PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está trocando mensagens de texto com a namorada, um amigo ou alguém que acaba de conhecer? Muito legal! Espera aí! Parece que há algo de errado? Está sentindo cheiro de mentira mas não tem certeza? Será que é possível saber se a pessoa está mentindo? Como nunca dá para ter certeza, o que nos resta é ficarmos atentos aos sinais. Aprender a identificar algumas características da mentira e do mentiroso é o primeiro passo. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 2:

Procurando pelos sinais óbvios

PDF download Baixe em PDF
  1. Um estudo mostrou que as pessoas levam 10% mais tempo para responder uma mensagem de texto quando estão mentindo. É o esperado, pois a pessoa precisa de mais tempo para pensar em algo passível de crédito. Estava conversando vapt-vupt com a pessoa e, de repente, ela começou a demorar para responder? Nesse mato tem cachorro!
    • Você usa iPhone? Repare nas reticências (“...”) que aparecem na tela quando a pessoa começa a demorar demais para pensar na resposta perfeita. Fique atento!
    • Lembre-se de que o simples fato de a pessoa demorar para responder não significa que ela esteja necessariamente mentindo. Suponha que ela goste muito de você e queira impressioná-lo. Nesse caso, ela vai sim demorar um pouquinho mais. Também é possível —apesar de improvável— que a pessoa tenha sido interrompida bem na hora em que você fez aquela pergunta crucial.
  2. Sabe quando fazemos uma pergunta bem simples, como “O que você fez ontem à noite?”, e a pessoa responde com aquele textão enorme? Pode ser que ela esteja tentando compensar o fato de estar mentindo. Na cabeça de algumas pessoas, quanto mais detalhada for a resposta, mais convincente ela também é. Contudo, o tiro pode sair pela culatra, principalmente se a pessoa não for daquelas que costumam mandar mensagens muito grandes.
    • Se a pessoa estiver entrando em cada mínimo detalhe da noite anterior, pode ser que a intenção seja fazê-lo acreditar em uma história inventada.
    • Se for inexperiente, o mentiroso pode até mesmo tentar se corrigir no meio da história.
  3. Ela tentou falar sobre outra coisa do nada? Alerta vermelho. O mesmo vale para conversas cara-a-cara. O mentiroso pode tentar mudar de assunto para não arriscar deixar escapar alguma coisa. Sabe quando a pessoa dá uma resposta rápida e em seguida faz uma pergunta complicada? É uma excelente maneira de se esconder uma mentira.
    • A pessoa pode dizer, por exemplo: “Ah, o João e eu demoramos um pouco mais para ir embora. E você? Como foi a sua noite?”
  4. Trata-se de outro sinal de que algo está errado. Não caia nesse velho truque de principiante. Suponhamos que vocês estavam tendo uma ótima conversa e você a tenha pegado de calças curtas. Do nada, a pessoa precisa sair para algum compromisso urgente. Tem gente que não sabe nem disfarçar e faz qualquer coisa para não enfrentar as consequências da mentira.
    • Se a pessoa sair sem dar explicação alguma, desconfie, principalmente se o dito compromisso for muito obscuro.
  5. Se, logo após a declaração, ela ficar cheia de elogios para o seu lado, desconfie. Como é que você ia ficar mais bonito e charmoso de uma hora para outra? Que saudades são essas que surgiram do nada? Cuidado com mentirosos ensaboados, pois cheiram bem.
    • É claro que, se a pessoa já tiver fama de ser um docinho, pode ser que esteja falando a verdade. É para você ficar esperto se todo o amor e carinho tiverem surgido do nada.
    • Se a relação entre vocês não for romântica, o mentiroso ainda pode ousar elogiá-lo rapidamente só para você começar a pensar em outro assunto.
  6. Ser linguisticamente enfática não significa necessariamente que a pessoa esteja mentindo. Caso ela não tenha esse costume e nem seja lá muito sentimental e, do nada, comece a agir diferente, aí sim você precisa desconfiar. Essa dica vale para diversas situações — tanto para conversas entre casais, quanto para e-mails de princesas africanas.
    • Suponhamos que sua namorada diga algo como “Nossa, quantas saudades senti de você ontem à noite. Só tinha meninas no rolê, mas eu queria mesmo que você estivesse lá”. Percebe como ela estaria forçando a barra? Nesse mato hipotético teria um cachorro.
  7. Não tem como ter 100% de certeza que alguém esteja mentindo a não ser mediante provas ou diante de uma confissão. Contudo, o coração e os instintos humanos podem ser muito úteis. Se ficar insatisfeito com as respostas e sentir, em seu íntimo, que há algo de errado, você provavelmente está certo. Se o assunto for seríssimo e você se sentir traído, a única saída é chamar a pessoa para conversar e passar tudo a limpo.
    • Estudos mostram que, infelizmente, só é possível detectar mentiras em 54% as vezes. É quase a mesma coisa que ganhar no par ou ímpar. Todavia, lembre-se de que seus instintos têm uma razão de ser e desconfie de pessoas com um histórico não tão confiável.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Observando os sinais mais sutis

PDF download Baixe em PDF
  1. Ficar cheio de arrodeios também é uma característica do mentiroso. Se ficar cheio de dedos, fazendo muito esforço, é porque ele não confia que vai conseguir engrupi-lo e sabe que precisa ser mais criativo. Eis alguns exemplos de frases que podem entregar o jogo do mentiroso:
    • “Para ser sincero...”
    • “O que eu quis dizer...”
    • “Espero que não entenda errado, mas é que...”
    • “Na verdade, não foi bem assim...”
  2. Outra maneira de se identificar um mentiroso é reparar se ele se recusa a se ater à história e fica dando respostas vagas para se livrar logo de você. Se ele der sinais de que não tem certeza do que realmente aconteceu ou não estiver confiante nas respostas, é possível que esteja mentindo. Fique esperto quando ouvir coisas parecidas com estas: [1]
    • “Acho que era lá pela meia-noite quando...”
    • “Talvez foi porque...”
    • “Eu devo ter chegado em casa por volta das duas.”
    • “Não tenho certeza se...”
    • “Ah, meio que parecia que...”
  3. Você provavelmente sabe como ela se comporta e como escreve nas mensagens de texto. Ela é bem casual? É daquelas que gosta de escrever tudo perfeitamente, sem abreviações ou erros? De repente ela começou a digitar de maneira totalmente diferente? Onde tem fumaça, tem fogo. Alguns mentirosos entregam o jogo porque ficam talhando uma resposta perfeita. A pior hipótese é que tenha uma terceira pessoa dizendo ao mentiroso o que escrever ou digitando ela mesma.
    • Releia as mensagens antigas. A pessoa está usando o mesmo estilo ou, de repente, parece que incorporou o Chico Xavier? É possível sentir essas variações na escrita, mesmo que não saiba dizer exatamente o que há de errado.
  4. O mentiroso pode confundir os tempos verbais e misturar trechos da história com verbos no passado e no presente, por exemplo. Se a pessoa começar a fazer isso, fique atento. Tem gente que fica tão confusa na hora que se esquece que tudo aconteceu no passado, por exemplo. Caso conheça bem a pessoa, você perceberá esse fenômeno no ato. Sabe aquele seu amigo cujas histórias sempre têm um fio condutor, mas que no momento parece se atrapalhar todinho com os tempos verbais? Desconfie. [2]
    • Fique atento a esse tipo de declaração: “Saí com os meninos ontem à noite para tomar uma cerveja, mas fiquei para tomar só umas duas. Afinal, vou embora antes da meia-noite…”
    • Quando a pessoa está mentindo, a história pode automaticamente passar para o tempo presente na cabeça dela.
  5. Sabe aquela pessoa que não é de conversar tanto por texto, mas de repente começa a contar os mínimos detalhes da história? Pode ser que ela esteja tentando esconder o que realmente aconteceu, usando os detalhes para contorná-lo. Você só queria saber quem estava na festa, mas a pessoa começou a contar até quais músicas tocaram? Fique esperto!
    • Se ela disser algo como “Eu fui na lanchonete com o Diego tarde da noite. Ele falava sem parar sobre La Casa de Papel. Pelo menos a batatinha com queijo estava uma delícia.” A pessoa não tem o costume de dar tantos detalhes, mas de repente se mostra apegada a eles?
  6. A pessoa com quem você está trocando mensagens nunca se preocupou com a ortografia e muito menos com a pontuação. De repente ela encarna o Machado de Assis e começa a escrever português de alto nível na norma culta. Nem toda mentira é involuntária como a respiração! Tem gente que se esforça para ser oblíqua e dissimulada. É claro que algumas pessoas gostam mesmo de escrever tudo corretamente. É para você focar nas estranhezas, e não no fato de que cada um tem suas idiossincrasias.
    • Caso ela tenha o costume de abreviar as palavras, ignorar a pontuação e usar letras maiúsculas a torto e a direito, e do nada envie um parágrafo com ortografia e sintaxe perfeitas, desconfie.
  7. Outro sinal de que você está lidando com um mentiroso é a remoção dos pronomes pessoais. Como assim, wikiHow? Ora, a pessoa começa a explicar a situação como se tudo tivesse simplesmente “acontecido”. Se ela começa a usar a voz passiva e tira os pronomes, parece que ninguém agiu ativamente e, portanto, ninguém tem culpa de nada. Você não vai cair nessa, vai? [3]
    • Pode-se ser dizer a verdade assim: “ Eu saí com os meninos. Depois do jantar, nós chamamos um Uber. Eu nem tinha percebido o quanto já estava tarde.”
    • Veja que os pronomes estão todos ali. Todos são responsabilizados por suas ações. Veja a mesma declaração sem os pronomes: “A turma toda estava na lanchonete. Na hora em que o táxi chegou, já era tarde. A noite passou voando...”
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 614 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade