PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O par "perfeito" acha que é melhor vocês serem apenas bons amigos? Embora você possa acreditar que nunca encontrará alguém melhor, existem formas de seguir em frente. Se desapaixonar é tão único para cada pessoa como se apaixonar , mas continue lendo para aprender algumas formas saudáveis de cortar os laços emocionais.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Aceitando o sofrimento

PDF download Baixe em PDF
  1. Desapaixonar-se envolve um processo de luto pela perda do relacionamento. É normal sentir essa perda profundamente. Tentando agir normalmente e fingindo que nada aconteceu, você terá ainda mais problemas emocionais. A forma saudável de começar a se desapaixonar é ficando triste por um tempinho. Dê-se tempo para processar os sentimentos de luto. [1]
    • Se puder, tire alguns dias de folga no trabalho e faça algo que o conforte (contanto que não seja prejudicial). Assista a filmes tristes, durma ou tome um pouco de sorvete. Se a dor se tornar insuportável, lembre-se de que ela vai melhorar eventualmente. [2]
  2. Para superar completamente o fim de uma relação amorosa, você precisará reconhecer a existência de coisas boas e ruins nesse romance (porque elas sempre existem). Aprecie as coisas boas, mas não se esqueça das ruins. Pense nas novas oportunidades que surgirão em sua vida a partir de agora.
    • No auge do sofrimento, é provável que você idealize a pessoa e esqueça das falhas e fraquezas dela. É importante se lembrar dos dois.
    • Tente ser grato pelas formas como o relacionamento o transformou e o ajudou a crescer como pessoa, mas também reconheça os aspectos que impediram seu crescimento ou o transformaram em alguém que você não queria ser. Leve essas lições com você conforme cresce e aprende. [3]
  3. Não tenha pressa para entrar em outro relacionamento nem tente distrair-se constantemente com amigos e atividades diversas. Você precisa processar e lidar com a dor se quiser ser capaz de se desapaixonar de forma saudável. Divida seu tempo entre pensar nas coisas que deseja e precisa e em como ir atrás delas e em buscar apoio emocional e social dos amigos e familiares.
    • Claro, se você precisar de alguém para conversar, não há nada de errado em passar algum tempo com os amigos mais próximos. Encontre uma pessoa compreensiva e que o permita desabafar sobre o relacionamento, mas que também diga verdade sobre a forma como encara a situação. Se você estiver aberto a conselhos, poderá usar os bons conselhos de um amigo de confiança para reavaliar essa perda e pensar no futuro. Não gaste muito tempo remoendo o término e pensando no que deu errado o no que a outra pessoa está fazendo neste momento. Em vez disso, concentre-se em si mesmo e em como você poderá seguir em frente. [4]
  4. Uma parte importante do processo de recuperação é conseguir expressar os sentimentos. Você não precisa compartilhar as emoções com ninguém se não quiser, mas o simples ato de colocá-las para fora poderá ajudá-lo. [5]
    • Você poderia escrever em um diário, criar contos ou poesias, desenhar ou pintar, compor ou aprender a tocar uma música, ou começar a praticar a poesia falada. Todos esses esforços criativos deixarão que você expresse a dor ao mesmo tempo em que cria algo belo a partir dessa experiência difícil.
    • Se estiver sem inspiração ou não for do tipo artístico, visite um museu, vá ao teatro ou a um concerto. Às vezes, ver ou ouvir a interpretação de outro artista sobre o fim de relacionamentos nos ajuda a entender que tal experiência é universal e conecta toda a humanidade e, por mais dolorosa que seja, faz com que a vida valha a pena. [6] Afinal, se você nunca perdeu alguém, nunca amou de verdade.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Recomeçando

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando estiver tentando seguir em frente e voltar à vida normal, é importante não agir por impulso e se livrar de tudo que o lembre dessa pessoa. Guarde algumas lembranças da melhor parte das experiências vividas com ela, como a concha que vocês encontraram na praia ou uma fotografia que tiraram juntos na festa de Ano Novo para manter uma imagem positiva e saudável do relacionamento.
    • Embora guardar algumas lembranças seja uma boa ideia, talvez você não esteja pronto para vê-las neste momento. Coloque todos esses objetos em uma caixa e, em seguida, guarde-a em algum lugar escondido. Você poderá tirá-los de lá quando estiver emocionalmente recuperado.
    • Isso inclui arquivos digitais, que também podem ser gravados e armazenados fora do seu computador.
  2. Após decidir quais coisas deseja manter, livre-se de todas as outras. Para conseguir superar alguém de verdade, você precisará evitar recordações constantes dessa pessoa na vida cotidiana.
    • Se tiver várias coisas do "ex" em casa, devolva. No Facebook, desmarque-se nas fotos em que estiver com ele, apague as fotos no seu próprio perfil que o lembrem dele e livre-se de quaisquer arquivos digitais em geral, como mensagens de voz antigas. Estudos demonstram que manter esses tipos de itens prolonga o processo de luto e torna a recuperação mais difícil. [7]
  3. Para esquecer alguém, é importante cortar todos os laços, pelo menos até você sentir que chegou a um estado emocional seguro e que pode ser amigo dele novamente (se quiser fazer isso). Além de ser um estado emocional, o amor provoca alterações químicas no cérebro semelhantes à dependência de drogas e, cada vez que você vir o "ex" ou for lembrado da existência dele, satisfará o vício apenas o suficiente para reforçá-lo. [8]
    • Não saia para tomar um café com ele, não telefone, não mande mensagens de texto, não pergunte aos amigos sobre a vida do seu "ex". Pare de pensar nele e comece a pensar em você. Os especialistas recomendam uma interrupção de, pelo menos, 30 a 90 dias em todos as interações com o "ex". [9]
    • Deixe de seguir ou ser amigo dele nas redes sociais. Acompanhar a vida dele, de forma intencional ou não, não é um hábito saudável e fará com que seja mais difícil superar o fim do relacionamento. Rompa todos os vínculos em redes sociais com ele (pelo menos por agora) para poder pensar em coisas mais saudáveis, como cuidar de si mesmo.
  4. Sair com amigos em comum logo após a tentativa de corte de relações fará com que isso seja emocionalmente mais difícil.
    • Explique que precisa passar algum tempo longe deles até se sentir um pouco mais estável. Os bons amigos entenderão.
    • Isso poderá incluir amigos em comum no Facebook, especialmente se eles tiverem o costume de postar muitas fotos do seu "ex". Ver e ouvir pequenos lembretes do relacionamento poderá prolongar o processo de luto. Se não puder cortar vínculos com amigos em comum no Facebook, bloqueie-os temporariamente até que você tenha tido tempo para se curar. [10]
  5. Se o relacionamento foi muito bom e as coisas terminaram bem, ou até mesmo se vocês sempre foram bons amigos, ainda assim é uma boa ideia esperar por algum tempo antes de recomeçar a amizade. Passar tempo juntos imediatamente após o término fará com que seja muito difícil superar essa pessoa.
    • Muitas pessoas recuperando-se de um relacionamento amoroso intenso poderão levar vários anos até conseguirem ser amigos íntimos do "ex". Talvez vocês precisem esperar até que ambos estejam apaixonados por outras pessoas e em relacionamentos estáveis antes de se sentirem confortáveis sendo amigos novamente.
    • Para outras pessoas, é impossível desenvolver uma amizade, principalmente se o término não foi uma decisão mútua.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Concentrando-se em si mesmo

PDF download Baixe em PDF
  1. Sem esse relacionamento para afetar a sua capacidade de julgamento, você poderá desenvolver uma imagem muito melhor de quem é como pessoa. Explore seus pontos fortes e fracos. Talvez você queira repensar as prioridades e objetivos de vida. Talvez acreditasse querer uma coisa quando pensou que estaria com a outra pessoa para o resto da vida, mas agora queira outra.
    • As amizades são boas coisas a serem exploradas neste momento. Talvez, enquanto estava apaixonado, você tenha sido negligente com certas amizades e não queira perdê-las. Este é um ótimo momento para acertar as coisas.
    • Pense na pessoa que era antes de conhecer o "ex" e volte a ser você mesmo. Talvez ele não gostasse de teatro e você adore, talvez ele gostasse do seu cabelo longo, mas você prefira curto. Você pode ter dado pouca atenção aos hobbies, amigos ou a certos aspectos da sua personalidade quando estava em um relacionamento e, agora que está solteiro novamente, deverá sentir-se livre para decidir quais características do seu antigo eu você quer de volta. [11]
  2. A paixão tende a torná-lo muito dependente da outra pessoa, mas se você quiser ser feliz e ter mais sorte nos relacionamentos futuros, precisará desenvolver a capacidade de ficar sozinho. Sendo alguém mais autossuficiente, você terá mais confiança e lembrará que é forte e capaz de fazer as coisas sozinho. Comece a fazer atividades sozinho agora mesmo. Pense em si mesmo como alguém livre. Faça coisas que sempre quis fazer, mas para as quais nunca teve tempo.
    • Tente sair sozinho para jantar ou assistir a um filme no cinema. Isso é ainda melhor se você comer alguma coisa que ache gostosa ou assistir a um filme que goste, mas que o "ex" odeie.
  3. Essas coisas novas não vão apenas fazer com que você se sinta feliz por estar saindo e aproveitando experiências diferentes, mas também o ajudarão a esquecer esse amor e a aprender a ser feliz sozinho. Você poderá adotar um novo hobby, tornar-se um voluntário, ou aprender uma nova habilidade na internet ou por conta própria. Você nunca sabe o que gostará de fazer no futuro.
    • Viaje tanto quanto puder. Viajar é um ótimo meio de desenvolver novas memórias e experiências, tanto positivas quanto negativas. Com novas experiências nas quais se concentrar, você começará a esquecer as experiências e os problemas do passado (ou pelo menos passará a pensar menos neles).
    • Lembre-se, viajar não significa necessariamente embarcar no próximo avião para Paris, você também pode viajar localmente! O importante é sair de casa, visitar lugares novos e fazer coisas que nunca tenha feito antes.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma parte importante da superação do fim de um relacionamento é aceitar que o romance não era para ser. Você precisará entender que, se a pessoa não conseguiu amá-lo ou estava infeliz com a relação, as coisas não melhorariam em um passo de mágica e você seria infeliz. Você merece um relacionamento em que a outra pessoa o ame tanto quanto você a ama. Um relacionamento no qual vocês se completem de uma forma única.
    • Seja grato pelas coisas boas resultantes desse relacionamento, como a oportunidade de se conhecer melhor e de aprender o que precisa em um parceiro amoroso. Quando sentir gratidão por ter amado a outra pessoa, você poderá curar-se de vez deste sofrimento, porque saberá que ele serviu a um propósito. [12]
  2. A menos que você queira ficar solteiro, precisará sair de casa se quiser encontrar um parceiro melhor. Isso poderá levar tempo e você não deve ter pressa. Não se force a fazer nada! Apenas saia quando sentir vontade e não faça nada que o deixe desconfortável.
    • Você poderá conhecer gente nova em bares ou baladas, frequentando uma igreja ou um grupo cívico com interesses parecidos com os seus ou praticando trabalho voluntário. Além disso, fique de olho aberto no trabalho, escola ou comunidade para encontrar pessoas que talvez tenha ignorado no passado. Seja amigável e receptivo com as pessoas novas.
  3. Apaixonar-se, ou pelo menos perceber que é possível apaixonar-se por outras pessoas, é uma parte importante da superação de um antigo amor. Você não precisa namorar sério. Na verdade, é melhor ter apenas encontros casuais por um tempinho. Muitas pessoas precisam de um período de recuperação e é melhor não partir o coração de alguém por ser incapaz de assumir um compromisso.
    • Você saberá que está pronto para amar novamente quando amar e respeitar a si mesmo, de verdade. A verdade é que nós atraímos pessoas que nos tratam da mesma forma como nos tratamos. Se estiver cheio de inseguranças e sentindo pena de si mesmo, será impossível encontrar alguém que o ame pela pessoa que você é. [13]
  4. Embora um coração partido possa ser muito doloroso, isso não significa que você precise se desapaixonar. Se o amor foi verdadeiro, talvez você nunca deixe de senti-lo. No entanto, é possível deixar tal sentimento para trás e viver a vida plenamente, sem ser dependente dele, e encontrar um novo amor.
    • Não deixe que o coração se encha de ódio ou de sentimentos negativos. Nunca tente seguir em frente forçando-se a odiar a pessoa que um dia amou. Se ele fez mal a você ou o magoou, você tem todo o direito de sentir raiva. No entanto, é saudável perdoar a outra pessoa, não para o bem dela, mas para o seu. Manter tanto ódio no coração faz mal e poderá arruinar sua capacidade de aproveitar a vida e de manter relacionamentos saudáveis no futuro. [14]
    • Não fique procurando defeitos no "ex" e não faça uma lista de tudo o que ele tinha de errado. Não se force a odiá-lo ou a pensar que está melhor sem ela. Isso apenas criará emoções negativas dentro de você e vai fechá-lo para as experiências positivas.
  5. Apaixonar-se outra vez é a peça final para a cura de um coração partido. Um novo romance renovará sua fé e mostrará o quão incrível é o amor. Ainda mais importante, você deverá encontrar o amor em alguém que possa retribuir seus sentimentos de uma forma como seu "ex" não podia. Você merece isso!
    • Quando finalmente encontrar alguém que o conheça e o ame por quem você é, não se sinta culpado por estar apaixonado por outra pessoa. Você não estará traindo ou menosprezando os sentimentos passados por encontrar um novo amor, até mesmo os livros de contos de fadas têm mais de uma história neles, e nossos corações são livros com muitas páginas.
    • Ainda assim, se você não se apaixonar novamente por um longo tempo, isso não significa que algo esteja errado. Alguns corações levam mais tempo para cicatrizar. Apenas concentre-se em ser feliz.
    Publicidade

Dicas

  • Não compare todo mundo ao seu "ex" nem pense que nunca encontrará alguém tão bom quanto ele. Não feche os olhos para as qualidades positivas de um pretendente ao compará-lo com outra pessoa.
Publicidade

Avisos

  • Se a relação era abusiva ou manipuladora, uma ordem de restrição ajudará vocês dois a se manterem afastados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 205 080 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade