Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso esteja pensando em trocar um iPhone por um Android, seja Samsung ou qualquer outra marca, você não está sozinho! Há vários tipos de dispositivos com o sistema operacional do Google, de diversos tamanho, formatos e preços, ou seja: há um Android para todo mundo. Mas o que fazer se os recursos que você mais utiliza no iPhone não estão disponíveis nos aparelhos de outras marcas? Você pode estranhar ao fazer a mudança, então, leia este artigo e veja quais funcionalidades que estão disponíveis nos iOS e que poderão fazer falta no Android.

1

Integração “sem amarras” com o Mac e outros aparelhos da Apple.

Baixe em PDF
  1. Com um Android, não será mais possível compartilhar a Área de Transferência, o seu trabalho entre os dispositivos ou sequer enviar mensagens em SMS e MMS a partir do Mac. [1]
    • Quem usa o Calendário do Mac não receberá mais notificações de eventos no Android. Será preciso transferir tudo ao Calendário do Google nos dois dispositivos para voltar a ser avisado dos próximos eventos em ambos.
    • Como o navegador Safari não está disponível para o Android, é impossível importar os favoritos para esse sistema operacional. Se esse aspecto for importante para seu trabalho e sua praticidade, instale o Chrome no Mac e utilize-o também no Android para sincronizar todas as alterações, como antes fazia no Safari.
    • Usuários do Windows vão notar uma melhora ao trocarem por um dispositivo da linha Samsung Galaxy, e a ferramenta “Link to Windows” ou “Ligar ao Windows” permitirá que você transfira conteúdo entre os dispositivos e até use apps do Android diretamente do PC. [2]
    Publicidade
2

Recursos exclusivos do iMessage, da Apple.

Baixe em PDF
  1. Quem possui um iPhone, ao trocar mensagens com outra pessoa também portando esse aparelho, conseguirá se aproveitar de funcionalidades que não estão disponíveis no Android, principalmente devido ao iMessage, que possibilita o envio e recebimento de mensagens por Wi-Fi e pacote de dados em vez de SMS e MMS. Veja algumas das principais vantagens dele:
    • Enviar mensagens com efeitos, como balões, fogos de artifício e bolhas . [3]
    • Instalar recursos do iMessage dentro do programa “Mensagens”, incluindo pacotes de figurinhas e jogos para interação com outros donos de iPhone.
    • Enviar e receber mensagens secretas com tinta invisível.
    • Pagar e ser pago com o Apple Pay enquanto troca mensagens.
    • Criar e compartilhar seus Memojis.
3

Uso do AirPlay em TVs e alto-falantes compatíveis.

Baixe em PDF
  1. Se você está acostumado a ouvir músicas e ver filmes usando a Apple TV, o Mac ou alto-falantes compatíveis com o AirPlay, você terá um pouco de dificuldade ao comprar um Android. Nenhum aparelho terá suporte a essa tecnologia, portanto, se você possui um dispositivo que funciona apenas com o AirPlay, seja para espelhar a tela de um vídeo ou para ouvir música, será impossível fazer o compartilhamento sem instalar softwares pagos.
    • No entanto, talvez não seja um grande problema se for possível usar o Chromecast, compatível com os Androids e também com a grande maioria dos alto-falantes e TVs smart.
    Publicidade
4

Praticidade do FaceTime para ligar a amigos e parentes.

Baixe em PDF
  1. No Android, é possível apenas receber chamadas pelo FaceTime, ou seja, quando uma pessoa com iPhone liga e envia um link com um convite (recurso disponível a partir do iOS 15). Antigamente, usuários do Android não tinham opção alguma de interagir com o FaceTime, mas os passos continuam um pouco complicados de se explicar para quem não possui tanta afinidade com tecnologia. [4]
    • Por outro lado, como o WhatsApp é muito popular no Brasil, basta utilizá-lo para fazer videochamadas. É importante ter um pacote de dados contratado à operadora, ou as ligações poderão ser feitos somente com rede Wi-Fi. Faça ligação pressionando o botão de uma câmera, na página de conversa com um contato. Outra opção é o Google Meet, que funciona tanto em iOS quanto em Androids. Quando seus amigos com iPhone instalarem o app, ele poderá ser usado para baterem um papo em vídeo a qualquer momento.
    • Os fãs do Memoji, no entanto, vão se decepcionar, já que não há como utilizar essa ferramenta nas chamadas por FaceTime através do Android.
6

Atualizações de sistema rápidas e frequentes.

Baixe em PDF
  1. Mesmo que sejam frequentes ao ponto de serem incômodas, você pode sentir falta delas ao trocar para um Android. Como as atualizações para iPhone são liberadas diretamente pela Apple, todos os dispositivos, seja qual for o modelo, a recebem ao mesmo tempo. Já quando o Google libera uma versão mais atual, cada fabricante tem uma programação própria para disponibilizar a atualização.
    • Geralmente, os iPhones continuam recebendo upgrades até seis anos após a compra, enquanto os Androids, após dois ou três anos, param de ter incrementos.
    • A exceção é a Samsung, que promete ao menos quatro anos de atualizações de segurança para seus smartphones mais populares e top de linha. [5]
7

Facilidade em achar capinhas e outros acessórios para iPhone.

Baixe em PDF
  1. Há centenas de modelos do Android a sua disposição a qualquer momento, cada um com especificações, tamanhos e fabricantes distintas, ao contrário dos dispositivos iOS. Devido à grande de variedade de aparelhos Android, é mais frequente ficar em dúvida e não saber qual é a capinha ou case que é compatível com o seu modelo, por exemplo.
    • Atualmente, as entradas USB-C são padrão para o Android e os cabos podem ser encontrados em qualquer loja de produtos de informática. Além disso, os carregadores são mais baratos que os do iPhone e podem até funcionar com outros aparelhos.
    • Como os modelos da Samsung são os mais populares entre os Androids, é mais fácil encontrar capinhas e acessórios para os smartphones e Tablets dessa marca.
    Publicidade
8

Fazer o AirDrop com arquivos e mídias para outros dispositivos Apple.

Baixe em PDF
  1. O recurso AirDrop permite que você compartilhe com facilidade qualquer arquivo com alguém que esteja por perto e use um iPhone, iPad ou Mac. Porém, assim como outros dispositivos da Apple, o AirDrop não é compatível com aparelhos Android, e ainda que o sistema desenvolvido pelo Google tenha o Nearby Share, essa tecnologia só funciona com outros Androids.
    • Ainda assim, há várias maneiras de compartilhar arquivo de um Android para um iPhone, iPad ou Mac, como através do Google Drive ou do iCloud.
9

Recurso de desabilitar aplicativos para abrir espaço.

Baixe em PDF
  1. Não há opções parecidas para o Android, já que é possível apenas apagar os dados do software sem o remover, ou desinstalá-lo e excluir as informações ao mesmo tempo.
    • A vantagem é que é possível instalar cartões MicroSD nos Androids, ou seja, não haverá muita dificuldade para aumentar o espaço de armazenamento quando for necessário. Caso note que precisa sempre apagar aplicativos do iPhone para conseguir adicionar outros, a mudança para um aparelho Android pode acabar sendo vantajosa.
    • Além disso, o Google oferece um serviço de armazenamento em nuvem parecido com o iCloud, com muito espaço para fazer o backup de fotos, vídeos e todos os tipos de arquivos.
    Publicidade
10

Facilidade de uso.

Baixe em PDF
  1. Após aprender a navegar e se aproveitar das principais funcionalidades do seu iPhone, você conseguirá usar qualquer modelo da mesma forma. Cada Android, no entanto, apresenta novos aplicativos e interfaces distintas. A facilidade de uso é algo subjetivo, já que os aparelhos com o SO do Google geralmente são mais recomendados para quem gosta de personalizar o celular e ter acesso a diversos tipos de apps.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 630 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade