Baixe em PDF
Baixe em PDF
Saber como reconhecer se uma gata foi esterilizada ou não pode não parecer uma habilidade importante, mas pode ser muito útil se você decidir adotar um bichinho de rua. Gatas não esterilizadas podem ser um grande problema a longo prazo, principalmente quando entram no cio. Felizmente, elas podem ser esterilizadas em qualquer idade, então, ajude a controlar a população animal -- esterilize seu bichinho de estimação.
Nota: Este artigo se aplica apenas a gatas.
Passos
-
Procure por evidências de que o pelo foi cortado no abdômen. Tente virar sua gata de costas para observar bem o estômago dela. Se ela tiver sido recentemente esterilizada, o pelo na região inferior do abdômen estará mais curto do que no resto do corpo, pois os veterinários precisam remover o pelo antes de realizar a operação.
- Contudo, observe que outros procedimentos veterinários também podem exigir que pedaços do pelo da gata sejam cortados.
-
Procure por uma cicatriz. Isso pode ser difícil, principalmente se o pelo já teve tempo de crescer novamente, mas não é impossível. Segure (ou peça que alguém segure) sua gata de forma que ela deite de costas, com o abdômen para cima. Divida o pelo na região inferior do abdômen da melhor forma que puder. Quando conseguir ver a pele do animal, procure por uma cicatriz da operação. Isso pode ser difícil de se fazer, pois as ferramentas usadas para a esterilização atualmente deixam uma cicatriz muito fina, que pode desbotar a ponto de quase não ser visível com o tempo.
- Geralmente, a cicatriz será uma linha fina e reta, passando horizontalmente ao longo do abdômen.
-
Verifique marcas de tatuagem. Às vezes, após terminar a operação, o veterinário fará uma pequena tatuagem como um sinal externo de que ela foi esterilizada. Geralmente, essa marca é verde, feita na forma de uma linha fina, e localizada sobre ou próximo da cicatriz da incisão. [1] X Fonte de pesquisa A tatuagem deve ser visível ao dividir o pelo no abdômen, mas talvez você precise olhar com bastante atenção para vê-la.
- Verifique também a parte interna da orelha da gata, procurando por tatuagens - este é um lugar comum onde informações importantes são marcadas nos animais de estimação. Nos EUA, por exemplo, a letra M significa que o gato teve um microchip implantado - quase todas as outras tatuagens significam que o animal foi castrado.
-
Procure por uma orelha "cortada". Alguns veterinários e agências animais usam a prática de cortar as pontas das orelhas do gato como um sinal da esterilização. Neste caso, uma das orelhas do animal (geralmente a esquerda), tem cerca de 5 mm da ponta removida - apenas o suficiente para criar uma ponta "plana". Isso é feito enquanto o gato está adormecido devido à anestesia e cicatriza rapidamente. Verifique as orelhas de sua gata - se uma delas parecer ter tido a ponta removida, ela provavelmente foi esterilizada.
-
Se estiver em dúvida, peça ajuda a um veterinário. Às vezes, a gata pode ser esterilizada sem apresentar nenhum sinal externo fácil de se ver. Nesses casos, talvez seja melhor consultar um veterinário -- um profissional treinado na área de medicina animal quase sempre será capaz de dizer se sua gata foi esterilizada ou não e, se não puder, poderá pedir exames médicos para ter certeza.
-
Pergunte ao criador ou ao dono da pet shop se a gata foi esterilizada. O criador de animais ou dono da pet shop deve saber informar se a gata foi esterilizada. É mais difícil obter a informação de abrigos ou centros de zoonoses. Na dúvida, leve a gata ao veterinário para confirmar a esterilização.Publicidade
-
Procure por comportamentos afetivos demais. Gatas não esterilizadas periodicamente passam por um período de atividade sexual elevada, chamada de "cio". Este período pode durar até três semanas, embora os sintomas visíveis geralmente não durem por tanto tempo. [2] X Fonte de pesquisa Uma gata no cio sempre começará a agir diferente do normal, então se perceber qualquer um dos sinais do cio listados aqui, sua gata provavelmente não foi esterilizada. Por exemplo, ela pode agir anormalmente carinhosa, esfregando-se contra as pessoas e objetos inanimados.
- Uma gata no cio também frequentemente apresentará afeição "sexual", ficando em posições "expostas" - traseiro elevado, cauda para cima ou para o lado e a cabeça abaixada em direção ao chão. Isso é especialmente comum na presença de gatos machos.
-
Verifique se a gata entre em posição de cópula ou se inclina com as patas de trás. Uma gata no cio normalmente mostrará afeição sexual ao entrar em posição de cópula, agachando-se: a traseira dela ficará levantada, assim como a cauda. A cabeça da gata ficará baixa. Fique atento para ver se a gata entra nessa postura na presença de gatos machos.
- Quando uma gata entra nessa posição, ela normalmente baterá as patas de trás no chão. Ela erguerá cada pata rapidamente, como se estivesse andando no mesmo lugar. Diz-se que esse comportamento atrai machos por conta da movimentação das partes genitais da fêmea durante a caminhada.
-
Preste atenção em miados altos e longos. Uma gata no cio vai querer que todos à sua volta a vejam. Miados altos são um sinal comum do cio. Esses sons tipicamente começam após o início do cio e aumentam de intensidade com o tempo. Nos piores momentos, esses miados podem ser muito frequentes e até parecer doloridos ou angustiados (embora o animal não esteja realmente em perigo).
- Outros miados menos comuns podem variar de mais baixos e curiosos a guinchos agitados -- cada gata é diferente.
-
Procure por um forte desejo de sair de casa. Uma gata que costuma ficar em casa e entra no cio pode de repente adotar os hábitos de um gato de rua. Ela geralmente quer sair para encontrar um parceiro e pode adotar comportamentos como arranhar e bater na porta, fazer barulhos ou até mesmo tentar fugir por ela assim que for aberta.
- Fique de olho na gata sempre que você entrar ou sair de casa. Se a gata escapar, ela pode voltar prenha se não tiver sido esterilizada.
-
Fique atento aos hábitos urinários da gata. Uma gata que não foi esterilizada usará a urina para indicar aos machos que está no cio. Uma gata que costuma marcar o território com urina normalmente não foi esterilizada. A gata pode urinar dentro e fora de casa, especialmente na presença de gatos machos.
-
Fique atento a qualquer corrimento vaginal da gata. As gatas que não foram esterilizadas podem ter corrimentos claros e ralos ou com tons de sangue na época do cio. Talvez você note esse corrimento caso o gata já esteja há um tempo no cio. Ela provavelmente ficará na posição de cópula e se mexerá antes de começar a soltar o corrimento.Publicidade
Dicas
- Mesmo se estiver planejando manter sua gata dentro de casa o tempo todo, ainda é uma boa ideia esterilizá-la, caso ela escape um dia.
- Mesmo que sua gata seja de raça pura, você ainda deve esterilizá-la a menos que esteja preparado para mantê-la dentro de casa. Muitos criadores exigirão isso.
- Se sua gata tiver menos de quatro meses de idade, é improvável que tenha sido esterilizada. Os veterinários geralmente não realizam esse procedimento antes dessa idade por questões de saúde. Contudo, isso não significa que você não deva verificar. Melhor prevenir do que remediar!
Publicidade
Avisos
- Ao contrário do mito popular, não é verdade que gatas devem entrar no cio uma vez antes de serem esterilizadas. Não há nenhum benefício à saúde nisso. Além disso, o procedimento cirúrgico em si fica um pouco mais difícil após a gata atingir a maturidade sexual (embora ainda seja perfeitamente possível).
[3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
Publicidade