Baixe em PDF Baixe em PDF

É difícil ignorar a luz da injeção eletrônica quando ela acende no painel, já que você perceberá que a aceleração e o desempenho do carro, no geral, ficam bastante prejudicados. É verdade que pode ser apenas um problema no sensor, que fez o sinal acender — reiniciar o sistema do veículo poderá resolver isso —, mas ao notar que há algo de errado, é importantíssimo descobrir o que aconteceu para reparar a falha o quanto antes. Continue lendo para saber o que significa a luz da injeção eletrônica, o que pode fazer com que ela apareça e como resolver o problema.

O que você precisa saber

  • Desligue o motor, aguarde 10 segundos e dê partida para ver se a luz da injeção eletrônica apaga. Isto funcionará apenas se houver algum erro com o sensor.
  • Recomenda-se não dirigir um carro com problemas na injeção eletrônica. É preciso identificar e consertar o defeito que fez a luz aparecer no painel.
  • Leve o veículo a uma oficina mecânica para que o conserto seja realizado. Você pode até tentar fazer o reparo, mas apenas se de fato tiver conhecimento e souber mexer com peças automotivas.
Método 1
Método 1 de 5:

Experimentando soluções rápidas

Baixe em PDF
  1. Carros modernos são basicamente computadores com rodas, então vale a pena tentar a mesma técnica que é frequentemente empregada com smartphones e notebooks: reiniciar e torcer que o problema suma! Se for algum erro de sinal ou do sensor, deixar o “computador” desligado por cerca de 10 segundos e depois ligá-lo pode resolver o problema. [1]
    • Se a luz da injeção eletrônica não acender e o automóvel não parece ter perdido potência ao circular, não deve haver qualquer falha mais importante. Ainda assim, não é má ideia levá-lo para fazer um “checkup” com um mecânico em breve!
  2. Provavelmente, não é nenhum problema no sinal ou no sensor, nesse caso: deve haver algum defeito que precisa de atenção o quanto antes. E não é uma tarefa para amadores que possuem entendimento básico de mecânica; é melhor ir a uma oficina para não piorar a situação. [2]
    • Nem se incomode em reiniciar o sistema do automóvel se a luz continuar acesa após a primeira tentativa. Interprete isso como a comprovação de que há algo mais importante que precisa ser solucionado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

É possível dirigir com a potência do motor reduzida?

Baixe em PDF
  1. O carro vai operar apenas em velocidade baixa e com desempenho mínimo quando entra nesse modo de potência reduzida, o que pode transformar a tarefa de dirigir em algo perigoso. Além disso, fazer isso aumenta o risco de causar danos maiores (e mais salgados) tanto ao motor quanto ao sistema elétrico, que pode ser avariado mesmo com a diminuição da potência do automóvel. [3]
    • Caso a falha aconteça em casa ou enquanto estiver estacionado em um lugar seguro, providencie um guincho. Não tente ir dirigindo até uma oficina.
    • Conduza o carro apenas o necessário para chegar a um local seguro, como um estacionamento, e sair de uma via perigosa, como uma avenida movimentada. Depois, providencie o guincho.
Método 3
Método 3 de 5:

O que significa a diminuição da potência do motor?

Baixe em PDF
  1. A luz da injeção eletrônica acende quando o sistema do veículo detecta um erro que pode causar graves danos ao motor, limitando seu desempenho ao mesmo tempo. Além da luz da injeção eletrônica, poderão aparecer outros sinais, como uma mensagem de potência reduzida ou o símbolo para verificar o motor, com uma seta apontada para baixo sob o ícone, e os seguintes impactos: [4]
    • A aceleração pode ser muito prejudicada, de modo que consiga dirigir apenas em velocidade baixa. Por isso muitas pessoas falam que o motor está “amarrado”.
    • Em vez de apenas perder potência, o motor pode parar de funcionar. Se estiver no meio da pista quando isso acontecer, não há outra opção além de levar o carro até a lateral da via e desligá-lo.
    • Componentes elétricos não essenciais do automóvel, como o rádio, luzes internas e outros deverão desligar sozinhos para economizar energia.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

O que causa a diminuição da potência do motor?

Baixe em PDF
  1. Não é uma resposta 100% precisa, mas é honesta! Há defeitos mais comuns do que outros, principalmente em certas montadoras e modelos, mas a lista de possibilidades é quase infinita. Veja algumas das mais frequentes:
    • Falhas com o sistema de controle do atuador (TAC), inclusive defeitos nos circuitos, nos sensores ou algo mecânico. [5]
    • Problemas com o sistema do câmbio, nos sensores de oxigênio ou ainda cabos, fios ou mangueiras soltas ou com mau contato no motor. [6]
    • Danos no pedal do acelerador, que possui diversos sensores. [7]
Método 5
Método 5 de 5:

Diagnosticando o problema

Baixe em PDF
  1. Algo básico, porém importantíssimo, como um fio danificado ou uma correia solta, poderá fazer com que a luz da injeção eletrônica acenda. Caso tenha boa habilidade com mecânica automotiva, verifique os cabos, fios, mangueiras, correias e outros conectores do carro, observando se há algum desgaste ou mau contato. Se você possui conhecimento básico de mecânica, é melhor não arriscar e levar o automóvel em uma oficina para que um especialista diagnostique a falha e realize os consertos necessários. [8]
    • Verifique o painel de fusíveis, também. Utilizando o manual do carro como guia, é possível trocar um fusível defeituoso, mesmo que não tenha grande conhecimento na área.
  2. Você pode comprar ou pegar esse equipamento emprestado; para usá-lo, basta conectá-lo à entrada correta, de acordo com o manual do veículo, e utilizar o leitor seguindo suas instruções para obter o código que faz o diagnóstico do problema. Assim que ele for exibido, pesquise por ele na internet para saber qual é a falha.
    • Por exemplo: se o código for “P2135”, faça uma pesquisa por “OBD código P2135”. Como existem milhares de códigos, é mais fácil pesquisar por eles do que consultar uma tabela com os DTCs (“diagnostic trouble codes” ou códigos de diagnóstico de problemas) dos scanners OBD-II.
      • O P2135 se refere a leituras não plausíveis entre dois sensores de aceleração, que é uma das causas mais frequentes para fazer a luz da injeção eletrônica aparecer.
    • Mesmo que não tenha a intenção de fazer o conserto por conta própria, usar o scanner OBD-II permite que você já saiba qual é o defeito e acelere o trabalho do mecânico.
  3. É melhor não superestimar sua capacidade em consertar um carro; se não tiver conhecimento avançado, será muito fácil causar ainda mais danos, o que provavelmente só aumentará a dor de cabeça (e a conta a pagar no mecânico).
    • Por exemplo: se o código fornecido for o P2135, talvez seja necessário realizar cerca de 30 passos para completar o conserto, o que é muito mais indicado para mecânicos experientes do que amadores. [9]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 487 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade