PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É a sua imaginação, ou sua cabeça está ficando meio pelada? O que todo este cabelo está fazendo no ralo? Você costumava ser como um dos Beatles, e agora consegue ver o próprio couro cabeludo! Há tipos diferentes de calvície e alguns sinais claros de que você está ficando careca. O afinamento do cabelo é comum, assim como padrões de calvície, mas não se preocupe, pois o problema pode ser tratado.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Avaliando a perda de cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Só porque está vendo cabelo no travesseiro ou no ralo, não necessariamente está ficando careca. Observe sua cabeça. Linhas recuadas podem ser um bom sinal de que você está ficando calvo; já a perda de cabelo em certas regiões pode estar relacionada a outras causas. É importante avaliar por inteiro os possíveis motivos, pois a queda de cabelo pode indicar outros problemas de saúde.
  2. A maioria das pessoas perde entre 50 e 100 fios por dia. [1] Caso esteja preocupado porque notou seu cabelo caindo recentemente, essa informação pode acalmá-lo. Saiba que há muitas razões para a queda de cabelo.
    • Avalie a situação. A queda pode ter um ou mais fatores que contribuam para ela. Os mais comuns são a idade e a genética. Se você tiver chegado à puberdade e seu cabelo estiver afinando gradualmente, porém com regularidade, esse processo é normal.
    • O motivo mais comum para a queda de cabelo é a genética. Padrões de calvície na família podem ser um bom indicador para você saber se vai ou não ficar careca. [2]
    • Cerca de 95% da queda de cabelo em homens é devida a um padrão de calvície masculina. [3]
    • Cerca de 40% dos homens têm perda de cabelo perceptível aos 35 anos. [4]
    • A maior parte dos casos de calvície feminina ocorre após a menopausa. [5]
    • Metade dos homens com mais de 50 anos tem algum tipo de queda de cabelo. [6]
  3. Meça os níveis de estresse . Ele pode causar perda de cabelo direta e indiretamente por meio de uma variedade de mecanismos biológicos. Controlar os níveis de estresse o ajudará a reduzir a queda de cabelo relacionada a ele. Se deixado de lado, esse estado se torna uma ameaça à saúde. Ele não se refere aos pequenos estressores da vida, mas sim às coisas que tiram o sono ou causam grandes mudanças no apetite. [7] Experimente atividades como meditação, corrida, esportes em equipe ou ioga para lidar com o problema.
    • Uma causa comum de calvície é o nível de testosterona no corpo, que pode ser ditado pela genética e pelo estresse. [8] Experimente atividades que liberem o estresse ou passe mais tempo com a família. As atividades que diminuem esse estado mostraram-se capazes de reduzir a velocidade da calvície.
    • O choque é outro fator que pode levar à queda de cabelo. Seu corpo não é uma série de partes separadas. Se você tiver sofrido um evento traumático no passado recente, como uma mudança repentina no estilo de vida, uma morte na família ou a perda de um trabalho importante, sofrer queda de cabelo alguns meses depois é normal. [9]
    • O estresse oxidante, causado pela exposição aos radicais livres, mostrou-se capaz de contribuir para a queda de cabelo. [10] Os antioxidantes encontrados em diversos alimentos, como mirtilo, açaí e chá verde, podem ajudar a diminuir esse tipo de estresse no corpo.
  4. Não abuse dos fios. Às vezes, a queda é causada pela própria pessoa. Uma variedade de estilos e tratamentos capilares pode causar danos sérios ao cabelo e ao couro cabeludo. Tome um cuidado extra para não provocar a calvície ao buscar um estilo.
    • O cabelo amarrado muito apertado pode se separar lentamente das raízes. Se você gosta de fazer tranças ou rabos de cavalo, tente soltar o elástico um pouco para ajudar a reduzir a tensão. Esse tipo de queda de cabelo é chamado de alopecia. [11]
    • O abuso de tratamentos capilares, tinturas e permanentes pode deixar o cabelo quebradiço e frágil e levar à queda.
  5. A queda de cabelo pode não estar relacionada a padrões de calvície hereditários. Ela também pode ser causada por fatores hormonais. Um médico pode ajudar você a avaliar seus níveis de hormônios.
    • A calvície masculina ou feminina típica é causada por hormônios sexuais que desencadeiam um padrão permanente de queda de cabelo.
    • Outros fatores hormonais que podem causar queda temporária de cabelo são aqueles causados pela gravidez, pelo nascimento de filhos, pela menopausa ou pela interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais. [12]
  6. Há também fatores médicos que podem desencadear a queda de cabelo, alguns temporários e outros permanentes, dependendo do tipo de problema e da sua gravidade.
    • Os problemas de tireoide podem resultar em desequilíbrios hormonais que levem à queda de cabelo.
    • A Alopecia areata é uma doença do sistema imunológico que faz com que o corpo ataque os folículos capilares. Se você vir queda de cabelo na forma de espaços redondos e lisos, essa pode ser a causa. [13]
    • Desnutrição.
    • As infecções no couro cabeludo, como a micose, podem fazer o cabelo cair, enquanto livrar a cabeça da infecção geralmente resultará em renovação do crescimento dos fios.
    • Se suspeitar de algum desses problemas, consulte um médico.
  7. Caso esteja tratando doenças crônicas como pressão alta, problemas cardíacos, depressão, artrite ou câncer, os medicamentos prescritos para tratar esses problemas podem causar queda de cabelo. Se acreditar que esse é o caso, discuta uma prescrição alternativa. Muitos remédios têm alternativas com um conjunto diferente de efeitos colaterais.
  8. Uma alimentação com pouco ferro e proteínas pode deixar a cobertura capilar do couro cabeludo rala. A falta de nutrição adequada inibe a habilidade do corpo de funcionar, e um baixo consumo de nutrientes pode ser diretamente responsável pela queda de cabelo. Talvez a queda esteja relacionada a sua dieta e possa ser resolvida com medidas alimentares. [14]
    • Os distúrbios alimentares como a anorexia ou a bulimia podem causar queda de cabelo. [15]
    • As dietas radicais são outro fator que contribui para o problema, combinando a desnutrição a um tipo de choque, pois seu corpo às vê apenas como inanição.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Tratando a queda de cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de determinar que está mesmo ficando careca e que esse processo está fora de controle, como no caso da genética, você pode aceitar seu corpo como é ou tentar "arrumá-lo". A eficácia dos tratamentos dependerá da genética, da disposição e das condições financeiras.
    • O Minoxidil é uma solução de venda livre para alguns tipos de calvície. Ele teve certo sucesso desacelerando a queda de cabelo ou até recuperando o crescimento dos fios. No entanto, esse produto só é eficaz na queda na parte de trás da cabeça, não na frente. Os efeitos colaterais incluem irritação e crescimento capilar indesejável na face. [16]
    • A Finasterida é uma pílula prescrita tomada diariamente para tratar a calvície masculina. Os resultados incluem diminuição da taxa de queda de cabelo e, em alguns, crescimento dos fios. Os efeitos colaterais podem incluir depressão, queda do desejo e da função sexual e um risco baixo, porém presente, de câncer de próstata de desenvolvimento rápido. O medicamento não é recomendado para mulheres em idade fértil. [17]
    • Os transplantes capilares funcionam transplantando pequenas seções de pele, cada uma contendo alguns fios, da parte de trás ou das laterais do couro cabeludo. Essas seções são então presas às partes carecas da cabeça. O transplante não parará a calvície e pode exigir tratamentos extras ocasionais, conforme a queda de cabelo progride. [18]
    • A redução do couro remove cirurgicamente parte da pele careca da sua cabeça. Essa pele é removida, e o couro com cabelo é colocado no lugar dela. [19]
  2. Talvez você não queira passar pela dor dos implantes ou pela possibilidade de que parte do cabelo cresça de novo. Você pode estar sofrendo de uma queda de cabelo temporária se, por exemplo, estiver fazendo quimioterapia. Existe a alternativa testada e comprovada que homens e mulheres têm usado há séculos: a humilde peruca.
    • As perucas vêm em todos os formatos, estilos, cores e materiais. Você pode comprar algumas das mais baratas para descobrir quais estilos e cores ficam bem em você ou encontrar um fabricante de perucas personalizadas que possa recriar seu estilo normal para que a cobertura fique natural.
    • Há perucas de cabelo humano disponíveis e elas podem ser muito boas - por um valor muito alto.
    • Algumas instituições de caridade, como a Fundação Laço Rosa [20] oferecem perucas para crianças e adultos com queda de cabelo permanente ou duradoura. Os acessórios são feitos de cabelo humano e estão disponíveis a um número limitado de beneficiados gratuitamente ou por preços mais acessíveis, dependendo das necessidades. As instituições também podem vender perucas no varejo para se financiarem. Elas podem ser boas fontes de perucas de cabelo humano e maneiras de apoiar uma causa ao mesmo tempo.
  3. Aceite que está ficando careca e crie um visual interessante, como uma cabeça totalmente raspada com gilete. Pense em todas as pessoas bonitas que, por anos, adotaram esse visual (muitos por vontade própria), como Bruce Willis, Michael Jordan, Vin Diesel, Samuel L. Jackson, Patrick Stewart, Larry David, Jason Statham ou Andre Agassi. Existe uma infinidade de pessoas que não permitiram que a falta de cabelo destruisse a autoestima deles. Por exemplo, não impediu que Sean Connery fosse eleito o homem mais sexy do mundo.
    • De acordo com um estudo sobre traços físicos, sociais e psicológicos, homens carecas são considerados mais masculinos, dominantes, altos e fortes do que os que possuem cabelo. [21]
    Publicidade

Dicas

  • Minimize as causas não naturais de queda de cabelo tratando bem os fios; não os tinja até que eles se partam e não os prenda tão apertados a ponto deles serem arrancados das raízes.
  • Se a queda de cabelo for hereditária, lembre-se de que, hoje em dia, ser careca é sexy.
Publicidade

Avisos

  • Os tratamentos cirúrgicos são dolorosos e caros, e os medicamentos são drogas. Eles podem ou não ser eficazes e podem ou não causar problemas piores do que uma careca. Por exemplo, para que parecer cabeludo e viril se você sofrer disfunção erétil e câncer de próstata como resultado?
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 149 923 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade