PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você percebeu que seu relacionamento não é mais o que costumava ser. A mesma pessoa que causava a sensação de "borboletas no estômago" agora causa apenas nervosismo. É importante pôr um ponto final em um relacionamento infeliz e disfuncional, por mais que seja difícil admitir que ele acabou. Você pode pensar que tudo isso é apenas uma fase ruim — e talvez realmente seja —, mas certos pontos sinalizam que o fim da relação é inevitável.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Reflita sobre a comunicação entre ambas partes

PDF download Baixe em PDF
  1. Brigas podem ser uma maneira saudável e produtiva de comunicar e resolver conflitos, mas quando são incessantes e tomam a maior parte do tempo do casal são um sinal que a relação está perto do fim.
    • Brigar por assuntos irrelevantes pode ser uma forma de chamar a atenção ou de descontar a raiva, e também sinaliza alguma disfunção.
    • Terminar as brigas com raiva, ressentimento, amargura e indisposição para se reconciliar também indicam a falência do relacionamento. [1]
  2. Comunicar as suas necessidades e sentimentos e, em contrapartida, entender os do seu parceiro é a base de um relacionamento saudável. [2] Se você percebe que seu par está alheio aos seus sentimentos ou vice-versa, é provável que a relação esteja afundando.
    • A falta de comunicação começa com algo simples. Por exemplo, quando uma das partes perde a vontade de perguntar como foi o dia da outra. Aos poucos, isso pode evoluir para o total descaso com os sentimentos do outro.
    • Se você percebe que não presta atenção ao que seu parceiro diz ou vice-versa, a comunicação entre vocês não é eficiente (o que pode dar origem a muitos problemas). [3]
  3. Se recusar a traçar planos é apenas uma evasão do fato de que você não tem a intenção de continuar ao lado do seu companheiro. Isso também pressupõe que o futuro que você concebe não o inclui, um sinal de que talvez seja o momento de terminar. [4]
    • Se vocês nunca conversaram sobre casamento ou filhos, comece a pensar na possibilidade de que seu par atual não é a pessoa certa para você.
    • Se você já deixou de planejar viagens de férias ou festas de fim de ano ou se evitou confirmar presença numa festa de casamento porque não tinha certeza de que a relação iria durar até lá, talvez seja o momento de terminar.
  4. Se comunicar com afetividade é a base para que o relacionamento se sustente e floresça. A ausência de expressões verbais de amor pode indicar que uma parte não quer ou não consegue pensar em nada legal para dizer. A falta de ternura nas palavras é um forte indício de que a relação está prestes a acabar. [5] [6]
    • A ausência de elogios, de bilhetes e mensagens de amor e de dizer "eu a amo" em voz alta indicam que a relação está com problemas.
  5. Quem está envolvido num relacionamentos saudável, fica empolgado em elogiar os atributos e as conquistas do seu par. Se você fala dos aspectos negativos do seu parceiro para os seus amigos, sua relação pode estar desgastada, pois isso é sinal de perda do respeito e talvez de outros problemas mais sérios. [7]
    • Há uma diferença entre relatar problemas passageiros do seu relacionamento aos seus amigos e dizer que você está infeliz, enjoado. Se você percebe que reclama do seu relacionamento com frequência, talvez seja a hora de se separar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reflita sobre seus pensamentos e sentimentos em relação ao seu parceiro

PDF download Baixe em PDF
  1. No começo do namoro, seu companheiro fazia você sentir borboletas no estômago; agora, a presença dele mal provoca qualquer emoção. Se você sente entediado ao lado do seu par (ou se apenas a ideia de encontrá-lo já basta para deixar você entediado), talvez seu coração já não esteja tão envolvido no relacionamento.
    • Nenhum relacionamento é empolgante sempre, mas é natural sentir um certo entusiasmo antes de ocasiões especiais (programas caseiros, encontros etc.).
  2. Atração física é tão importante para homens quanto para mulheres, especialmente durante os primeiros sete anos da relação. [8] Em boa parte das vezes, a atração física é o que leva o casal a se juntar. Se, atualmente, você ignora ou sente repulsa pelo seu par, é improvável que seu relacionamento vá durar muito.
  3. Enumere seus sonhos e expectativas para o futuro. Seu parceiro faz parte de algum deles? Imaginar que o futuro seria mais fácil (e até mais desejável) sem seu companheiro é um sinal de que seu relacionamento pode ruir.
  4. Por mais que vocês partilhassem objetivos, crenças e interesses no início, pode ser que isso tenha mudado. Conforme o relacionamento progride, progride também cada uma de suas partes — e, neste processo, os ideais e objetivos de cada uma pode se distanciar. Avalie se você e seu par ainda estão sintonizados e se ainda têm objetivos em comum.
    • Quando as conversas são sempre banais ou irritantes, ou quando é impossível conciliar objetivos e crenças, é impossível que o casal estabeleça uma meta em comum.
    • Ter objetivos e interesses à parte do seu cônjuge é perfeitamente saudável. O problema começa quando os valores e crenças de cada um começam a divergir e o casal perde aquilo que tinha em comum. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Avalie o contexto do seu relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. "Secas" prolongadas e falta de interesse por sexo sugerem a presença de problemas maiores no relacionamento.
    • Tente se lembrar da última vez em que vocês praticaram sexo. Você sentiu que estava apenas cumprindo uma obrigação? Obteve prazer ou satisfação? Se as relações sexuais deixaram de ser espontâneas e se tornaram uma imposição ou se ocorrem de forma muito esparsa, é improvável que o relacionamento vá perseverar.
    • Consulte um médico. Em mulheres, a diminuição do ímpeto sexual pode decorrer de desequilíbrios hormonais (que acontecem principalmente durante a gravidez e a menopausa); em homens, pode decorrer de baixos níveis de testosterona. [10]
  2. Infidelidade pode destruir um relacionamento porque desgasta a confiança e a lealdade em que ambas partes se empenharam para consolidar. É possível sobreviver à infidelidade, mas, quando ela se torna rotina para uma ou ambas partes, é hora de terminar o relacionamento. [11]
    • A não ser que vocês tenham concordado em manter um relacionamento aberto, infidelidade é um obstáculo difícil de ser superado. Quando um ou ambos membros do casal se tornam infiéis a ponto de isso se tornar esperado ou aceitável, é improvável que a relação sobreviva.
    • O flerte é uma forma de infidelidade, dependendo das intenções de quem o pratica. Quando você flerta com outra pessoa para obter afeto ou porque se imagina tendo um caso com ela, está traindo emocionalmente seu parceiro, e é preciso saber o porquê. [12]
  3. Assim como devemos nos rodear de pessoas positivas e escolher amigos com sabedoria, devemos investir em relacionamentos que tragam algo de bom para nossas vidas. [13] Se seu relacionamento parece um obstáculo ou um fardo e não traz nada de bom, é recomendável pensar na separação.
  4. Seus amigos e familiares te conhecem bem e desejam o melhor para você. Na maioria das vezes, o convívio com eles tem um efeito positivo na relação, uma vez que eles oferecem amparo nos momentos difíceis. Se eles evitam ficar por perto quando você e seu companheiro estão juntos, talvez a relação não vá durar. [14]
    • É normal que familiares e amigos se afastem quando acham que seu parceiro não está à altura das expectativas deles. Animosidade é outra razão que pode explicar o afastamento. No entanto, é importante distinguir rixas bobas de aversão genuína, de uma total falta de interesse em se aproximar do seu parceiro.
  5. 5
    Leve em conta tudo aquilo de que vocês participam juntos. Embora seja importante manter uma certa independência, o fato de as vidas dos cônjuges não se sobreporem em nenhuma área sinaliza algum problema. Se você sempre sai com seus amigos sem seu parceiro, se é alheio à rotina dele ou se nunca o inclui em seus planos de fim de semana, a relação pode estar prestes a terminar.
    Publicidade

Dicas

  • Se você deseja insistir na relação apesar de ter alguns dos problemas acima, você pode! Talvez seja necessário buscar aconselhamento ou terapia de casais, mas, desde que ambos queiram melhorar a relação, é perfeitamente possível superar tempos difíceis.
Publicidade

Avisos

  • Se você não consegue pôr um fim no relacionamento por pena do seu parceiro ou por imaginar que ele nunca vai encontrar outra pessoa, você está apenas prolongando a dor. É impossível prever o futuro de outras pessoas, e você não pode ser responsável pelo modo como seu parceiro vai conduzir a vida após o término do namoro.
  • Todos os tópicos listados acima apontam alguma disfuncionalidade do relacionamento. Caso nenhuma das partes manifeste interesse em superar esses problemas, a opção mais saudável é dissolvê-lo o quanto antes.
  • Após perceber que não há razão para continuar no relacionamento, procure terminá-lo imediatamente. Embora a separação seja dolorosa, quanto mais cedo um relacionamento difícil acaba, mais cedo suas partes podem recuperar a tranquilidade e seguir em frente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 440 881 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade