Baixe em PDF Baixe em PDF

As manchas de mostarda podem ser frustantes de se remover, pois a mistura de cúrcuma e óleo produz uma mancha forte e resistente. Há diversas soluções caseiras a se tentar, mas, dependendo da receita, talvez seja preciso recorrer a várias delas. Remover manchas de tecidos laváveis é muito mais fácil do que se trabalhar em carpetes ou estofados, pois eles podem ser jogados na lavadora ou lavados à mão.

Método 1
Método 1 de 3:

Removendo manchas de roupas

Baixe em PDF
  1. Quando tiver absorvido um pouco da mostarda, vá virando. Outra opção é usar uma flanela.
  2. Use uma faca de manteiga ou outro utensílio sem ponta. Não raspe manchas molhadas para evitar que espalhem. Em seguida, sacuda o tecido para remover as partículas soltas, as quais poderiam causar novas manchas durante a lavagem.
  3. Abra a torneira por cima da mancha e remova o máximo possível de sujeira. Tente fazer esse procedimento no avesso da peça, ou seja, no lado oposto à mancha. Isso fará com que o excesso de mostarda saia da roupa, ao invés de penetrar ainda mais na trama. [1]
  4. Use um removedor comercial, se possível, contanto que não tenha amônia. O sabão líquido é uma boa alternativa, assim como usar sabão em barra para esfregar a mancha. Tenha cuidado nesse momento para evitar que ela se espalhe.
    • A amônia reage com a cúrcuma, o ingrediente que dá a cor amarela para a mostarda, e poderá fazer a mancha se assentar ainda mais. [2] Leia o o rótulo dos produtos para evitar qualquer coisa que contenha amônia.
    • Se não souber ao certo se a roupa pode ou não ser lavada, esfregue o sabão em um canto mais escondido primeiro, depois enxágue. Se a cor ou a textura do tecido forem afetadas, use um método diferente.
  5. Se a roupa for branca, use cloro, o qual será bem eficaz na remoção da mancha. Se for colorida, use um produto seguro para evitar manchas brancas; esse produto é bem menos poderoso, mas poderá funcionar.
    • A água sanitária normalmente é acrescentada a um dispenser separado na lavadora, o qual deverá ser utilizado também. Se a máquina não tiver nenhum compartimento, ou se você estiver lavando a roupa à mão, despeje diretamente no recipiente. Use 1 parte de água sanitária para cada 30 de água — ou cerca de 120 mL para uma máquina cheia. [3]
  6. Quanto mais quente a água, com mais facilidade a mancha será removida. Entretanto, a água quente poderá danificar materiais delicados ou fazer com que itens claros fiquem desbotados, além de manchar outras peças na máquina. Leia a etiqueta da roupa para descobrir a temperatura máxima na qual ela pode ser lavada. Se tiver dúvidas, lave itens delicados em água fria.
    • Lave o mais rápido possível após aplicar o sabão ou o tira-manchas. Deixar o produto descansando no tecido apenas tornará a mancha mais complicada de se remover. [4]
  7. Não coloque o item na secadora nem no varal até que ela desapareça, pois isso poderá assentar ainda mais a sujeira. Se ela ainda estiver presente, passe para a seção de manchas persistentes antes de que a roupa seque. Caso tenha sumido, deixe secar normalmente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Removendo manchas de móveis e carpetes

Baixe em PDF
  1. Use uma colher ou outro utensílio para pegar a sujeira do carpete ou estofado. Tenha cuidado nesse momento para evitar espalhá-la ainda mais no material. Se a mancha já estiver seca, raspe com uma espátula de manteiga.
  2. Pegue 240 mL de água morna e junte com 1 colher de chá (5 mL) de detergente. Evite produtos pesados, como água sanitária, bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio. [5]
  3. Use uma esponja ou toalha para aplicá-la sobre a mancha de mostarda. Deixe o material absorvê-la de 5 a 10 minutos.
  4. Se a mancha não sair, esfregue ligeiramente, tendo o cuidado de não a espalhar ainda mais. A mostarda é uma das comidas mais difíceis de se remover, portanto os resultados podem ser limitados.
  5. Se apenas um pouco da mancha amarela sair na toalha de papel, talvez seja mais jogo repetir o procedimento. Lembre-se de deixar cada aplicação de detergente agir por pelo menos 5 minutos antes de secar.
    • Se a primeira tentativa não produzir resultados, vá para a seção de manchas persistentes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Removendo manchas persistentes

Baixe em PDF
  1. Teste esses métodos primeiro em um canto do material, pois eles são mais poderosos do que os procedimentos descritos acima, portanto podem danificar o tecido enquanto removem a sujeira. Se estiver preocupado com os possíveis efeitos dessas substâncias na cor ou na textura do material, aplique em um cantinho não tão visível primeiro. Aguarde 10 minutos, dê ligeiras batidas com uma toalha de papel e veja se o tecido foi afetado.
  2. Misture 3 partes de detergente com 1 de álcool e deixe agir por 10 minutos antes de enxaguar com água quente ou dar ligeiras batidas com um pano molhado. [6] Lave na máquina no ciclo normal. O álcool é um solvente poderoso, ou seja, a oleosidade da mostarda vai se dissolver facilmente.
    • A glicerina líquida tem propriedades similares e, portanto, pode substituir essa solução.
    • Nota : se for utilizar esse procedimento em uma peça de roupa, coloque-a primeiro sobre uma toalha de papel ou outro material absorvente, pois a mistura de álcool vai ultrapassar a trama do tecido.
  3. Embora isso nem sempre funcione, às vezes é possível tornar uma sujeira seca mais fácil de se remover molhando-a novamente com a mesma fonte da mancha. Após aplicar a mostarda, aguarde 5 minutos, dê ligeiras batidas com um pano e trate como descrito nas seções anteriores.
    • Use apenas os mesmos tipo e marca de mostarda, pois os óleos e a cúrcuma causadores da mancha foram feitos para se dissolver naquela mistura particular de ingredientes. [7]
    • Nota : Aplique mostarda apenas sobre a mancha original e não esfregue. Não teste esse método em uma parte limpa do material.
  4. Misture 1 parte de vinagre com 2 de água dentro de um pulverizador. Outra opção é aplicar com uma esponja. [8] Deixe agir por 10 minutos, então dê ligeiras batidas com um pano molhado. Lave na máquina. O vinagre é um tira-manchas menos poderoso que do que o álcool ou o detergente, mas, como tem propriedades químicas diferentes, funciona em manchas não removidas por outras substâncias.
  5. Esse produto poderá desbotar o tecido, mas às vezes é necessário para se remover manchas em carpete. Use água oxigenada 3% e aguarde 1 hora. Dê ligeiras batidas com um pano seco e repita, se necessário. A exposição à luz fará o líquido se deteriorar em água, portanto não é preciso enxáguar. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Se nada resolver o problema em tecidos delicados, tente repetir o método de limpeza com água fervente. A textura do tecido poderá ser modificada, mas, como a peça já está inutilizada pela mancha, vale a pena correr o risco.
Publicidade

Avisos

  • Nunca use água sanitária em tecidos coloridos, a menos que o produto seja seguro.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Colher ou espátula de manteiga.
  • Tira-manchas ou sabão.
  • Sabão para roupas.
  • Toalhas de papel ou pedaço de pano.

Mais os ingredientes abaixo para manchas persistentes:

  • Álcool de limpeza.
  • Glicerina líquida.
  • Detergente.
  • Mostarda.
  • Vinagre branco.
  • Água.
  • Água oxigenada 3%.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 25 780 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade