PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os sofás de couro são mobílias estofadas resistentes e que nunca saem de moda, combinando com praticamente todos os tipos de lar. Com o tempo, entretanto, o couro pode ficar sujo, ressecado, manchado e danificado de diversas formas. Se quer restaurar a cor e a vida do tecido, use uma solução de limpeza e algumas técnicas caseiras. Siga nossas dicas abaixo para dar uma nova cara ao seu sofá, inclusive remendando possíveis buracos e rasgos. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 4:

Limpando o sofá

PDF download Baixe em PDF
  1. Conecte a ponta de escova em seu aspirador de pó e ligue o aparelho, passando-o por todo o sofá. Tome o cuidado de entrar com o aparelho em todos os cantinhos dos estofados e dos braços do móvel, removendo completamente toda a sujeira da superfície. [1]
    • Caso seu aspirador não tenha uma ponta de escova, use-o do jeito que der. Só não faça muita pressão com o bico do aparelho, ou você pode acabar danificando ainda mais o tecido.
  2. Por mais que existam muitos produtos industrializados para limpeza de couro, diluir vinagre branco é uma opção barata e eficiente para esse processo. Em uma vasilha, misture partes iguais de água e vinagre branco, mexendo bem.
    • Qualquer vinagre com cheiro brando deve funcionar, inclusive o de maçã.
    • Caso compre um kit de reparo de couro para as outras partes do processo, é possível que ele venha com um produto de limpeza próprio, que deve funcionar tão bem quanto a solução de vinagre.
  3. A melhor opção para quem não quer arranhar o tecido é limpar o sofá com um paninho limpo de microfibra umedecido na solução de limpeza. Lembre-se de torcer o excesso do líquido, para não acabar encharcando o couro.
    • O ideal é que o pano esteja úmido, mas não encharcado.
    • Os panos de microfibra são ótimos para a limpeza geral e é sempre bom ter alguns em casa para emergências. Eles podem ser encontrados em supermercados, lojas de materiais de construção e na internet.
  4. Comece em um dos cantos superiores do sofá e siga cobrindo toda a superfície com movimentos circulares pequenininhos. A ideia é limpar o sofá por partes, mergulhando o pano na solução de limpeza sempre que ele ficar sujo ou seco. [2]
    • A limpeza por partes com movimentos circulares fará com que o produto entre bem nas fibras do couro, extraindo mais a sujeira sem danificar o tecido no processo.
  5. Depois de passar a solução por toda a superfície do sofá, use um pano limpo e seco para remover o excesso do líquido. A ideia é secar bem o tecido, para evitar que a umidade acabe danificando o couro. [3]
    • Não é uma boa ideia deixar o sofá secando naturalmente, pois isso pode deixar marcas no tecido. Seque-o com um pano absorvente logo após a limpeza.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Eliminando manchas teimosas

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o couro ficar em um ambiente úmido por muito tempo, é possível que ele acabe embolorando. Para tratar esse problema, pegue uma vasilha e misture nela partes iguais de álcool isopropílico e água. Use um paninho de microfibra limpo umedecido na solução para limpar o tecido, novamente fazendo movimentos circulares pequenos.
    • O álcool vai matar completamente o mofo, ajudando a removê-lo do tecido.
    • Sempre que o paninho ficar seco ou sujo, mergulhe-o novamente na solução de álcool.
  2. Quem tem o costume de estudar ou trabalhar no sofá provavelmente já deixou uma caneta cair no tecido, riscando-o por acidente. Mergulhe um cotonete em óleo de eucalipto e esfregue-o sobre o risco de uma caneta esferográfica; se a mancha for de um marcador permanente, borrife um laquê sobre o local e esfregue com um paninho.
    • Na falta de óleo de eucalipto, vale tentar também esfregar a mancha com álcool isopropílico.
    • Sempre faça um teste com produtos de limpeza em um pedaço escondido do sofá, para checar se ele não vai estragar o couro.
  3. Ninguém gosta de um sofá com tecido engordurado, não é mesmo? Se isso aconteceu com o seu móvel, cubra o local afetado com um pouco de bicarbonato de sódio e deixe agir por três a quatro horas. Após esse tempo, remova o pó e a gordura com um paninho limpo. [4]
    • O bicarbonato absorverá o óleo, facilitando bastante a limpeza com o paninho.
    • Caso fique ainda algum resíduo de gordura no sofá, esfregue-o com um paninho limpo e seco. Se não funcionar, repita todo o processo com o bicarbonato, deixando-o agir por mais algumas horas.
  4. Caso o sofá seja branco ou creme, as manchas escuras ficarão ainda mais visíveis. Para tratá-las, pegue uma vasilha e misture partes iguais de suco de limão e bitartarato de potássio. Mexa bem, até formar uma pasta, e aplique sobre a mancha. Deixe agir por dez minutos e limpe com um paninho úmido.
    • A combinação dos dois ingredientes ajudará a remover a mancha e restaurar a cor original do sofá. Atenção, essa solução não deve ser utilizada em um sofá de couro escuro, pois ela pode causar desbotamento.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Remendando rasgos e furos

PDF download Baixe em PDF
  1. Há rasgos pequenos pelo sofá de couro? Não se preocupe, pois normalmente é possível remendá-los com um pouquinho de cola instantânea. Junte as duas partes do rasgo com as pontas dos dedos e aplique uma camada fininha de cola. Continue segurando o couro até que a cola seque e fixe o tecido. [5]
    • Se quiser que o rasgo fique ainda menos perceptível, aplique um pouco de ligante de couro sobre a cola (depois que ela secar, obviamente). Esfregue o produto com uma esponja, ou uma toalha de papel, até que o remendo fique imperceptível.
    • Outra opção é lixar os arredores do rasgo com uma lixa de papel de grão bem fino (algo entre 220 e 320) enquanto a cola seca. Assim, você criará uma leve poeira de couro, que vai aderir à cola e disfarçar o remendo. Pode ser preciso restaurar o couro desgastado depois disso, entretanto.
  2. O remendo interno é aquele que fica por trás do rasgo, mantendo o material conectado; ele pode ser feito de couro, suede ou de outro tecido similar. Corte o remendo do tamanho certo usando uma tesoura, deixando cerca de 0,5 cm a mais ao redor dele, para ajudar a colar ele por dentro do sofá. [6]
    • Arredondar os cantos do remendo vai facilitar a colocação dele, além de evitar que calombos se formem no tecido.
    • Na falta de material para usar como remendo? Compre um kit de reparo de couro em uma loja especializada ou na internet. O kit deve vir com todos os materiais necessários para remendar seu sofá, incluindo aí alguns remendos internos.
  3. Segure-o sobre o rasgo, centralizando-o bem, e empurre os cantos para dentro do tecido com uma pinça. Assim, o remendo deve ficar bem uniforme por baixo do tecido, cobrindo todo o buraco. [7]
    • Quando o remendo estiver no local correto, passe a mão sobre todo o local, procurando por calombos e imperfeições invisíveis. Use a pinça para alisar o tecido e resolver esses problemas antes de seguir para o próximo passo.
    • Se o rasgo for nas almofadas do sofá, veja se o enchimento pode ser removido e se há um zíper para acessar o inferior da peça. Nesse caso, você pode remover o enchimento dos estofados e virar o couro do avesso, o que deve facilitar consideravelmente o reparo do tecido, evitando imperfeições.
  4. Aplique um pouco de cola de tecido ou cola de couro na ponta de um palito de dente ou cotonete. Em seguida, insira o utensílio entre o remendo e a parte interna do tecido, evitando as abinhas que ficaram para fora. Aplique a cola em todo o perímetro do remendo, adicionando mais se necessário. [8]
    • Limpe o excesso de cola com uma toalha de papel, eliminando resíduos sobre o sofá.
  5. Pressione cuidadosamente os dois lados do rasgo ou buraco com as pontas dos dedos. Assim, que o local parecer bem uniforme, coloque um livro pesado ou um pedaço de madeira sobre o rasgo. O peso ajudará a manter o remendo plano e no lugar enquanto a cola seca. [9]
    • Se o rasgo ficar uniforme, é possível que alguma linha solta ou borda deformada esteja atrapalhando o processo. Alinhe tudo cuidadosamente e com calma para poder disfarçar ao máximo o remendo.
    • Sempre confira as instruções da cola que comprou para obter informações precisas sobre o tempo de checagem. Normalmente, é preciso deixar a cola secar por cinco a dez minutos.
  6. Depois de selá-lo com cola de couro, use a cola instantânea para manter o remendo mais firme e deixá-lo mais agradável visualmente. Aplique uma camada fina de cola por todo o rasgo, usando um palito de dente para empurrá-la por dentro do buraco. Em seguida, dê batidinhas com uma toalha de papel para remover o excesso de cola e dar textura à aplicação. [10]
    • Caso esteja satisfeito com o visual neste ponto, não é preciso fazer mais nada.
    • É preciso ser bem ágil ao manusear a cola instantânea, ou ela pode secar e deixar o palito de dente ou o papel-toalha grudados no tecido, piorando a situação.
    • Normalmente é possível remover a cola instantânea com acetona.
  7. Enquanto a cola ainda estiver levemente úmida, lixe os arredores do remendo. Aposte em uma lixa com grão entre 220 e 320 para deixar a área áspera e criar uma poeira de couro que texturizará e preencherá o vão. [11]
    • O desgaste do tecido pode ser resolvido com uma restauração com um composto de reparo, um corante e um condicionador de couro.
    • Se não estiver satisfeito com o processo, você pode repeti-lo para suavizar ainda mais o remendo do sofá. Deixe a cola secar por alguns minutos antes de reaplicá-la e lixar novamente o tecido.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Restaurando couro desgastado

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que os produtos para couro sejam ótimos para o sofá, eles podem acabar manchando tapetes e carpetes. Portanto, coloque uma lona ou alguns jornais sob o sofá e sobre todos os arredores para evitar problemas.
    • É uma boa ideia usar roupas velhas e luvas descartáveis ao manusear um corante de couro, evitando assim manchas na pele ou em suas roupas novas.
  2. Esse composto, também chamado de ligante de couro, é absorvido pelo tecido e ajuda a manter a integridade dele. Aplique uma pequena quantidade em uma esponja limpa e passe-a sobre o sofá, começando por um dos cantos e cobrindo toda a superfície do couro. [12]
    • Caso o produto comece a se acumular nas costuras e nos vincos do sofá, use uma toalha de papel para absorver remover o excesso.
    • Você consegue encontrar o composto de reparo em lojas especializadas em couro ou na internet.
  3. É importante deixar o composto secar naturalmente por 30 minutos a uma hora. Em seguida, aplique outra camada do produto, com a mesma esponja. Repita até ficar satisfeito com o visual do couro, o que normalmente leva de três a cinco aplicações. [13]
    • O número de demãos necessárias depende do quanto o couro está desgastado. Se houver apenas pequenas rachaduras superficiais, uma ou duas aplicações provavelmente serão mais do que suficientes. Se o tecido estiver mais danificado, aplique quatro ou cinco demãos.
    • Se quiser, acelere a secagem com um secador de cabelo ou uma pistola de calor. Lembre-se de não usar altas temperaturas, pois elas podem danificar o couro.
  4. Procure na internet por um corante que seja bem próximo do tom original do seu sofá, pois a aplicação da cor errada vai deixar o tecido manchado e estranho. Se quiser evitar problemas, leve uma amostra de couro até um especialista no tecido para comprar uma mistura perfeita de corante para seu sofá. [14]
    • As chances de você encontrar o corante perfeito são maiores na internet, já que você conseguirá comparar os tons diretamente com o seu sofá.
    • Tirar uma foto do sofá para usar de referência na loja pode até ajudar, mas a foto pode não refletir exatamente o tom do tecido.
    • Aplicar mais demãos do corante escurecerá o tecido. Portanto, é melhor comprar um tom mais claro do que o do sofá do que um mais escuro.
  5. Comece com uma pequena quantidade, aplicada em uma esponja limpa ou um aplicador próprio. Siga espalhando o produto em um dos cantos, cobrindo toda a superfície do couro de forma uniforme. Concentre a aplicação em costuras e vincos mais difíceis de alcançar, pois assim você garantirá que todo o sofá ficará com o mesmo tom. [15]
    • Não encoste nas partes tratadas com corante, pois isso pode manchar o tecido de forma bem perceptível.
    • Caso precise arrumar a cor de apenas um pedaço do sofá, aplique o corante somente nela. Desde que o tom do corante seja igual ao do sofá, o remendo ficará imperceptível.
  6. Depois de aplicar o corante, deixe-o secar por 30 a 60 minutos. Em seguida, use o mesmo método de aplicação para as demãos seguintes, até ficar bem satisfeito com o visual. [16]
    • Uma alternativa é usar uma pistola spray ou um aerógrafo para aplicar as demais demãos, sempre trabalhando com camadas finas para deixar o visual do couro mais uniforme. Ainda assim, é importante deixar o tecido secar bem entre aplicações.
  7. Depois de restaurar a cor e remendar o tecido, deixe-o secar bem e aplique uma camada fina de condicionador de couro com uma esponja limpa. Comece pelos cantos e siga trabalhando em círculos pequenos, polindo bem todo o tecido. Aguarde a secagem completa do condicionador, que deve levar de duas a três horas. [17]
    • O condicionador de couro normalmente vem junto dos kits de reparo do tecido. Se não for o caso, você pode comprar o produto separadamente em lojas de produtos para couro ou na internet.
    Publicidade

Dicas

  • Aspire o sofá a cada uma ou duas semanas, mantendo-o assim sempre limpo e em bom estado.
  • Aplique um creme de proteção de couro a cada três meses para manter o sofá em bom estado.
Publicidade

Avisos

  • Alguns ligantes, colorantes e condicionadores de couro podem emitir vapores tóxicos e fortes. Para evitar problemas, sempre manuseie esses produtos em um espaço bem ventilado.
Publicidade

Materiais Necessários

Limpando o sofá

  • Aspirador de pó.
  • Vasilha pequena.
  • Colher (para misturar a solução de limpeza).
  • Água.
  • Vinagre.
  • Pano de microfibra.
  • Pano absorvente.

Eliminando manchas teimosas

  • Vasilha pequena.
  • Colher (para misturar a solução de limpeza).
  • Água.
  • Álcool isopropílico.
  • Pano de microfibra.
  • Laquê.
  • Óleo de eucalipto.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Suco de limão.
  • Bitartarato de potássio.

Remendando rasgos e furos

  • Remendo de couro ou de vinil.
  • Tesoura.
  • Pinça.
  • Cola para couro (ou outro tipo de cola flexível).
  • Livro pesado (ou um bloco de madeira).
  • Secador de cabelo (opcional).
  • Cola instantânea.
  • Lixa.

Restaurando couro desgastado

  • Jornal.
  • Composto de reparo de couro.
  • Esponjas.
  • Corante de couro.
  • Pistola spray ou aerógrafo (opcional).
  • Condicionador de couro.
  • Pano de microfibra.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 032 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade