Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo bom cristão fica maravilhado ao pensar no poder e na grandiosidade de Deus. Muitos acabam expressando esses sentimentos por meio da oração. Se quer aprender a ser assim, você veio ao lugar certo. Existem várias formas de orar: por meio da música e das artes, em grupo, com histórias da glória do Senhor e assim por diante. O importante é que a mensagem venha do seu coração!

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo uma oração tradicional

Baixe em PDF
  1. Na Bíblia, Jesus traz aos cristãos um "exemplo" de oração que se aplica a qualquer situação. Ele começa falando diretamente com o Senhor. Deus sabe que você está falando com ele, mas ainda assim é legal começar com um chamado. [1]
    • Use expressões como "Senhor Deus", "Pai", "Senhor" e assim por diante.
  2. Uma das formas mais simples de orar a Deus é agradecer pelo quanto Ele é bondoso. Salmos 96:4 traz: "Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses". Esse versículo não indica que Deus deve ser temido , e sim que Ele é maior que todos os outros deuses. [2]
    • Você pode orar assim: "Senhor, sou muito grato pelo Seu poder de criar a Terra e o Céu e de ainda se importar com cada um de nós".
  3. Se você é grato pelas bênçãos de Deus na sua vida, por que não agradece na oração? Pense nas melhores coisas que você tem, mesmo que pareçam bobeira: aquela promoção no trabalho, a amizade que retomou etc. [3]
    • Por exemplo: "Eu estou muito grato pelo Senhor ter intercedido na minha vida e nas minhas relações. Obrigado pelas oportunidades que me dá e por permitir que eu faça o que goste!".
  4. Você não precisa falar com Deus só quando tiver coisas boas a relatar. Agradeça pela sua vida e pelo sacrifício de Jesus até quando estiver passando por maus bocados — até mesmo para se lembrar da grandeza do Senhor e ganhar forças para continuar lutando. [4]
    • Por exemplo: diga "Deus, apesar de eu estar passando por uma fase complicada, o Senhor continua a me guiar. Obrigado por me dar forças e peço que me ajude a lutar pelo futuro".
    • 2 Crônicas 5 descreve um período em que os israelitas estavam diante da derrota certeira para um exército muito maior. No entanto, conforme marchavam, eles agradeciam a Deus com "Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre". A história conta ainda que Deus os abençoou com a vitória pela sua fé — e Ele faria o mesmo por você em períodos atribulados.
  5. Termine a oração com um pedido para Deus continuar se mostrando presente e enviando amor à sua vida. Assim, Ele vai ver o quanto você é grato pelo que tem e recebe. [5]
    • Você pode dizer algo simples, como "Senhor, peço que continue abençoando cada dia de minha vida com a Sua sabedoria".
    • Termine a oração com algo como "Em nome de Jesus, amém". [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Buscando novas formas de orar a Deus

Baixe em PDF
  1. Não importa onde está (na sua casa ou na igreja), você sempre pode erguer as mãos para o céu e agradecer a Deus. Esse gesto simboliza a aproximação do homem com o Senhor. [7]
    • Esse ato é descrito em Salmos 134:1-2: "Eis aqui, bendizei ao Senhor todos vós, servos do Senhor, que assistis na casa do Senhor todas as noites. Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor".
    • Você pode até bater palmas, ainda mais durante cânticos. [8]
  2. A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que oraram a Deus por meio da música. Salmos 40:3, por exemplo, traz: "Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus". Esse versículo indica que a música não só é uma linda ferramenta, mas que Deus deu essa dádiva aos homens por um motivo. [9]
    • Você pode ainda usar instrumentos musicais para orar a Deus, como descreve 2 Crônicas 5:13-14: "E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque Ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre".
  3. Se você não tem muito gosto para música, pelo menos recorra às outras dádivas de Deus, como para a escrita, a pintura e o teatro. Use todos os seus talentos. [10]
    • Por exemplo: se você é uma pessoa artística, faça uma pintura de um dos seus cenários favoritos e, enquanto isso, medite sobre o fato de que Deus criou um mundo tão cheio de beleza natural.
    • Se você é escritor, escreva um poema em oração a Deus.
    • Se Deus abençoou você com a dádiva da interpretação, escreva ou participe de uma encenação ao Senhor.
  4. Se você precisa de uma ajudinha para orar a Deus, consulte a Bíblia em busca de exemplos de adoração. Leia tudo para se aproximar do Senhor!
    • O livro de Salmos é um ótimo material de estudos. Salmos 34:1, por exemplo, traz: "Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca".
  5. Se você sente a presença de Deus na sua vida, por que não começa a espalhar a bondade d'Ele? O evangelismo é uma excelente maneira de orar ao Senhor, já que mostra gratidão pelo bem que Ele faz. [11]
    • Nem todo mundo é receptivo à mensagem de Deus. É normal; não desanime da sua fé!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 032 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade