Baixe em PDF Baixe em PDF

A camurça é um tipo de couro felpudo muito comum em sapatos. Embora seja elegante, ela é delicada e difícil de reparar. Se você notar qualquer tipo de sujeira nos seus calçados, limpe-os o quanto antes com uma escova especializada para evitar que as manchas fiquem permanentes. Caso os danos sejam causados pelo contato com a água, você pode usar um pouco mais da substância no tratamento. Por outro lado, se a camurça ficar suja com outros líquidos, como vinagre e óleo, é só aplicar maisena ou talco nela. Por último, tome todos os cuidados possíveis com os seus sapatos, pois certos acidentes são impossíveis de resolver.

Método 1
Método 1 de 4:

Removendo riscos e rugas

Baixe em PDF
  1. Essa escovinha especial tem cerdas macias e é feita especificamente para esse tipo de material. Na hora da limpeza, passe-a somente na direção das fibras da camurça para remover a maior quantidade possível de riscos e rugas de cada área (antes de recorrer a outros tratamentos). [1]
    • Invista em um kit de tratamento para camurça, que costuma incluir a escova e uma borracha. Compre-o em lojas de calçados ou pela internet.
    • Se não tiver uma escova para camurça, tudo bem usar uma escova de dente com cerdas de nylon.
  2. Mexa a escova para camurça de um lado para outro em cima dos riscos até eles sumirem e a superfície do calçado ficar limpa e uniforme. Em seguida, repita o processo com as rugas e as manchas para restaurar o material como um todo.
    • Passe a escova somente nas áreas riscadas e danificadas, e não onde a camurça está limpa.
    • Se não conseguir remover os riscos e as rugas, troque a escova por uma borracha para camurça. Ela ajuda a restaurar a textura do material.
  3. Geralmente, os riscos e as rugas ficam visíveis quando as fibras da camurça ficam foscas. Use uma faca de manteiga para resolver o problema. Basta passar a ponta dela contra o grão (ou seja, na direção das fibras em si), tomando cuidado para não fazer força nas áreas danificadas. [2]
    • Se você não tiver uma faca de manteiga por perto, use uma lixa ou até uma navalha cega.
    • Evite usar lâminas afiadas, pois elas geram o risco de causar novos danos à camurça. Em último caso, pelo menos tenha cuidado redobrado.
  4. Se os seus sapatos ainda estiverem enrugados, passe a escova para camurça, uma escova de dente de nylon ou até uma toalha neles. Repita o processo pelo tempo que for necessário. Você também pode tentar "esticar" a camurça para amaciar o material e devolver a sua forma original. [3]
    • Comece seguindo na direção das fibras para não danificar a camurça ainda mais.
  5. Em último caso, ponha uma toalha em cima do sapato e ligue o ferro de passar na função de vaporizar. Quando ele estiver quente, passe-o nos pontos da toalha que correspondem às áreas danificadas da camurça. Por fim, tire o tecido e esfregue o sapato mais uma vez.
    • Não passe o ferro diretamente na camurça: a alta temperatura dele pode danificar o material. Além disso, não deixe a chapa parada no mesmo lugar por mais de três segundos.
    • Se preferir, você pode ferver uma panela de água e colocar os sapatos em cima dela quando o vapor começar a sair. Na sequência, esfregue a camurça normalmente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Reparando danos de água

Baixe em PDF
  1. Assim que você notar que derramou água nos seus sapatos de camurça, tente remover o máximo que der usando um pano ou uma folha de papel-toalha. Quando o material ficar saturado, troque-o por outro e continue o processo.
    • Quanto mais rápido você agir, menor vai ser o risco de a mancha piorar ou aumentar. Tente remover o máximo que der da umidade.
  2. A camurça fica mais suscetível a danos quando está molhada. Como você não vai conseguir tirar toda a umidade só com o pano ou o papel-toalha, é melhor deixar o sapato secar sozinho. Coloque-o em um lugar onde o sol não bata e dê uma olhada no material depois de cerca de um dia.
    • O tempo específico depende do quanto a camurça ficou molhada. Por exemplo: se você tomou chuva enquanto usava os sapatos, espere mais ou menos 24 horas.
    • Não tente remover as manchas dos sapatos ainda molhados. A camurça pode se lascar.
  3. Mergulhe a escova em uma vasilha com água morna. Antes de esfregar os sapatos, tire o excesso do líquido das cerdas. Depois, passe o acessório no sentido das fibras da camurça até todas elas ficarem úmidas. [4]
    • Não estranhe ter que umedecer a camurça: esse é o melhor jeito de eliminar manchas de água. De quebra, o processo evita que os sapatos fiquem descoloridos.
  4. Passe um pano seco nos sapatos, até ele absorver a umidade aos poucos. Em seguida, espalhe essa água por toda a camurça, prestando mais atenção às manchas que você quer remover — já que elas também precisam ficar bem saturadas. O pano ajuda ainda a tirar o excesso de umidade dos calçados. [5]
    • Você precisa umedecer toda a camurça, não só as manchas de água. Isso disfarça esses pontos ao mesmo tempo que evita o surgimento de outros.
  5. Ponha os sapatos em uma superfície plana e coloque folhas amassadas de papel-toalha ou sulfite dentro deles para preservar a forma dos calçados.
    • Não use folhas de jornal, pois a tinta delas pode vazar e manchar a camurça por dentro.
    • Se você tiver um suporte para sapato, basta colocá-lo dentro dos calçados.
  6. Escolha uma área com boa circulação de ar. Como a camurça pode demorar bastante para secar, prepare-se para esperar até 24 horas. Só continue o tratamento quando ela estiver completamente seca. [6]
    • Deixe a camurça secar naturalmente. Lembre-se de que o material é delicado e deve ficar longe da luz do sol e do calor.
    • A água deixa a camurça ainda mais delicada. Espere todo o líquido secar e tenha muito cuidado na hora de escovar o material!
  7. Use a sua escova para camurça ou uma escova de dente de nylon. Passe as cerdas de leve na direção das fibras dos sapatos. Quando você terminar, elas vão ter a aparência original de novo (ou, pelo menos, algo bem próximo). [7]
    • Se você ainda notar manchas na camurça, experimente passar vinagre ou uma borracha nela.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Removendo manchas de sal e afins

Baixe em PDF
  1. Dá para remover a maioria das manchas com uma borracha própria para camurça. Basta esfregar as fibras por um tempo, até notar resultados, antes de passar a escova nos sapatos. [8]
    • Compre a borracha para camurça em uma loja de calçados ou na internet. Se não tiver nem a escova em casa, procure por um kit que inclua os dois itens.
    • Em último caso, você pode improvisar com uma borracha de lápis comum. Ela não é tão eficaz, mas quebra um galho em situações mais leves.
  2. Caso você não consiga tirar as manchas com a borracha, prepare uma solução com ¼ xícara de vinagre branco e ½ xícara de água morna ou mergulhe um chumaço de algodão somente no vinagre e passe na camurça. [9]
    • Dá para trocar o vinagre por álcool isopropílico. Compre uma garrafa dele em qualquer drogaria, misture-o à água e passe nos sapatos com um chumaço de algodão.
    • Se nada mais der certo, passe um chumaço de algodão com um pouco de água micelar na camurça. Essa água costuma ser usada como demaquilante, mas também serve aqui.
  3. Não derrame a solução diretamente na camurça! É melhor você mergulhar um pano limpo nela e torcer o tecido para remover o excesso da umidade. Em seguida, dê batidinhas leves nas manchas e termine esfregando a camurça em círculos. [10]
    • Se não quiser expor a camurça à umidade, aplique a solução usando um chumaço de algodão.
  4. O tempo exato depende do quanto a camurça está molhada. Se você tiver usado um chumaço de algodão, espere algumas horas até os sapatos ficarem completamente secos. Nesse caso, é provável que um único tratamento dê conta do recado. [11]
    • Sempre espere os sapatos secarem antes de molhar a camurça de novo. A umidade deixa o material mais suscetível à formação de lascas.
  5. Escove a camurça seguindo a direção das fibras. Passe por toda a superfície dos sapatos, mas com atenção especial nas áreas que você acabou de tratar. Quando terminar, veja se ainda há alguma mancha ou qualquer sinal de danos. [12]
    • Talvez você precise repetir o tratamento algumas vezes até tirar todas as manchas.
    • Não se preocupe se os seus sapatos ficarem com cheiro de vinagre ou álcool isopropílico. Ele vai sumir aos poucos.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Removendo manchas de óleos

Baixe em PDF
  1. Leve os sapatos a um lugar tranquilo, onde eles possam ficar por algumas horas. Em seguida, polvilhe uma camada de maisena, talco infantil ou outro material absorvente em cima das manchas de óleo. [13]
    • O tratamento deste método também serve para manchas de suor, gordura e gasolina. Caso você queira remover algum outro tipo de líquido, é melhor usar vinagre.
  2. Marque pelo menos uma hora, mas tente deixar os sapatos cobertos pelo pó por uma noite inteira para otimizar os resultados. [14]
    • Deixe os sapatos distantes de qualquer ventilador ou janela aberta. Se o vento bater no pó, ele vai acabar saindo da camurça antes de absorver o óleo. Isso também vale para a luz do sol, que acaba grudando as partículas no tecido.
  3. Coloque os sapatos na boca de uma lata de lixo e passe a escova neles até transferir todo o pó com o óleo para o saco. Lembre-se de escovar a camurça na direção das fibras para que elas fiquem limpas e macias. [15]
    • Se ainda houver muito óleo na camurça, aplique mais uma camada de maisena ou talco infantil e repita o tratamento.
  4. Aplique um pouco de vinagre em um chumaço de algodão ou pano limpo, mas não a ponto de ele ficar saturado ou pingando. Esfregue na camurça de leve, formando círculos, e passe a escova nos sapatos de novo quando você terminar. [16]
    • Você precisa apenas de um pouco de vinagre. Se preferir, troque-o por álcool isopropílico ou um produto de limpeza específico para camurça.
  5. Polvilhe mais maisena ou talco na camurça e escove os sapatos de novo usando vinagre. Você pode ter que repetir esse processo algumas vezes. De todo modo, termine escovando bem o material até as fibras voltarem ao normal (ou a algo próximo). [17]
    Publicidade

Dicas

  • Borrife um protetor de camurça nos sapatos de vez em quando para evitar danos sérios. Reaplique o produto sempre que as fibras ficarem molhadas.
  • Dá para comprar produtos de limpeza para camurça em lojas de calçados ou roupas, mas você não precisa de muito para cuidar dos seus sapatos.
  • Se a situação dos seus sapatos estiver crítica, leve-os a um profissional.
  • Lembre-se de que nenhum dos tratamentos acima tem 100% de eficácia, principalmente se os seus sapatos estiverem danificados para valer. Em relação à camurça, prevenir sempre é melhor que remediar.
Publicidade

Avisos

  • Se usar o tratamento errado, você corre o risco de piorar o estrago. Lembre-se de que a camurça é delicada e, no geral, não reage bem ao contato com a água e outros líquidos.
  • Existe a possibilidade de nenhum tratamento reparar a camurça de vez. Nesses casos, nem mesmo profissionais vão conseguir devolver aos seus sapatos a condição original.
Publicidade

Materiais Necessários

Removendo riscos e linhas

  • Escova para camurça.
  • Faca ou navalha cega.
  • Ferro de passar.
  • Água.

Reparando danos de água

  • Escova para camurça.
  • Água.
  • Pano.
  • Papel.

Removendo manchas de sal e afins

  • Borracha para camurça.
  • Escova para camurça.
  • Pano.
  • Água.
  • Vinagre branco ou álcool isopropílico.
  • Vasilha.

Removendo danos de óleos

  • Escova para camurça.
  • Maisena ou talco infantil.
  • Vinagre branco.
  • Chumaço de algodão.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 22 040 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade