Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este é um guia para iniciantes sobre como resolver um cubo mágico, camada a camada. Ele é relativamente fácil de entender se comparado a outros métodos, além de minimizar a necessidade de memorizar sequências longas de movimentos. Ao praticar este método, você se prepara para uma transição suave para o método avançado Fridrich, usado sistematicamente em competições para completar o cubo em menos de 20 segundos. Com paciência e determinação suficientes, você também poderá solucionar o quebra-cabeça exasperador criado por Erno Rubik. Boa sorte!
Passos
-
Identifique os três tipos de peça. Há três tipos de peça em um cubo mágico, de acordo com a posição delas no cubo: [1] X Fonte de pesquisa
- Centro : essas peças ficam localizadas no centro de cada face, cercadas por outras oito peças. Têm apenas uma face visível e não se movem.
- Canto : essas peças estão localizadas nos cantos do cubo. Cada uma tem três faces visíveis.
- Edge (Borda) : estão localizadas entre as peças de canto. Cada uma tem duas faces visíveis.
- Observe : as peças nunca podem mudar para um tipo diferente. Uma peça de canto sempre estará em um canto.
-
Aprenda a nomear as seis faces. O cubo mágico tem seis faces (lados), cada uma com uma cor diferente no centro. Por exemplo: a “face vermelha” é a face com o centro vermelho, mesmo que as peças vermelhas estejam em outro lado. Contudo, geralmente é mais prático nomear as faces com base no local em que estão em relação à face que você está observando. Abaixo estão os termos que este guia utilizará: [2] X Fonte de pesquisa
- F (Frontal): segure o cubo na altura dos olhos. Você estará olhando diretamente para a face frontal.
- B (Traseira): a face do lado oposto a você (não fica visível).
- U (Superior): o lado de cima, na direção do teto.
- D (Inferior): o lado de baixo, na direção do chão.
- R (Direita): o lado à sua direita.
- L (Esquerda): o lado à sua esquerda.
-
Entenda as rotações horária e anti-horária. Ao utilizar os termos “horário” e “anti-horário”, presume-se que você esteja olhando diretamente para a face com a qual está trabalhando. Com isso em mente, ao ver uma instrução contendo uma letra (tal como L ), você deve girar essa face em sentido horário, a 90º (um quarto de uma volta completa). Uma letra e uma apóstrofe (tal como L ’) significa que você deve girar essa face 90º em sentido anti-horário. Alguns exemplos a seguir: [3] X Fonte de pesquisa
- F ’: gire a Face Frontal em sentido anti-horário.
- R : gire a Face Direita em sentido horário. Isso equivale a girar a Face Direita para longe de si mesmo. Para entender como isso funciona, gire a Face Frontal em sentido horário e depois mova o cubo de modo que a Face Frontal passe a ser a Face Direita.
- L : gire a Face Esquerda em sentido horário. Isso equivale a girar a Face Esquerda na sua direção.
- U ’: gire a Face Superior em sentido anti-horário, de acordo com a perspectiva do teto. Isso equivale a girar na sua direção.
- B : gire a Face Traseira em sentido horário, de acordo com a perspectiva da parede de trás. Tome cuidado para não se confundir, já que vai parecer que é anti-horário de acordo com a perspectiva da Face Frontal.
-
Acrescente o número 2 para repetir a instrução. O número “2” depois de uma instrução significa que você deve girar a face 180º em vez de 90º. Por exemplo, D2 equivale a girar 180º a Face Inferior (dois quartos de uma volta). [4] X Fonte de pesquisa
- Não há necessidade de especificar se o sentido dessa volta é horário ou anti-horário. Você acabará na mesma posição independentemente do jeito que gire.
-
Referindo-se a uma peça específica do cubo. As instruções também vão se referir a peças específicas do cubo mágico. Para fazer isso, será listada cada face da qual a peça faz parte. Alguns exemplos a seguir:
- BD = a peça da borda que pertence às Faces Traseira e Inferior.
- UFR = a peça de canto com um quadrado nas Faces Superior, Frontal e Direita.
- Observe: se as instruções se referem a um quadrado
(um adesivo de uma só cor), a primeira letra indicará em qual face o quadrado se encontra. Por exemplo:
- O quadrado LFD → encontre a peça de canto que faz parte das Faces Esquerda, Frontal e Inferior. Nessa peça, identifique o quadrado na Face Esquerda (já que esta é a primeira letra).
Publicidade
-
Vire o cubo, de modo que o centro branco esteja na face U. O cubo ficará nessa posição até que haja indicação do contrário. O objetivo dessa seção é colocar as peças brancas da borda ao redor do centro branco, de modo que forme um “sinal de +” ou uma cruz na face branca. [5] X Fonte de pesquisa
- Estas instruções partem do princípio de que você tem um cubo mágico comum, com a face branca oposta a face amarela. Se você tiver um cubo mágico mais antigo achará difícil seguir estas instruções.
- Não mova o centro branco da Face Superior. Esse é o erro mais comum nesta seção.
-
Mova as bordas brancas para a Face Superior para formar uma cruz. Há muitas possibilidades de configurações iniciais, de modo que não é possível mostrar um método passo-a-passo, mas o processo a seguir deve ajudar você a conseguir: [6] X Fonte de pesquisa
- Se houver quadrados brancos de borda na fileira inferior das Faces R ou L, gire essa face uma vez para fazer com que o quadrado branco fique agora na fileira do meio. Vá para o passo 3.
- Se houver um quadrado branco de borda na fileira do meio das Faces R ou L, gire o lado F ou B, qual for mais próximo do quadrado branco. Gire até que o quadrado branco esteja na Face Inferior. Vá para o passo 3.
- Se houver um quadrado branco de borda na Face Inferior, gire a Face Inferior até que o quadrado branco fique diretamente do lado oposto a um espaço vazio (que não seja branco) de borda na Face Superior. Gire o cubo inteiro, de modo que o “espaço vazio” esteja localizado na posição UF (Face Superior, próximo a Face Frontal). Gire F2 (180º) para trazer o quadrado branco para a posição UF.
- Repita o mesmo para cada quadrado branco de borda, até que todos estejam na Face Superior.
-
Estenda a cruz até os cantos. Dê uma olhada nas peças superiores de borda nas Faces F, R, B e L. Seu objetivo é que cada uma seja colocada próxima a um centro da mesma cor. Por exemplo, se o quadrado de borda FU (Face Frontal, próximo à Face Superior) for laranja, então o quadrado central F também deve ser laranja. Veja o passo seguinte para saber como conseguir que isso seja feito em todas essas quatro faces: [7] X Fonte de pesquisa
- Gire a Face U até que pelo menos duas dessas faces tenham um centro e uma borda superior que combinem (se todas as quatro combinarem, pule o resto deste passo).
- Gire completamente o cubo de modo que uma das bordas incorretas fique na face F (e a cruz branca ainda esteja na face U).
- Gire F2 e assegure-se de que uma borda branca esteja agora na Face D. Verifique a outra cor na mesma peça (posição FD). Para este exemplo vamos supor que o quadrado seja vermelho.
- Gire a Face D até que o quadrado vermelho esteja diretamente abaixo do centro vermelho.
- Gire a 180º a face vermelha. A borda branca deve retornar à Face U.
- Verifique se a Face D tem um novo quadrado branco de borda. Procure novamente a outra cor ligada à mesma peça. Digamos que seja verde.
- Gire a Face D até que o quadrado verde esteja diretamente abaixo do centro verde.
- Gire a 180º a face verde. A cruz branca deve agora estar de volta na Face U. As Faces F, R, B e L devem estar com a peça do centro e a borda superior combinando.
-
Leve um canto branco para a face branca. Agora começa a ficar complicado, portanto, leia as instruções com cuidado. Ao fim deste passo, a face branca deve ter um canto branco, além do centro e das bordas brancas. [8] X Fonte de pesquisa
- Encontre uma peça de canto na Face D que inclua o branco. A peça de canto deve ter quadrados de três cores, as quais chamaremos branco, X e Y (a essa altura, a face branca pode não estar necessariamente na Face D).
- Gire a Face D até que a peça de canto branco/X/Y esteja entre as faces X e Y (lembre-se, a “face X” é a face em que X é a peça de centro).
- Gire todo o cubo de modo que a peça de canto branco/X/Y esteja na posição DFR; não se preocupe com a posição exata de cada cor nessa peça. Os quadrados de centro F e R devem combinar com as cores X e Y. Observe que a Face Superior ainda é branca.
- A partir daqui há três possibilidades para a peça de canto:
- Se o quadrado branco estiver na Face Frontal (posição FRD), faça o movimento F D F’.
- Se o quadrado branco estiver na Face Direita (posição RFD), faça o movimento R’ D' R.
- Se o quadrado branco estiver na Face Inferior (posição DFR), faça o movimento F D2 F’ D’ F D F’.
-
Repita isso com os cantos remanescentes. Utilize o mesmo processo para levar as outras três peças brancas de canto até a face branca. Ao fim deste passo, você deve ter uma Face Superior completamente branca. As Faces F, R, B e L devem ter uma fileira superior de três quadrados que combinem com a cor do centro. [9] X Fonte de pesquisa
- Às vezes acontece de um canto branco já estar na Face U (branca), mas na posição errada, de modo que os outros dois quadrados não combinem com o centro da mesma face. Se isso acontecer, vire o cubo de modo que esse canto fique na posição UFR, e depois faça o movimento F D F’. Agora o quadrado branco vai estar na Face D e você poderá levá-lo para a posição certa, descrita acima.
Publicidade
-
Encontre uma peça de borda na Face D que não tenha amarelo. A face branca ainda está na posição Superior, e a face amarela incompleta na posição Inferior. Olhe a Face D e encontre uma peça de borda que não tenha amarelo. Anote mentalmente as duas cores nessa peça de borda: [10] X Fonte de pesquisa
- A cor na Face D é a cor X.
- A outra cor na mesma peça é a cor Y.
- Essa deve ser uma peça de borda. Não comece com uma peça de canto.
-
Vire todo o cubo até que o centro de X esteja na Face Frontal. Gire o cubo todo em seu eixo vertical (como um globo giraria). Pare quando a face do quadrado central de cor X seja a nova Face Frontal.
- As Faces U e D devem permanecer imóveis durante esse movimento.
-
Gire a Face D. Gire a Face D em qualquer direção, até que a peça de borda X/Y esteja na posição DB. X deve estar na Face D e Y na Face B. [11] X Fonte de pesquisa
-
Ajuste o cubo, dependendo da posição da cor Y. O movimento exato necessário vai depender de onde o centro com a cor Y estiver localizado: [12] X Fonte de pesquisa
- Se a cor Y corresponder ao centro da Face R, faça o movimento F D F’ D’ R’ D’ R.
- Se a cor Y corresponder ao centro da Face L, faça o movimento F’ D’ F D L D L’.
-
Repita esse passo até que as duas camadas de cima estejam prontas. Encontre uma nova peça de borda na Face D sem quadrados amarelos. Repita os passos acima para movê-la para a posição correta. Quando tiver terminado, as Faces F, R, B e L devem estar com as fileiras de cima e do meio combinando. [13] X Fonte de pesquisa
-
Faça ajustes para que todas as peças da borda D incluam amarelo. Verifique todas as quatro peças das bordas da Face D. Cada uma possui dois quadrados coloridos, e ambos não podem ser amarelos para que os passos nessa seção funcionem. Se nenhuma das peças dos cantos se encaixar nessa descrição (e as duas camadas superiores não tiverem sido feitas), faça os seguintes ajustes: [14] X Fonte de pesquisa
- Escolha uma peça de borda que contenha amarelo.
- Gire todo o cubo de modo que a peça de borda esteja na posição FR, ainda mantendo a face branca no alto (Não mexa em nada: apenas gire o cubo).
- Faça o movimento F D F’ D’ R’ D’ R.
- Agora você deve ter uma peça de borda não amarela na Face D e pode movê-la de acordo com as instruções acima.
Publicidade
-
Gire o cubo de modo que a Face U tenha o centro amarelo. O cubo permanecerá nessa posição até que seja resolvido. [15] X Fonte de pesquisa
-
Faça um sinal de mais na face amarela. Observe o número de bordas amarelas na Face U (lembre-se, peças de canto são diferentes de peças de borda). A partir daqui há quatro possibilidades: [16] X Fonte de pesquisa
- Se houver exatamente duas bordas amarelas opostas na Face U: gire a Face U até que as duas bordas estejam nas posições UL e UR. Faça o movimento B L U L’ U’ B’.
- Se houver exatamente duas peças amarelas adjacentes, UF e UR (como uma seta apontando para trás à esquerda): faça o movimento B U L U’ L’ B’.
- Se não houver bordas amarelas: aplique qualquer uma das sequências de movimento acima. Isso deve levar duas bordas amarelas para cima. Utilize novamente uma das sequências acima, a depender de onde as bordas estejam localizadas.
- Se houver quatro bordas: pronto, você já criou a cruz amarela. Vá para o próximo passo.
-
Leve um canto amarelo para a Face Superior. Gire o cubo todo até que a face azul esteja na Face Frontal e a amarela ainda permaneça na Face Superior. Mova os cantos amarelos de acordo com as instruções a seguir:
- Gire a Face U até que a peça de canto UFR não tenha amarelo na Face Superior.
- Há duas possibilidades para este canto:
- Se a peça de canto possuir amarelo na Face F, faça o movimento F D F’ D’ F D F’ D’.
- Se a peça possuir amarelo na Face R, faça o movimento D F D’ F’ D F D’ F’.
- Observe : a essa altura, o cubo vai estar todo bagunçado. Não se preocupe. Ele vai ser arrumado mais tarde.
-
Repita o processo anterior com os cantos amarelos remanescentes. Ainda com o azul na Face Frontal, gire a Face U para levar outro canto para a posição UFR. Repita o passo acima para mover o amarelo para a Face Superior. Repita até que toda a Face Superior seja amarela. [17] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Gire a Face U até que apenas uma peça de borda combine com a cor de centro que ela toca. Por exemplo, se a Face F tiver um centro azul, gire a Face U até que o quadrado acima do centro azul também for azul. Você deve ter apenas uma peça de borda que combine com o centro, não duas ou três. [18] X Fonte de pesquisa
- Se todas as quatro peças de borda estão alinhadas com o centro compatível : alinhe-as e pule para o passo “Complete o Cubo”.
- Se isso não for possível : faça os movimentos R2 D’ R’ L F2 L’ R U2 D R2 e tente novamente.
-
Posicione as peças de borda restantes. Quando exatamente uma das quatro peças de borda estiver alinhada, ajuste o cubo como descrito a seguir: [19] X Fonte de pesquisa
- Gire o cubo de modo que essa borda fique na Face Esquerda.
- Verifique se o quadrado FU combina com o centro R:
- Se combinar, faça o movimento R2 D’ R’ L F2 L’ R U2 D R2 e vá para o passo seguinte. O cubo agora deverá estar finalizado, exceto pelos cantos.
- Se não combinar, faça o movimento U2 e vire todo o cubo como se fosse um globo, de modo que a Face F vire a Face R. Faça o movimento R2 D’ R’ L F2 L’ R U2 D R2.
-
Complete o cubo. Agora faltam apenas os cantos: [20] X Fonte de pesquisa
- Se um dos cantos estiver na posição correta, passe para o próximo passo. Se nenhum dos cantos estiver na posição correta, faça o movimento L2 B2 L’ F’ L B2 L' F L’. Repita até conseguir um canto na posição correta.
- Gire o cubo de modo que o canto correto fique na posição FUR e que o quadrado FUR combine com a cor central F.
- Faça o movimento L2 B2 L’ F’ L B2 L’ F L’.
- Se o cubo não estiver completo, faça o movimento L2 B2 L’ F’ L B2 L’ F L mais uma vez. Agora você solucionou o cubo mágico!
Publicidade
Dicas
- Você pode fazer seu cubo deslizar com mais velocidade desmontando-o e colocando lubrificante nas partes internas ou lixando as bordas internas do cubo. Óleo de silicone é a melhor solução. Óleo de cozinha também é bom, mas o efeito não dura tanto tempo.
- Isso fica mais fácil e rápido quando você parar de pensar nas sequências memorizadas como letras e números e começar a movimentar as peças com a memória muscular. Para isso você precisará de um pouco de prática.
- Com este método você pode resolver o cubo em 45 a 60 segundos, se for rápido. Se conseguir resolvê-lo em torno de 1 minuto e 30 segundos, pode começar a pesquisar o método Fridrich. Porém, esse método é mais difícil do que o ensinado acima. Os métodos Petrus, Roux e Waterman são alternativas. ZB é o método mais rápido, mas é extremamente difícil. [21] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Movimentos repetitivos podem causar distúrbios musculoesqueléticos (por exemplo, problemas no pulso ou no polegar).
Publicidade
Materiais Necessários
- Cubo Mágico, com a face branca oposta à amarela (alguns cubos mais antigos têm configurações diferentes).
Referências
- ↑ https://mzrg.com/rubik/mech.shtml
- ↑ http://www.rubiksplace.com/move-notations/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/notation/
- ↑ http://www.rubiksplace.com/
- ↑ https://how-to-solve-a-rubix-cube.com/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/how-to-solve-the-rubiks-cube-beginners-method/
- ↑ https://ruwix.com/the-rubiks-cube/lubricate-rubiks-cube-with-silicone-or-vaseline-petroleum-jelly/
Publicidade