Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você vir alguém boiando na água e não puder chamar ajuda, será preciso agir rapidamente para ver se a pessoa está realmente se afogando. O afogamento ocorre em minutos; se não houver um salva-vidas por perto, você terá que fazer o resgate por conta própria. Estar preparado pode fazer a diferença na vida de uma pessoa.

Método 1
Método 1 de 4:

Lidando com a situação

Baixe em PDF
  1. Vítimas ativas de afogamento ainda estão conscientes, mas não conseguem chamar ajuda. Pode ser que a pessoa esteja se debatendo, também. É importante saber reconhecer os sinais, já que a pessoa pode afundar entre 20 e 60 segundos. [1]
    • Uma vítima ativa de afogamento vai tentar boiar na água, com a boca logo acima da superfície. No entanto, ela não vai conseguir ficar muito tempo assim e vai afundar. [2]
    • Alguém que parece estar com dificuldades, mas não está pedindo ajuda, provavelmente está sem oxigênio para gritar.
  2. Não importa se você saber prestar socorro ou não, ter ajuda é sempre uma boa ideia quanto há alguém se afogando. Ligue para os serviços de emergência imediatamente, especialmente se a pessoa estiver boiando de barriga para baixo. [3]
  3. Mantenha a calma e veja qual é a melhor forma de resgatar a pessoa, de acordo com a localização e o tipo de água em que a pessoa está. Encontre uma boia. Se a pessoa estiver próxima de você, use o método de aproximação. Se ela estiver longe, prefira o Método de resgate em oceanos. [4]
    • Pode levar alguns momentos até que você consiga chamar a atenção da pessoa. Mantenha a calma e continue a falar com ela.
    • Se você tiver um cajado de pastor, pode usá-lo para alcançar a pessoa.
    • Jogue uma boia para a pessoa, se ela estiver muito longe do solo, seja em um rio ou no mar.
    • Mergulhe na água e nade até a vítima, caso não tenha outra alternativa e ela esteja longe demais para ser alcançada do solo.
  4. Fique calmo e mantenha o foco . Pessoas que entram em pânico têm mais chances de cometer erros e estressar ainda mais as vítimas. Grite para a vítima saber que você está indo ajudá-la.
=== Salvando a vítima ===
  5. Abra as pernas para ficar mais estável. Nunca se estenda de forma que comprometa seu equilíbrio. Grite para a pessoa pegar sua mão, braço ou remo. Pode ser preciso gritar várias vezes antes que ela possa ouvir ou ver você. Grite bem alto, com clareza e confiança. [5]
    • Esse tipo de resgate só é útil se a vítima está ao alcance da beira da piscina, píer ou perto da costa. [6]
    • Não tente salvar alguém se estiver de pé. Essa posição é arriscada e você pode cair na água.
    • Ofereça sua mão dominante, já que você vai precisar usar toda a força que tiver para puxar a pessoa e salvá-la.
    • Procure um objeto que possa estender seu alcance, caso a pessoa esteja um pouco longe. Um remo, um cabo de vassoura ou uma corda podem ser úteis se a pessoa conseguir pegá-los.
    • Puxe a pessoa para fora d'água e ajude-a a chegar ao solo. [7]
  6. Você pode oferecê-lo para a vítima segurar ou pode usá-lo para puxar a vítima caso ela não seja capaz de segurar sozinha. Muitas piscinas e áreas externas contêm essa ferramenta. [8]
    • Avise as outras pessoas no deque para ficar longe da ponta do cajado. Você não quer que ninguém atrapalhe o resgate.
  7. Prenda seus pés caso a vítima puxe o cajado. Fique longe o suficiente para não correr o risco de cair na água. Se a pessoa não conseguir pegar o cajado, use-o para puxá-la, enroscando-o em alguma parte dela (o braço, por exemplo). [9]
    • Não deixe o cajado perto do pescoço da vítima, pois ela pode se machucar.
    • Mire com cuidado, já que pode ser difícil enxergar com clareza.
    • Você sentirá um puxão quanto a pessoa pegar o cajado.
  8. Confira se ela pegou o cajado antes de começar a puxar. Com cuidado e lentamente, comece a puxar a vítima de volta para a borda, até que ela esteja perto o suficiente para você ajudá-la. Deite-se no chão e confira se você está seguro o suficiente para finalizar o resgate. [10]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo o resgate de arremesso

Baixe em PDF
  1. Se encontrar um com corda, melhor ainda, porque aí você pode puxar a vítima. Você pode encontrar boias, coletes salva-vidas ou colchões flutuantes em postos de salva-vidas. Barcos também são equipados com boias, então, você pode usá-las caso o acidente ocorra enquanto você está mar adentro.
  2. Arremesse-a em direção à vítima, mas sem bater nela diretamente. Considere a direção do vento antes de jogar. Informe-a que você vai jogar algo para ajudá-la a se salvar.
    • Uma boa ideia é jogar a boia perto da vítima. Depois que ela pegar, use a corda para puxá-la.
    • Se você jogar o objeto longe demais ou se ela não consegue pegá-lo, puxe-o de volta ou use outro dispositivo flutuante.
    • Se não conseguir depois de muitas tentativas, tente outro método ou nade para levar a boia até a vítima.
  3. Uma corda leve pode ser usada para salvar uma vítima. Segure-a na mão que você não vai usar para arremessá-la e dê uma volta no seu braço. Na outra ponta, faça um anel e jogue-a para a vítima. Pise na parte da corda que ficou no chão para ter mais firmeza na hora de puxar a pessoa.
    • Quando for jogar a corda, mire no ombro da pessoa.
    • Depois que a pessoa pegar a corda, puxe-a cuidadosamente até que ela esteja perto da borda ou for capaz de tocar os pés no fundo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo o resgate a nado

Baixe em PDF
  1. Resgates a nado devem ser considerados em último caso, apenas, porque exigem treinamento e muita habilidade. A vítima geralmente estará se debatendo e em pânico, o que pode ser perigoso em um resgate.
  2. Não nade até a pessoa sem ter ao menos uma boia, pois a primeira reação dela será montar em cima de você. Será preciso garantir que nenhum dos dois vai afundar e que você será capaz de levá-la com segurança até a borda. Se não tiver uma boia, leve uma camiseta ou toalha para a vítima segurar.
  3. Prefira o estilo livre ou nado crawl para chegar até a pessoa. Se estiver em um corpo d’água de grande extensão, prefira técnicas para nado no mar, assim, você evitará ser pego por uma onda. Jogue a corda ou a boia para a pessoa pegar.
    • Instrua a vítima a pegar o objeto. Lembre-se de não ficar muito perto dela porque, em um momento de desespero, ela pode se agarrar em você e os dois vão afundar.
  4. Nade em linha reta até a borda ou a costa, puxando a vítima. Verifique como de vez em quando se ela está respirando, se está segurando a boia e se está consciente. Continue a nadar até chegar em um lugar seguro..
    • Mantenha uma distância segura da vítima.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Cuidando da vítima após o resgate

Baixe em PDF
  1. vias aéreas, respiração e circulação. Veja se alguém já chamou o serviço de emergência e verifique esses três pontos. Verifique se a pessoa está respirando ou não e se há algo obstruindo as vias aéreas dela. Se não houver respiração, tente sentir a pulsação no punho ou pescoço. Sinta a pulsação por no mínimo dez segundos.
  2. Se não houver pulso, pode ser preciso fazer o processo de ressurreição. Para adultos e crianças, pressione a palma da mão no centro do tórax da vítima. Faça 30 compressões em um ritmo de 100 por minuto. Pressione até afundar o tórax em cerca de 5 cm. Permita que o tórax volte completamente antes de pressionar de novo. Verifique se a pessoa voltou a respirar. [11]
    • Não pressione as costelas da vítima.
    • Se a vítima for uma criança, pressione dois dedos na caixa torácica. Pressione por 3 centímetros.
  3. Faça isso apenas se você tiver sido treinado para tal. Coloque a cabeça da pessoa para trás e levante o queixo dela. Pressione as narinas, cubra a boca da pessoa com a sua e jogue ar duas vezes, por um segundo cada. Veja se o tórax dela está se expandindo. Siga com as duas respirações e as 30 compressões. [12]
    • Continue até que a pessoa comece a respirar ou até a ambulância chegue.
    Publicidade

Dicas

  • Você é a sua prioridade. Se sentir que sua vida está em risco, afaste-se, avalie a situação e, então, considere tentar resgatar a vítima mais uma vez.
  • Ao trazer a vítima para a borda da piscina, coloque as mãos dela uma por cima da outra e, depois, coloque as suas mãos por cima das dela, assim, ela não vai se soltar. Gentilmente, jogue a cabeça da vítima para trás para que ela não aspire nem engula água.
  • Apenas entre na água se não houver mais nada em volta que possa ser usado para alcançar a vítima. Estar na água quando há alguém em desespero (como uma vítima de afogamento) pode ser fatal para ambos.
  • Se a vítima estiver em pânico, pode ser melhor pegá-la por trás. Se for pela frente, ela pode, em um momento de desespero, agarrar você e puxá-lo para baixo. A melhor forma de tentar salvar alguém é pegar a pessoa por trás. Não toque nas mãos da vítima.
  • Não tente salvar alguém se você estiver de pé, ou você poderá ser puxado para a água.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 085 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade