Baixe em PDF Baixe em PDF

Você finalmente está pegando o jeito com equações básicas quando, de repente... dá lugar a ou . No geral, o processo para resolver desigualdades em inequações é normal — com uma diferença básica: às vezes, é preciso inverter a direção do sinal. Não se preocupe se isso deixar dúvidas na sua cabeça! Leia o artigo abaixo para entender o passo a passo e acertas nas respostas, além de ver alguns exemplos práticos. Vamos lá?

O que você precisa saber

  • Resolva desigualdades em inequações usando os mesmos princípios básicos que você usaria para resolver equações.
  • Inverta o sinal de desigualdade sempre que você multiplicar ou dividir os dois lados por um número negativo.
  • Inverta-o também se houver recíprocos nos dois lados dos números com o mesmo sinal (positivo ou negativo).
  • Como a solução para inequações representa um intervalo de números, teste todos eles para confirmar que a resposta está correta.
Método 1
Método 1 de 4:

Resolvendo desigualdades em inequações

Baixe em PDF
  1. O objetivo é isolar a variável em um lado através de operações de divisão, multiplicação, soma ou subtração dos mesmos números em ambos os lados. [1]
    • Ao contrário da equação, cuja resposta final é um único número, a solução de uma inequação inclui um intervalo de valores. Por exemplo: se a solução é , então todo número maior que é uma solução em potencial.
    • Ao testar as possíveis soluções para uma inequação, você vai tentar determinar se a afirmação feita pela igualdade é verdadeira ou falsa . Se for falsa, significa que a solução está incorreta. Por exemplo: talvez você acabe com . Isso é falso, pois 5 não é menor que 4.
  2. A soma e a subtração nunca invertem a direção do sinal de desigualdade. Isso pode acontecer com a multiplicação e a divisão, mas somente se o número pelo qual você estiver fazendo a operação for negativo. [2] Veja como seria com a inequação :
    • Para isolar o , você teria que dividi-lo por . Como está dividindo por um número negativo, também precisaria inverter o sinal de desigualdade: .
    • Simplifique os valores dos dois lados para chegar à solução: .
  3. Ao contrário da equação, a inequação não tem uma única resposta: tem várias! Crie o hábito de testar essas soluções para determinar se elas estão corretas. Se estiverem, literalmente qualquer número no intervalo funcionaria. Por isso, escolha valores mais fáceis para fazer cálculos rápidos e de cabeça. [3]
    • Voltando ao exemplo anterior: a inequação original era , enquanto a solução era .
    • Comece com . Como a solução é menor que , você teria que chegar a uma equação aqui — e chega: . Ou seja, tudo está correto.
    • Agora, use qualquer número menor que , como : se simplifica para .
    • Quer dizer: você diria "20 é maior que 6", o que é verdade. Assim, a solução está correta. Parabéns!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Lidando com recíprocos

Baixe em PDF
  1. Para obter o recíproco, você só precisa inverter a posição do numerador e do denominador. O recíproco da fração , por exemplo, seria . Ao multiplicar a fração original pelo seu recíproco, a resposta seria . [4] Veja como isso acontece:
    • .
    • Quando você tiver um número inteiro, como , imagine-o como . Assim, seu recíproco é .
    • Obter o recíproco também é útil quando você estiver tentando resolver uma variável no denominador de uma fração. Ao obter o recíproco de ambos os lados, é possível isolar essa variável.
  2. Essa propriedade é conhecida como "propriedade inversa da multiplicação". Ela se aplica caso os dois lados sejam positivos ou negativos. Isso mesmo: você também tem que levar os valores positivos em consideração — basicamente, sempre que os sinais estiverem no mesmo lado. [5] Veja um exemplo simples:
    • Alice e Bruno fazem uma caminhada de 10 km. Alice termina primeiro, caminhando a 5 km/h, enquanto Bruno anda mais devagar: a 2 km/h.
    • A velocidade de Alice é mais alta que a de Bruno: .
    • Para descobrir quanto tempo cada um levou para fazer a caminhada, divida a distância pela velocidade: para Alice e para Bruno.
    • Simplifique as frações para chegar aos resultados e . O sinal de desigualdade se inverteu, uma vez que Alice terminou os 10 km em menos tempo que Bruno.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Problemas práticos

Baixe em PDF
  1. Qual é a solução da inequação ? [6]
  2. Descubra o valor de em . [7]
  3. Qual é a solução da inequação ? [8]
  4. [9]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Soluções para os problemas práticos acima

Baixe em PDF
  1. Comece colocando em cada lado da equação para chegar a . Agora, divida os dois lados por para isolar a variável. Como está dividindo o valor por um número negativo, você tem que inverter os sinais: se simplifica para . [10]
    • Teste a solução usando o mesmo valor de : . De acordo com sua solução, é menor que — o que indica que a solução está correta.
  2. Comece somando aos dois lados para isolar o : . Faça a soma para obter . [11]
    • Lembre-se: você não precisa inverter o sinal aqui, pois nunca multiplicou ou dividiu nada por um número negativo.
  3. Comece subtraindo de cada lado para chegar a . Como você quer obter o valor de , não , multiplique-o por para encontrar o valor positivo. Como a multiplicação é por um número negativo, você tem que inverter o sinal e chegar a . [12]
  4. Esse problema é simples: para isolar , você só precisa dividir os dois lados por . Mas calma! Como está dividindo o valor por um número negativo, você também tem que inverter o sinal. [13]
    • Teste a solução com o valor: leva a , o que é verdadeiro!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 477 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade