Baixe em PDF
Baixe em PDF
Saber que você está sonhando pode ser importante, principalmente quando ele é bastante intenso. Isso é ainda mais importante ao tentar experimentar sonhos lúcidos , querer saber se está acordado ou sonhando após um choque ou um acidente. Às vezes, nossos sonhos podem parecer mais reais que nossa vida, mas é possível aprender a descobrir se está dormindo ou acordado.
Passos
-
Tente perceber se está sonhando acordado. Apesar de parecer algo estranho, é necessário “testar” os sonhos lúcidos durante o dia para saber se aquilo é ou não realidade. A razão para isso é a seguinte; ao adquirir o hábito de perceber se está sonhando enquanto acordado, a pessoa também adotará esse hábito durante um sonho.
- Ao criar o hábito de verificar se você está sonhando durante um momento em que deveria estar acordado, a mente se acostumará a “checar” o estado da realidade (se a pessoa está acordada ou sonhando). Tente criar o hábito durante uma das ações a seguir: ao ler um pedaço de papel, ao pensar se você está sonhando, ao tentar mexer objetos ou ao ler as horas. Quando o hábito ocorre durante um sonho e não “normalmente”, é sinal de que a pessoa está realmente sonhando.
- Caso esteja acordado, pode ser uma boa ideia analisar o porquê de estar preocupado se está ou não sonhando. Por exemplo: você foi envenenado ou consumiu drogas? É vítima de um acidente? Está enfrentando alucinações? Está com uma concussão ou qualquer outro tipo de lesão? Se estiver com algum problema que interfira na sua capacidade mental ou emocional, ligue para a emergência médica ou peça ajuda para alguma pessoa que esteja por perto.
-
Faça uma série de “testes de realidade”. Se estiver sonhando, as coisas não estarão “normais”. Os “testes de realidades” formam uma parte regular dos sonhos lúcidos e são uma maneira de mantê-lo envolvido de forma mais ativa nesse tipo de devaneio. Algumas pessoas gostam de realizar os “testes de realidade” enquanto estão acordadas, já que isso aumenta as oportunidades de ter um sonho lúcido. [1] X Fonte de pesquisa
-
Verifique o ambiente. As aparências do “mundo dos sonhos” são bastante enganosas, com distorções comuns e bastante frequentes. Se o sonho está acontecendo em sua própria casa ou em um local onde fica bastante tempo, olhe os objetos em comum. Algo parece estar diferente da última vez que o viu? Por exemplo: há uma janela no lugar daquela pintura que gosta? Este é um sinal claro de que tudo é um sonho.
-
Observe os indivíduos a sua volta. Sem dúvida, você está sonhando se verificar que pessoas que já falecerão estão conversando por perto. O porquê de estar falando com elas é outro assunto – também relacionados a sonhos e a interpretação dos mesmos –, mas apenas o fato de estarem presentes e conversando de forma casual já é um sinal de que tudo não passa de um sonho. [2] X Fonte de pesquisa
- Você está confraternizando com pessoas que odeia como se fossem seus melhores amigos? Sim, com certeza é um sonho!
- Seu avô desenvolveu poderes extraordinários de uma hora para outra? Um irmão ou irmã começou a tratá-la com carinho?
- Se for possível perceber que está em um local familiar, há como reconhecer as pessoas que estão por perto ou são estranhos completos?
-
Olhe para você mesmo. Veja como estão seus pés, mãos, pernas e outros membros. Eles estão com o formato normal? Está com dedos a mais ou a menos? Alguma parte do corpo está desfigurada? A cor do cabelo e seu comprimento estão normais ou foram alterados? Encontre um espelho e observe o próprio reflexo. Como ele está? Ao sonhar, a aparência do indivíduo estará, muito provavelmente, bastante distorcida ou borrada.Publicidade
-
Teste suas forças e habilidades. Se conseguir voar ou levantar um tanque, é óbvio que esse não é o mundo real. No entanto, lembre-se de que os estados de sonhos lúcidos podem proporcionar os melhores momentos para realizar certas ações físicas que são úteis quando estiver acordado. Certos profissionais da área da saúde utilizam esse estado para ajudar indivíduos que estão se recuperando de lesões graves, pedindo que o paciente visualize o corpo se curando. No entanto, as “habilidades” a seguir constituem sinais claros de que você está em um sonho. Teste as seguintes ações: [3] X Fonte de pesquisa
- Experimente levitar ou flutuar. Se conseguir, é mesmo um sonho.
- Você consegue falar normalmente? Caso perceba que a voz está rouca ou sequer está saindo de sua própria boca, isso é apenas um sonho.
- Tente pular sem sair do lugar. É possível pular muito longe ou manter-se no ar por um longo período (como se estivesse na lua)? Ou você pulou diretamente para cima e fez um grande estrondo ao cair?
- Há como mudar objetos de lugar sem se aproximar deles?
- Você consegue ligar e desligar a luz usando apenas a força do pensamento? Note também que o nível da luz raramente muda ao ligar ou desligar um interruptor durante um sonho. Saiba que nem todo defensor de sonhos lúcidos acredita que esse teste é confiável – para alguns, nada muda quando a luz acende ou apaga.
- É possível fazer com que objetos surjam em sua frente apenas desejando?
-
Fique de olho nos acontecimentos do cotidiano. Uma boa maneira de saber se tudo não passa de sonho é perceber se você está agindo normalmente enquanto está acordado. Se no “mundo real”, por exemplo, for necessário girar a chave uma vez para abrir a porta do seu quarto, mas desta vez foi preciso girá-la três vezes – mesmo que seja algo impossível, na realidade –, é sinal claro de que você está em um sonho.
-
Faça um teste de leitura. Esse teste deve ser feito enquanto acordado. Leia algo, desvie o olhar e leia o texto novamente. Se tudo estiver dentro da normalidade, o texto continuará igual. O objetivo é reforçar isso como uma ação para que a mente saiba se está ou não sonhando. No “mundo dos sonhos”, é muito difícil ler, já que as palavras ficam distorcidas. Parar de ler o texto e voltar a ele novamente comprovará se aquilo é ou não um sonho, já que ele provavelmente se transformará em outra coisa se não for a realidade.
- Deixe algo para ler ao lado da cama. Caso tenha acabado de sair de um sonho lúcido, é possível que você ainda esteja sonhando. Do contrário, estando acordado, não deverá ser difícil de ler o texto que deixou por perto.
- Leia as horas em um relógio digital ou de ponteiro. Esse teste é uma variante do teste de leitura; novamente, se os números digitais estiverem borrados, com uma numeração que não faz sentido ou encontrar um monte de ponteiros no relógio, isso é tudo um sonho. [4] X Fonte de pesquisa
- Identifique padrões complexões, o que também se encaixa no teste de leitura e relógios. [5] X Fonte de pesquisa Observe padrões, como uma parede de tijolos, a pavimentação do chão ou o design de móveis. Tais padrões ficam sempre iguais ou eles mudam constantemente?
Publicidade
-
Saiba os sinais mais comuns de sonhos. Existem algumas experiências mais frequentes e que praticamente todas as pessoas enfrentam durante os sonhos, indicando que de fato o indivíduo não está acordado. Esses sonhos geralmente trazem à tona medos inconscientes, e é quase impossível encontrar alguém que não tenha tido um pesadelo do tipo em algum momento da vida. Cientistas perceberam que, no entanto, temos muito controle sobre os sonhos e existem técnicas que podem ser utilizadas para “fugir” dos pesadelos. [6] X Fonte de pesquisa
- Pense no que deseja sonhar antes de adormecer.
- Deixe que uma imagem entre em sua mente, associando-a com o sonho desejado.
- Continue “visualizando” a imagem enquanto estiver “pegando” no sono.
-
Saiba mais dos sonhos comuns com componentes físicos. Os sonhos com sensações físicas são bastante comuns, fazendo com que o indivíduo sinta que está realmente voando, caindo ou correndo. Quando algo assim ocorre, o indivíduo acorda assustado e perdido. Veja a seguir alguns tipos comuns desses sonhos: [7] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Voar sem precisar de ajuda.
- Cair “infinitamente”. O susto repentino por estar caindo pode acabar acordando a pessoa rapidamente.
- Ser perseguido e atacado por um monstro, uma criatura estranha ou alguém perigoso.
- Paralisia; algo está ameaçando o indivíduo, mas ele fica parado, pois não consegue se mexer.
- A visão parece estar embaçada; é difícil ver com clareza e não há como controlar os pensamentos e ações.
- Partes do corpo faltando, em especial os dentes.
-
Pergunte a si mesmo se esse pesadelo não está acontecendo por algo que o deixou nervoso e inquieto na vida real. Esses sonhos ocorrem frequentemente após a pessoa não ter feito algo (e se arrependeu), por estar dormindo nu ou por não estar preparada para um evento importante, deixando-a em um estado nervoso mesmo adormecida. Alguns desses sonhos são: [8] X Fonte de pesquisa
- Estar perdido em um local que conhece bem.
- Ficar nu em público (caminhando no centro da cidade, ao tomar o ônibus, durante uma aula, etc.).
- Dispositivos mecânicos – que geralmente funcionam sem qualquer problema – quebram ou não ajudam a pessoa, principalmente se forem necessários para escapar de algo perigoso.
- Fazer uma prova e não saber responder nada. Pior ainda é fazê-la totalmente nu!
- O “sonho do banheiro”. Este pode causar algumas complicações ao sentar no vaso sanitário imaginário, pois molhará toda a cama na vida real. E não, isso não acontece apenas com as crianças!
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.world-of-lucid-dreaming.com/reality-checks.html
- ↑ http://www2.ucsc.edu/dreams/Coding/characters.html
- ↑ http://dream-hacking.com/practice-real-world-skills-in-lucid-dreams/
- ↑ Robin Hanson, Sleepy Fools, http://www.overcomingbias.com/2008/05/sleepy-fools.html
- ↑ http://www.fourhourworkweek.com/blog/2009/09/21/how-to-lucid-dream/
- ↑ http://www.scientificamerican.com/article/how-to-control-dreams/
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15612605
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/dream-factory/201411/typical-dream-themes
Publicidade