Baixe em PDF
Baixe em PDF
A sensação de ser usada não é nem um pouco legal, certo? Acha que encontrou "o cara" e está muito animada com a situação, mas sente que algo está estranho? Não importa se é o seu instinto ou a suspeita dos outros, você tem motivos para estar em estado de alerta. Seu namorado a está usando? Se acredita que sim — seja pelo sexo, pelo dinheiro, pela popularidade ou por qualquer outro motivo —, investigue a situação e decida o que fazer.
Passos
-
Reveja em quais horas ele quer passar um tempo com você. Ele só sai com você à noite? Só arranja tempo para o namoro quando você tem convites para uma festa bacana? Preste atenção em detalhes assim para identificar as intenções dele. [1] X Fonte de pesquisa
-
Reveja onde ele quer ficar com você. Acenda o sinal de alerta caso ele só queira ficar com você no quarto. Se não a apresenta para os amigos e só quer ficar sozinho com você, ele talvez não tenha muito interesse em oficializar o relacionamento. [2] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma lista de todos os sinais de alerta do relacionamento e pense em todos os detalhes. Veja a frequência com a qual ele diz coisas que a incomodam. A lista é um ótimo meio de se reunir os pensamentos e dar voz às preocupações que estão em sua cabeça. [3] X Fonte de pesquisa
- Os comportamentos dele se repetem ou ainda está remoendo algo que ele fez uma vez há muito tempo? Fique alerta e defenda-se, mas às vezes é preciso perdoar e esquecer, principalmente quando o rapaz pedir desculpas.
- Esquecer de ligar para você é chato, mas deixar de ir ao seu aniversário por algum motivo bobo é inaceitável. Veja a lista e seja sincera quanto à gravidade dos problemas e quanto ao que sente.
-
Converse com pessoas de confiança. Às vezes, aqueles ao redor podem ver coisas que você deixa passar. Boatos, avisos e conselhos podem ser úteis em momentos de conflito. Lembre-se, entretanto, de que apenas você e seu namorado sabem o que realmente acontece no relacionamento.
- Não lave a roupa suja do relacionamento com qualquer pessoa, ou você pode acabar criando mais problemas. Converse apenas com pessoas bem intencionadas e de confiança.
-
Tome uma decisão. Agora que já analisou a situação, conversou com pessoas de confiança e percebeu que as suspeitas são bobas, siga em frente com a vida. Talvez você tenha alguns problemas de confiança que precisam ser resolvidos. Caso tenha motivos válidos para ficar desconfortável, decida como confrontará a situação com seu namorado.Publicidade
-
Pare de dar o que acha que ele quer. Se acha que seu namorando a está usando para conseguir algo, não deixe que ele consiga e observe a reação dele. Em um relacionamento saudável, devem haver muitas coisas que fazem com que seu parceiro fique feliz e satisfeito. Se o relacionamento sofre por uma mudança, há um problema.
-
Diga que quer levar as coisas com mais calma caso acredite que ele a está usando pelo sexo ou por algum outro tipo de afeto físico. Se ele só quer encontrá-la à noite e em casa, diga que quer sair mais de dia. Quando ele iniciar alguma intimidade física, diga que não está interessada no momento e peça que respeite seus limites. [4] X Fonte de pesquisa
- Se não sabe bem o que dizer, experimente: "Queria focar em nossa conexão emocional, vamos dar um tempo nas coisas mais físicas". A reação dele fará com que tenha uma ideia melhor do pé do relacionamento. Se ele se importa com você e com a relação de vocês, não ligará de pausar os afetos mais íntimos. Se ele não quiser ficar com você sem a intimidade física, abandone o relacionamento.
- O corpo é seu! É importante que, caso diga não, ele respeite.
-
Proteja seu dinheiro caso ache que esse é o interesse dele. Diga que não se sente confortável gastando muito, mesmo que seja preciso inventar uma desculpa. Não há nada de errado no fato de ele não ter dinheiro para mimá-la, mas também não é certo exigir que você o mime. Se o interesse dele sumir junto do dinheiro, péssimo sinal.
- Diga algo como "Preciso economizar um pouco e vou cortar os gastos" e lembre-o sempre que ele pedir dinheiro para pagar algo. Fique atenta à reação dele para avaliar a situação.
- A mesma abordagem pode ser utilizada para outros possíveis interesses do seu namorado, como popularidade, presentes, etc. Um namorado bom para você não a abandonará!
-
Veja o que ele faz para você. Quando se está apaixonada, é fácil não perceber quando o namorado não faz nada por você. Preste atenção em tudo que ele faz e deixa de fazer por você! Obviamente, ele não precisa comprar flores ou pagar jantares caros, basta demonstrar que se importa de verdade.
- Por exemplo, ele faz coisas simples e significativas, como trazer café quando sabe que você está cansada ou enviar uma mensagem de apoio em um dia difícil?
-
Aprenda a diferenciar elogios de bajulações. Um homem que diz que ama seu senso de humor e quer ouvir sobre seus problemas provavelmente gosta de você. Se ele só elogia sua beleza quando quer algo em troca, fique esperta. [5] X Fonte de pesquisa
- Preste atenção no que ele faz quando não recebe nada em troca. Se ele faz coisas por você só para fazer com que se sinta bem, é um ótimo sinal.
-
Separe um tempo para você. Não é preciso anunciar nada ou "dar um tempo", basta ficar um pouco sozinha. É mais fácil aceitar os comportamentos ruins ou ignorar os sinais de alerta na presença do namorado. Você pode ficar cega pelo amor ou intimidada, o que pode incapacitá-la de pensar claramente na presença dele. [6] X Fonte de pesquisa
- Quando estiverem separados, reflita sobre o relacionamento. Está recebendo dele o mesmo que está dando? Os relacionamentos saudáveis devem ser benéficos para ambas as partes.
- Ao dar espaço ao rapaz, você poderá ver como ele se sai sozinho, sem o que consegue ao "usá-la".
Publicidade
-
Planeje a conversa e mantenha a calma. Deixe claro que terão uma discussão importante para que ele não fique na defensiva ou se sinta encurralado. [7] X Fonte de pesquisa Deixe que ele reflita sobre o relacionamento e se prepare para uma conversa profunda. Ao planejar a discussão, ambos manterão a calma e pensarão melhor na questão.
- É importantíssimo que conversem com calma e mantenham um bom nível. Mesmo se está nervosa ou magoada, lembre-se de que de nada adianta discutir chorando ou xingando.
-
Exponha suas preocupações. Seja franca, mas sem atacá-lo. Não minimize o que sente e nem varra os sentimentos para baixo do tapete. O que sente é real e não deve deixar de ser expressado só pelo desconforto. Ao colocar suas preocupações na mesa, você permite que ele se explique e melhore.
- Comece as frases com "eu", não com "você", para não soar acusatória. Dizer algo como "Eu sinto que só ficamos juntos à noite" é melhor do que "Você só me chama à noite e odeio isso". [8] X Fonte de pesquisa
-
Deixe ele falar. Se tem certeza de que seus medos se realizaram e é usada por seu namorado, deixe que ele se explique para encerrar o assunto. Não o interrompa para não aumentar a tensão da situação. [9] X Fonte de pesquisa Caso discorde de algo que ele diz, espere ele terminar de falar e veja como ele reage. Ele demonstra remorso? Ele está na defensiva? Ele é grosso?
- Lembre-se de que o que está sentindo é válido. Mesmo que seu namorado não tenha feito nada de errado, não se sinta mal por sentir o que sente.
-
Escolha como seguirá em frente. Após discutir a questão e se fazer ouvir, decida o que fará. Caso seu namorado não se explique, peça desculpas ou faça nada para melhorar o futuro do relacionamento, talvez a melhor opção seja dar um fim à relação como um todo.
- Se ficou satisfeita com a resposta dele e planeja manter o relacionamento, bolem um plano para melhorar a situação. Caso tenha sido magoada e sinta como se desse mais do que recebe, pensem em como corrigir a questão ou acabarão de volta na mesma discussão após um tempo.
-
Lembre-se do que aprendeu e não cometa os mesmos erros. Agora que aprendeu a identificar as coisas que a deixam desconfortável e a confrontar tais situações, você é mais capaz de se dar bem no futuro. Agora já sabe o que não deve aceitar e como lidar com os conflitos. Ser usada é horrível, mas permite que você aprenda a exigir respeito e um melhor tratamento no futuro.Publicidade
Referências
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/larry-schwimmer/10-signs-he-only-wants-to_b_7688110.html
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/larry-schwimmer/10-signs-he-only-wants-to_b_7688110.html
- ↑ http://psychcentral.com/lib/the-health-benefits-of-journaling/
- ↑ http://www.seattletimes.com/life/if-something-feels-wrong-about-a-relationship-pay-attention/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/evolution-the-self/201401/praise-manipulation-6-reasons-question-compliments
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/199802/the-call-solitude
- ↑ http://www.loveisrespect.org/healthy-relationships/communicate-better/
- ↑ http://www.loveisrespect.org/healthy-relationships/communicate-better/
- ↑ http://www.forbes.com/sites/womensmedia/2012/11/09/10-steps-to-effective-listening/# 7f74bc7926fb
Publicidade