Baixe em PDF Baixe em PDF

As entrevistas de emprego normalmente são repletas de perguntas vagas e muitas vezes frustrantes. Todo mundo odeia a temida pergunta "Me conte mais sobre você". Ela é vaga o suficiente para que você se perca nos pensamentos, mas a resposta pode acabar ditando o seu futuro na empresa. Desde que se prepare com antecedência, você saberá o que dizer e conseguirá detonar na entrevista!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Dizendo a coisa certa

Baixe em PDF
  1. Se não sabe bem para onde ir com a resposta, peça que o entrevistador esclareça o que procura. Talvez ele queira saber mais sobre a sua personalidade ou sobre seu último emprego.
    • Tome cuidado. Não diga que a pergunta não faz sentido ou que é vaga demais. Em vez disso, formule a sua pergunta de modo a guiar a resposta: "Adoraria responder isso. Você quer saber mais sobre minhas experiências profissionais ou meus interesses pessoais?". [1]
  2. Assim, você já começa com uma resposta mais casual, passando a impressão de ser uma pessoa completa e equilibrada. Atenha-se aos hobbies e interesses que possam ter relação com o cargo disponível, mas seja sincero. Não finja ter interesse em futebol só pelo fato do entrevistador ter um troféu na mesa. [2]
    • Por exemplo, se a vaga é para o setor financeiro, talvez seja uma boa ideia discutir seus investimentos pessoais.
  3. Se você apoia uma causa e nutre uma paixão por ela, acredite, isso vai contar muito. Foque nas tarefas específicas que encontrou como voluntário e cite suas maiores conquistas.
    • A experiência voluntária é essencial para quem não tem muita experiência profissional, pois ajuda a reforçar as qualidades que os potenciais empregadores procuram.
    • Não importa se trabalhou em um sopão ou organizou um evento de arrecadação de fundos, a maioria das experiências voluntárias são boas oportunidades. [3]
  4. A ideia principal é descrever seu histórico profissional de modo que você pareça perfeito para o cargo disponível. Aproveite a chance de citar habilidades relevantes e explicar como lidou com conflitos no ambiente de trabalho.
    • Não corra o risco de dizer que não aprendeu nada no trabalho antigo. Você deve ser capaz de aprender pelo menos algo em qualquer experiência profissional.
    • Um bom jeito de ver o lado positivo dos conflitos é focar nas ações concretas que tomou para resolvê-las. Você foi até o seu chefe, respeitando a hierarquia? Você propôs o meio-termo perfeito? [4]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Devin Jones

    Coach de Carreira
    Devin Jones é criadora da "The Soul Career", uma incubadora online de carreiras para mulheres. É certificada pela CliftonStrenghts e trabalha com mulheres para esclarecer os objetivos delas e criar carreiras significativas. Formou-se na Stanford University em 2013.
    Devin Jones
    Coach de Carreira


    Crie um arco narrativo em três partes: passado, presente e futuro. Devin Jones, coach de carreira, nos conta: "Comece falando algo sobre seu passado, como 'Sou formado em bioquímica na universidade tal'. Depois, fale algo do presente: 'Atualmente, trabalho em um laboratório de pesquisa'. E por último, trate do futuro: "Estou fazendo essa entrevista hoje porque quero dar andamento ao tipo de pesquisa que realizo.' Assim, você conta um pouco de sua história, de suas qualidades e de sua visão para o futuro, e como a empresa se encaixa nas suas pretensões."

  5. Responder a pergunta jogando vários fatos em sequência pode fazer com que você pareça pouco interessante ou articulado. Use o bom humor, desde que ele seja relevante à situação, para compensar os momentos nos quais tem dúvida ou está desconfortável.
    • Por exemplo, se o entrevistador perguntar se você tem algum problema em trabalhar nos finais de semana, você pode responder algo como "Não posso perder o futebol do domingo à tarde!". Em seguida, diga que está brincando e dê exemplos de momentos nos quais sacrificou os finais de semana pelo trabalho. [5]
  6. O motivo do preparo é não hesitar na hora de falar. Demonstre confiança e autoconhecimento suficientes para responder à pergunta rapidamente e sem grandes problemas. A confiança nas entrevistas de emprego é algo que vem com o tempo, mas você pode se preparar pensando que é confiante. Acredite, isso funciona! Quando menos perceber, você terá a confiança que tanto fingiu ter.
    • Responda em, no máximo, um minuto, para não se enrolar. [6]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo um brainstorm

Baixe em PDF
  1. Escreva uma lista com as suas qualidades que o tornam a pessoa perfeita para o trabalho. Anote tudo que vier à mente até ficar sem ideias. As habilidades normalmente se encaixam em três categorias:
    • Habilidades de conhecimento. Aquelas que se aprende conforme se amadurece, como idiomas, uso de computadores, raciocínio matemático e know-how técnico.
    • Habilidades transferíveis. Aquelas que se aprende no trabalho e se acumulam, como gerenciamento, comunicação e solução de problemas.
    • Traços pessoais. Aquelas qualidades únicas e inatas, como sociabilidade, confiança e pontualidade. [7]
  2. A resposta não deve se limitar a habilidades e qualificações, pois o entrevistador precisa ter uma ideia boa de quem você é como pessoa. Prepare uma lista das coisas que o motivam para saber se descrever.
    • Se estiver com dificuldade, pergunte a si próprio: o que me inspira? Pelo que sou apaixonado? O que me define como pessoa? [8]
  3. Depois de listar as características relevantes para o cargo, é preciso compará-las com os requisitos da vaga. [9]
    • Pesquise os valores da empresa. Cada companhia tem uma cultura, que pode ser encontrada no anúncio da vaga ou no site da empresa. Aquelas que valorizam a eficiência acima de tudo vão priorizar a performance, enquanto as empresas com menos foco no lucro provavelmente se importarão mais com a paixão e a motivação.
    • Confira os pontos específicos da vaga. Por exemplo, se está se candidatando para um cargo de marketing, é bom que você seja extrovertido, comunicativo e ágil. Tenha pelo menos uma dessas características em mente para a entrevista.
  4. Comece a desenvolver sua própria apresentação pessoal . Trata-se de um resumo rápido (de no máximo um minuto) de quem você é e o que você faz. Inclua as coisas que você defende e como suas ambições se alinham com sua personalidade. A ideia é resumir tudo aquilo de significativo sobre você.
    • As melhores apresentações pessoais focam apenas em alguns aspectos-chave. Pense em uma característica que o defina como pessoa, outra que defina o que você faz e outra que demonstre seus objetivos.
    • A apresentação pessoal também pode ser útil em outras situações, portanto, trabalhe bastante nela. [10]
  5. Um dos melhores modos de se preparar para a pergunta é praticar a sua resposta. Peça que um amigo se passe pelo entrevistador e, quando ele fizer a pergunta fatídica, dê a sua resposta.
    • Peça por um feedback sincero após a resposta. Seu amigo deve dizer o que achou da resposta e sugerir questões específicas que podem ser melhor explicadas ou ignoradas.
    • Você também pode praticar perguntas extras, com base na sua resposta. Peça que seu amigo bole algumas perguntas para que você complemente a resposta original.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mandando ver na resposta

Baixe em PDF
  1. O entrevistador provavelmente fará a fatídica pergunta no começo do encontro de vocês e talvez não seja possível sentir o clima antes de responder. Ainda assim, avalie-o para descobrir se ele procura uma resposta mais polida e preparada ou uma resposta mais casual.
    • Um exemplo de uma resposta mais preparada: "Sou um consultor de telecomunicações. Nos últimos três anos, tenho ajudado clientes a organizar as forças de trabalho e reestruturando os valores deles para aumentar os lucros. Amo trabalhar com consultoria, mas a minha paixão real é a música e quero usar os meus talentos dentro dessa indústria. É por isso que estou me candidatando para a vaga".
  2. Se o entrevistador descobrir a mentira, você perderá o cargo. Se ele não descobrir e você for contratado, será preciso manter a mentira durante o trabalho. Uma hora ou outra você será pego e pode acabar perdendo o emprego, dependendo do grau da mentira. [11]
  3. Não importa o que diga, fale com sentimento e autenticidade. O entrevistador será mais aberto ao o que você diz caso você pareça genuíno.
  4. Por mais que tais termos sejam chamativos, eles acabam perdendo o significado e normalmente não são relevantes para uma indústria em particular. Atenha-se a termos e expressões específicos para a sua indústria para demonstrar o seu conhecimento.
  5. O objetivo da pergunta não é conseguir informações sobre quem você é, mas também demonstrar o quanto você é confiante, o quanto é bem articulado, se você é calmo e consegue estabelecer uma comunicação tranquila com o entrevistador.
    • Caso acabe se enrolando ou dizendo algo de errado, ria e deixe para lá. Faça uma brincadeira bem-humorada e siga em frente para demonstrar que é confiante e que sabe que um errinho não significa nada demais.
  6. Normalmente, os contratantes procuram pessoas que gostam, não apenas os mais qualificados. O seu trabalho na entrevista é ser agradável, sorrindo e demonstrando confiança. Obviamente que o carisma sem qualificação não adianta de nada, mas a combinação dos dois é a receita para o sucesso!
    • Sorrir o ajudará a manter a calma e tranquilizará o entrevistador também. Você parecerá uma pessoa mais calorosa e feliz, criando uma atmosfera mais relaxada no processo.
  7. Caso o entrevistador queira esclarecer algo ou testar alguma coisa que você mencionou durante sua apresentação, prepare-se. É preciso conhecer toda a apresentação de trás para frente, para poder defendê-la.
    Publicidade

Dicas

  • A entrevista tem a ver com mostrar o seu valor: se você acha que é o melhor em uma coisa, mencione isso! Obviamente, tome cuidado para não parecer arrogante.
Publicidade

Avisos

  • Mentir não vai ajudar em nada, portanto, evite as mentiras.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 271 441 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade