PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Determinar se você está apaixonado por um amigo pode ser uma experiência bastante confusa e complicada, portanto, tente avaliar suas emoções e refletir sobre o que o atrai nessa pessoa. Os familiares e amigos mais próximos também poderão ajudá-lo a entender o que está acontecendo. Fique atento a indícios reveladores, como sentir ciúme da pessoa, pensar nela o tempo todo, e encarar os hábitos irritantes dela como peculiaridades fofas e adoráveis. Imagine-se convidando esse amigo para um encontro, mantendo contatos físicos mais íntimos e namorando com ele — essas visualizações vão ajudá-lo a analisar os próprios sentimentos e a decidir se vale a pena colocar a amizade em risco em nome de um possível relacionamento.

Método 1
Método 1 de 3:

Analisando os sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Pergunte a si mesmo se você só quer namorar alguém , independentemente de quem seja. Seja sincero consigo mesmo e reflita se o desejo pela atenção e pelo carinho de um namorado não é a verdadeira causa dos seus sentimentos — muitas vezes, temos dificuldade para identificar sentimentos amorosos genuínos, e a solidão e a busca de afirmação são emoções perfeitamente normais. [1]
    • Pergunte-se se os sentimentos estão realmente concentrados nesse indivíduo específico — você consegue imaginá-la como seu parceiro, e só consegue imaginar-se ao lado dela e de mais ninguém?
  2. Nós fazemos amizades com pessoas por quem nos sentimos atraídos, mas essa atração não é física nem romântica. [2]
    • Pergunte a si mesmo se você gosta apenas da companhia da pessoa, ou se gostaria de construir um vínculo emocional mais profundo com ela. Se quiser uma conexão mais profunda, esse sentimento é consistente ou intermitente?
    • Caso se sinta fisicamente atraído por ela, determine se a atração é subjetiva ou objetiva — você acha que seu amigo é bonito? Sente vontade de beijá-lo e abraçá-lo? Ou sua opinião é mais vaga, como "Entendo porque muitas garotas poderiam querer ficar com ele".
  3. Pergunte como seus entes queridos se sentem quando estão apaixonados por alguém, e tente usar as perspectivas deles em relação ao amor e ao romance para refletir sobre sua própria situação. Observe se seus sentimentos têm alguma coisa a ver com as palavras que essas pessoas usam para descrever a sensação de gostar de alguém. [3]
    • Você também poderia pedir conselhos para seus pais ou irmãos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Detectando indícios reveladores

PDF download Baixe em PDF
  1. Se seu mundo fica imediatamente mais colorido e seu coração se enche de alegria quando esse amigo entra na sala, provavelmente você nutre sentimentos românticos por ele. Uma confusão de emoções também é outro sinal de paixão — só de pensar no outro, sentimos animação, ansiedade, nervosismo, saudade e um frio na barriga, tudo ao mesmo tempo. [4]
    • Caso se sinta muito confuso, procure esvaziar a mente e refletir sobre suas emoções. Imagine seu coração como uma pizza em que cada fatia representa um sentimento diferente — agora, identifique cada uma das fatias.
    • Confie na própria intuição se ainda estiver em dúvida. Quando uma pessoa tem um efeito significativo sobre o nosso humor e sentimentos, e tal impacto é muito maior do que aquele causado por outros amigos próximos, há uma grande chance de que estejamos apaixonados.
  2. Esse é um sinal claro de que queremos algo além de amizade — [5] você sente possessividade, raiva ou tristeza quando vê seu amigo flertando com alguém? Tem um certo ressentimento da namorada dele, mesmo que inconscientemente?
  3. Passar o maior tempo possível ao lado de alguém é um grande indício de paixão — se você prefere ficar a sós com a pessoa, em vez de sair com um grupo de amigos, esse é um sinal ainda mais forte. [6]
    • Quando estão juntos em uma festa ou grupo de amigos, você tenta se afastar para poder passar algum tempo a sós com a pessoa?
  4. Se cada pequeno detalhe do cotidiano remete ao seu amigo, esse é um bom indício de paixão — fique atento aos seus pensamentos e observe quantas vezes você pensa no que a outra pessoa deve estar fazendo agora, visualiza o cabelo ou algum outro detalhe do corpo dela, ou sente vontade de telefonar ou enviar uma mensagem de texto para ela. [7]
  5. Colocar o ser amado em um pedestal e idealizá-lo é um aspecto normal da atração romântica — talvez seus outros amigos sempre tirem sarro da pessoa porque ela é desastrada demais ou está sempre atrasada, mas você encare essas características como as peculiaridades mais fofas do mundo. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Praticando exercícios de visualização

PDF download Baixe em PDF
  1. Sente-se em um ambiente tranquilo, livre de distrações, e procure concentrar-se nos próprios sentimentos — seja honesto consigo mesmo e ouça seus instintos enquanto visualiza cada cenário hipotético.
  2. Imagine-se declarando seus sentimentos para a outra pessoa. Pense em como abordaria o assunto, imaginando o que você diria, seu nível de nervosismo, e a reação do seu amigo.
    • Caso a mera ideia de uma declaração já provoque bastante nervosismo, é provável que você esteja apaixonado.
    • Pense em como a declaração afetaria a amizade — mesmo que esteja apaixonado pela outra pessoa, você ainda deveria considerar se a amizade é mais importante do que tirar esses sentimentos do peito.
  3. De que forma essas ocasiões seriam diferentes dos momentos que vocês já passam juntos? Você já imaginou ou desejou um encontro romântico com a pessoa, em vez de simplesmente querer passar o tempo ao lado dela como bons amigos? Em caso afirmativo, seus sentimentos são definitivamente mais intensos do que uma simples amizade.
    • Compare os prós e os contras para tentar decidir se valeria a pena colocar a amizade em risco em nome de um possível namoro. Mesmo que esteja apaixonado, talvez você prefira esquecer esses sentimentos se acreditar que um relacionamento romântico não será tão satisfatório quanto o vínculo atual da amizade.
    • Por outro lado, se a ideia de um namoro parece incrivelmente melhor do que uma simples amizade com a pessoa, talvez valha a pena correr esse risco por um relacionamento romântico e duradouro.
  4. Caso ainda não tenha pensado nisso, imagine-se beijando, abraçando e mantendo outros tipo de contato físico com seu amigo — você se sente sexualmente atraído por ele? Sente também uma conexão emocional? Tudo parece perfeito, ou a situação é constrangedora demais?
    • É normal sentir atração física sem nutrir nenhum sentimento romântico por alguém — na hora de imaginar a intimidade física, tente determinar se você só acha seu amigo atraente, ou se esse contato íntimo envolveria uma conexão emocional mais profunda. [9]
  5. Ninguém gosta de levar um pé na bunda, mas imagine como você se sentiria nessa situação. Vocês dois poderiam retomar a amizade, como se nada tivesse acontecido? Caso nutra sentimentos mais profundos pela outra pessoa, ela ainda seria uma parte da sua vida depois de um possível término?
    • Nós não podemos prever o futuro, mas tente ser honesto consigo mesmo e com suas emoções. Caso sinta que não é capaz de ser amigo de um ex-namorado, pergunte a si mesmo o que é mais importante: tomar uma atitude e declarar seus sentimentos, ou preservar uma amizade importante.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 414 657 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade