Baixe em PDF Baixe em PDF

Você precisa de um cabo USB de alta velocidade, ou seja, acima de 3.0? Está com dificuldade em saber se o que você tem corresponde às expectativas ou ainda quer comprar um para transferir dados ou carregar a bateria do seu celular rapidamente? Saiba, antes de qualquer coisa, que esses cabos, além das portas USB, sofreram várias mudanças com o passar dos anos; o processo de transferência de dados ou de energia acontece de maneira cada vez mais rápida, de forma que a bateria de smartphones, por exemplo, possam ser carregadas em menos de uma hora. Leia este artigo para saber se um cabo USB é de alta velocidade, seja com a finalidade de passar informações ou para recarregar um dispositivo.

  1. Com o passar do tempo, a conexão USB recebeu melhorias em sua velocidade, que antes era “normal”, se tornou “Hi-speed” e agora é “SuperSpeed” Lembre-se de que as portas USB também vão influenciar na rapidez. Eles são classificados da seguinte forma: [1]
    • USB 1.0 : o mais antigo padrão USB. Os cabos 1.0 podem realizar transferências de até 12 Mbps (Megabytes por segundo), valor insuficiente para realizar transmissão de vídeo. Possui corrente elétrica de 5 volts (5 V), 0,5 amperes (0,5 A) e potência máxima de 2,5 watts (2,5 W), também insuficiente para o carregamento rápido.
    • USB 2.0 : o primeiro padrão ”Hi-Speed” . Atinge velocidade de até 480 Mbps na transferência de dados, bem maior do que o USB 1.0, porém ainda incapaz para ser usado como conexão para vídeo. Possui a mesma potência que o USB 1.0 e não dá suporte para “fast charging”.
    • USB 3.0 : é o primeiro modelo “SuperSpeed”. Pode transferir dados com velocidade de até 5 Gbps (Gigabytes por segundo), ou seja, pode ser usado como cabo de vídeo. Como o USB 2.0, apresenta corrente elétrica de 5 V, porém possui praticamente o dobro de potência (4,5 W) e amperagem (0,9 A) dos cabos 2.0. Isso significa que conseguem carregar baterias um pouco mais rapidamente, porém ainda fora dos padrões “fast charging”.
    • USB 3.1 : padrão nomeado de “SuperSpeed+”, consegue realizar transferências de até 10 Gbps e transmite vídeos normalmente. Possui corrente elétrica que varia de 5 V a 48 V, entre 0,5 A e 0,9 A e potência de até 240 W. Os cabos são considerados “fast charging”, ou seja, carregam baterias com rapidez.
    • USB 3.2 : também engloba o padrão “SuperSpeed+", chegando até 20 Gbps na transferência de dados e com capacidade de transmissão de vídeo. A potência é igual aos modelos 3.1 e pode ser usados como “fast charging”.
    • USB 4.0 : é o padrão mais atual disponível. Capaz de atingir velocidades de 40 Gbps de transferência — dependendo em que porta é conectado —, muito mais do que o necessário para usar como conexão para vídeo. Apresenta a mesma potência que USB 3.1 e 3.2 e os cabos são considerados “fast charging”.
  2. Existem diversos tipos de conectores para entradas USB, abaixo elencados:
    • USB Tipo-A : é o conector macho mais comum entre os cabos USB. Podem ser usados em entradas USB 1.0 até 3.2, são de metal e retangulares (12 mm x 4,5 mm). Os cabos com esse conector podem até realizar “fast charging”, mas geralmente com menos rapidez que os USB Tipo-C.
    • USB Tipo-B: : já são obsoletos. Eram mais comuns em acessórios antigos para computadores, como impressoras. O plug de metal é quadrado e de 8 mm, com entalhes nos cantos superiores. São compatíveis com as entradas USB 1.0 e 2.0, além de terem um modelo 3.0 com conector um pouco maior (8 mm x 10,45 mm). Raramente têm suporte a “fast charging”. [2]
    • USB Tipo-C : o mais novo padrão para conectores USB. O plug, fino e oval (8,24 mm x 2,4 mm), pode ser utilizado com todos os tipos de portas USB. Alguns cabos possuem um conector USB Tipo-A em uma ponta e Tipo-C na outra, enquanto os da Apple podem ter Tipo-C em uma ponta e Lightning na outra. São cabos rápidos, porém os mais eficazes são os que apresentam Tipo-C em ambas ou Tipo-C em uma ponta e Lightning na outra.
    • MiniUSB : já é um conector mais antigo e que não é suportado em aparelhos mais recentes. O plug de metal é retangular e bem pequeno (6,75 mm x 3,0 mm) com entalhes nos cantos da borda inferior. São compatíveis com cabos USB 1.0 e 2.0, mas não transferem dados e nem carregam baterias com rapidez.
    • MicroUSB : possuem um formato retangular e entalhes nos cantos da borda inferior. São muito mais finos do que os MiniUSB (6,85 mm x 1,8 mm) e empregados com maior frequência em modelos mais antigos de dispositivos Android. O conector MicroUSB padrão funciona com USB 2.0, enquanto o plug maior (12,25 mm x 1,8 mm) também suporta USB 3.0.
    • Lightning : os conectores Lightning geralmente são usados com dispositivos Apple. Tem suporte a praticamente todos os padrões USB e podem realizar “fast charging”. O plug possui um formato quadrado (6,7 mm x 6,7 mm) e é de metal sólido, com oito pinos de metal na ponta.
    • Thunderbolt 3 : os cabos Thunderbolt 3 também costumam ser usados com dispositivos da Apple. Funcionam com todos os padrões USB e podem realizar “fast charging”. O plug é exatamente igual ao Tipo-C, mas com o desenho do ícone de um raio.
  3. Como eles são os mais comuns e utilizados por vários cabos, pode ser meio complicado fazer a distinção em relação ao padrão (USB 1.0, 2.0 e assim por diante). Geralmente, a cor do plástico da parte interna do conector de metal permitirá que você determine qual é o modelo. São elas: [3]
    • Branco: USB 1.0 (velocidade de transferência de até 12 Mbps, corrente elétrica de 5 V, 0.5A, 2.5 W).
    • Preto: USB 2.0 (velocidade de transferência de até 480 Mbps, corrente elétrica de 5 V, 0.5A, 2.5 W).
    • Azul: USB 3.0 (velocidade de transferência de até 5 Gbps, corrente elétrica de 5 V, 0,5 a 0,9 A e potência de 4,5 W).
    • Azul-esverdeado : USB 3.1 (transferência de dados de até 10 Gbps, corrente elétrica de 5 a 48 V, 0,5 a 5 A e potência de até 240 W).
    • Vermelho : USB 3.2 (transferência de dados de até 20 Gbps, corrente elétrica de 5 a 48 V, 0,5 a 5 A e potência de até 240 W).
    • Amarelo : USB 2.0 e 3.0 de alta potência (fast charging).
    • Laranja : USB 3.0 (apenas para carregamento).
  4. O símbolo USB é representado por três fios conectados em forma de garfo. Alguns cabos também terão o símbolo ao lado das portas USB. Nas 3.0 e acima, haverá um "SS", de “SuperSpeed”, junto ao ícone USB, e talvez um número, como "5", "10", "20" ou “40” para indicar a capacidade de transferência Gbps do cabo.
  5. Existem vários protocolos do tipo, com nome distintos de acordo com a marca. O padrão da indústria é o “USB Power Delivery” (Distribuição de Energia USB ou USB-PD), mas também há o “Qualcomm Quick Charge” (Carregamento Rápido da Qualcomm ou QC), o Samsung Adaptive Fast Charging (Carregamento Rápido Adaptativo da Samsung) e o Motorola Rapid Charging (Carregamento Rápido da Motorola). Esses protocolos são capazes de fornecer uma potência de ao menos 60 W, o que significa que podem carregar com elevada velocidade a maioria dos celulares e Tablets.
  6. Mesmo que tenha suporte ao carregamento rápido, talvez não seja o suficiente para todos os dispositivos em que for utilizado. Um cabo padrão com duas pontas USB Tipo-C entrega 60 W de potência, o suficiente para a maioria dos smartphones e Tablets; por outro lado, um notebook exigirá maior wattagem, exigindo que o cabo USB tenha um protocolo com 100 W de potência. [4]
  7. Você não deve se preocupar apenas com os cabos USB, mas sim com as portas USB, que podem variar em relação às potências e velocidades de transferência. As entradas do tipo em notebooks podem variar muito, logo, leia as especificações do dispositivo conectado para saber se é possível carregar ou transferir dados a ele com rapidez na porta correspondente.
  8. Caso ainda tenha a embalagem do produto ou queira comprar um, analise a amperagem suportada pelo cabo. Os USB normalmente apresentam o valor 0,5, enquanto os cabos de carregamento rápido deverão ser de 2 A ou mais.
  9. Como suportam maior corrente elétrica, os cabos para “fast charging” deverão ser mais grossos. Se não houver nenhuma outra maneira de determinar o padrão, é possível inferir que, por ser mais grosso, o cabo em questão deve ser ao menos 3.0 e carrega Tablets e smartphones com maior velocidade. [5]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 933 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade