Este artigo foi coescrito por Allison Broennimann, PhD
. A Dra. Allison Broennimann é Psicóloga que possui clínica particular em San Francisco, oferecendo serviços de psicoterapia e neuropsicologia. Com mais de uma década de experiência, a Dra. Broennimann é especialista em psicoterapia, oferecendo tratamentos para ansiedade, depressão, problemas conjugais, estresse traumático, luto e transições entre as fases da vida. Como parte de seu prática médica, ela combina psicoterapia e reabilitação cognitiva para pessoas tratando lesões cerebrais. A Dra. Broennimann é formada em Psicologia pela University of California, Santa Cruz, e é Mestra e Doutora em Psicologia Clínica pela Palo Alto University. É licenciada pela California Board of Psychology e é membra da American Psychological Association.
Há 10 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 89 513 vezes.
Pode ser difícil saber o que dizer quando alguém vem pedir desculpa, principalmente se o “me desculpa” chegar por mensagem, em vez de ser dito pessoalmente. Neste artigo, vamos mostrar para você como reconhecer um pedido de desculpa sincero e dar a você dicas de como responder, seja para aceitar a desculpa ou não.
Passos
-
Não responda de cabeça quente. Se você ainda está com raiva da pessoa, pode ter vontade de reagir ao pedido de desculpa com ofensas, xingamentos e outras expressões de raiva. Infelizmente, mandar uma mensagem raivosa pode transformar a conversa em uma briga fora de controle. [1] X Fonte de pesquisa Para não dizer algo que você possa se arrepender, deixe o celular de lado por um tempo e pense direito no que vai dizer.
- Tire alguns minutos, ou até mesmo dois dias, se for necessário, para processar o que sente antes de responder.
Publicidade
-
Um bom pedido de desculpa não deve impor condição nenhuma. Pode ser difícil captar o tom de alguém por mensagem, e é por isso que este não é o melhor meio para pedir ou aceitar desculpas. Mesmo assim, as palavras que a pessoa usar para pedir desculpa podem ajudar você a descobrir se é um pedido sincero ou não. [2] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte Uma boa desculpa deve: [3] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- Expressar remorso. Por exemplo, “Eu me sinto muito mal pelo que fiz ontem”.
- Mostrar que a pessoa assumiu a responsabilidade e reconhece o impacto que o que ela fez causou. Por exemplo, “Eu entendo que o que eu disse foi insensível e que magoou você.”
- Ter uma tentativa de melhorar as coisas, como prometer não repetir o erro ou se oferecer para fazer algo que o repare.
- Evitar justificativas, não minimizar o erro cometido ou culpar você pelo que aconteceu. Por exemplo, uma boa desculpa não deve ter frases como “Eu sinto muito, mas eu não teria dito isso se você não tivesse me irritado” ou “Desculpa se você se ofendeu”. [4] X Fonte de pesquisa
-
Independentemente de como for responder, diga algo simples. Mandar mensagens foi feito para se comunicar de um jeito rápido e fácil, então não é o lugar para escrever uma redação detalhada sobre os seus sentimentos. Não importa se você vai aceitar a desculpa ou não, dê uma resposta curta e direta. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode dizer algo simples como “Obrigado por se desculpar. Significa muito para mim” ou “Não foi nada de importante. Vamos seguir em frente”!
Publicidade
-
Pedir desculpa é um ato de coragem, mesmo que seja por mensagem. Se o pedido foi sincero, diga que reconhece o esforço, mesmo que ainda esteja um pouco magoado. [6] X Fonte de pesquisa Tente dizer algo como:
- “Agradeço pelo seu pedido de desculpas.”
- “Obrigado por dizer isso.”
- “O que você fez me magoou muito, mas significa bastante ler este pedido de desculpa. Obrigado.”
-
Se estiver pronto para seguir em frente, diga isso. Seja claro para que os dois consigam encerrar o ciclo. [7] X Fonte de pesquisa Diga algo como “Obrigado. Está perdoado” ou “Está tudo certo. Só não faça isso de novo, por favor”.Publicidade
-
Demonstre que não está tão chateado. Diga que não foi algo tão importante assim. Tente manter o tom da resposta apropriado para a seriedade do que aconteceu (e para o que sente sobre a situação). Se for só uma desculpa rápida por conta de um pequeno erro ou desentendimento, diga algo como:
- “Sem problema!”
- “Obrigado, mas fique tranquilo. Eu não me ofendi.”
- “Todo mundo erra. Relaxa.”
-
Às vezes, esquecer e se curar leva um tempo. Mesmo se você aceitar o pedido de desculpa, é normal ainda se sentir chateado pelo que aconteceu. Se for o caso, seja sincero sobre o que está sentindo em vez de tentar esconder ou reprimir seus sentimentos. Abrir-se provavelmente fará você se sentir um pouco melhor e também passará para a outra pessoa uma ideia de como estão as coisas entre vocês.
- Por exemplo, você pode dizer algo como “Obrigado pelo pedido de desculpa. Eu ainda estou meio bravo pelo que aconteceu, mas vai passar”; ou “Ok, obrigado por pedir desculpa. Vai levar um tempo para eu me sentir melhor com o que aconteceu, mas o pedido ajuda”.
Publicidade
-
Às vezes, não tem problema rejeitar um pedido de desculpa. Se o pedido não foi sincero ou se você acha que não foi o suficiente para compensar o erro, diga isso. [8] X Fonte de pesquisa Você também pode dizer que aprecia o pedido de desculpa, mas não está pronto para aceitá-lo.
- Por exemplo, se você não acha que a desculpa foi boa o suficiente, você pode dizer algo como “Não, não vou aceitar sua desculpa. Não parece que você está assumindo a responsabilidade pelo que aconteceu”.
- Ou “Obrigado por se desculpar, mas eu estou muito chateado e não estou pronto para te perdoar ainda. Por favor, me dê mais tempo”.
- Se a desculpa veio de alguém muito importante para você, considere dar uma segunda chance para a pessoa se desculpar de uma forma mais sincera. Explique o que você precisa para poder aceitar a desculpa dela, como “Preciso que você me diga que entende o motivo de eu estar tão chateado”.
-
Um pedido de desculpa tem mais significado quando vem junto com atitudes. Conversem para falar sobre como vocês podem seguir em frente depois do que aconteceu. Você pode sugerir um combinado ou fazer um pedido para que a pessoa mude de comportamento no futuro. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode dizer algo como “Da próxima vez que estiver chateado comigo, por favor diga o que está te incomodando em vez de gritar e arrumar confusão”.; ou “Eu entendo que você se irritou pela minha demora e eu vou melhorar com relação a isso. Mesmo assim, da próxima vez, prefiro que você venha falar comigo em vez de me deixar lá e ir embora”.
Publicidade
-
Geralmente, quando acontece uma briga, existem dois lados da história. Pense no que aconteceu entre você e a pessoa e tente ver o lado do outro. Se houver alguma coisa que você poderia ter feito diferente, reconheça isso. Assim, vocês dois terão mais chances de sair dessa situação de uma forma positiva. [10] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga “Obrigado por se desculpar. Eu precisava ouvir isso. Sinto muito por reagir da forma como eu reagi, eu não deveria ter surtado daquele jeito”.
-
Se você está sofrendo com uma perda, não precisa dar uma resposta propriamente dita. Porém, quando alguém manda “Sinto muito pela sua perda” ou “Meus pêsames”, é bom mandar algo em resposta para mostrar que viu a mensagem, se você puder. Por exemplo, você pode dizer algo como: [11] X Fonte de pesquisa
- “Obrigado pelos sentimentos.”
- “Muito obrigado, isso significa bastante para mim.”
- “Obrigado pelas palavras.”
- “Agradeço o seu apoio.”
Publicidade
-
Trocar mensagens não é lá a melhor forma de ter conversas importantes. Se a pessoa estiver pedindo desculpa por algo pequeno ou se não tiver muito para dizer na resposta, mandar uma mensagem rápida de volta não tem problema. Mas se você quer ter uma conversa mais profunda, é melhor ligar ou encontrar-se com a pessoa. [12] X Fonte de pesquisa
- Você pode mandar uma mensagem dizendo algo como “O que aconteceu ontem foi sério e eu não quero falar disso por mensagem. Posso te ligar?”
- Você também pode dizer "Obrigado pela sua mensagem, mas eu acho que isso é algo que deveríamos conversar pessoalmente".
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://psychcentral.com/blog/why-you-shouldnt-text-your-argument#1
- ↑ https://greatergood.berkeley.edu/article/item/six_tips_for_reading_emotions_in_text_messages
- ↑ https://greatergood.berkeley.edu/article/item/the_three_parts_of_an_effective_apology
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/make-it-right/202010/how-recognize-and-respond-fake-apology
- ↑ https://psychcentral.com/blog/7-ways-to-give-an-apology-4-ways-to-accept-one#3
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/managing-your-mindset/201506/5-steps-apology-really-works
- ↑ https://psychcentral.com/blog/7-ways-to-give-an-apology-4-ways-to-accept-one#1
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/make-it-right/202010/how-recognize-and-respond-fake-apology
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/managing-your-mindset/201506/5-steps-apology-really-works
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!