PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As fotografias impressas são itens delicados que capturam memórias e momentos históricos valiosos. Muitas vezes, as imagens mais antigas são únicas, e por isso pode ser muito doloroso descobrir que elas foram danificadas. As fotos podem sofrer muitos danos ao longo dos anos de exposição à umidade, à água, à luz do sol e à sujeira. Às vezes, até mesmo o armazenamento incorreto de fotografias novas pode causar problemas. Saber quais opções você tem para restaurar fotografias, aprender a repará-las em casa e armazená-las da maneira certa pode ajudar a garantir a longevidade de suas fotos por gerações.

Método 1
Método 1 de 3:

Corrigindo pequenos danos em fotos digitalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Com a compra de um scanner e de um software de edição de fotos de alta qualidade para o computador de casa, a restauração digital caseira se torna possível. Invista em um programa de edição como o Photoshop e em um scanner de alta qualidade que possa digitalizar imagens em uma alta resolução dpi, ou pontos por polegada quadrada. Quanto maior a dpi, mais detalhes o scanner conseguirá capturar. Recomenda-se uma dpi de 300 para a maioria das fotos.
  2. Com cuidado, coloque a foto no scanner e selecione digitalizar a imagem em alta resolução para capturar o máximo de detalhes possível. Quando solicitado, salve a imagem como TIFF em vez de JPEG. O arquivo TIFF é maior, mas conservará os detalhes e a qualidade da foto. [1] Depois de salvar a imagem, abra-a em um software de edição.
  3. Use a ferramenta de corte para remover danos visíveis ao redor das bordas da fotografia. As bordas das fotos antigas costumam se curvar quando expostas à água ou à umidade. Se a foto tiver danos no contorno dela, o corte vai corrigir esse problema.
  4. Restaure os problemas de cor, brilho e contraste antes de tentar alterar outras imperfeições ou outros sinais de danos. Para ajustar esses aspectos, abra as ferramentas do Photoshop ou de outro programa de edição de imagens. Para alterar os níveis, deslize o cursor ao longo da escala até chegar ao efeito desejado.
    • O aumento do brilho pode ajudar a clarear uma foto escurecida. Já o contraste pode destacar uma foto desbotada e lavada.
    • Brinque com os controles de cor para ajudar a remover tons indesejados.
    • Salve cada versão da foto que criar com um nome de arquivo diferente, para que possa compará-las mais tarde e selecionar a melhor restauração.
  5. O uso do filtro Sujeiras e Rabiscos ou da ferramenta Recuperação do Pincel e Correção, além de outras ferramentas parecidas em outros programas de edição de imagens, torna o processo de remoção de imperfeições direto e simples. [2] Amplie a foto e use o cursor para retocar as marcas de danos. Trabalhe devagar e não se esqueça de diminuir a foto para verificar seu progresso enquanto faz a restauração. Esse filtro acaba removendo parte dos detalhes, portanto, é importante tomar cuidado para não exagerar ao usá-lo.
    • Deixe uma janela com a foto inteira aberta para que você possa observar as alterações conforme as faz.
  6. Se houver rasgos ou partes faltantes da fotografia, use a ferramenta Carimbo para recriar uma parte da imagem e preencher as áreas danificadas. Depois de abrir a ferramenta, selecione a parte da foto que você deseja copiar ou recriar e clique nela uma vez. Mova o cursor para a área que você gostaria de restaurar com o material copiado.
  7. Depois de restaurar a foto, use uma impressora do tipo jato de tinta ou uma impressora especial com papel fotográfico para imprimir a imagem restaurada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Restaurando fotos antigas manualmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a fotografia antiga tiver poeira, areia ou algum resíduo nela, você pode limpá-la à mão. Use luvas de borracha e remova com cuidado a sujeira passando uma escova de dentes de cerdas macias ou outra escova pequena e suave. Se houver muita sujeira, você pode enxaguar a foto de leve na água morna corrente. Use o dedo para remover a sujeira suavemente, tomando cuidado para não arranhar a foto. Deixe a imagem secar em um local escuro onde ela não será manipulada. Você pode pendurá-la em um varal usando um prendedor de roupas ou colocá-la virada para cima sobre uma toalha ou folha de jornal. [3]
    • Se a foto ficar vermelha, amarela ou branca durante a limpeza, isso pode indicar a necessidade de procurar um profissional. A imagem pode estar danificada demais para ser reparada em casa.
  2. Se você encontrar uma pilha de fotos grudadas, não as puxe para separá-las. Em vez disso, mergulhe-as na água destilada. As fotos são cobertas por gelatina. Quando são colocadas na água, a gelatina amolece, e fica mais fácil separar as imagens. [4]
    • Compre um frasco de água destilada na farmácia local. Mantenha o líquido na temperatura ambiente e despeje-o em um recipiente grande o bastante para você mergulhar as fotos. Ponha as fotos com a imagem para cima e deixe-as de molho na água por 20 a 30 minutos. Use os dedos ou uma espátula de borracha para separá-las com cuidado. Deixe secar sobre uma toalha, com o lado da imagem para cima, e coloque um livro ou uma revista sobre as bordas para que elas não se enrolem ao secar. [5]
  3. Antes de tentar remover o vidro, faça uma cópia da imagem. Para tirá-la do vidro, você pode aquecê-la. Mantenha um secador de cabelo a 10 ou 15 cm de distância do verso da foto. Depois de alguns minutos, tente levantar um dos cantos da imagem e retirá-la devagar. [6]
  4. Você pode prender uma parte rasgada ou consertar uma foto assim usando fita adesiva sem ácido. A fita normal, com um adesivo ácido, pode danificar a fotografia com o tempo. Procure por fita para arquivamento ou fita com adesivo acrílico em papelarias e lojas de material de escritório para reparar e proteger as fotos. Corte pedacinhos de fita e prenda o rasgo pelo verso da imagem.
  5. As fotos rasgadas também podem ser reparadas com o uso de uma tira de papel sem ácido presa por cola também sem ácido. Esses itens podem ser comprados em lojas de artigos para artesanato ou materiais de escritório. Aplique uma pequena quantidade de cola na tira de papel e pressione-a sobre o rasgo pelo verso da fotografia. Remova o excesso de cola usando um cotonete. Deixe a imagem secar com a face para baixo sobre uma toalha e coloque um peso, como um livro pequeno, por cima dela para evitar que as bordas se curvem.
  6. Se você tiver uma foto antiga que foi enrolada ou cujas bordas estão enrolando, você pode alisá-la colocando-a em uma câmara de umidificação caseira. Essa câmara vai reintroduzir água à fotografia frágil e seca, o que vai permitir que as bordas curvadas relaxem e se soltem.
    • Encha uma caixa de plástico com alguns centímetros de água na temperatura ambiente. Coloque uma grade de metal no recipiente, sem deixar a parte superior dela entrar em contato com a água. Ponha a foto por cima da grade e feche a caixa com a tampa. Deixe de lado por várias horas. Verifique a foto de vez em quando e seque as gotas de água que se formarem sobre ela. Depois de algumas horas, se a foto estiver esticada, tire-a da caixa e deixe-a secar com a face para cima sobre uma toalha. Cubra a imagem com papel mata-borrão ou papel-manteiga e coloque um peso sobre ela, como um livro, enquanto ela seca.
  7. Se a foto estiver muito danificada, for muito antiga ou extremamente delicada, procure um profissional para restaurá-la. Essas pessoas podem não só recuperar fotos rasgadas, manchadas ou danificadas pela água e pelo sol, mas também melhorar a qualidade geral e a cor das imagens digitalmente. Há muitos serviços desse tipo disponíveis na Internet. O profissional vai avaliar a foto e fazer um orçamento para você dependendo do dano e da quantidade de trabalho que ele terá. [7]
    • A maioria dos serviços profissionais trabalha com uma cópia digital da foto, deixando o original intocado e seguro. A foto restaurada e a imagem original serão devolvidas a você.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Armazenando as fotografias

PDF download Baixe em PDF
  1. As fotografias podem ser danificadas pela exposição à água, à luz solar, ao calor e à umidade do ar. Esta pode fazer com que as fotos grudem umas nas outras, enquanto as altas temperaturas deixam as imagens muito frágeis. Armazene as fotos em um ambiente com baixa umidade, que não esteja exposto à luz solar direta e que não sofra alterações extremas de temperatura. O ideal é manter a temperatura abaixo dos 24 °C. [8]
    • Não deixe as fotos em um ambiente quente e úmido no qual elas possam entrar em contato com a água, como uma garagem. Mantenha as fotografias em uma parte climatizada da casa, como um quarto ou um armário no corredor.
  2. Esses objetos são um ambiente seguro para as imagens que afasta a umidade, as pragas domésticas e a poeira. Esses itens podem ser encontrados à venda na internet, em papelarias e em lojas de material de escritório. Quando estiver procurando por caixas ou álbuns para arquivamento, veja se os produtos foram feitos para o armazenamento de fotos e se não contêm ácido e PVC, ou policloreto de vinila. [9]
    • Coloque um saquinho de sílica gel na caixa para ajudar a combater o excesso de umidade.
  3. Se a caixa ou o álbum ficarem cheios até a borda com fotos, podem não se fechar da maneira correta, deixando as imagens suscetíveis a danos causados pelo ambiente. Uma caixa vazia demais também pode danificar as fotos. Quando há poucos itens no recipiente, as fotografias podem ficar deslizando dentro dele, o que danifica as bordas delas. Deixe as fotos bem presas e veja se a caixa de armazenamento se fecha da maneira correta. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Mesmo que a foto esteja em preto e branco, digitalize-a como imagem a cores para capturar as nuances dos dois tons.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 430 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade