Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você já ouviu falar do livro "Boa moça", e ser chamada de boa moça não é nenhuma novidade para a maioria das mulheres, mas o que a pessoa quis dizer com isso?. Flerte, estereótipo de comportamento feminino? Essa pequena frase pode ser usada em vários contextos, e até na "hora H", então é importante entender a motivação da pessoa ao dizê-la. Não se preocupe! Nós vamos ajudá-lo a decifrar o significado da frase e achar a melhor resposta para a sua situação. Você verá que o contexto deixa tudo bem fácil!
Passos
-
Se a pessoa está sendo simpática, pode chamar você de boa moça casualmente. Você pode ouvir amigos seus dizendo que você é uma boa moça de brincadeira, principalmente se estiverem zoando algo fofo que acabou de fazer. Se você conhece a pessoa e acha que ela deseja o melhor, então é só uma brincadeirinha.
- Se um estranho chamar você de boa moça e o tom for bom, ele provavelmente só quer ser gentil.
- Você pode não ter problema em ser chamada de boa moça por amigos, mas não gostar de ouvir isso de estranhos, e tudo bem! A sua reação ao ser chamada de boa moça é válida. Por exemplo, você pode ver com bons olhos se um colega de trabalho chamá-la de boa moça com gentileza, mas não gostar de ouvir o mesmo se outro colega falar em tom pejorativo.
-
Se o seu parceiro a chamar de boa moça, pode ser um jeito de flertar. Pense no contexto. Se vocês estiverem entre quatro paredes e as coisas começarem a esquentar na hora que ele disser a frase, leve como brincadeira e sinal de intimidade. Talvez vocês gostem de criar uma dinâmica de poder na cama e chamá-la de boa moça pode ser a forma dele de ser dominador.
- Por exemplo, se ele estiver no comando das coisas, pode dizer algo como "Você vai ser uma boa moça para mim?". [1] X Fonte de pesquisa
- Você pode se excitar quando seu parceiro a chama de boa moça ou pode achar desconfortável. Seja como for, deixe bem claro se quer ou não quer que ele continue a chamando de boa moça em momentos íntimos.
-
Se a pessoa estiver sendo grosseira ou querendo diminuir você, pode a chamar de boa moça. Pense em como essa pessoa faz você se sentir: parece que ela machuca a sua autoestima sempre que a chama de boa moça? Se sim, ela pode estar fazendo isso para diminuir você. Chamá-la de boa moça é a forma dela de dizer que é mais madura e tem mais experiência que você. Preste atenção no tom da pessoa, principalmente para ver se há sarcasmo na fala. [2] X Fonte de pesquisa
- Você pode ser chamada de boa moça por um colega que está se sentindo ameaçado pela sua performance no trabalho. Por exemplo, um colega de trabalho pode dizer "Sim, você fez um bom trabalho no relatório. Agora, seja uma boa moça e saia. Preciso falar com o João."
- Se você estiver em um relacionamento abusivo, o seu parceiro vai diminuir você para acabar com sua autoconfiança. Por exemplo, se você disser que quer terminar, ele pode dizer "Você não pode fazer isso. Você é uma boa moça e eu preciso de você".
Publicidade
-
Ignore se não se importa que a chamem assim. Se você acha que a pessoa está sendo legal ou fofa e a frase não incomodar, não é necessário dizer nada. Você pode simplesmente continuar a conversa ou sorrir.
- Por exemplo, se você estiver ajudando alguém a carregar sacolas e a pessoa disser "Ah, você é uma boa moça!", só sorria e diga "Muito obrigada".
-
Peça para a pessoa explicar o que quis dizer caso não tenha entendido. Já que esta frase pode significar várias coisas diferentes, não tem problema nenhum perguntar porque alguém a chamou de boa moça. É melhor ser direta e colocar a pessoa contra a parede na hora em vez de ficar pensando como reagir.
- Você pode usar um tom de voz tranquilo e amigável para dizer "Parece que foi um elogio, mas eu não sei o que você quis dizer com isso. Pode me explicar?”.
-
Agradeça se achou fofo. Se o seu amigo chamou você de boa moça para ser legal, diga que gostou. Você pode falar algo como "Ah, obrigada! Foi fofo da sua parte" ou "Essa sou eu, um anjinho. Você tem sorte de ter uma amiga assim!”.
- Se for responder por mensagem, mande um agradecimento curto, como "Valeu, amigo!" ou "Obrigada, meu bem".
-
Flerte também se o seu parceiro estiver brincando com você ou querendo seduzi-la. Se você gosta de dar aquela paquerada antes de momentos íntimos, responda o flerte com outro flerte. A paquera vai além de diversão: ela mantém a intimidade e reduz a tensão. [3] X Fonte de pesquisa Aqui estão algumas respostas que você pode dar ao ser chamada de boa moça:
- “Quem, eu? Acho que você está me confundindo com outra pessoa…”
- "Você que pensa. Eu posso ser bem rebelde também…."
- "E você é um bom menino por ter notado o quanto eu sou boazinha!"
- Responda a mensagem com um: "😉😉😉," ou "Obrigada, querido 😉"
-
Reaja caso tenha se sentido diminuída. Se alguém chamou você de boa moça na frente de outras pessoas, chame atenção para este mau comportamento. Isto mostrará a todos que você não vai tolerar comentários depreciativos. Veja abaixo algumas frases que você pode usar nesta situação:
- “Quanto ar de superioridade, hein? Pense melhor no que vai dizer antes de falar comigo da próxima vez.”
- “Esse tipo de comentário é tão anos 50. Ninguém mais fala esse tipo de coisa!”
- “Eu não sou sua filha ou seu cachorro, que fique bem claro.”
- “Sério que você disse isso? Que comentário antiquado!”
- “Péssimo comentário, hein? Prefiro que você não me chame mais assim.”
-
Converse sobre isso se ficou incomodada. Se você não gosta de ser chamada de boa moça, puxe a pessoa de lado e explique, tranquilamente, que esta frase causa desconforto. [4] X Fonte de pesquisa Se for seu parceiro, diga que quer conversar sobre o motivo que ser chamada de boa moça incomoda você. Tenha uma conversa profunda sobre o tema e verá que vocês vão se entender melhor.
- Se alguém chamou você de boa moça por mensagem e você quer dizer que não gostou, responda com um "🤨" ou "🤦♀️". Também vale dizer "Eu acho esse comentário machista. Vamos ter que conversar sobre isso depois".
-
Diga quais termos você prefere. Se estiver conversando com um colega de trabalho, deixe claro como prefere ser chamada. Você pode dizer "Só me chame pelo nome e tudo certo" ou "Acho esse tipo de comentário antiprofissional. Prefiro que use o meu nome, por favor." Se for seu namorado ou marido, deixe bem claro quais apelidos você prefere, como “amor”, “meu bem” e afins.
- Por exemplo, você pode gostar de ser chamada de “bebê”, “linda” ou um apelido que tenha a ver com seu nome.
- Se o seu parceiro ignorar o seu pedido, leve isso como um sinal vermelho: ele deve respeitar você e se importar o suficiente para parar de chamá-la de um jeito que você não gosta.
- Se um colega de trabalho não parar de chamar você de boa moça, vá até o departamento de recursos humanos. Diga que quer relatar um comportamento machista, se você acredita que a pessoa está a ofendendo. [5] X Fonte de pesquisa
- Se um familiar ou amigo continuar chamando você assim contra a sua vontade, exponha a pessoa na frente dos outros e continue falando que não quer ser chamada assim. Por exemplo, diga "Eu já pedi para você parar de me chamar assim. Por favor, que não se repita". Pode levar um tempo para a pessoa parar, mas não deixe de se impor.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.lovedignity.com/50-sexting-example-ideas-to-turn-a-girl-on/
- ↑ https://futurewomen.com/hotlists/5-examples-everyday-sexism/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/myths-desire/201909/without-flirting-it-wouldnt-be-marriage
- ↑ https://futurewomen.com/hotlists/5-examples-everyday-sexism/
- ↑ https://everydayfeminism.com/2015/06/grown-women-are-not-girls/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 3 085 vezes.
Publicidade