Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você está preocupado com a possibilidade de ter sofrido um “shadowban” no Twitter? Quando o site oculta, retira a prioridade ou bloqueia seu conteúdo da pesquisa, você perceberá rapidamente que o engajamento com os tweets diminuirá de maneira drástica, como se o seu perfil estivesse invisível. Caso tenha motivos para desconfiar desse tipo de restrição, leia este artigo e aprenda como encontrar outros “sintomas” do shadowban, fazer alguns testes simples e tentar restaurar a conta ao seu estado normal.
Passos
-
Saia da conta do Twitter ou abra uma guia anônima ou privada em seu navegador de internet. Quando punido, o Twitter não deixa que seus tweets apareçam nas pesquisas, e para saber se foram bloqueados, você terá que sair do seu perfil.
- Para usar uma janela anônima no navegador, acesse o menu e escolha “Nova janela anônima”, “Nova janela privativa” ou algo do tipo.
- Essa verificação funciona apenas se os tweets forem públicos. [1] X Fonte de pesquisa
-
Pesquise por from:nomedeusuário na barra de pesquisas (substitua “nomedeusuário” pelo seu nome de usuário do site, como from:wikiHow ). Se não conseguir visualizar suas mensagens nos resultados, e não há nenhum tipo de restrição em sua conta, provavelmente você está sofrendo shadowban e tendo seu conteúdo limitado.
-
Descubra se as respostas que você deu aos tweets de outras pessoas são visíveis a quem não o segue. O Twitter também pode ocultar suas respostas aos tweets de qualquer um que não estiver seguindo você. Para descobrir, basta comentar em um tweet público, sair da sua conta ou usar uma janela anônima, e ver se a resposta pode ser visualizada.
- Mesmo que consiga encontrar as mensagens pela pesquisa, o Twitter pode recorrer a esse tipo de shadowban.
-
É possível que o site tenha imposto um “soft” shadowban, ou seja, sem sinais aparentes. O Twitter não revela nada sobre seu algoritmo de shadowban, o que fez com que usuários do fórum “/r/Twitter”, no Reddit, pesquisassem bastante para entender como a prática funciona. [2] X Fonte de pesquisa Eles descobriram esse tipo “soft”, sem qualquer indício de shadowban, o que significa que algumas respostas de alguém com tal punição são “enterradas” na opção “Mostrar mais respostas, inclusive as que podem ter conteúdo ofensivo” ou “Ver mais tweets”, bem no fim do fio de conversa.
- Esse “fenômeno” também é conhecido como “deboosting”.
Publicidade
-
O Twitter pode interpretar que você está tentando manipular a plataforma. As regras da rede social sobre esse assunto são bastante rígidas, em especial quando um usuário faz tweets em massa, responde e segue muitas pessoas em um curto espaço de tempo, solicita engajamentos falsos e conduz conversas artificiais. [3] X Fonte de pesquisa O site acaba bloqueando definitivamente contas que violem as regras, mas o shadowban pode anteceder essa restrição mais severa.
-
Você já foi bloqueado por muitos usuários. Quando o Twitter detecta que o seu perfil não é “desejado” pela comunidade, seu conteúdo perde prioridade; apesar de não chamarem nominalmente isso de “shadowban”, tudo que você divulga terá visibilidade limitada. [4] X Fonte de pesquisa
-
A rede social considera que suas publicações estão prejudicando a qualidade da busca. Mesmo que você não faça nada que abra uma brecha para sofrer uma punição severa, o conteúdo que você posta pode ir contra as regras gerais de busca do Twitter. [5] X Fonte de pesquisa Com isso, se você tomar uma das decisões abaixo expostas, o site vai ocultar seus tweets da busca e não os recomendará a ninguém:
- Postar repetidamente o mesmo tweet ou o mesmo link.
- Utilizar os “Trending Topics” (TT) ou “hashtags” para divulgar conteúdo irrelevante ou com desinformação.
- Usar “bots” para fazer postagens automáticas ou enviar mensagens com base em palavras-chave.
- Postar o mesmo conteúdo usando várias contas.
- Seguir (ou parar de seguir) usuários em massa.
-
Seus tweets violam a política de conduta contra propagação de ódio. Nem sempre o Twitter bane um indivíduo que usa linguagem ofensiva ou com discurso de ódio; em muitos casos, suas mensagens serão ocultadas das pesquisas ou serão marcadas como de menor prioridade, ganhando pouca visibilidade. [6] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Aguarde alguns dias. Caso não esteja manipulando a plataforma ou espalhando desinformação de maneira intencional, saia do Twitter por um a três dias e veja se algo muda. Os “sintomas” desse tipo de restrição devem perdurar apenas por alguns dias se você não fizer nada que viole as regras da rede social.
-
Desinstale serviços automáticos e que façam “spam” de conteúdo. Se você já utilizou ferramentas que criam posts de modo constante, serviços de terceiros que rastreiam ou adicionem seguidores em seu nome ou qualquer tipo de “bot” automatizado em seu perfil, desabilite e desinstale todos o quanto antes.
-
Denuncie a situação ao Twitter. Se alguns dias passarem e seus posts continuarem invisíveis aos demais usuários, envie um tweet para @TwitterSupport (em inglês) informando o seu problema. [7] X Fonte de pesquisa A equipe de suporte do site vai esclarecer os motivos que estão levando seu conteúdo a ficar oculto ou sem prioridade. Se preferir, acesse esta páginaPublicidade
Dicas
- Não compartilhe links com spam e nem posts com conteúdo abusivo ou que infrinjam as regras do Twitter. Leia sobre as Regras de Automação e consulte a página de diretrizes para se manter “dentro da lei” no Twitter.
Publicidade
Referências
- ↑ https://help.twitter.com/en/safety-and-security/public-and-protected-tweets
- ↑ https://www.reddit.com/r/Twitter/comments/p1ggm4/rtwitter_attempts_to_solve_twitters_shadowban/
- ↑ https://blog.twitter.com/en_us/topics/company/2020/bot-or-not
- ↑ https://blog.twitter.com/en_us/topics/company/2018/Setting-the-record-straight-on-shadow-banning
- ↑ https://help.twitter.com/en/rules-and-policies/twitter-search-policies
- ↑ https://help.twitter.com/en/rules-and-policies/hateful-conduct-policy
- ↑ https://blog.hootsuite.com/shadowban/
Publicidade