Baixe em PDF Baixe em PDF

Hemorroidas são veias inflamadas na parte interna ou externa do ânus, que assim ficam devido à pressão sobre as veias pélvicas e retais, estando relacionadas com diarreia, constipação e dificuldade em evacuar fezes. É difícil realizar o diagnóstico de hemorroidas internas, mas existem alguns sinais e sintomas que o deixarão mais informado sobre a condição.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Encontrando os sintomas de hemorroidas

Baixe em PDF
  1. Um dos sinais mais comuns de hemorroidas é a presença de sangue no papel higiênico ou no vaso sanitário.
    • Sangue ou muco nas fezes também podem indicar outras doenças, como câncer no reto ou colorretal. [1] Consulte um proctologista ao verificar esses sintomas.
  2. Muitas pessoas com hemorroidas internas descrevem a impressão de que ainda existem fezes a serem excretadas mesmo depois de irem ao banheiro. Provavelmente, isso acontece porque as veias inchadas da hemorroida passam uma sensação parecida à presença de fezes no ânus.
  3. Ao realizar a higiene anal após evacuar, você sentirá que a hemorroida está ressaltada, na forma de uma massa rosada de pele na região anal. [2] É o chamado prolapso, que pode levar à incapacidade de segurar o conteúdo retal, além de causar um leve desconforto, mas sem dores.
    • As hemorroidas internas não causam dor porque não existem fibras nas veias desses lugares do corpo.
  4. Apesar de serem causadas pela força e pressão exercidas durante a evacuação, elas também podem surgir devido à obesidade, levantamento de objetos pesados e ao engravidar. Na gestação, as hemorroidas ocorrem devido à maior tensão exercida sobre as veias do abdômen inferior causadas pelo feto. [3]
  5. A grande maioria poderá ser curada sem precisar ir ao médico; basta aumentar a quantidade de fibras da dieta e beber mais água. As fezes serão mais moles e consistentes, facilitando a evacuação e diminuindo a pressão interna que pode levar ao aparecimento das hemorroidas. [4]
    • Ingira mais alimentos ricos em fibras ou consuma um suplemento de fibras. Siga as instruções na bula ao optar pelo suplemento.
    • Beba uma quantidade de água suficiente para não ficar desidratado e para amolecer o bolo fecal. Recomenda-se o consumo de nove a 13 copos de líquido por dia ou seis a oito copos d’água cheios. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Obtendo um diagnóstico médico

Baixe em PDF
  1. Ao desconfiar de uma hemorroida interna e perceber que ela não melhora após uma semana, mesmo ingerindo mais água e fibras, marque uma consulta com um proctologista. Ele poderá avaliar se esse é realmente o problema ou se há outra condição médica.
    • Prepare-se para o exame anotando todos os sintomas, fazendo uma lista de perguntas e dúvidas que possui e continuando com as tentativas de amolecer as fezes.
    • Geralmente, as hemorroidas não causam dor e podem ser identificadas devido à saída de sangue vivo na evacuação.
  2. O proctologista pode diagnosticar hemorroidas internas e externas através de um teste retal, uma análise que determinará se realmente há essa condição e a gravidade dela.
    • O médico deve realizar um exame retal digital. Com um dedo lubrificado e luvas, ele examinará o reto.
  3. Se o sangramento retal não for causado por uma hemorroida, o médico pedirá um teste mais completo, como a sigmoidoscopia ou a colonoscopia para descartar a possibilidade de câncer de cólon. [6]
    • A sigmoidoscopia examina o reto e a parte inferior do cólon, enquanto a colonoscopia analisa o estado de todo o cólon e o reto. [7] Em ambos, o médico precisará inserir um pequeno tubo flexível no reto.
    • A anuscopia e a endoscopia também podem ser empregadas no diagnóstico de hemorroidas internas. Na primeira, o médico insere um tubo fino no reto, aprofundando-o por alguns centímetros. [8] A endoscopia é parecida, mas o tubo pode ser aprofundado no reto ou cólon. [9]
  4. Apesar de serem incômodos e desconfortáveis, os tratamentos de hemorroidas internas não causam dor. Alguns deles são: [10]
    • A ligadura elástica, procedimento em que uma banda elástica é presa na base da hemorroida, interrompendo a circulação de sangue até ela cair.
    • Injeção de uma solução química para diminui-la.
    • Cauterização, em a hemorroida é queimada.
    • As hemorroidas são removidas por intervenção cirúrgica na hemorroidectomia.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 847 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade