Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se estiver se sentindo desanimado, você pode achar que nunca se sentirá melhor. Felizmente, os pensamentos têm grande controle sobre nosso humor. Na verdade, eles têm tanta influência que podem até mesmo afetar a forma como nos sentimos fisicamente. [1] X Fonte de pesquisa O cérebro processa entre 50.000 and 60.000 pensamentos por dia. [2] X Fonte de pesquisa Use-os para mudar a forma como enxerga a vida e animar-se.
Passos
-
Pare de pensar na situação. Evite remoer uma situação por muito tempo, isso pode fazê-lo sentir-se ainda pior, prendendo-o em um ciclo de negatividade. [3] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte Remoer as situações poderá impedi-lo de pensar de forma eficaz e resolver os problemas. Isso também tem uma forte ligação com a depressão. [4] X Fonte de pesquisa Se você se encontrar preso em um certo padrão de pensamento, tente distrair-se com outras atividades ou pensar em coisas que estejam próximas à você. Por exemplo, no caminho para o trabalho, olhe ao redor e observe os edifícios ou a iluminação da rua. [5] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Tente redirecionar os pensamentos para algo que possa mudar ou influenciar. Isso poderá lembrá-lo de que está no controle da situação e da própria felicidade.
-
Reformule sua situação ou estado de espírito. Reformular é um termo usado para ajudá-lo a analisar uma situação sob um ângulo ou luz diferente. [6] X Fonte de pesquisa Você pode tentar olhar para o lado bom da situação, lembrando-se do que aprendeu, ou encontrar humor em uma situação difícil. Ou, se estiver apenas sentindo-se esquisito e mal-humorado, poderá lembrar-se de que nem todos os dias são alegres e que amanhã você estará melhor.
- Por exemplo, se estiver triste devido a um rompimento amoroso, lembre-se de que, embora o fim do relacionamento tenha sido doloroso, você aprendeu muito sobre si mesmo durante o processo.
-
Pratique a gratidão. A gratidão é uma atitude, uma perspectiva moral, ou até mesmo uma prática diária que demonstra agradecimento. Ela também pode significar a demonstração de reconhecimento e a retribuição de gestos bondosos. Tente sentir-se grato ao longo do dia, colocando um lembrete no telefone. Ao receber o lembrete, use um momento para agradecer por alguma coisa daquele dia. Ou, simplesmente, preste atenção nas coisas boas que ocorrerem ao longo do dia, sendo grato por elas. Podem ser pequenas coisas, como encontrar uma boa vaga de estacionamento ou ver um belo nascer do sol. Ao final do dia, anote três coisas daquele dia pelas quais você sente gratidão.
- Sentir-se grato poderá deixá-lo em um clima de gratidão e otimismo. Estudos demonstram que a gratidão também pode melhorar o bem-estar e as relações interpessoais. [7] X Fonte de pesquisa
- Estudos também demonstram que a gratidão pode fazer você se sentir mais otimista em relação ao futuro, melhorando suas perspectivas. [8] X Fonte de pesquisa
-
Acaricie seu animal de estimação. Passe um tempo acariciando e agradando seu gato ou cachorro. Ou, se preferir ser ativo, passe esse tempo brincando com ele. Pesquisas demonstram que os animais de estimação podem melhorar nosso ânimo. Na verdade, essas pesquisas concluíram que passar um tempo com um animal de estimação pode ter um efeito tão positivo no humor quanto passar um tempo com uma pessoa querida ou parceiro amoroso. [9] X Fonte de pesquisa
- Afagar seu cachorro fará com que você se sinta melhor e fortalecerá os laços entre vocês dois.
Publicidade
-
Torne o espaço mais confortável cercando-se de coisas que o animem, como suas fotos favoritas, lembranças, plantas ou livros. Não se esqueça de melhorar a iluminação do ambiente. Algumas pessoas sofrem de transtorno afetivo sazonal e apresentam sintomas de depressão se não forem expostas à muita luz solar. Se você estiver em uma sala escura, abra a janela para permitir a entrada de um pouco de luz natural. Ou, se estiver usando luz artificial, tente acender uma lâmpada ou vela para animar-se.
- Se estiver no trabalho e de mau humor, tente trazer coisas de casa para sentir-se mais confortável, como fotos ou um determinado aromatizador de ar. Você pode até tentar preparar seu chá favorito como um lembrete quente e reconfortante de casa.
-
Perfume o ambiente. Mesmo que sua casa não cheire mal, uma boa vela perfumada ou sua fragrância favorita poderão melhorar o astral. Para animar-se e reduzir o estresse, tente aromaterapia, inalação ou aplicação tópica de óleos essenciais. [10] X Fonte de pesquisa Estudos descobriram que o óleo de limão, em particular, melhora o humor, [11] X Fonte Confiável Go Ask Alice Ir à fonte enquanto os maus cheiros em geral fazem você sentir-se tenso, deprimido ou com raiva.
- Os pesquisadores não sabem ao certo o que torna os óleos essenciais e a aromaterapia eficazes, mas acreditam que os receptores do nariz estimulem certas partes do cérebro, que controlam as emoções e as lembranças. [12] X Fonte de pesquisa
-
Limpe seu espaço. Passe algum tempo limpando ou reorganizando a casa ou o escritório. Estudos demonstram que a bagunça em casa ou no trabalho pode aumentar muito o nível de estresse, afetando o humor. [13] X Fonte de pesquisa Doe, jogue fora ou recicle as coisas das quais você não precisa mais.
- Você poderá até mesmo descobrir que organizar as coisas, tornando-as mais funcionais, pode animá-lo.
-
Decore com cores. As cores podem afetar muito o humor. Considere pintar alguns ambientes ou adicionar elementos decorativos, com cores alegres, para levantar o espírito. O amarelo é uma boa opção para iluminar um espaço, enquanto os tons de rosa podem fazê-lo sentir-se mais descontraído. [14] X Fonte de pesquisa [15] X Fonte de pesquisa Não pense que você precisa usar a cor mais brilhante e ousada de todas. Mesmo um amarelo pálido poderá ajudá-lo a se animar.
- Tente equilibrar vários tons de cores alegres. Por exemplo, você pode alternar listras amarelas e laranjas para tornar uma sala mais aconchegante e energizante. [16] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Mude o que estiver fazendo. Se você estiver infeliz porque se sente preso em um buraco, tente fazer algo diferente. Às vezes, simplesmente sair da rotina atual poderá melhorar o humor. [17] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Por exemplo, se você passou o dia inteiro preso em reuniões, sem nenhum tempo livre, recompense-se com um filme engraçado ao final do dia. Fazer algo diferente poderá fazer maravilhas para o seu estado de espírito.
- Por exemplo, se passou o dia inteiro sentado ou no sofá, seu humor pode estar em baixa porque o corpo precisa de alguma atividade física. Levante-se, faça uma caminhada e aproveite a mudança de ritmo.
-
Saia. Se você acha que seu mal humor está relacionado ao estresse, saia de casa para reduzir o estresse e levantar o ânimo. Tente fazer um passeio no parque ou visitar um jardim da cidade. Ficar ao ar livre pode melhorar significativamente o humor. Estudos descobriram que a oportunidade de sair de casa ou visitar um jardim reduz os níveis de cortisol, um hormônio liberado pelo corpo quando você está estressado. [18] X Fonte de pesquisa
- Não espere pelo dia ou clima perfeito para poder sair de casa. Pegue um guarda-chuva e dê um passeio na chuva. Só o fato de você estar ao ar livre já poderá animá-lo.
-
Exercite-se. Comece a malhar, a praticar um esporte ou atividade física ou, simplesmente, a ser mais ativo durante a rotina diária. Estudos demonstram que o exercício físico melhora o humor, estimulando o corpo a liberar neurotransmissores de "bem-estar" no cérebro. Até mesmo cinco minutos de exercício aeróbio podem reduzir a ansiedade. [19] X Fonte de pesquisa Praticar alguma atividade física poderá animá-lo, liberando esses neurotransmissores.
- Por exemplo, ao levar o cachorro para passear, estenda o passeio e permita-se desfrutar do momento. Ou, ligue para alguns amigos e marque um dia para jogar basquete.
-
Faça algo que o faça sorrir. Estudos demonstram que sorrir pode melhorar o ânimo, [20] X Fonte de pesquisa mesmo se você estiver de mau humor. Mesmo que não sinta vontade de sorrir, lembre-se de que o simples ato de sorrir poderá animá-lo. Encontre atividades que farão com que sorria, como assistir a um programa na televisão ou a um filme engraçado. Você também pode conversar com um amigo que sempre o faz rir ou sorrir.
- Se não tiver tempo para assistir a algum programa de televisão ou conversar com alguém, simplesmente tente sorrir sempre que puder.
Publicidade
Dicas
- Todo mundo fica de mau humor as vezes. Lembre-se de que as coisas melhorarão em breve.
- Tente ser receptivo com as pessoas que oferecerem apoio. Não fuja de abraços e outros gestos de conforto, a menos que eles o deixem mais triste.
- Aprender a ser otimista é uma boa forma de manter-se animado a longo prazo.
- Compartilhe os problemas com alguém próximo.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para que as coisas que você faz para se animar não se transformem em uma fuga ou vício.
- Se o mau humor ou os pensamentos negativos persistirem por um período prolongado, consulte um médico. Esse é um possível sintoma da depressão clínica. A depressão pode ser clinicamente tratada, mas pode resultar em consequências graves se não receber o tratamento adequado.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.usc.edu.au/media/3850/Reframingyourthinking.pdf
- ↑ http://www.usc.edu.au/media/3850/Reframingyourthinking.pdf
- ↑ http://www.apa.org/monitor/nov05/cycle.aspx
- ↑ http://pps.sagepub.com/content/3/5/400.short?rss=1&ssource=mfc
- ↑ http://www.apa.org/monitor/nov05/cycle.aspx
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/in-the-face-adversity/201209/positive-reframing-optimistic-thinking
- ↑ http://www.breakthroughealing.org/Documents/GratitudeStudy2003.pdf
- ↑ http://www.breakthroughealing.org/Documents/GratitudeStudy2003.pdf
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/Gerulf_Rieger/publication/50911102_Spouses_and_cats_and_their_effects_on_human_mood/links/00b7d5326dc2cf12c8000000.pdf
- ↑ http://umm.edu/health/medical/altmed/treatment/aromatherapy
- ↑ http://goaskalice.columbia.edu/does-aromatherapy-work
- ↑ http://umm.edu/health/medical/altmed/treatment/aromatherapy
- ↑ https://wesfiles.wesleyan.edu/courses/PSYC-317-jwellman/Week%203%20-%20Cortisol/Saxbe%20%26%20Repetti,%202010.pdf
- ↑ http://www.ucreative.com/articles/designing-logos-with-color-psychology/
- ↑ http://www.hgtv.com/remodel/interior-remodel/behind-the-color-pink
- ↑ http://www.hgtv.com/remodel/interior-remodel/behind-the-color-yellow
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/depression/in-depth/depression-and-exercise/art-20046495?pg=1
- ↑ http://www.researchgate.net/profile/Susan_Rodiek/publication/228475283_Influence_of_an_outdoor_garden_on_mood_and_stress_in_older_persons/links/0c96053c02648bb07d000000.pdf
- ↑ http://www.adaa.org/living-with-anxiety/managing-anxiety/exercise-stress-and-anxiety
- ↑ http://www.ingentaconnect.com/content/sbp/sbp/2009/00000037/00000009/art00010
Publicidade