Baixe em PDF Baixe em PDF

Você gosta de alguém, mas não consegue criar coragem de confessar seus sentimentos? Obviamente, há sempre o risco de você ser rejeitado, mas o fato de nunca dizer o que sente também é prejudicial. Abaixo, vamos ajudá-lo a entender se realmente gosta da pessoa e a escolher a melhor hora para ter aquela conversa . Também vamos dar algumas dicas para facilitar a sua vida independentemente da sua decisão. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 2:

Tomando uma decisão

Baixe em PDF
  1. Se está pensando se deve ou não se declarar, pare e seja sincero consigo mesmo ao avaliar por que gosta da pessoa . Se vocês têm gostos em comum, se divertem quando saem juntos e têm os mesmos valores na vida (coisas como se dedicar aos estudos e passar tempo com a família), é provável que sejam uma boa combinação! [1]
    • Se não conhece bem a pessoa, talvez você esteja simplesmente apaixonado pela aparência física ou pela forma com a qual ela se apresenta. Se for o caso, é provável que você tenha construído uma imagem irreal dela na sua cabeça, e essa não é a melhor base para um relacionamento saudável.
  2. Em vez de admirar o outro de longe ou de confessar seu amor logo de cara, tente passar mais tempo com a pessoa. Assim, você conseguirá conhecê-la melhor e permitirá que ela o conheça também. Isso vai ajudá-lo a avaliar se deve ou não confessar sua quedinha ou se gosta mais da pessoa como amiga mesmo. [2]
    • Se estudam juntos, tente passar um tempo com ele no intervalo, fazer trabalhos juntos ou simplesmente curtir com os amigos de vocês.
    • Você também pode convidar seu crush para sair com seu grupo de amigos fora da escola.
    • Se já são mais velhos e a pessoa tem um carro, peça uma carona para poder passar um tempinho a sós com ela!
  3. Fique atento aos sinais de que seu crush também gosta de você . Se for o caso, a pessoa também vai prestar muita atenção em você! Ela pode ficar encarando e rir das suas piadas sem graça, por exemplo. Obviamente, esses não são sinais comprovados de sentimentos, mas eles ajudam a ter uma ideia melhor do que o outro pensa. [3]
    • Se a pessoa parece se lembrar de pequenos detalhes sobre você, reluta em se despedir de você ou encontra motivos para tocar em você, ótimo sinal também!
    • Lembre-se de que o romance não é uma ciência exata. Às vezes, a pessoa pode agir de uma forma específica, mas sem querer passar nenhuma mensagem subliminar.
  4. É bastante tentador simplesmente nunca confessar seu amor por medo da rejeição. Entretanto, se já parou para pensar bem no que o leva a gostar dessa pessoa, está convencido de que ela é a certa para você e há uma possibilidade de que os sentimentos dela são recíprocos, vá fundo!
    • Mesmo que bote a cara no mundo e seja rejeitado, você pelo menos tentou e teve coragem. Orgulhe-se por ter tentado!
    DICA DE ESPECIALISTA

    Elvina Lui, MFT

    Terapeuta de Casamento e Família
    Elvina Lui é uma Terapeuta de Casamento e Família especializada em terapia para relacionamentos em San Francisco. Recebeu seu título de Mestra em Terapia pela Western Seminary em 2007, treinando no Asian Family Institute em San Francisco e na New Life Community Services em Santa Cruz. Possui mais de 13 anos de experiência no ramo e é treinada na metodologia de contenção de danos.
    Elvina Lui, MFT
    Terapeuta de Casamento e Família

    Nossa especialista concorda: Não se deixe levar pelo medo. Se quer estar em um relacionamento com essa pessoa, você viu algo nela que o moveu. Não tenha medo de dar um salto de confiança, pois isso é melhor do que deixar o amor escapar de você.

  5. É bem difícil aceitar que um crush não sente o mesmo por você, mas isso pode acontecer. Se já tentou passar um tempo com o outro, mas ele não parece interessado da mesma forma que você está, afaste-se um pouco e veja se vocês são mesmo compatíveis. [4]
    • Você deve seguir em frente principalmente se o outro não responde suas mensagens, parece desinteressado em conversar com você ou faz provocações de forma maldosa. A pessoa provavelmente não tem interesse em você se discute outros interesses românticos na sua presença.
    • Evite se declarar para uma pessoa comprometida, pois isso só vai causar problemas, para todos os envolvidos

    Conselhos de Relacionamento: Lembre-se: se uma pessoa gosta de você, ela nunca deve fazer com que se sinta mal. Se o seu crush faz isso, foque sua atenção em alguém que o coloca para cima!

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Achando a hora certa

Baixe em PDF
  1. Depois de decidir que vai contar ao crush que gosta dele, vá rápido! Quanto mais tempo passar maiores são as chances de você pensar demais no assunto e não fazer nada. [5]
    • Mesmo que a pessoa rejeite seus avanços, agir rápido também permitirá que você se recupere mais cedo. Se ela disser sim, então vocês podem avançar com o relacionamento mais rápido também!
    • Se está difícil achar a coragem para falar com a pessoa, defina um prazo limite para si próprio e marque em seu calendário! [6]
  2. Mesmo que a pessoa goste de você, a confissão dos seus sentimentos pode ser uma grande surpresa emocional. Se ela já estiver lidando com muita pressão, talvez você só piore a situação. Antes de se declarar, pergunte como a pessoa vai: se ela parecer estressada ou cansada, é melhor deixar o papo para outro dia. [7]
    • Por exemplo, se o crush tem uma apresentação importante chegando, está começando em um novo emprego ou simplesmente não está se sentindo bem, dê um pouco de espaço a ele.
  3. Se contar ao outro que gosta dele na frente de um monte de gente, pode ser que ele se sinta meio envergonhado ou desconfortável. Evite isso procurando um horário no qual consigam conversar a sós. Convide-o para encontrar você em algum lugar, chame-o para caminhar ou simplesmente aborde-o quando estiver sozinho. [8]
    • Se estiverem no meio de um grupo, por exemplo, diga algo como: "Oi Paulo, vou pegar uma bebida e queria falar com você um segundinhos. Pode me acompanhar?" Fale de forma casual para relaxar o outro.
    • Você também pode falar algo como: "Me espera após a aula para irmos embora juntos?" Assim, vocês terão um tempo para conversar em um momento no qual não têm muito o que pensar.
  4. Conversar cara a cara parece impossível? Bom, é possível usar a tecnologia para contornar isso. Pegue o número da pessoa e mande uma mensagem perguntando se ela pode conversar. Se ela estiver livre, ligue ou mande uma mensagem confessando seus sentimentos. [9]
    • Isso também pode ajudar a tirar um pouco a pressão do outro, já que ele não precisa responder imediatamente.
    • As regras de etiqueta para conversa por telefone ou mensagem de texto são as mesmas das conversas cara a cara. Fale apenas quando tiver a atenção exclusiva da pessoa, e evite tocar nesse assunto quando ela estiver cansada ou estressada.
  5. Gosta de alguém mas não tem muitas oportunidades de ver essa pessoa? Conversar por videochamadas pode ser uma boa opção. Existem muitos aplicativos que facilitam esse tipo de relacionamento, basta ter um celular ou computador com câmera. [10]
    • As principais opções de vídeo chamada são o Facebook, o Skype, o Snapchat e o FaceTime (caso tenham iPhones ou computadores Mac).
  6. Não confesse o seu amor por alguém se vão ficar juntos por muito tempo, pois isso pode criar uma experiência exaustiva e desconfortável para ambos caso a pessoa não sinta o mesmo por você. É bom também criar um plano que envolva dar um pouco de espaço para o outro pensar antes de responder. [11]
    • Por exemplo, provavelmente não é uma boa ideia confessar que é apaixonado pela pessoa no começo de uma viagem longa de carro, pois nenhum dos dois vai ter a opção de ir embora caso as coisas pareçam desconfortáveis.

    Pronto para contar ao seu crush como se sente? Confira nosso artigo Como se Declarar para o Paquera !

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 741 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade