Baixe em PDF
Baixe em PDF
A direção hidráulica é um sistema que permite ao motorista girar o volante sem fazer muito esforço. O sistema hidráulico de um veículo consiste de vários itens: um rack e um pinhão conectados às rodas fronteiras; um pistão dentro do rack e do pinhão, que é movido pelo fluido pressurizado pela bomba hidráulica, ajuda a virar as rodas; e um cilindro contendo o fluido acima da bomba. Caso haja vazamento do fluido, a direção fica mais pesada, e a bomba ou o rack e pinhão podem ser danificados sem a lubrificação. Por isso, é importante verificar o nível de fluido hidráulico regularmente e acrescentar fluido quando necessário.
Passos
-
Procure pelo tanque. Se você está tendo dificuldade para girar o volante ou tem um ruído estridente vindo dele quando ele gira, é provável que o fluido da direção hidráulica esteja baixo. O fluido hidráulico pode ser encontrado em um tanque cilíndrico perto de uma extremidade da correia de direção, e deveria estar claramente identificado. O cilindro pode ser plástico ou metálico.
- Se você não conseguir achar o tanque, procure pela localização no manual do fabricante. Geralmente o tanque de fluido hidráulico fica localizado no mesmo lugar na maioria dos carros. Entretanto, nos veículos mais novos, ele pode estar localizado em lugares diferente por economia ou design.
- Se o volante estiver travado, veja se a chave não está desgastada.
- A ignição pode estar desgastada. Verifique-a.
- Se o carro for automático, verifique se a marcha "P" está travada. Ela pode impedir o volante de girar.
-
Verifique o nível do fluido hidráulico. Se o tanque for de plástico translúcido, você será capaz de enxergar o nível de fluido dentro do tanque. Se o reservatório for de metal, ou se o plástico não for transparente, você pode verificar o nível do fluido com uma vara, que geralmente vem fixada à tampa.
- Em alguns carros, o fluido hidráulico só pode ser verificado precisamente depois que o motor estiver em funcionamento por um certo período, e algumas vezes você também pode girar o volante nas duas direções com o carro em ponto morto.
- Em outros carros, há uma graduação na vara ou no cilindro para medidas em ambos estado "quente", depois que o carro estiver funcionando, ou "frio", depois que o veículo está parado por um período de tempo. Outros carros podem ter as linhas "Min" e "Max" como limites aceitáveis para o nível de fluido hidráulico. Verifique se você está verificando o nível do fluido de acordo com a marcação correta.
-
Verifique quanto da vara está coberta pelo fluido hidráulico. Se você estiver usando uma vara para a medição do nível de fluido hidráulico, primeiro limpe qualquer excesso de fluido existente na vara quando você a tira do tanque, depois reinsira a vara no tanque o mais fundo que conseguir e retire novamente.
-
Examine the color of the power-steering fluid. Good power-steering fluid should be clear, amber or pinkish in color.
- Se o fluido hidráulico estiver marrom ou preto, significa que está contaminado com pedaços de borracha de mangueiras conectoras, selos ou anéis de vedação. Nesse caso, o ideal é levar o veículo a uma oficina mecânica para que um profissional possa avaliar se algum dos itens do sistema hidráulico precisa ser substituído, assim como o fluido.
- O fluido hidráulico pode parecer mais escuro do que realmente é. Se você estiver na dúvida, olhe para a cor da mancha do fluido no tecido ou papel toalha que você usou para limpar a vara de aferição. Se a mancha tem a cor que o fluido deveria ter, o fluido não está contaminado.
-
Acrescente fluido hidráulico de acordo com o necessário para completar o nível. Se o seu carro tem graduações no tanque, você pode acrescentar o fluido de uma só vez até que atinja o nível "quente" ou "frio" correto; se você verificou o nível com uma vara, acrescente o fluido aos poucos e vá conferindo para evitar encher demais o tanque.
- Esteja seguro de estar utilizando o fluido hidráulico recomendado para o seu carro, pois ele deve ter a viscosidade (espessura) correta para o sistema hidráulico do seu carro.
- A fábrica não recomenda usar fluido de transmissão para substituir o fluido de direção hidráulica. Há muitos tipos diferentes de fluido, sendo que qualquer erro pode ocasionar falhas graves.
- Tenha cuidado para não "encher demais" o tanque de fluido hidráulico. Provavelmente seja melhor "enche de menos" um tanque do que "encher demais". Isso porque o fluido hidráulico se expande com o calor. Se você encher o tanque "até a boca" e tentar dirigir seu carro, a pressão do fluido expandido pode causar problemas e gerar futuros danos que vão necessitar de caros reparos.
-
Substitua a tampa do tanque. Dependendo do modelo do seu carro, você pode ter que empurrar ou rosquear a tampa para fecha-la. Verifique se a tampa está firmemente fechada antes de fechar o capô.Publicidade
Dicas
- O fluido hidráulico deve ser verificado regularmente. Se você notar uma queda significativa no nível do fluido, ou tiver que acrescentar fluido frequentemente, seu carro pode ter um vazamento em alguma parte do sistema hidráulico. Se você ouvir um barulho quando você gira o volante, isso significa que a bomba hidráulica está precisando de fluido.
Publicidade
Avisos
- O fluido hidráulico também deve ser substituído de acordo com o intervalo indicado no manual do fabricante. O calor do motor e do ambiente externo irão, com o tempo, reduzir as propriedades do fluido e irão causar desgaste nos componentes do sistema hidráulico. Substituir o fluido hidráulico é mais barato do que ter que substituir a bomba hidráulica ou o rack e pinhão.
Publicidade
Materiais Necessários
- Estopa ou papel toalha;
- Funil;
- Fluido hidráulico.
Publicidade