tamanho de um livro pequeno.
- Por convenção, a maioria dos discos rígidos fica na parte dianteira da CPU, perto de outras unidades (como o disco óptico). Dê uma olhada para encontrar a peça certa — e não acabar tirando a errada!
-
Observe como o disco rígido está conectado às demais peças da CPU. Depois de encontrar o disco rígido, você tem que determinar como tirá-lo do computador.
- Você vai precisar de uma chave de fenda para abrir a unidade e tirar o disco se ele é fixo ou está em um painel removível.
- Nem sempre é preciso usar chave de fenda ou outras ferramentas com CPUs mais modernas.
-
Tire o disco rígido de dentro da CPU. Geralmente, o disco rígido fica em um painel na parte dianteira da CPU. Deslize-o para fora aos poucos com as duas mãos.
- Tenha muito cuidado — e pare se houver resistência! Você não tem que fazer força em nenhuma parte do computador e, se tiver, é porque algo está errado.
- O disco rígido vai estar conectado a dois ou mais cabos. Se eles impedirem você de remover a unidade, desconecte-os antes.
-
Tire o cabo IDE. O cabo IDE é largo, fino e cinza e vai da placa-mãe (ou o controle do disco rígido, em alguns casos) ao disco.
- O cabo pode estar conectado ao disco rígido com cola, mas não vai ser difícil desconectar. Tire a cola e tente balançar a peça de leve até separar as partes.
-
Tire o cabo de energia. O cabo de energia é de plástico e retangular e tem uma ou duas travas (dependendo de quanta energia a placa-mãe leva ao disco rígido).
- O cabo de energia é bem mais resistente do que o cabo IDE. Solte as travas e puxe com um pouco de força, mas com cuidado para não dobrar os pinos de metal.
-
Tire o disco rígido da CPU e coloque-o em um saco antiestático. O disco rígido é bastante sensível a danos causados pela umidade, pela poeira e por choques elétricos quando está fora da CPU. Por isso, proteja-o com um saco antiestático.
- Compre um bom saco antiestático em qualquer loja de peças de computador. Por outro lado, ignore este passo se você for jogar a peça fora ou pretende reciclar.
Publicidade
Dicas
- Se você tiver dúvida na hora de tirar os cabos ou componentes do computador, consulte o manual do usuário para saber se está fazendo tudo certo.
Publicidade
Avisos
- Este artigo não se aplica a notebooks, e sim desktops com CPU separada.
- Não mexa o computador enquanto ele estiver ligado, ou você pode causar danos sérios ao disco rígido. Sempre desligue a máquina antes de qualquer coisa.
- Não puxe os cabos e fios conectados ao disco rígido com força. Caso contrário, você pode danificar o disco rígido se entortar os pinos e outros componentes. Geralmente, os cabos têm contato direto com o disco e não são substituíveis (pelo menos, não sem grandes custos).
- Tenha cuidado para não tomar choque. Toque alguma peça de metal da CPU antes de mexer no disco rígido e não use nada que seja feito do material na hora de remover a peça. Se houver alguma transferência de energia elétrica entre você e os componentes do computador, pode haver danos permanentes na área.
Publicidade
Materiais Necessários
- Computador.
- Manual do usuário para o computador ou a CPU (opcional).
- Chave de fenda.
- Saco antiestático.
- Bastante paciência.
Referências
Publicidade