Baixe em PDF Baixe em PDF

A sexualidade humana é bastante complexa. Embora algumas pessoas tenham um entendimento claro de sua identidade sexual desde muito cedo, essa descoberta pode ser um processo que dura toda a vida. É normal ter perguntas sobre a sua própria orientação sexual. Se você não sabe ao certo se é heterossexual, pode ser útil explorar os próprios sentimentos, conversar com alguém de confiança (um professor, conselheiro, parente ou amigo) e educar-se sobre os diversos aspectos de orientação e identidade sexual.

Método 1
Método 1 de 3:

Explorando os sentimentos

Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que pode demorar muito até definir a sua identidade sexual e, ainda, que sentimentos mudam ao longo do tempo. Não há necessidade de se precipitar em dar a si mesmo um rótulo. Apenas relaxe, deixe que os sentimentos se desenvolvam naturalmente e pense em como você se sente sem julgamentos. [1]
  2. Mesmo que nunca tenha tido um relacionamento romântico ou sexual com outra pessoa, você talvez tenha demonstrado sentimentos sexuais ou românticos direcionados a alguém. Pense em pessoas às quais você tenha se sentido atraído, quer sejam conhecidas, celebridades ou até mesmo personagens fictícios. [2]
    • Se você pensa que a maioria das pessoas (ou até todas elas) por quem você sentiu atração são de um gênero diferente ao seu, é bem possível que você seja heterossexual.
  3. Pense em seu relacionamento próximo com outros, quer sejam platônicos (apenas amigos), românticos ou sexuais. Separe um momento para perguntar a si mesmo como se sente a esse respeito, sem julgar ou analisar esses sentimentos de forma excessiva. Considere os relacionamentos nos quais você se sentiu mais confortável (seguro, realizado, feliz). [3]
    • Você sente atração romântica ou sexual direcionada a amigos próximos do gênero oposto? Se for ocaso, pergunte a si mesmo como se sentiria a respeito de sair com alguma dessas pessoas.
    • Se for o caso, como você se sente a respeito de experiências românticas e sexuais que já teve com pessoas do gênero oposto ou, ainda, com pessoas do mesmo gênero? Você se sentiu feliz e realizado por elas? Observe os relacionamentos com relação aos quais você se sente mais positivo e pergunte a si mesmo até que ponto o gênero da pessoa teve relação com esse sentimento.
  4. . Imagine-se em situações românticas ou sexuais com pessoas de gêneros diferentes. Deixe a mente passear para onde quer ir sem pensar muito ou julgar a si mesmo. Observe como você se sente ao imaginar essas situações. [4]
    • Se gosta principalmente de se imaginar com pessoas de gênero distinto ao seu, pode ser que você seja heterossexual.
    • Caso se sinta feliz e empolgado ao se imaginar exclusivamente em relacionamentos ou situações heterossexuais, esse também pode ser um sinal de que você seja hétero.
  5. Orientação sexual não é algo preto e branco. Você pode ser hétero, gay ou algo intermediário (bissexual ou bi-curioso). Algumas pessoas pensam em si mesmas como sendo heterossexuais mesmo que ocasionalmente se sintam atraídas por (ou mesmo que tenham tido relacionamentos com) pessoas do mesmo gênero — em alguns casos, até se consideram homossexuais mesmo tendo sentido atração ou tendo relações com pessoas do gênero oposto. Outras, ainda, não estão interessadas em relacionamentos românticos ou sexuais em absoluto, independente do gênero da pessoa. Elas talvez se considerem assexuais ou arromânticas. [5] O mais importante é o que você pensa de si mesmo. [6]
    • Experimente escrever ou dizer em voz alta "eu sou heterossexual" ou "eu sou hétero". Como você se sente ao se referir a si mesmo dessa maneira? Soa confortável aos seus ouvidos?
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando a respeito

Baixe em PDF
  1. Às vezes, pode ajudar conversar a respeito com alguém que esteja passando por situação semelhante e se fazendo os mesmos questionamentos. Conte a um amigo de confiança as perguntas que você tem feito e pergunte sobre suas próprias experiências, caso ele se sinta confortável em conversar a respeito.
    • Se você sabe que ele conversa sobre a própria sexualidade sem problemas, experimente perguntar coisas como "quando você descobriu que era hétero/gay/bissexual pela primeira vez? Como soube de fato?"
  2. Procure por um fórum moderado onde seja possível conversar (anonimamente, caso prefira) com outras pessoas que também buscam respostas sobre a própria sexualidade. Se preferir não entrar na discussão, mesmo ler a conversa de outras pessoas sobre o tema pode ser de grande ajuda. Pesquise na internet por páginas sobre gênero e sexualidade para saber mais a respeito.
  3. Se as perguntas sobre identidade sexual forem causa de grande ansiedade ou estresse, marque uma consulta com um especialista em saúde mental (psicólogo, conselheiro ou assistente social clínico). Ele pode ajudá-lo a entender melhor a própria sexualidade ou, ainda, apontá-lo na direção de recursos úteis. [7]
Método 3
Método 3 de 3:

Educando a si mesmo

Baixe em PDF
  1. Essa pode ser uma ótima forma de entender melhor a própria sexualidade. Se você é ainda adolescente ou jovem e está em busca de respostas, procure por livros no mercado que falam sobre o tema de forma leve e didática.
    • Uma boa opção é o título " Educação Sexual na Sala de Aula ", de Jimena Furlani, que discorre sobre relações de gênero, orientações sexuais e outros temas importantes.
    • Busque também por outras opções de livros, revistas e artigos que possam ampliar os seus horizontes com respeito ao assunto. No aprendizado pessoal, é muito importante buscar sempre fontes novas e diferentes de conhecimento para desenvolver um pensamento de forma plena e crítica.
  2. Há organizações dedicadas a pesquisar e entender a sexualidade humana e oferecer recursos relacionados à saúde sexual e reprodutiva, geralmente com materiais gratuitos e educativos em suas páginas.
    • Associação para o Planeamento da Família . ONG de Portugal dedicada a promover o conhecimento sobre a sexualidade, reprodutiva e parental aos falantes da língua portuguesa. http://www.apf.pt/sexualidade/identidade-e-orientacao-sexual
    • Procure também por outras páginas que expliquem mais a respeito de identidade de gênero e sexualidade. Outras opções são a busca por documentários e vídeos didáticos que falem do tema de forma imparcial e educativa.
  3. Se a sua escola oferece essa alternativa, você talvez consiga se inscrever para fazer aulas de educação sexual ou, ainda, procurar algum curso aberto nas faculdades locais. Também pode ser possível encontrar cursos gratuitos ou baratos sobre identidade sexual na internet. Faça uma pesquisa rápida para se informar.

Dicas

  • Não se preocupe se você não se decidir logo de cara. Entender a própria sexualidade pode representar uma jornada que durará por toda a vida.
  • Lembre-se de que apenas você poderá determinar a própria identidade sexual. Não deixe que ninguém tente rotulá-lo ou forçá-lo a se colocar em uma caixinha na qual você não se sente confortável.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 155 869 vezes.

Este artigo foi útil?