Baixe em PDF Baixe em PDF

Vocês costumavam ser muito amigos, do tipo que estavam grudados o tempo todo? Quando a gente tem uma amizade assim, jamais pensa em se distanciar da pessoa, mas as circunstâncias da vida podem levar cada um por um caminho diferente e a distância de semanas se transformar meses, que, por sua vez, se transformam em anos. Retomar a amizade com um amigo perdido há muito tempo não é impossível de acontecer, só requer um pouco de tempo e paciência .

Parte 1
Parte 1 de 3:

Estabelecendo contato

Baixe em PDF
  1. Encontre a pessoa . A primeira coisa que você precisa fazer é localizar o amigo com quem perdeu a convivência. Se você ainda tiver alguma informação de contato dele ou algum amigo em comum, não vai ser problema. Por outro lado, caso você não tenha conhecimento algum do paradeiro do cidadão, vai ter que tentar localizá-lo de alguma forma.
  2. Conseguir fazer essa conexão com o conhecido é a parte mais difícil do processo. Experimente usar algum tipo de contato que ofereça uma confirmação de envio. [1] E-mail com confirmação de leitura e mensagem de texto são algumas das ferramentas mais fáceis para ajudar.
    • Fale sobre algo casual, como se nada tivesse mudado entre vocês durante esse tempo.
    • Outra ideia é falar sobre o distanciamento entre vocês e mostrar que lamenta que a amizade tenha chegado a esse ponto.
  3. Você pode estar mais do que pronto para voltar a conviver com seu amigo, mas não significa que ele esteja pronto para recuperar o tempo perdido e retomar o vínculo com você. A iniciativa você já tomou, que foi a de entrar em contato com ele, mas dê um tempo para o cara refletir sobre toda essa situação. [2] Não precisa surtar se ele não responder de imediato, espere de dois dias a uma semana.
  4. Se não tiver retorno algum dentro de uma semana, é hora de tomar uma decisão. Você tanto pode aceitar o fato de que a pessoa não está a fim de retomar a amizade e desistir ou pode tentar telefonar. Fazer uma ligação é uma atitude muito mais pessoal e você tem a chance de expressar toda a sua afeição pelo tom de voz, o que costuma ser bem recebido por qualquer um. [3] Só não fique surpreso se o desejo de uma reaproximação for apenas seu.
    • Sofrer rejeição é uma possibilidade. Se for esse seu receio, ligue em um momento em que a pessoa provavelmente esteja ocupada e deixe uma mensagem de voz.
    • A mensagem precisa ser leve, porém sincera. Um exemplo: “Oi, Dani. Nossa, quanto tempo que a gente não se fala, hein? O tempo passou voando. Só queria dizer que estou com saudades e gostaria de falar com você novamente”.
    • Anote o que deseja dizer.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adam Dorsay, PsyD

    Psicólogo e Terapeuta
    O Dr. Adam Dorsay é um psicólogo atuante em San Jose, California. É um dos criadores do Project Reciprocity, um programa internacional localizado na matriz do Facebook, e é consultor da equipe de segurança da Digital Ocean. Sua especialidade é tratar adultos bem-sucedidos com problemas de relacionamento, estresse, ansiedade e infelicidade. Em 2016, ministrou uma famosa palestra TEDx sobre homens e emoções. O Dr. Dorsay possui formação em Terapia pela Santa Clara University e recebeu seu título de Doutor em Psicologia Clínica em 2008.
    Adam Dorsay, PsyD
    Psicólogo e Terapeuta

    O primeiro passo é não pensar demais. Algumas pessoas acham que só é conveniente telefonar quando têm algo específico para falar. Na verdade, as pessoas deveriam telefonar umas para as outras pela simples vontade de ouvir uma voz amiga. Através desse tipo de contato você tem como sentir o tom de voz do outro. Quando tomar a iniciativa de telefonar, se a ligação cair na caixa postal, não desligue! Deixe uma mensagem de voz.

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reconstruindo a relação

Baixe em PDF
  1. [4] Depois de tanto tempo de separação, não é fácil retomar uma amizade de onde parou, esse tipo de situação exige esforço. Talvez você até sinta que é o único a se esforçar para fazer dar certo. Dê tempo ao tempo.
    • Em alguns casos, a reconexão é quase imediata, como se as pessoas tivessem se visto no dia anterior.
    • Em outros, no entanto, leva mais tempo, especialmente se uma das duas partes for mais seca, não muito dada a sentimentalismos.
  2. Uma coisa que pode ajudar bastante é a lembrança de como vocês ficaram amigos. Compartilhar uma memória divertida é uma das maneiras mais especiais de resgatar uma velha amizade.
  3. Depois de tanto tempo sem contato, é provável que muita coisa tenha mudado. Pergunte sobre a vida do seu amigo e fale sobre a sua. Vocês dois provavelmente cresceram muito como pessoas e devem ter muito a compartilhar e aprender um com o outro.
  4. Da mesma forma que você faria com qualquer outra pessoa com quem quisesse estreitar os vínculos, procure os interesses em comum entre você e seu companheiro das antigas. Vocês ainda são torcedores fanáticos de um time de futebol? Adoram conhecer novas cervejas artesanais? Qualquer coisa pode servir como ponto de partida para fortalecer ainda mais os laços.
  5. No início o esforço deve ser maior para restabelecer essa conexão de amizade. [5] Você pode até sentir que está se esforçando mais do que seu amigo, mas, com o tempo, as coisas vão ficando mais fáceis. Apenas tenha cuidado para não pressionar demais a outra pessoa.
    • Se depois de muitos encontros e conversas você sentir que é sempre você quem toma a iniciativa para tudo, comece a pegar mais leve.
  6. Encontre o ritmo ideal para que tanto você quanto ele possam se adequar com a presença um do outro com o passar do tempo. Tente se envolver na vida ele e abra espaço para que ele possa se envolver na sua. Compartilhar momentos vai fazer essa relação se fortalecer cada vez mais.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aceitando a responsabilidade

Baixe em PDF
  1. Às vezes as pessoas se afastam por circunstâncias da vida, outras vezes é uma das partes que se distancia. É importante entender e lidar com os motivos que resultaram no distanciamento ou no fim da amizade para evitar que o mesmo aconteça no futuro.
  2. Existem várias razões, umas boas e outras não tão boas assim, que levam as pessoas a se afastarem umas das outras. Para retomar o companheirismo de antes, primeiro tente entender o motivo de vocês terem se distanciado. As razões mais comuns:
    • Problemas amorosos. Tanto entre você e a pessoa de quem você se distanciou ou por causa de uma terceira pessoa conhecida dos dois;
    • Distância. A separação por mudança de cidade ou por cada um seguir um rumo na vida faz com que muitas amizades acabem esfriando;
    • Disputa. Uma briga da qual vocês nunca se reconciliaram;
    • Uma situação estressante. Algo doloroso ou difícil, como uma doença ou morte na família, que faz com a parte diretamente envolvida se afaste dos amigos;
    • Traição. Nada machuca tanto quanto ser apunhalado pelas costas por alguém em quem você confia.
  3. [6] Ao passo que muitas amizades acabam naturalmente, às vezes existe uma parte mais culpada do que a outra pelo afastamento. [7] Vai ser difícil conseguir se reaproximar do seu amigo se você não for capaz de assumir que também tem responsabilidade nessa história.
    • Continuar insistindo que é a culpa é do outro indica que você não está pronto para seguir em frente.
    • Talvez ele não se sinta pronto para se abrir novamente com você ao sentir que você acha que a culpa é dele.
  4. [8] Agora que você já sabe os motivos de vocês terem perdido contato, cuidado para não cometer as mesmas falhas novamente. A esperança é de que, daqui para a frente, a amizade seja repleta de bons momentos.
    Publicidade

Dicas

  • Deixe os problemas do passado para trás. Depois de conversar um pouco com seu amigo a respeito do que aconteceu, esqueça.
  • Se não tiver nenhum contato dele, dê um jeito de encontrá-lo .
  • Saídas casuais para tomar um café ou uma cerveja são ótimas para estreitar novamente os vínculos com um amigo.
  • Quando vocês se encontrarem pessoalmente, relaxe. Não há nada a temer! Se a pessoa não estivesse a fim de revê-lo, não teria concordado em sair com você.
  • Não há problema algum em falar sobre o passado, mas evite trazer problemas à tona ou discutir sobre uma situação conflituosa que já passou.
Publicidade

Avisos

  • Não use o reencontro como uma oportunidade para desenterrar conflitos antigos na esperança de fazer seu amigo assumir a responsabilidade. Se você estiver procurando alguém para culpar, é melhor não retomar o vínculo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 046 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade