PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A ave-maria é uma oração católica tradicional que roga pela intercessão da Virgem Maria, mãe de Jesus. Ela pede que Maria rogue por todos os pecadores e se comunique com Deus por nós. Reze-a sempre que precisar de apoio; considere repeti-la três vezes após acordar a cada manhã e antes de se deitar à noite. Muitas pessoas gostam de usar rosários ou "montar" locais especiais dedicados à oração — para aumentar seu poder — mas usar as palavras é suficiente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Rezando a ave-maria

PDF download Baixe em PDF
  1. Ave-maria, cheia de graça. O Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus! Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém . [1]
    • Para uma versão mais moderna da oração, troque "sois" por "és", "vosso" por "teu" etc. [2] Caso queira honrar a tradição, continue usando a versão clássica da ave-maria; no entanto, lembre-se de que ela é uma tradução do latim arcaico. Pergunte a si mesmo o que é mais importante: as palavras específicas ou o seu significado.
  2. Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Iesus. Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostrae. Amen .
  3. Essa é uma prática católica tradicional, na qual se deve repetir a oração três vezes em prol da pureza e de outras virtudes. Faça isso logo após acordar pela manhã e logo antes de se deitar à noite (depois de fazer um exame da sua consciência). Reze-as em sequência — intercaladas por orações normais — para honrar o poder, a sabedoria e a misericórdia de Maria:
    • Diga as seguintes palavras antes da primeira ave-maria: "Ó Maria, Virgem Poderosa, a Vós, a quem nada é impossível... Por esse mesmo poder com que Vos agraciou o Pai Todo-Poderoso, eu suplico: assisti-me nas necessidades em que me acho: (Diga que favor deseja receber) . Já que podeis socorrer-me, não me abandoneis, ó Vós que sois a Advogada das causas mais desamparadas! Parece-me que a glória de Deus, Vossa honra e o bem de minha alma estão empenhadas na concessão deste favor. Se, pois, como penso, esta graça é conforme a muito amável e muito santa Vontade de Deus, eu Vos peço, Ó Onipotência suplicante, intercedei por mim junto ao Vosso Filho que nada Vos pode recusar. Eu Vo-lo peço de novo, em nome do Poder sem limites que o Pai Celeste Vos comunicou e, em honra do qual, Vos digo, em união com Santa Matilde, a quem revelastes a prática das três Ave-Marias: (Reze a ave-maria) ."
    • Diga as seguintes palavras antes da segunda ave-maria: "Virgem Soberana, que sois chamada o Trono da Sabedoria, porque a sabedoria incriada, o Verbo de Deus, residiu em Vós... Vós a quem este adorável Filho comunicou toda a amplidão de Sua ciência divina, na medida em que a criatura mais perfeita podia recebê-la... Vós conheceis a grandeza de minha miséria e a necessidade que tenho de Vossa assistência. Confiando em Vossa excelsa sabedoria, eu me abandono inteiramente em Vossas mãos, a fim de que disponhais tudo com força e doçura, para maior glória de Deus, e o maior bem de minha alma. Dignai-Vos, pois, vir em meu auxílio pelos meios que sabeis serem os mais próprios, para atingir este fim. Ó Maria, Mãe da Divina Sabedoria, dignai-Vos, eu Vos suplico, obter-me a graça preciosa que solicito, eu Vo-lo peço em nome dessa mesma Sabedoria incomparável de que o Verbo, Vosso Filho, Vos iluminou, e em honra da qual Vos digo em união com S. Antônio de Pádua e S. Leonardo de Porto Maurício, os mais zelosos pregadores de Vossas três Ave-Marias: (Reze a ave-maria) ."
    • Repita esta frase antes de rezar a terceira ave-maria: "Ó boa e terna Mãe, e verdadeira Mãe de Misericórdia, que nestes últimos tempos Vos denominastes 'Mãe de toda Misericórdia', eu venho suplicar-Vos que useis para comigo de Vossa bondade compassiva. Quanto maior for a minha miséria, tanto mais deve ela excitar Vossa compaixão. Eu o sei, absolutamente não mereço a graça preciosa que Vos peço, eu que Vos tenho contristado tantas e tantas vezes, ofendendo Vosso Divino Filho. Mais, se fui culpado, muito culpado, arrependo-me sinceramente de ter ferido o Coração tão terno de Jesus e o Vosso. Além disso, não sois Vós, como revelastes a uma de Vossas servas, Santa Brígida, a Mãe dos pecadores arrependidos? Perdoai-me, pois, minhas ingratidões passadas e considerando unicamente Vossa Bondade e misericórdia, assim como a glória que disso advirá a Deus e a Vós, obtendo-me da misericórdia Divina a graça que imploro pela Vossa intercessão. Ó Vós, que ninguém jamais invocou em vão, 'Ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce Virgem Maria!', dignai-Vos socorrer-me, eu Vo-lo peço, por essa misericordiosa bondade com a qual o Espírito Santo Vos cumulou para nosso bem em honra da qual Vos digo, com S. Afonso M. de Ligório, o apóstolo de Vossa misericórdia e o autor das três Ave-Marias: (Reze a ave-maria) ."
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando-se para rezar

PDF download Baixe em PDF
  1. Qualquer lugar serve, mas você poderá chegar a um nível ainda maior de reflexão caso organize um espaço calmo e específico para proferir as palavras. Algumas pessoas gostam de fazer a oração em locais quietos e solitários, enquanto outras preferem recitá-la em uma igreja ou em sessões em grupo. Encontre um local e um horário onde se sinta em paz, confortável e pensativo.
  2. Apoiar-se nos joelhos para rezar a ave-maria é tradicional, embora você também possa ficar de pé. De qualquer maneira, deixe as costas eretas e a cabeça erguida. Encare algo de significado: um altar, uma imagem ou estátua de Maria ou outro objeto que, para você, aumente a força das palavras.
    • Se escolher se ajoelhar, faça-o sobre um banco de oração, uma almofada ou sobre o chão. Se escolher ficar de pé, tente manter as pernas eretas e uma postura sólida. Tire o foco desses membros — concentre-se nas palavras e no seu significado.
  3. O terço é uma sequência de orações da religião católica que Maria, mãe de Jesus, pediu que memorizássemos; é a meditação sobre os mistérios da vida de Cristo. A ave-maria é rezada com um conjunto de contas, usadas para marcar o número de cada repetição. Compre um terço na internet, em uma igreja, em lojas de produtos religiosos etc. Se não encontrar esse item, faça seu próprio .
  4. Essa frase é dita antes da ave-maria e serve para "criar o clima" da oração em si. Ao dedicar suas palavras à Santíssima Trindade, você estará dizendo que não está rezando para Virgem Maria em si, mas sim pedindo que ela rogue a Deus por você.
  5. Aponte os dedos para cima para fazer a "postura de oração" clássica. Assim, você concentrará suas energias física e espiritual em um só ponto, deixando a oração ainda mais significativa.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Entendendo a ave-maria

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa oração, também chamada de Saudação Angélica, é parte da tradição católica e pede pela intercessão da Virgem Maria, mãe de Jesus. No catolicismo, ela forma a base das orações do Rosário e do Ângelus. Ademais, há, nas Igrejas Ortodoxa e Católica, uma oração semelhante que é usada em liturgias formais, em grego e em versões traduzidas. Também é empregada por muitos grupos que se encaixam na tradição católica do Cristianismo — incluindo os Anglicanos, os Católicos Independentes e os Velhos Católicos.
    • Algumas denominações Protestantes, como os Luteranos, também usam certos tipos de oração.
  2. Muitos católicos acreditam que, embora fosse uma jovem mulher devota a Deus e escolhida para carregar o Salvador, Maria não era divina. Segundo essa narrativa, ela cometia pecados; por isso, não deveria ser venerada ou receber orações. Outros, no entanto, reverenciam a Virgem e acreditam que a devoção a ela os aproxima do Senhor. [3]
  3. O texto da oração de ave-maria incorpora duas passagens da Bíblia: "Salve, agraciada; o Senhor é contigo" (Lucas 1:28) e "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre" (Lucas 1:42). A terceira parte da oração não vem da Bíblia; ademais, muitos acreditam que ela traz uma contradição direta aos preceitos das Escrituras: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém".
    • A primeira passagem (Lucas 1:28) foi falada pelo Anjo Gabriel quando disse a Maria que ela havia sido escolhida para carregar o Messias no ventre.
    • A segunda passagem (Lucas 1:42) cita as boas-vindas dadas a Maria por sua prima Isabel durante uma visita. Isabel também estava grávida na época — seu filho viria a ser João Batista. [4]
    Publicidade

Dicas

  • A oração forma o alicerce de várias outras devoções a Maria, como as do Ângelus e a do Rosário.
  • Também pode ser útil ter a imagem da Virgem Maria próxima ao recitar a oração.
Publicidade

Avisos

  • Não confunda a ave-maria com orações à Virgem Maria. O objetivo de recitá-la é pedir, com sinceridade, que ela ore conosco e por nós perante a Deus — que é a única fonte de santidade e bênção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 111 721 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade