PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um colchão inflável com vazamento é garantia de uma noite mal dormida. Isso não significa, entretanto, que você deve jogar o seu colchão furado no lixo. Encontrar a origem do vazamento e consertá-la é um processo simples que pode ser feito em casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando o vazamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de remover as coberturas do colchão na procura pelos furos, saiba que é normal que ele perca um pouco de ar. Uma hora ou outra será preciso encher o colchão novamente, com ou sem vazamento.
    • O ar frio, por exemplo, faz com que o colchão encolha. Conforme a casa esfria durante a noite, o colchão vai ficar um pouco mais molenga. Um aquecedor próximo do colchão pode prevenir esse problema. [1]
    • O colchão precisa ser enchido algumas vezes nos primeiros usos para "esticar" e "lacear". Ele logo se adaptará e manterá o formato por mais tempo.
  2. Se, após alguns minutos, ele estiver bastante murcho, é provável que você tenha um vazamento. Sente-se no colchão após enchê-lo; ele não deve afundar mais do que cinco centímetros sob o seu peso corporal.
    • Se ainda não tiver certeza, deixe o colchão cheio durante a noite inteira e cubra-o com um pouco de peso. Se ele estiver murcho pela manhã, sinal de que há um vazamento. [2]
    • Mantenha o colchão cheio enquanto procura pelo vazamento. Encha-o novamente antes de começar a busca pelo ponto problemático, pois quanto maior a pressão do ar interna, maior será a força do vazamento. [3]
  3. Coloque a mão sobre ela e veja se o ar está vazando. A válvula, infelizmente, é uma das partes do colchão que é difícil de consertar em casa por conta própria.
    • Se a válvula estiver quebrada, tente entrar em contato com o fabricante para pedir uma peça de reposição.
  4. A maior parte dos vazamentos ocorre na parte de baixo do colchão quando ele é colocado sobre algum objeto pontiagudo. Encha bem o colchão e coloque-o de lado para analisar a parte inferior dele. Você precisa de um cômodo no qual seja fácil virar o colchão.
  5. Movimente-se por toda a superfície do colchão tentando ouvir o ar vazando. O barulho lembrará um pouco uma panela de pressão soltando vapor.
    • Comece pelo lado de baixo do colchão. Em seguida, examine as laterais e a frente, se não encontrar nada.
  6. Se o teste de ouvido não der resultado, passe uma mão úmida próxima da superfície do colchão. Ao passar a mão sobre um buraco com vazamento, você conseguirá sentir o ar evaporando a água na sua pele.
    • Outra opção seria lambar os lábios e usá-los para sentir o ar vazando. A boca é uma das partes mais sensíveis do corpo, o que ajuda bastante no teste. [4]
  7. Por mais que alguns fabricantes não recomendem o uso de sabão no colchão, pois ele pode promover a formação de bolor, esse ainda é um dos métodos mais certeiros de se identificar vazamentos. Você criará uma camada fina de água e sabão sobre o colchão; os furos de vazamento "soprarão" ar através do sabão, soltando bolhas. [5] To do so:
    • Encha um balde pequeno com água e algumas gotas de detergente neutro.
    • Umedeça uma esponja na água com detergente e esfregue-a lentamente sobre o colchão.
    • Comece próximo da válvula. Na sequência, cheque as costuras, a parte inferior e o topo do colchão.
    • Você encontrará o vazamento quando ver bolhas se formando. [6]
    • Remova o sabão com uma esponja limpa ao terminar.
  8. Quando o colchão esvaziar, vai ser praticamente impossível de localizar o vazamento novamente, portanto, marque-o para facilitar o conserto.
    • Se utilizou o método da água e do sabão, seque a área próxima do vazamento antes de marcá-la.
  9. Depois de marcar o furo, esvazie o colchão. Se utilizou o método da água, seque toda a superfície com uma toalha e deixe o colchão secar no sol por pelo menos uma hora.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Utilizando um kit de reparos

PDF download Baixe em PDF
  1. Trata-se de um conjunto pequeno e barato que contém cola, lixa d'água e alguns remendos para barracas, pneus de bicicleta e colchões infláveis. Em uma emergência, um kit de remendo para bicicletas deve funcionar bem.
    • Na internet, você pode encontrar kits de reparos próprios para colchões infláveis.
    • Procure por um kit que funcione em plástico ou vinil. [7]
  2. É preciso tomar cuidado para que o ar não entre debaixo do remendo e estrague a cola.
  3. Se o vazamento está na parte de cima do colchão, será preciso remover a cobertura macia para que o remendo grude. Pegue uma lixa d'água e remova um pouco da cobertura de tecido até que haja apenas plástico ao redor do vazamento.
    • A cobertura de tecido normalmente existe em todos os colchões infláveis. No entanto, o tipo de material depende do fabricante.
  4. Use água com detergente ou álcool isopropílico para remover a poeira, a sujeira e os detritos ao redor do furo. Seque bem o local antes de continuar. [8]
  5. Você precisa de um bom espaço para cobrir o vazamento por todos os lados. Se comprou um kit com remendos pré-cortados, escolha um que seja pelo menos dois centímetros maior do que o furo em si.
  6. Normalmente, existem dois tipos de kits de reparo: aqueles que são aplicados como adesivos e aqueles que precisam ser colados com uma cola especial. Independentemente do método, siga as instruções para que a aplicação seja feita sem problemas. Depois que começar a colar o remendo, não o retire para fazer um ajuste e deixar o acabamento perfeito. O remendo funcionará desde que cubra o furo completamente; removê-lo e colá-lo novamente reduzirá a eficácia do reparo.
  7. É importante que ele grude no colchão com firmeza, portanto, pressione com a palma da mão para pressionar o remendo contra o plástico.
  8. Se possível, coloque um objeto pesado sobre o remendo para pressioná-lo contra o colchão. Só encha o colchão quando a cola estiver completamente seca.
  9. Aproxime a orelha do local que remendou e veja se o ar ainda está vazando. Deixe o colchão cheio durante a noite e ouça o remendo novamente pela manhã. Se o ar não estiver vazando, pronto!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Remendando um vazamento sem um kit de reparo

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o colchão tem uma garantia, o ideal é mandá-lo para o conserto ou utilizar um kit de reparo próprio para isso. As técnicas abaixo podem funcionar, mas é preciso pesar se o risco vale a anulação da garantia do fabricante.
    • Use a fita adesiva para remendar temporariamente um vazamento. Por mais que ela funcione, a cola não vai segurar o ar por muito tempo.
    • Não use cola quente no colchão, pois ela provavelmente derreterá o plástico e aumentará o furo.
  2. O material, apesar de confortável, evita que a cola fixe o remendo no colchão. Pegue uma lixa d'água e raspe-a suavemente contra a cobertura de tecido até que sobre apenas plástico ao redor do furo. [9]
  3. Se não encontrar um kit de reparo ou não tiver tempo para isso, improvise usando algum tipo de plástico encontrado em casa. Lonas e cortinas de chuveiro são boas opções. [10]
    • O quadrado deve ser grande o suficiente para cobrir o vazamento, sobrando pelo menos um centímetro de cada lado do furo.
  4. Cubra o local do vazamento com uma quantidade generosa de cola forte, como cola instantânea multiuso. A cola branca escola não vai funcionar, portanto, nem perca o seu tempo. [11]
  5. Aplique pressão uniforme por todo o remendo e alise-o com as pontas dos dedos para remover o excesso de cola nos arredores.
  6. Coloque alguns livros pesados sobre o remendo para manter a pressão enquanto a cola seca. Após algumas horas, a cola deve estar seca e o remendo deve estar firme.
    Publicidade

Dicas

  • Foque a busca pelo vazamento nas áreas que costumam apresentar mais problemas, como as costuras, as câmaras de ar e a bomba de enchimento.
  • As técnicas ensinadas acima também podem ser utilizadas para se consertar rasgos nas costuras, mas eles são um pouco mais complicados. Use mais cola e corte o reparo no tamanho certo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Garrafa spray;
  • Água e sabão;
  • Canetinha;
  • Kit de reparo;
  • Lixa d'água.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 147 229 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade