Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você pode salvar uma página da internet quando quiser acessá-la offline ou para registrar o conteúdo dela sem ter que se preocupar com atualizações ou uma possível remoção futura. Embora todos os navegadores web apresentem esse recurso, é possível utilizar programas especiais para fazer o download de todas as páginas de um site de uma só vez.
Passos
-
Abra a página da internet que deseja salvar. Todos os navegadores populares possuem a opção de salvar páginas. Após realizar esse procedimento, você poderá abrir a página escolhida mesmo que seu dispositivo não possua acesso à internet. Caso queira salvar o conteúdo completo de um site, clique aqui . [1] X Fonte de pesquisa
-
Abra a janela "Salvar página como". Essa função está disponível em todos os navegadores web. Para abrir rapidamente essa janela, pressione Ctrl / ⌘ Cmd + S ou faça o seguinte procedimento:
- Chrome. Clique no botão Menu (☰) e selecione "Salvar página como".
- Internet Explorer. Clique no botão da engrenagem, selecione a opção "Arquivo" e, em seguida, clique em "Salvar como". Caso não encontre a engrenagem, pressione Alt para exibir a barra de menu, clique em "Arquivo" e selecione "Salvar como".
- Firefox. Clique no botão Menu (☰) e selecione "Salvar página".
- Safari. Clique no menu "Arquivo" e selecione "Salvar como".
-
Nomeie a página salva. Por padrão, o arquivo receberá o título original da página.
-
Selecione o local onde deseja salvar a página. O arquivo HTML e a pasta contendo todas as mídias da página (caso opte por salvar todo o conteúdo dela) ficarão armazenados na pasta de destino que escolheu.
-
Escolha entre salvar a página completa ou apenas o HTML. No menu "Tipo", você poderá escolher entre "Página da web, completa" ou "Página da web, Somente HTML". Caso opte por salvar a página completa, todas as mídias contidas na pasta serão baixadas separadamente. Dessa forma, você poderá acessar esse conteúdo mesmo que esteja sem conexão à internet.
- Usuários do Internet Explorer também podem selecionar a opção "Arquivo da web, arquivo único (*.mht)". Esse formato exclusivo da Microsoft armazena todos os dados da página em um único arquivo. Embora possuam algumas restrições, os arquivos .mht são uma grande mão na roda quando se deseja salvar várias páginas de uma só vez.
-
Abra a página da internet que salvou. Você encontrará um arquivo HTML no local selecionado anteriormente. Clique duas vezes nele para abrir a página salva em seu navegador web padrão, mesmo que você esteja desconectado.
- Mantenha a pasta de mídias associada à página no mesmo local que o arquivo .html. Caso contrário, a página não carregará nenhuma imagem.
- Caso a página salva contenha um vídeo, ele só será carregado caso haja conexão com a internet.
Publicidade
-
Abra o site que deseja salvar no Safari. Você pode salvar qualquer site que quiser para leitura offline. Esse procedimento pode ser útil em viagens ou em qualquer outra ocasião onde você não terá conexão à internet.
- Seu dispositivo deverá estar rodando o sistema iOS 7 ou posterior.
-
Toque no botão Compartilhar. Você o encontrará na parte inferior (iPhone e iPod) ou superior (iPad) da tela. O ícone desse botão é um quadrado com uma flecha apontando para cima.
-
Toque em "Lista de Leitura" no menu Compartilhar. Esse botão, cujo ícone é um par de óculos, está localizado ao lado da opção "Adicionar Favorito".
- Não feche imediatamente a página após adicioná-la à sua Lista de Leitura, pois páginas com uma grande quantidade de conteúdo podem levar alguns instantes para serem completamente salvas. Aguarde até que o site termine de carregar para fechar a guia com segurança.
-
Localize suas páginas salvas em sua Lista de Leitura. Você pode acessar esse recurso mesmo sem estar conectado à rede. Para isso, toque em Favoritos e selecione a guia representada pelos óculos.
- O botão Favoritos (cujo ícone é um livro aberto) está localizado na parte inferior do Safari.
-
Toque em uma página para abri-la. Caso não esteja conectado, você perceberá que a página não será exatamente igual à original. Isso ocorre porque os dados não essenciais (como a cor de fundo do site) são descartados.
-
Desça até o final da página para acessar o próximo item. Quando você chegar ao final da página, continue rolando para visualizar o próximo item presente em sua Lista de Leitura.
-
Alterne entre os itens lidos e não lidos. Toque no botão "Mostrar Tudo" ou "Mostrar Não Lidas" na parte inferior da Lista de Leitura para exibir todas as páginas da lista ou somente as que você ainda não leu.
-
Deslize o dedo para a esquerda sobre um item da Lista de Leitura para excluí-lo. Quando terminar de ler um item, deslize-o para a esquerda e toque em "Excluir" caso queira removê-lo de sua lista.
-
Atualize seu dispositivo se a Lista de Leitura não estiver funcionando corretamente. Alguns usuários relataram problemas com a atualização para o iOS 8, os quais impedem o carregamento offline de páginas da Lista de Leitura. Nesse caso, atualizar seu dispositivo para o iOS 8.0.1 ou superior provavelmente resolverá esse problema.
- Abra o aplicativo Ajustes e selecione a opção "Geral".
- Toque na opção "Atualização de Software" e selecione "Instalar Atualização" assim que o dispositivo verificar as atualizações disponíveis.
Publicidade
-
Abra o site que você deseja salvar no Chrome. Apesar de não permitir a marcação de um site para visualização offline, como acontece no Safari para iOS, você poderá utilizar o Chrome para salvar páginas como arquivos PDF, os quais podem ser abertos a qualquer momento e até mesmo acessar links.
- Outros navegadores para Android podem apresentar uma opção de visualização offline. Nesse caso, toque no botão (⋮) para abrir o menu do navegador e selecione "Salvar para visualização offline".
-
Toque no botão Menu do Chrome (⋮) e selecione "Imprimir". Você deverá "imprimir" a página da web no formato PDF.
-
Toque no menu suspenso e selecione "Salvar como PDF". Dessa forma, a página e os links contidos nela serão preservados em um arquivo PDF que será armazenado em seu dispositivo.
-
Toque no botão "Salvar". Feito isso, o menu Downloads será aberto. Selecione a opção "Downloads" no quadro da esquerda.
-
Nomeie a página salva. Por padrão, o arquivo receberá o título original da página. Toque no nome coso queira alterá-lo.
-
Toque no botão "Salvar". Dessa forma, o PDF será salvo em seu dispositivo.
-
Abra o aplicativo Downloads. Uma lista com todos os arquivos baixados será exibida.
-
Toque no arquivo PDF que você criou. Você poderá ser solicitado a escolher um aplicativo para abri-lo.
-
Leia a página. Você poderá tocar em qualquer um dos links no arquivo PDF para abri-los em seu navegador, embora seja necessário estar conectado à internet para isso.Publicidade
-
Baixe e instale o HTTrack. Trata-se de um programa gratuito e de código aberto que permite o armazenamento de todas as páginas e mídias de um site, preservando links e criando diretórios para todos os conteúdos presentes nele. Dessa forma, você poderá navegar pelo site normalmente, mesmo sem estar conectado à internet.
- Você pode baixar o HTTrack gratuitamente através do endereço httrack.com . O programa é compatível com Windows, Mac e Linux.
-
Abra o HTTrack e crie um novo projeto. O programa armazena cada site que você arquiva como um "projeto". Dessa forma, você pode atualizar facilmente sites que já foram arquivados.
-
Escolha um nome e local de armazenamento para o projeto. O HTTrack recomenda que você nomeie cada um de seus projetos e crie um diretório base para salvá-los.
-
Selecione "Download web site (s)" (Baixar site) e insira o endereço do site desejado. Caso queira arquivar um site por inteiro, use o endereço principal dele.
-
Clique no botão "Finish" (Concluir) ou "Start" (Iniciar) para começar a salvar o site. Uma barra de progresso será exibida enquanto o HTTrack estiver baixando o conteúdo do site. Esse processo pode levar alguns minutos, especialmente se o site for grande e sua conexão for lenta.
- Por padrão, o HTTrack baixará o conteúdo de todos os links, desde que eles pertençam ao mesmo domínio.
-
Veja seu site arquivado. Quando o processo de arquivamento estiver concluído, você poderá abrir o diretório que você definiu para o projeto e abrir o arquivo .html do site. Você poderá navegar normalmente por ele, mesmo que esteja offline.
- Você só poderá visualizar os vídeos se estiver conectado à internet.
Publicidade
Dicas
- Salve páginas da internet quando estiver planejando viajar ou quando não for possível acessar a internet por um longo período de tempo. As páginas salvas poderão ser visualizadas offline a qualquer momento.
- Esse recurso é especialmente útil para armazenar sites com informações importantes. O conteúdo da página ficará registrado em seu aparelho da maneira que estava quando você o salvou, mesmo que ele seja posteriormente modificado ou excluído pelo responsável.
Publicidade
Publicidade