Baixe em PDF
Baixe em PDF
Alguns tipos de danos causados aos alto-falantes podem ser reparados com relativa facilidade. Enquanto as bordas (material entre o cone e a guarnição do alto-falante) dos alto-falantes danificadas e rasgadas ou fatigadas exigem mais do que uma solução caseira, rasgos ou furos em si em alto-falantes podem ser reparados. Por favor, leia completamente antes de começar.
Passos
-
Alcance o alto-falante. Idealmente, o alto-falante deve ser removido para que ambos os lados do cone do alto-falante fiquem acessíveis. Retire os painéis das portas, grades ou tampas para permitir a remoção dos parafusos ou prendedores de montagem.
-
Tenha cuidado com o alto-falante. O cone pode ser frágil, se antigo, por isso não deixe de lidar com o alto-falante com cuidado. Segure o alto-falante para que ele não caia quando o último par de parafusos for removido.
-
Puxe com cuidado o alto-falante para fora do suporte. Pode ficar algum tipo de ilhó ou tinta se estiver neste lugar há algum tempo.
-
Observe a conexão com o alto-falante. Alto-falantes requerem dois fios para receber sinais a partir da fonte ou amplificador. A polaridade (que fio conecta a que terminal) é importante. Tire uma foto (com telefone celular), desenhe um diagrama, etiquete os fios ou faça marcas perto dos terminais dos alto-falantes para se ajudar e reconectar corretamente ao reinstalá-los mais tarde.Publicidade
-
Obtenha o material para reparo . A maioria dos alto-falantes é feita a partir de papel ou de um plástico fino. Para consertar o buraco, uma quantidade de material de tipo e densidade semelhante, mas um pouco maior, será necessária. Se não conseguir encontrar o plástico fino usado em alguns alto-falantes, o papel poderá ser usado.
-
Prepare o alto-falante . Remova cuidadosamente qualquer poeira, sujeira, etc. a partir da frente do cone do alto-falante. O cone pode ser frágil, se antigo, por isso não deixe de manusear o alto-falante com cuidado.
-
Retire com uma tesoura ou estilete quaisquer arestas penduradas . Quanto menor for o orifício e a borda mais suave, melhor será o reparo. Equilibre tamanho e suavidade.
-
Corte o material de conserto para formar um remendo . O remendo deve ser do mesmo formato geral e ligeiramente maior do que o furo.
-
Aplique esmalte ao longo da borda do furo . Aplique uma quantidade generosa de esmalte ao longo da borda do furo no cone do alto-falante.
-
Aplique esmalte ao longo da borda do remendo . Aplique uma quantidade generosa de esmalte ao longo da borda do remendo.
-
Junte o material de remendo e o cone do alto-falante . Alinhe o remendo ao furo e junte-os. Uma-os pressinando a partir de ambos os lados ao mesmo tempo. Não empurre de um lado sem o apoio do outro, caso contrário o buraco vai rasgar.
-
Deixe secar completamente .
-
9Toque-o . Verifique se há áreas que não aderiram e preencha com esmalte adicional. Use apenas o suficiente para preencher o local vazio. Faça aderir com segurança qualquer borda que não esteja presa em seu lugar com esmalte.
-
Reinstale os alto-falantes na ordem inversa da remoção, observando a polaridade das conexões dos cabos do alto-falante.Publicidade
-
Retire e prepare o alto-falante. Siga os passos acima até "Prepare o alto-falante". Não corte ou apare qualquer material do cone do alto-falante.
-
Aplique uma quantidade generosa de esmalte de unha no rasgo . "Pinte" com o esmalte em torno do rasgo. Aplique o esmalte em ambos os lados do cone do alto-falante.
-
Deixe secar completamente .
-
Aplique uma segunda "demão" de esmalte .
-
Deixe secar completamente .
-
Reinstale os alto-falantes na ordem inversa da remoção, observando a polaridade das conexões dos cabos do alto-falante.
-
Finalizado.Publicidade
Dicas
- Este reparo funciona melhor em pequenos rasgos e furos pequenos em pequenos cones de alto-falante. Quanto maior for o alto-falante, ruptura ou perfuração, mais difícil será para o reparo ou remendo firmar. Às vezes, adicionar mais esmalte vai resolver o problema.
- Certifique-se de que todas as bordas ou remendos do cone em torno do furo ou rasgo estejam seguros com o esmalte. Qualquer borda que estiver livre vai vibrar e resultar em um irritante tipo de som "zumbido".
Publicidade
Avisos
- É irracional esperar que o alto-falante reparado funcione como novo. Afinal de contas, um alto-falante é projetado em torno de muitas variáveis e todos os materiais são escolhidos especificamente para fornecer a resposta projetada (que é pelo o que você pagou). Alterar os alto-falantes resulta em um desvio das especificações do projeto e da resposta pretendida (novamente, isso é pelo o que você pagou). Esta solução rápida não se destina a ser utilizada em vez de substituir o alto-falante, mas apenas uma "solução temporária", até que um substituto possa ser comprado.
- A quantidade do esmalte é livremente determinada pela quantidade de energia grave que é colocada no alto-falante. Os sons graves (de baixa frequência) fazem com que o cone vibre mais do que sons de alta frequência, e são mais estressantes para o material de cone.
Publicidade
Publicidade