Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não importa o quanto você tente agradar todo mundo, sempre vai haver uma pessoa com inveja do seu sucesso e da sua popularidade. Tais pessoas expressam a negatividade delas em você, tentando negar suas conquistas e seus relacionamentos. Elas esperam qualquer errinho seu para apontar o dedo e nunca dizem nada positivo. As estratégias empregadas para queimar o seu filme podem incluir confrontos físicos e mensagens inadequadas nas redes sociais, entre outras coisas. Como é impossível agradar a todo mundo, é importante aprender a lidar com os "haters".
Passos
-
Vá embora. Dar as costas ao confronto com uma pessoa que odeia você não é o mesmo que admitir a derrota. Pelo contrário, você demonstrará que está no controle da situação e que não vai ceder à negatividade. [1] X Fonte de pesquisa
- Os famigerados "haters" nunca oferecem críticas construtivas ou feedback positivo. Se já sabe disso, não há motivo algum para tentar dialogar.
- Ouvir o que a outra pessoa tem a dizer só vai fazer mal. A negatividade dela magoará ou irritará você, criando um ciclo de pessimismo.
-
Mantenha a calma, pois a pessoa tentará irritar você. Levante a cabeça e demonstre que não vai responder de modo algum, principalmente de modo agressivo. Esforce-se para que o confronto físico não ocorra. [2] X Fonte de pesquisa
- Ao se manter sob controle e não responder aos ataques, você demonstra que não dá valor aos comentários negativos. Com o tempo, a pessoa perceberá que só está perdendo tempo.
- Poupe suas energias para atividades mais positivas. Não desperdice o seu tempo com algo que não merece atenção nenhuma.
-
Não peça desculpas. A ideia da pessoa é criticar você e fazer com que tente explicar os seus erros na frente dos outros, revelando que não é perfeito. É óbvio que você não é perfeito, mas não é preciso se justificar ou pedir desculpas para uma pessoa que só quer colocá-lo para baixo. [3] X Fonte de pesquisa
- Valorize-se e não se rebaixe ao nível da pessoa enquanto ela não o tratar com o devido respeito.
- Não responda de modo engraçadinho ou sarcástico. A pessoa vai tentar agarrar a oportunidade para virar o jogo, dizendo que você está fugindo das acusações. Deixe que ela se enforque no próprio nó sem a sua ajuda.
-
Limite o contato. Pode ser difícil controlar as interações caso você precise lidar com a pessoa diariamente, mas ainda é possível reduzir a exposição a ela. Assim, você reduz a quantidade de vezes que precisa se submeter ao ódio. [4] X Fonte de pesquisa
- Faça algumas mudanças simples no cotidiano para conseguir evitar a pessoa. Faça pausas em horários diferentes do trabalho caso ele seja um colega de trabalho; comece e encerre o expediente mais cedo caso a pessoa seja um vizinho que sempre cruza com você na rua; ou fique em um cômodo diferente nas festas de fim de ano caso ela seja um parente distante chato.
- Caso acabe se encontrando com a pessoa, retire-se educadamente do local ou tente manter as interações neutras. Não toque em assuntos perigosos que possam trazer a negatividade de volta à tona.
Publicidade
-
Repense as interações anteriores. Pense no que se passou entre você e a pessoa que o odeia. Talvez não haja o que fazer, mas você pode acabar descobrindo que toda essa raiva surgiu por conta de uma conversa passada que poderia ser corrigida. Isso não significa que é sua responsabilidade resolver o problema; a ideia é simplesmente descobrir a origem dele para que você aprenda a viver sua vida do seu jeito. [5] X Fonte de pesquisa
- As pessoas sempre julgam muito rápido. Caso o problema tenha sido uma má primeira impressão, você pode tentar conversar com a pessoa para que ela o conheça melhor.
- Se você é tímido, é possível que a pessoa o tenha interpretado como alguém grosseiro. Esforce-se para cumprimentá-la na próxima vez em que a vir para demonstrar que não fez de propósito.
- Talvez você se orgulhe do seu sucesso e passe uma impressão de arrogância. É possível que a outra pessoa tenha inveja das suas conquistas por não conseguir ter o mesmo sucesso. Em casos assim, talvez seja bom não reforçar tanto assim o seu status, só para acalmar as tensões.
- Fazer piadas também pode fazer com que você acumule alguns inimigos. Muitas pessoas não gostam de ver os outros se divertindo sem a presença delas. Esforce-se para incluir os outros na brincadeira ou para reduzir o tom quando a pessoa estiver presente.
-
Saiba que o problema não é seu. A raiva que a pessoa tem de você é problema dela; assim que colocar isso na cabeça, você conseguirá aceitar melhor a situação em paz. A maioria dos "haters" não tem motivo para odiar. [6] X Fonte de pesquisa
- O jeito mais direto de se lidar com a situação é perguntar para a pessoa qual o problema dela com você. Se o problema não for com você, peça que ela busque ajuda e não o incomode.
- Lembre-se de que pessoas magoadas tentam magoar os outros. Alguma vez já viu uma pessoa feliz e equilibrada magoar alguém propositalmente? Óbvio que não, afinal, ela provavelmente não vai querer perder tempo com negatividade.
- Não aceite as críticas negativas e exageradas. A pessoa passa tanto tempo tentando destruir a sua imagem que não foca em ser criativa e construtiva, portanto, não responda aos problemas dela e siga em frente com a sua vida.
-
Mude de perspectiva. Não importa se vai ignorar ou não a outra pessoa, você ainda vai se pegar pensando na razão para tanto ódio. Para conseguir uma certa conclusão, veja a situação como uma terceira pessoa e encontre a origem do problema para analisá-lo melhor. [7] X Fonte de pesquisa
- Não importa o quanto você tente evitar o ódio, é possível que ele seja motivado por algo que você fez. Aceite e tente se colocar no lugar da outra pessoa para ter uma ideia melhor do que pode ter acontecido.
Publicidade
-
Distancie-se. Enquanto não se afastar emocionalmente do abuso e do ódio, a sua vida será consumida pelo medo e pelo desconforto. Não é legal abrir mão de uma pessoa, mas às vezes precisamos dar prioridade aos relacionamentos que agregam algo à nossa vida. Seu relacionamento com a pessoa que o odeia provavelmente é tóxico e nada saudável. Existe tanta gente no mundo, por que perder seu tempo com ela? [8] X Fonte de pesquisa
- A vida é efêmera e é importante nos cercamos de pessoas saudáveis e que se importam conosco. Quando estiver passando por um perrengue com uma pessoa nociva, procure seus amigos e familiares para receber o apoio deles.
- Ao lidar com um "hater", dedique um tempo do seu dia para construir resistência emocional através de exercícios de relaxamento e socialização. Assim, você tranquilizará a mente e reduzirá a ansiedade que sente durante os confrontos.
-
Mantenha a positividade. Faça as coisas que ama e cerque-se de pessoas importantes para se afastar da situação negativa e encontrar a paz interior. Experimente também ser gentil com a pessoa que o odeia; é difícil continuar destratando alguém que é sempre amigável e se esforça para incluir todo mundo. Em outras palavras, não dê motivos para ser odiado. [9] X Fonte de pesquisa
- Foque suas energias em uma direção positiva, ignorando a negatividade que a outra pessoa tenta impor. Nos momentos de confronto, visualize tempos mais felizes ou imagine-se interpretando o seu herói preferido no cinema, por exemplo.
- Não acredite em tudo que a outra pessoa diz. Não importa se ela fala um pouco de verdade, os fatos estão distorcidos. Imagine que as palavras dela são tiros, rebatendo em seu escudo mental. Deixe que elas vão embora sem afetá-lo.
- Mantenha uma lista com seus traços positivos e conquistas. Caso esteja lidando com muitas pessoas negativas, reveja a sua lista e pense em tudo que já fez de bom para o mundo.
-
Reforce a sua confiança. Quanto mais confiança você tiver, maiores serão as suas chances de superar os obstáculos que a vida apresentar. Observe as situações de modo positivo, por mais negativas que elas sejam. Quanto mais confiança você tiver, menores são as chances de sucesso da outra pessoa. Não se transforme em uma vítima. [10] X Fonte de pesquisa
- Ao se encontrar com amigos e familiares, mantenha a positividade. Em vez de reclamar dos problemas, foque nas soluções deles!
- Mantenha uma linguagem corporal positiva e que exale confiança. Uma pessoa que está sempre com um sorriso no rosto dificilmente será odiada por alguém.
- Esteja sempre preparado para lidar com um "hater". Assim, você lidará melhor com a situação.
Publicidade
Avisos
- Se estiver sofrendo bullying, converse com uma pessoa de confiança.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.wordcures.com/HealthyLivingDIY/2006/10/how_to_walk_away_from_a_bully.html
- ↑ http://lifestyle.allwomenstalk.com/ways-to-deal-with-hateful-people
- ↑ http://lifestyle.allwomenstalk.com/effective-ways-to-deal-with-haters
- ↑ http://www.today.com/health/ways-deal-difficult-co-workers-I531315
- ↑ http://www.today.com/health/ways-deal-difficult-co-workers-I531315
- ↑ http://lifestyle.allwomenstalk.com/ways-to-deal-with-hateful-people
- ↑ http://lifestyle.allwomenstalk.com/ways-to-deal-with-hateful-people
- ↑ http://lifestyle.allwomenstalk.com/ways-to-deal-with-hateful-people
- ↑ http://thepositivitysolution.com/silencing-the-haters/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 62 345 vezes.
Publicidade