Baixe em PDF Baixe em PDF

Depois de um término, é normal sentir saudade do ex em um momento de fraqueza e até pensar em falar com ele de novo. Às vezes, também acontece de querer tirar tudo a limpo e jogar umas coisas na cara dele por uma questão de ressentimento. Seja qual for o motivo desse desejo de contato, a ideia de conversar com a pessoa enquanto ainda não se recuperou do fim do namoro não é nada boa! É só com tempo e espaço que dá para avaliar se existe a chance de uma amizade no futuro. Enquanto isso, o melhor a fazer é cortar os laços e evitar o outro.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Evitando o contato com o seu ex

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas não conseguem segurar a vontade de falar com o ex em momentos de fraqueza, enquanto outras têm a esperança de uma reconciliação. Porém, qualquer tentativa de contato só serve para reviver sentimentos ruins, para um ou para os dois lados, prolongando o inevitável. Você terminou por algum motivo: alguém ou ambos estavam infelizes e esse fato não mudou. [1]
    • Tem o contato dele salvo no celular? Delete-o e também apague todos os registros de mensagens ou de ligações.
    • Descarte também as cópias físicas do contato, rasgando e picando a folha de uma agenda ou um pedaço de papel.
    • Bloqueie o contato dele no celular. Alguns modelos de celular permitem o bloqueio de números, enquanto outros não. Dê uma olhada nas configurações do seu aparelho.
    • Desligue o celular sempre que for sair para beber (se tiver idade para consumir bebidas alcoólicas) para não acabar mandando uma mensagem quando estiver fora de si.
  2. Algumas pessoas conseguem continuar amigas de seus ex-namorados. Porém, se achar que não é capaz de manter a proximidade sem ficar mexido, é melhor cortar todos os laços com o indivíduo. Mesmo após deletar o celular da pessoa, ainda é possível mandar uma mensagem privada ou comentar nas fotos e postagens dele na internet. [2]
    • Sem ver a pessoa no seu feed, é menos tentador querer falar com ela. Além disso, você ganha mais espaço e privacidade para se recuperar do término.
    • Se continuarem amigos nas redes sociais, prepare-se para ter que ver os futuros relacionamentos dele. Outra possibilidade é ficar se lembrando dos bons momentos que os dois passaram juntos, o que só serve para dar saudade.
    • Sempre dá para adicionar a pessoa ou voltar a segui-la no futuro, quando tiver seguido em frente. Porém, por enquanto, nesse momento de vulnerabilidade e correndo o risco de querer falar com o seu ex, é melhor afastá-lo ao máximo da sua vida.
  3. Talvez você nem precise chegar a esse ponto, mas muitas pessoas acham melhor se afastar um pouco dos amigos do casal quando o término ainda está recente. Você acha que há chances de pedir "atualizações" do seu ex para um amigo ou não consegue separar as duas coisas? Então, é melhor dar um tempo desse grupo até se sentir pronto e curado. [3]
    • Comunique os seus amigos a respeito dessa decisão e explique o porquê. Se você não falar nada e só sumir, eles podem achar que há algo errado.
    • Se os amigos em comum ficarem falando do seu ex perto de você, peça para eles pararem, pelo menos até a pior fase passar.
    • Evite situações ou eventos que contem com a presença do seu ex. Por exemplo, se um amigo em comum der uma festa, pergunte com antecedência se o fulano vai.
  4. A melhor forma de se recuperar de um término é aceitar que o relacionamento chegou ao fim. Às vezes é difícil, principalmente se foi você que levou o fora, mas é importante entender que não tinha como dar certo. [4] Se não colocar na cabeça que o namoro acabou, você pode cair na tentação de ligar ou mandar uma mensagem para o seu ex, sendo que essa atitude só prolonga o sofrimento e a sua fragilidade emocional.
    • É normal se sentir magoado e triste. Porém, ficar cultivando essa tristeza, convencido de que perdeu o "amor da sua vida", só atrasa a sua recuperação.
    • Entenda que é normal ficar sozinho por um tempo. É possível encontrar formas legais de preencher a sua vida. Depois de tirar um tempo para si mesmo, você estará pronto para começar uma relação ainda melhor com outra pessoa. [5]
    • Ainda está pensando com carinho no seu ex e esperando algum tipo de reconciliação? É porque você não entendeu ainda que acabou. É fundamental evitar falar, ver ou até mesmo trombar o seu ex sem querer durante essa fase para cicatrizar as feridas e prosseguir a vida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Superando o fim do relacionamento

Baixe em PDF
  1. Se terminou um relacionamento de anos, principalmente se vocês moravam juntos, pode ser assustador ficar sozinho. A melhor forma de superar o seu ex (e se distrair da tentação de ligar para ele), é ficar cercado de outras pessoas ao máximo. [6]
    • Aproxime-se de amigos e de familiares, mesmo que vocês não se falem há um tempo. Não tem problema se a iniciativa tiver que partir de você – o importante é não ficar sozinho.
    • Experimente começar um hobby novo ou um curso diferente e convide um amigo para se juntar a você. Essa é uma ótima maneira de se distrair dos sentimentos e de aprofundar os laços com o seu amigo.
  2. Depois de muitos anos juntos, provavelmente há vários objetos que o fazem se lembrar do seu ex – talvez presentes ou itens compartilhados. Ter que ver isso todos os dias só serve para pensar no relacionamento. Livre-se de todos os objetos que tragam esse tipo de recordação (ou pelo menos os esconda) até a vontade de ligar para ele passar. [7]
    • Coloque tudo em caixas – as fotografias, os presentes ou os pertences que ele deixou para trás. Mantenha todos os itens fora do alcance da vista.
    • Se não conseguir guardar esses objetos com valor sentimental em casa sem pensar no seu ex ou em falar com ele, jogue tudo fora. Só não descarte os pertences que a pessoa possa querer de volta – peça para um amigo em comum devolver as coisas a ele.
  3. Muitas vezes, é difícil superar um relacionamento. Mesmo depois de se livrar dos objetos da pessoa, você ainda pode se flagrar pensando nela sem parar, o que aumenta a vontade de entrar em contato. Está difícil seguir adiante após o término? Algumas mudanças na sua rotina ou na sua vida podem ajudar. [8]
    • Se vocês moravam juntos, mude de casa e procure um apartamento em outro bairro.
    • Se trabalham juntos, comece a procurar emprego e tente mudar de firma.
    • Não quer mudar de emprego, mas também não quer ter que cruzar com a pessoa todos os dias? Verifique se há a opção de pedir uma transferência para outra filial ou mudar de setor.
    • Encontre maneiras de mudar de rotina e de ambiente. Faça o possível para alterar detalhes que o façam se lembrar do seu ex.
  4. Talvez você se sinta culpado, seja por sugerir o término ou por ter feito algo que levou o seu ex a tomar essa decisão. É importante aceitar o passado e seguir adiante para curar a mágoa. Mesmo que você se sinta muito culpado, o outro lado também contribuiu de alguma forma para o fim da relação – e tudo bem! Seguir em frente significa aprender a se amar e a perdoar os seus erros. Em algum momento, quando você finalmente conseguir se perdoar, talvez também consiga perdoar o seu ex. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Avaliando se algum dia poderão ser amigos

Baixe em PDF
  1. Todos os relacionamentos têm altos e baixos. Os casais costumam brigar e, às vezes, falar o que não deveria ser dito. No entanto, se houve algum tipo de abuso (físico ou emocional), traição ou menosprezo dos seus sentimentos ao longo da relação, está na cara que o indivíduo não seria um bom amigo. [10]
    • As pessoas tóxicas que o magoaram podem voltar a fazer isso no futuro, portanto é melhor cortá-las da sua vida. [11] Assim, é mais fácil superar o seu ex e também melhorar a sua saúde mental e o bem-estar.
  2. você conseguiria ser amigo do indivíduo sem querer algo além? Algumas pessoas nunca param de sentir algum tipo de atração por outras. Pode ser algo físico ou emocional, mas, de qualquer forma, dificulta bastante uma amizade. Se você achar que não conseguiria conversar com o seu ex ou estar no mesmo lugar que ele sem querer algum tipo de conexão a mais, é preciso aceitar o fato de que não é possível ter uma amizade com ele. [12]
    • Está difícil seguir em frente? Melhor cortar todos os laços de uma vez por todas.
    • Sempre que se pegar pensando no fulano, comprometa-se a fazer algo divertido para se distrair. Saia com amigos, veja TV ou ache outra forma de mudar essa vibe.
  3. A amizade após um término só pode vingar depois de um tempo de afastamento, na maioria das vezes. Não dá para deixar de ser namorado e passar a ser amigo de alguém sem tirar um tempo para processar os sentimentos e superar (se você conseguir). [13] Você acha que é capaz de deixar a relação no passado e ficar amigo do seu ex em algum momento? Antes de tudo, avalie o que ainda sente por ele e quanto tempo passou desde o término. [14]
    • A maioria das pessoas se sente triste, solitária, magoada e traída logo após um término. Esses sentimentos são normais e passam com o tempo.
    • Não existe um tempo de espera universal para superar um relacionamento. Algumas pessoas passam adiante em uma ou duas semanas, enquanto outras levam meses e meses.
    • Ainda sente algum tipo de saudade ou de ressentimento em relação ao seu ex? Espere mais então.
    • Quando você conseguir pensar na pessoa sem sentir saudade e sem ficar com raiva pelo fim do namoro, talvez esteja pronto para considerar uma amizade. Porém, se isso não acontecer, é melhor tocar a sua vida sem ela para evitar maiores prejuízos.
    Publicidade

Dicas

  • Caso você saiba o número do seu ex de cor (sem querer ou por querer), é mais importante do que nunca ficar afastado do celular.
  • Quanto maior for o contato com ele, mais difícil seguir em frente. Tente se recuperar e tocar a vida antes de voltar a falar com a pessoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 311 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade