PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer se tornar um verdadeiro mestre do cubo mágico? Esse quebra-cabeça clássico tem fama de ser difícil de resolver rápido, mas existem várias estratégias úteis para isso! Neste artigo, explicaremos uma delas — com a qual você vai colocar as cores no lugar em exatos 20 movimentos simples. Leia nosso passo a passo e comece a deixar seus amigos de queixo no chão!

Método 1
Método 1 de 2:

Resolvendo um cubo mágico em 20 movimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. É possível começar com um cubo mágico já resolvido ou ainda embaralhado. [1]
  2. Na hora que você for resolver o cubo mágico, as direções (direita, esquerda, frente e trás) se referem à sua forma de segurar o quebra-cabeça. Nesse caso, a face "direita" é aquela que fica à direita da parte da frente.
  3. A face de trás fica oposta à da frente.
  4. Preste atenção para que a face "de trás" fique nessa mesma direção durante todo o processo — ou seja, não gire o cubo inteiro ao fazer seus movimentos. É mais fácil se orientar quando o quebra-cabeça fica assim.
  5. Esse é o lado que fica oposto à direita quando você está segurando o cubo.
  6. A partir desse ponto, você vai notar que as cores de cada lado estão começando a se alinhar!
  7. Pronto: você acabou de resolver o cubo mágico em 20 movimentos!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Explicações e truques

PDF download Baixe em PDF
  1. Os passos que você seguiu acima pertencem ao algoritmo conhecido como "Superflip", que resolve o cubo mágico mudando a posição de cada cor no final. Existem outras formas de montar o quebra-cabeça, mas o Superflip consegue chegar ao resultado em exatos 20 movimentos! [2]
  2. Há ainda algumas métricas diferentes para resolver o cubo mágico, mas você vai precisar da "métrica da meia virada" (ou " half-turn metric ", "HTM", como ela é conhecida em inglês) para seguir os passos acima. Nela, todo movimento, independentemente do ângulo, conta como uma virada. [3]
    • A principal diferença entre essa métrica e as demais é que os movimentos que passam pelas faces do meio do cubo contam como dois , não um só.
  3. O termo "Número de Deus" se refere ao menor número de movimentos que é necessário fazer até resolver o cubo. Sendo assim, quando dizemos que o número é 20 na métrica da meia virada, significa que o cubo está a 20 movimentos de ser montado. [4]
    • Lembre-se de que o Número de Deus é 20 somente para cubos mágicos comuns, que têm 3 x 3 x 3. O valor muda de acordo com essa quantidade — sendo que, em alguns casos, ainda nem foi encontrado.
  4. Se você tiver dificuldade com relação à direção de cada movimento do cubo mágico, observe os ponteiros de um relógio analógico. O sentido horário é aquele que os ponteiros seguem, enquanto o anti-horário é a direção oposta.
  5. Algoritmos de solução para o cubo mágico costumam ser escritos na notação de Singmaster, um código (em inglês) em que cada letra ou símbolo representa um movimento. O código para a solução do método anterior é U R2 F B R B2 R U2 L B2 R U' D' R2 F R' L B2 U2 F2. [5] Veja só:
    • R (Right, direita) : o lado voltado para a direita.
    • L (Left, esquerda) : o lado voltado para a esquerda.
    • U (Up, cima) : o lado voltado para a parte de cima do cubo.
    • D (Down, baixo) : o lado voltado para a parte de baixo do cubo.
    • F (Front, frente) : o lado voltado para você.
    • B (Back, trás) : o lado oposto ao voltado para você.
    • As apóstrofes apontam um giro em sentido anti-horário. Por exemplo: R' seria um giro anti-horário com o lado direito.
    • O número 2 aponta dois giros do cubo (ou giros em 180º). Por exemplo: F2 seria um giro duplo para a esquerda.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 204 466 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade