Baixe em PDF Baixe em PDF

Está interessado em uma pessoa, mas acha que ela é casada? Se isso já aconteceu com você, deve saber que é uma situação supercomplicada. É claro que a forma mais fácil de descobrir é perguntando, mas você também pode colocar seu lado detetive para funcionar e ficar sabendo de outros modos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

No que reparar no primeiro encontro

Baixe em PDF
  1. Dê uma olhada o anelar esquerdo dela e procure por marcas de sol ou de qualquer outro tipo que indiquem que a pessoa usava um anel até pouco tempo. Algumas pessoas casadas usam esse truque para que os outros achem que estão solteiras e fiquem com elas. Mas, também existe a possibilidade de terem se divorciado recentemente. [1]
  2. Repare no carro dela. É um utilitário, uma minivan ou um SUV? Quem tem uma família geralmente usa esse tipo de carro por ser maior. [2] Além disso, leve em conta outros sinais de solteirice, também.
    • A maioria dos caras solteiros, por exemplo, come fora ou faz a própria comida. Pergunte o que ele fez no jantar e diga que quer a receita ou peça para que indique um restaurante bom. [3]
  3. Muitas pistas sobre o estado civil de uma pessoa podem ser encontradas aí. Ela fala muito da própria vida? Está sempre mencionando alguém que pode ser o parceiro dela? Outro ponto chave é o que ela faz no tempo livre, uma vez que pessoas solteiras têm vidas muito diferentes das casadas. Então, pergunte o que ela fez no final de semana. Ela saiu com os amigos, foi ao bar, a um show ou viajou para outra cidade? Ou será que ficou em casa, jantou com outros amigos que você sabe que são casados ou foi ao zoológico? Esses detalhes dizem muito!
    • Com quem a pessoa passa o tempo livre dela? É com os parentes, irmãos e primos ou com amigos? Essa é outra boa pista para saber se ela é ou não casada.
  4. Pessoas solteiras podem se dar ao luxo de sair quando querem, fazer um happy hour depois do trabalho e sair para comer nos finais de semana. Já as casadas, ainda mais quando têm filhos, não têm a mesma independência. Elas podem até sair com os amigos de vez em quando, mas passam a maior parte do tempo em casa com a família ou saindo com o parceiro.
  5. Elas são ótimas para ajudar a descobrir se uma pessoa é casada ou não. Para isso, entre no Facebook, Twitter ou Instagram dela e veja se há algum status de relacionamento ou fotos de casais. Se houver, veja de quando são. Se forem todas antigas, pode ser que eles já terminaram, mas deixaram as fotos lá, se foram recentes é provável que a pessoa esteja comprometida.
    • O perfil da pessoa não tem quase nada, nem foto? Encontrou algum álbum com fotos de alguém que pode ser o parceiro dela? Você não conseguiu encontrá-la em nenhuma rede social? Todos esses podem ser sinais de que tem alguma coisa errada. [4]
    • Pesquise o nome dela na internet. Veja se encontra perfis em redes sociais ou se o nome dela aparece em qualquer outro resultado que possa ajudar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fique atento ao comportamento dela quando saem

Baixe em PDF
  1. Se ela sempre usa dinheiro, pode ser porque não quer que seu parceiro veja as movimentações nos cartões. Hoje em dia, é muito comum que as pessoas paguem tudo no cartão e o uso do dinheiro pode ser um sinal de alerta. [5]
    • Algumas pessoas andam com dinheiro para pagar as compras mais baratas, como cinema e fast food, enquanto outras, as mais ricas, costumam andar com notas maiores. A maioria, porém, alterna entre cartões e dinheiro na hora de pagar as coisas.
  2. Desconfie! Se é sempre difícil marcar encontros com ela, principalmente à noite, é um sinal muito forte de que ela está em outro relacionamento. Quando alguém está realmente interessado em você, não terá problema em estender um pouquinho o encontro. É claro que durante a semana é comum que as pessoas tenham que chegar em casa mais cedo, mas nos finais de semana é difícil arrumar desculpas. [6]
    • Vocês só podem se ver entre as 18h e as 21h? Pode ser porque a pessoa tem que chegar em casa antes do parceiro dela. Se isso não acontece com frequência, não se preocupe, mas, se é recorrente e ela sempre diz que precisa chegar cedo, pois tem uma reunião importantíssima no dia seguinte, abra os olhos.
  3. Se já faz um tempo que estão saindo e a pessoa ainda não levou você na casa dela, fique atento. Se ela sempre vem com desculpinhas, como “minha casa está uma bagunça” ou “a sua é mais legal” ou, ainda, se você nem sabe onde ela mora, comece a desconfiar. [7]
    • Invente algum motivo para ir à casa dela. Se a pessoa se recusar até a dizer onde mora, é provável que ela seja casada.
  4. Quando alguém comete adultério, age de forma estranha sempre que o telefone toca. Preste atenção a isso e pense se você acha que tem motivos para se preocupar.
    • Quando vocês estão juntos, ela evita atender o celular, parece sempre nervosa e esconde a tela de você de propósito? O telefone toca sem parar? Saiba que esse tipo de comportamento, secretivo e evasivo, pode ser um indicativo de adultério. [8] Mas, antes de sair fazendo acusações, veja se ela não faz isso apenas para ser educada. Muita gente não gosta de atender o telefone durante um encontro, para não estragar o clima. Porém, se vocês já estão juntos há algum tempo e ela continua fazendo isso, é bom ficar atento.
    • Ela tem dois celulares? Dependendo da profissão, isso é normal. Mas também é um costume comum entre pessoas que traem. Veja se ela se nega a passar o outro número para você ou se vai para longe quando atende chamadas de números estranhos. Todos esses são sinais de alerta.
    • Ela só liga para você do mercado, do carro, do trabalho ou de uma praça? Você já conseguiu falar com ela em casa? Se a pessoa só liga para você quando não está em casa, pode ser porque precisa fazer as ligações escondida. [9]
    • Sempre que você liga cai na caixa postal e ela só liga de volta depois de muito tempo ou quando está no trabalho? E, se ela atende, age de um jeito estranho, como se estivesse falando com alguém do trabalho ou num tom de voz muito mais baixo do que o normal? Esse tipo de comportamento também pode indicar um adultério. [10]
    • Hoje, é comum que muita gente não tenha telefone em casa, mas se a pessoa tiver e se recusar a passá-lo, pode ser motivo para desconfiar. [11]
  5. Se já faz um tempo que estão juntos e ainda não conheceu a família ou amigos dela, pode ser sinal de que algo está errado. Ela fala muito sobre eles? Você sabe com quem ela está quando vocês não estão juntos? Às vezes, as pessoas levam um tempo para apresentar seus namorados à família, mas se estão saindo faz tempo e você ainda não conheceu ninguém, ou é porque ela não quer nada sério ou porque tem outra família. [12]
  6. Se vocês nunca saem nos finais de semana e ela sempre recusa convites de última hora, fique esperto. O mesmo vale para o caso de nunca viajarem juntos ou suas viagens sempre coincidirem com compromissos do trabalho dela. [13] Esse comportamento esquisito pode indicar que a pessoa tem outra vida da qual não pode fugir.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Investigando a pessoa

Baixe em PDF
  1. Se não tem certeza, dê a cara à tapa e pergunte de vez. Essa é a forma mais fácil e eficaz para descobrir. Se quiser arriscar, pense na melhor abordagem possível:
    • Você pode ser bem direto, perguntando: “Você é casado?”. Nesse caso, evite usar um tom acusatório, falando como se estivesse apenas curioso.
    • Outra opção é dizer: “Você está escondendo alguma coisa de mim?”, e veja o que ela responde.
    • Preste atenção na reação dela. A pessoa está dando algum sinal de que está mentindo ? Ela está desviando o olhar, se mexendo demais, suando ou se colocando na defensiva? [14]
    • Se a pessoa disser que não é casada, então pergunte a si mesmo por que é que você duvida. Será que tem dificuldade de confiar nas pessoas ou seu parceiro está agindo de forma suspeita? Se você continua com a pulga atrás da orelha, então talvez seja melhor terminar o relacionamento. Agora, se ele disser que é casado, então não pense duas vezes e ponha um ponto final à relação. Você pode até ficar nervoso e querer saber algumas coisas, mas saia dessa o mais rápido que puder, pois ninguém merece isso.
  2. Por se tratar de um documento público, qualquer um pode ter acesso às certidões de casamento. Para isso, basta comparecer ao cartório da cidade onde a união foi legalizada.
    • Você precisará do nome e do sobrenome da pessoa para fazer a busca. Se o nome dela for muito comum, como João da Silva, você precisará do nome do meio, também.
    • Às vezes também é preciso saber em que estado a pessoa se casou e fazer a busca lá mesmo.
    • Saiba que nem todos os registros de casamento são publicados. O ideal é informar-se antes de procurar.
    • Quando estiver lá, dê uma olhada nos registros de divórcio, também. Só porque você encontrou um registro de matrimônio, não quer dizer que a pessoa ainda esteja casada.
    • Existem sites que comparam os registros públicos e permitem obter informações sobre o estado civil das pessoas. Saiba, porém, que esse é um método mais caro, embora mais conveniente. Antes de tomar uma decisão, pese o custo-benefício.
  3. Saiba, porém, que essa não é uma atitude legal e pode custar seu relacionamento. Mas, se você acha que essa é a melhor maneira de descobrir a verdade, vá em frente. Abaixo, listamos algumas formas de encontrar as respostas que você precisa:
    • Bisbilhote a carteira da pessoa. Ele tem um cartão de crédito conjunto com outra pessoa? Ou, algo menos óbvio: tem um algum cartão de qualquer loja em nome de outra pessoa? Talvez se trate do companheiro dela.
    • Dê uma olhada no celular da pessoa e veja se há fotos que possam ser do parceiro ou dos filhos dela. Se já esteve no escritório dela também, reparou em alguma foto suspeita? [15]
    • Tem uma caixa de correio no prédio com os nomes dos moradores? Veja se os sobrenomes delas são iguais. Claro que a pessoa pode morar com um irmão ou outro parente, mas é bom dar uma conferida.
    • Veja se a garagem da pessoa tem dois carros. De novo, pode se tratar do carro de outra pessoa da família ou de alguém que trabalhe na casa, então encare isso apenas como uma pista. Além disso, há sinais de crianças na casa?
  4. Pesquisa na internet ou na lista telefônica e veja se ela está registrada sob o mesmo número que outra de mesmo sobrenome, que não seja filho ou parente dela. Se sim, isso é sinal de que ela é casada.
    • Essa informação pode estar um pouco desatualizada, pois a pessoa pode ter se separado ou divorciado desde a última impressão.
  5. É comum encontrá-los na internet, com promessas de que basta digitar o nome dela, a cidade onde mora e os dados do seu cartão para que retornem os resultados. Tome cuidado com esse tipo de coisa, pois muito provavelmente não passa de um golpe.
  6. . Se estiver muito preocupado, leve em conta contratar um investigador para fazer o trabalho sujo para você. Só esteja ciente de que isso provavelmente será bem caro, então se você quer apenas saber se a pessoa é casada ou não, é melhor não o contratar. Por outro lado, se você está muito apaixonado, mas tem tudo para acreditar que a pessoa é casada, talvez esse dinheiro seja bem gasto. Antes de qualquer coisa, porém, converse com o investigador e veja o que ele acha.
    • Se você acha que está em um relacionamento bígamo ou que a pessoa não está legalmente divorciada, um detetive particular pode ser de grande ajuda.
    Publicidade

Dicas

  • O que seus amigos acham? É sempre bom saber a opinião de pessoas de fora. Claro que você não deve entender a opinião deles como uma verdade absoluta, mas pode ser de grande ajuda saber o que outras pessoas acham, também.
Publicidade

Avisos

  • Às vezes não dá para saber a verdade apenas perguntando. É bom ficar atento a alguns sinais e juntar as pintas como em um quebra-cabeças, caso ache que a pessoa está mentindo sobre o estado civil dela.
  • Se a pessoa se casou em outro país, você terá que saber onde e quando ela morou lá para ir atrás dos registros públicos. Talvez você precise até de um tradutor, caso não fale a língua desse lugar.
  • Tenha cuidado. Se a pessoa é casada e estava mentindo para você, é bem provável que fique na defensiva para cobrir a mentira. Se ela fizer isso, acusando você de não confiar nela, abra os olhos, pois o mais provável é que você está certo. Uma pessoa inocente não costuma agir dessa forma.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 131 950 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade