Baixe em PDF
Baixe em PDF
A camurça é um tipo de couro felpudo muito comum em sapatos. Embora seja elegante, ela é delicada e difícil de reparar. Se você notar qualquer tipo de sujeira nos seus calçados, limpe-os o quanto antes com uma escova especializada para evitar que as manchas fiquem permanentes. Caso os danos sejam causados pelo contato com a água, você pode usar um pouco mais da substância no tratamento. Por outro lado, se a camurça ficar suja com outros líquidos, como vinagre e óleo, é só aplicar maisena ou talco nela. Por último, tome todos os cuidados possíveis com os seus sapatos, pois certos acidentes são impossíveis de resolver.
Passos
-
Passe uma escova para camurça nos sapatos. Essa escovinha especial tem cerdas macias e é feita especificamente para esse tipo de material. Na hora da limpeza, passe-a somente na direção das fibras da camurça para remover a maior quantidade possível de riscos e rugas de cada área (antes de recorrer a outros tratamentos). [1] X Fonte de pesquisa
- Invista em um kit de tratamento para camurça, que costuma incluir a escova e uma borracha. Compre-o em lojas de calçados ou pela internet.
- Se não tiver uma escova para camurça, tudo bem usar uma escova de dente com cerdas de nylon.
-
Esfregue os riscos da camurça de um lado para outro. Mexa a escova para camurça de um lado para outro em cima dos riscos até eles sumirem e a superfície do calçado ficar limpa e uniforme. Em seguida, repita o processo com as rugas e as manchas para restaurar o material como um todo.
- Passe a escova somente nas áreas riscadas e danificadas, e não onde a camurça está limpa.
- Se não conseguir remover os riscos e as rugas, troque a escova por uma borracha para camurça. Ela ajuda a restaurar a textura do material.
-
Passe uma faca cega nas marcas que não saírem. Geralmente, os riscos e as rugas ficam visíveis quando as fibras da camurça ficam foscas. Use uma faca de manteiga para resolver o problema. Basta passar a ponta dela contra o grão (ou seja, na direção das fibras em si), tomando cuidado para não fazer força nas áreas danificadas. [2] X Fonte de pesquisa
- Se você não tiver uma faca de manteiga por perto, use uma lixa ou até uma navalha cega.
- Evite usar lâminas afiadas, pois elas geram o risco de causar novos danos à camurça. Em último caso, pelo menos tenha cuidado redobrado.
-
Escove as rugas da camurça em círculos. Se os seus sapatos ainda estiverem enrugados, passe a escova para camurça, uma escova de dente de nylon ou até uma toalha neles. Repita o processo pelo tempo que for necessário. Você também pode tentar "esticar" a camurça para amaciar o material e devolver a sua forma original. [3] X Fonte de pesquisa
- Comece seguindo na direção das fibras para não danificar a camurça ainda mais.
-
Aplique vapor sobre as rugas e marcas da camurça. Em último caso, ponha uma toalha em cima do sapato e ligue o ferro de passar na função de vaporizar. Quando ele estiver quente, passe-o nos pontos da toalha que correspondem às áreas danificadas da camurça. Por fim, tire o tecido e esfregue o sapato mais uma vez.
- Não passe o ferro diretamente na camurça: a alta temperatura dele pode danificar o material. Além disso, não deixe a chapa parada no mesmo lugar por mais de três segundos.
- Se preferir, você pode ferver uma panela de água e colocar os sapatos em cima dela quando o vapor começar a sair. Na sequência, esfregue a camurça normalmente.
Publicidade
-
Remova o excesso de umidade dos sapatos com um pano ou papel-toalha. Assim que você notar que derramou água nos seus sapatos de camurça, tente remover o máximo que der usando um pano ou uma folha de papel-toalha. Quando o material ficar saturado, troque-o por outro e continue o processo.
- Quanto mais rápido você agir, menor vai ser o risco de a mancha piorar ou aumentar. Tente remover o máximo que der da umidade.
-
Deixe os seus sapatos secarem por até 24 horas. A camurça fica mais suscetível a danos quando está molhada. Como você não vai conseguir tirar toda a umidade só com o pano ou o papel-toalha, é melhor deixar o sapato secar sozinho. Coloque-o em um lugar onde o sol não bata e dê uma olhada no material depois de cerca de um dia.
- O tempo específico depende do quanto a camurça ficou molhada. Por exemplo: se você tomou chuva enquanto usava os sapatos, espere mais ou menos 24 horas.
- Não tente remover as manchas dos sapatos ainda molhados. A camurça pode se lascar.
-
Passe a escova para camurça com um pouco de água nos sapatos. Mergulhe a escova em uma vasilha com água morna. Antes de esfregar os sapatos, tire o excesso do líquido das cerdas. Depois, passe o acessório no sentido das fibras da camurça até todas elas ficarem úmidas. [4] X Fonte de pesquisa
- Não estranhe ter que umedecer a camurça: esse é o melhor jeito de eliminar manchas de água. De quebra, o processo evita que os sapatos fiquem descoloridos.
-
Passe um pano na camurça para distribuir melhor a água. Passe um pano seco nos sapatos, até ele absorver a umidade aos poucos. Em seguida, espalhe essa água por toda a camurça, prestando mais atenção às manchas que você quer remover — já que elas também precisam ficar bem saturadas. O pano ajuda ainda a tirar o excesso de umidade dos calçados. [5] X Fonte de pesquisa
- Você precisa umedecer toda a camurça, não só as manchas de água. Isso disfarça esses pontos ao mesmo tempo que evita o surgimento de outros.
-
Coloque folhas de papel amassadas dentro dos sapatos. Ponha os sapatos em uma superfície plana e coloque folhas amassadas de papel-toalha ou sulfite dentro deles para preservar a forma dos calçados.
- Não use folhas de jornal, pois a tinta delas pode vazar e manchar a camurça por dentro.
- Se você tiver um suporte para sapato, basta colocá-lo dentro dos calçados.
-
Coloque os sapatos em um lugar escuro e fresco por uma noite. Escolha uma área com boa circulação de ar. Como a camurça pode demorar bastante para secar, prepare-se para esperar até 24 horas. Só continue o tratamento quando ela estiver completamente seca. [6] X Fonte de pesquisa
- Deixe a camurça secar naturalmente. Lembre-se de que o material é delicado e deve ficar longe da luz do sol e do calor.
- A água deixa a camurça ainda mais delicada. Espere todo o líquido secar e tenha muito cuidado na hora de escovar o material!
-
Escove a camurça para terminar a limpeza. Use a sua escova para camurça ou uma escova de dente de nylon. Passe as cerdas de leve na direção das fibras dos sapatos. Quando você terminar, elas vão ter a aparência original de novo (ou, pelo menos, algo bem próximo). [7] X Fonte de pesquisa
- Se você ainda notar manchas na camurça, experimente passar vinagre ou uma borracha nela.
Publicidade
-
Esfregue uma borracha para camurça nas manchas. Dá para remover a maioria das manchas com uma borracha própria para camurça. Basta esfregar as fibras por um tempo, até notar resultados, antes de passar a escova nos sapatos. [8] X Fonte de pesquisa
- Compre a borracha para camurça em uma loja de calçados ou na internet. Se não tiver nem a escova em casa, procure por um kit que inclua os dois itens.
- Em último caso, você pode improvisar com uma borracha de lápis comum. Ela não é tão eficaz, mas quebra um galho em situações mais leves.
-
Prepare uma solução de água e vinagre branco. Caso você não consiga tirar as manchas com a borracha, prepare uma solução com ¼ xícara de vinagre branco e ½ xícara de água morna ou mergulhe um chumaço de algodão somente no vinagre e passe na camurça. [9] X Fonte de pesquisa
- Dá para trocar o vinagre por álcool isopropílico. Compre uma garrafa dele em qualquer drogaria, misture-o à água e passe nos sapatos com um chumaço de algodão.
- Se nada mais der certo, passe um chumaço de algodão com um pouco de água micelar na camurça. Essa água costuma ser usada como demaquilante, mas também serve aqui.
-
Aplique a mistura nas manchas usando um pano limpo. Não derrame a solução diretamente na camurça! É melhor você mergulhar um pano limpo nela e torcer o tecido para remover o excesso da umidade. Em seguida, dê batidinhas leves nas manchas e termine esfregando a camurça em círculos. [10] X Fonte de pesquisa
- Se não quiser expor a camurça à umidade, aplique a solução usando um chumaço de algodão.
-
Deixe os sapatos secarem por uma noite inteira. O tempo exato depende do quanto a camurça está molhada. Se você tiver usado um chumaço de algodão, espere algumas horas até os sapatos ficarem completamente secos. Nesse caso, é provável que um único tratamento dê conta do recado. [11] X Fonte de pesquisa
- Sempre espere os sapatos secarem antes de molhar a camurça de novo. A umidade deixa o material mais suscetível à formação de lascas.
-
Passe a escova para camurça nos sapatos. Escove a camurça seguindo a direção das fibras. Passe por toda a superfície dos sapatos, mas com atenção especial nas áreas que você acabou de tratar. Quando terminar, veja se ainda há alguma mancha ou qualquer sinal de danos. [12] X Fonte de pesquisa
- Talvez você precise repetir o tratamento algumas vezes até tirar todas as manchas.
- Não se preocupe se os seus sapatos ficarem com cheiro de vinagre ou álcool isopropílico. Ele vai sumir aos poucos.
Publicidade
-
Polvilhe talco infantil ou maisena em cima do óleo. Leve os sapatos a um lugar tranquilo, onde eles possam ficar por algumas horas. Em seguida, polvilhe uma camada de maisena, talco infantil ou outro material absorvente em cima das manchas de óleo. [13] X Fonte de pesquisa
- O tratamento deste método também serve para manchas de suor, gordura e gasolina. Caso você queira remover algum outro tipo de líquido, é melhor usar vinagre.
-
Deixe os sapatos de lado por uma noite enquanto o pó absorve o óleo. Marque pelo menos uma hora, mas tente deixar os sapatos cobertos pelo pó por uma noite inteira para otimizar os resultados. [14] X Fonte de pesquisa
- Deixe os sapatos distantes de qualquer ventilador ou janela aberta. Se o vento bater no pó, ele vai acabar saindo da camurça antes de absorver o óleo. Isso também vale para a luz do sol, que acaba grudando as partículas no tecido.
-
Passe uma escova para camurça nos sapatos. Coloque os sapatos na boca de uma lata de lixo e passe a escova neles até transferir todo o pó com o óleo para o saco. Lembre-se de escovar a camurça na direção das fibras para que elas fiquem limpas e macias. [15] X Fonte de pesquisa
- Se ainda houver muito óleo na camurça, aplique mais uma camada de maisena ou talco infantil e repita o tratamento.
-
Use um chumaço de algodão com vinagre branco para remover manchas mais grudadas. Aplique um pouco de vinagre em um chumaço de algodão ou pano limpo, mas não a ponto de ele ficar saturado ou pingando. Esfregue na camurça de leve, formando círculos, e passe a escova nos sapatos de novo quando você terminar. [16] X Fonte de pesquisa
- Você precisa apenas de um pouco de vinagre. Se preferir, troque-o por álcool isopropílico ou um produto de limpeza específico para camurça.
-
Repita o tratamento (se necessário). Polvilhe mais maisena ou talco na camurça e escove os sapatos de novo usando vinagre. Você pode ter que repetir esse processo algumas vezes. De todo modo, termine escovando bem o material até as fibras voltarem ao normal (ou a algo próximo). [17] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Borrife um protetor de camurça nos sapatos de vez em quando para evitar danos sérios. Reaplique o produto sempre que as fibras ficarem molhadas.
- Dá para comprar produtos de limpeza para camurça em lojas de calçados ou roupas, mas você não precisa de muito para cuidar dos seus sapatos.
- Se a situação dos seus sapatos estiver crítica, leve-os a um profissional.
- Lembre-se de que nenhum dos tratamentos acima tem 100% de eficácia, principalmente se os seus sapatos estiverem danificados para valer. Em relação à camurça, prevenir sempre é melhor que remediar.
Publicidade
Avisos
- Se usar o tratamento errado, você corre o risco de piorar o estrago. Lembre-se de que a camurça é delicada e, no geral, não reage bem ao contato com a água e outros líquidos.
- Existe a possibilidade de nenhum tratamento reparar a camurça de vez. Nesses casos, nem mesmo profissionais vão conseguir devolver aos seus sapatos a condição original.
Publicidade
Materiais Necessários
Removendo riscos e linhas
- Escova para camurça.
- Faca ou navalha cega.
- Ferro de passar.
- Água.
Reparando danos de água
- Escova para camurça.
- Água.
- Pano.
- Papel.
Removendo manchas de sal e afins
- Borracha para camurça.
- Escova para camurça.
- Pano.
- Água.
- Vinagre branco ou álcool isopropílico.
- Vasilha.
Removendo danos de óleos
- Escova para camurça.
- Maisena ou talco infantil.
- Vinagre branco.
- Chumaço de algodão.
Referências
- ↑ https://fashionista.com/2018/12/how-to-protect-suede-leather-boots-winter
- ↑ https://www.esquire.com/style/mens-fashion/advice/a55830/how-to-clean-suede-shoes/
- ↑ https://www.stitchfix.com/women/blog/ask-a-stylist/how-to-clean-suede-shoes/
- ↑ https://www.esquire.com/style/mens-fashion/advice/a55830/how-to-clean-suede-shoes/
- ↑ https://www.esquire.com/style/mens-fashion/advice/a55830/how-to-clean-suede-shoes/
- ↑ https://fashionista.com/2018/12/how-to-protect-suede-leather-boots-winter
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=DdQnaJ7Sddc&feature=youtu.be&t=46
- ↑ https://www.esquire.com/style/mens-fashion/a55028/suede-shoes-stain/
- ↑ https://www.esquire.com/style/mens-fashion/advice/a55830/how-to-clean-suede-shoes/
- ↑ https://www.southernliving.com/fashion-beauty/clean-suede-shoes-with-bread-white-vinegar
- ↑ https://medium.com/@DucaneRichmond/how-do-you-clean-suede-shoes-with-household-items-6ada56f4f3be
- ↑ https://medium.com/@DucaneRichmond/how-do-you-clean-suede-shoes-with-household-items-6ada56f4f3be
- ↑ https://www.southernliving.com/fashion-beauty/clean-suede-shoes-with-bread-white-vinegar
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=nct8d2DdduE&feature=youtu.be&t=161
- ↑ https://www.esquire.com/style/mens-fashion/a55028/suede-shoes-stain/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=nct8d2DdduE&feature=youtu.be&t=172
- ↑ https://www.esquire.com/style/mens-fashion/a55028/suede-shoes-stain/
Publicidade