PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora estudar as matérias da escola seja tão importante, muitos alunos têm dificuldade em manter uma rotina disciplinada. Se é o seu caso, não se preocupe: você não está sozinho! Adote o hábito de revisar o conteúdo no mesmo horário todos os dias, divida o processo em partes menores e pense em uma recompensa para si mesmo quando terminar. Com o tempo, você vai colher os frutos dessa dedicação e sair do círculo vicioso da procrastinação.

Método 1
Método 1 de 3:

Buscando motivação

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça essa lista dos seus motivos e, depois, pregue-a em um lugar bem acessível. Leia tudo toda vez que sentir a menor preguiça que seja de pegar os livros didáticos e colocar a mão na massa. [1]
    • Um estudante pode ter vários motivos plausíveis para revisar o conteúdo: tirar notas altas, passar no vestibular, não se encrencar com os pais etc. Todas elas são importantes e válidas!

    Dica: é normal não se sentir motivado o tempo todo! O importante é ter disciplina para não jogar tudo para o alto toda vez que você estiver desanimado.

  2. Reflita: como esse conteúdo vai impactar a sua vida? Como ele pode ser útil? Por exemplo: se você está entediado com o livro que tem que ler para a prova de literatura, tente criar "laços" com os personagens para se engajar mais no enredo; por outro lado, se não gosta muito de biologia, tente se interessar pelo menos na anatomia dos seres vivos. [2]
    • É difícil ter interesse por todas as disciplinas e, às vezes, algumas delas simplesmente não captam a atenção dos alunos. Ainda assim, tente descobrir como cada matéria pode influenciar a sua vida para criar um laço pessoal que motive os seus estudos.
  3. Faça intervalos constantes, pois ninguém gosta de estudar por horas a fio sem parar. Se quiser, você pode estabelecer um horário final para parar depois de revisar o conteúdo. [3]
    • Por exemplo: nas sessões normais de estudo, coloque o despertador para tocar em 30 a 50 minutos e faça um intervalo breve antes de retomar a revisão. Você vai ser bem mais produtivo dessa maneira.
    • Se prefere estudar logo depois da aula, tente revisar o conteúdo até a hora do café da tarde e, depois, faça outras coisas no resto do dia; se prefere estudar à noite, coloque o despertador para tocar 30 minutos antes da hora de dormir para conseguir relaxar.

    Use a técnica Pomodoro: coloque o despertador para tocar a cada 25 minutos; quando ele tocar, pare por cinco. Repita isso quatro vezes para chegar a um total de 20 minutos de descanso.

  4. Pense em algo simples, como comer uma barrinha de chocolate, acessar o Twitter ou Instagram por cinco minutos ou brincar com o seu pet depois de cada sessão de estudos. [4]
    • Você também pode planejar algo mais extravagante para recompensar todo o seu esforço! Saia para comer com amigos, tome um banho relaxante, compre algo que está querendo há um tempo etc. O importante é escolher uma coisa que valha todo o esforço.
  5. Vocês não precisam estudar juntos . Basta um acompanhar o progresso do outro e evitar que ele saia da linha. É mais fácil ter motivação para revisar o conteúdo quando se tem alguém assim por perto. [5]
    • Peça para a pessoa entrar em contato se não tiver notícias suas por alguns dias. Assim, você vai ter a disciplina necessária para nunca desistir.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Montando um cronograma de estudos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se já acorda com disposição, levante-se um pouco antes da aula para começar a estudar. Se prefere a noite, dedique algumas horas à revisão do conteúdo. Por último, se você gosta de fazer o que é mais importante primeiro, estude assim que chegar da escola diariamente. [6]
    • Você pode começar a usar uma agenda ou um aplicativo de calendário do celular para anotar os seus horários de estudo de cada dia e não marcar nada na hora errada.

    Lembre-se: seus fins de semana podem ser um pouco diferentes em termos de compromissos e horários de estudo. Se necessário, reserve um período diferente do dia para fazer a revisão (mas não deixe de fazer).

  2. Monte um cronograma com todas as provas do semestre para se preparar de antemão. Inclua todas as provas do semestre letivo na sua agenda ou no cronograma, lembrando-se também dos trabalhos, das apresentações e de outros itens importantes. [7]
    • Por exemplo: se sabe que tem prova de espanhol na sexta-feira e de matemática na quarta da semana seguinte, é melhor estudar espanhol antes.
    • Crie também lembretes para saber quando tem que começar a estudar! Por exemplo: se tem uma prova importante de português em três semanas e quer revisar o conteúdo em pelo menos duas, anote na agenda para não se esquecer.
  3. Divida as informações em partes menores para não se sobrecarregar com o volume de coisas para fazer. Anote também detalhes de cada item — assim, você vai saber exatamente como deve usar o conteúdo. [8]
    • Por exemplo: se o professor vai cobrar os cinco primeiros capítulos do livro na prova de química, divida as sessões de estudo de acordo com cada capítulo individual.
    • Concentre-se em dar um passo de cada vez na hora de estudar, e vá riscando cada item da sua lista aos poucos para ficar mais motivado e controlar melhor o que acontece.
  4. Seja realista: você não vai conseguir estudar cinco horas seguidas todos os dias. O cérebro precisa de descanso! Portanto, pare por cinco a dez minutos a cada meia hora. No máximo , estude em sessões de 50 minutos e pare por dez. Levante-se, ande um pouco, respire ar puro, faça um lanche ou feche os olhos. [9]
    • Você pode precisar reservar mais tempo para descansar na época de provas importantes. Se sabe que vai ter que revisar bastante conteúdo por algumas semanas, reserve um dia inteiro para ficar tranquilo. Tudo vai ser mais fácil assim!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Afastando as distrações

PDF download Baixe em PDF
  1. A fome e a sede distraem qualquer pessoa que precisa se concentrar. Não coma nada muito doce antes de começar e, se for ingerir cafeína, limite-se a 1 ou 2 xícaras de café ou uma latinha de refrigerante para não ficar agitado. [10]
    • Faça um lanche com vegetais, frutas, nozes, queijo, pipoca, iogurte ou húmus.
  2. Faça de 10 a 15 minutos desse exercício simples para ter mais energia e liberar mais endorfina. Assim, você até vai conseguir reter melhor o conteúdo. [11]

    Dica: você pode até estudar e fazer exercícios ao mesmo tempo. Leve o seu caderno para a academia e faça esteira enquanto lê. Isso trabalha tanto o corpo como a mente!

  3. Por exemplo: não adianta tentar estudar no quarto ou em uma praça, já que você vai ficar distraído com a desorganização ou com a circulação constante de pessoas. Também não adianta ficar perto de amigos que não param de conversar. [12]
    • De forma geral, estude em um local sem qualquer distração visual, sonora e afins.

    Dica: deixe uma folha de papel em branco por perto enquanto estuda e use-a para anotar as ideias que passarem na sua cabeça e que não tenham necessariamente a ver com os estudos, como um compromisso para mais tarde.

  4. Se você tiver que usar algo, como o despertador do celular, coloque-o no modo avião para não receber notificações. Não deixe a televisão ligada ao fundo e desligue o computador — ou melhor: saia de perto desses aparelhos. [13]
    • Você pode ainda baixar aplicativos de produtividade para limitar o tempo que passa mexendo no celular. Alguns chegam a bloquear o acesso a sites específicos em determinados momentos. Pense no que é ideal para o seu caso, mesmo que tenha que afastar todos os eletrônicos.
  5. Algumas pessoas se distraem com música, enquanto outras ficam mais concentradas com uma trilha sonora de fundo. Faça testes e descubra o que mais vale para o seu caso. [14]
    • Se for estudar em um espaço público, ouça música com fones de ouvido para ignorar tudo o que acontecer à sua volta (e, claro, não atrapalhar ninguém).
    • Geralmente, o mais ideal para os momentos de estudo é ouvir músicas instrumentais.
  6. Pode parecer simples, mas só de você começar já faz toda a diferença. Coloque o relógio para despertar e, depois disso, ajuste o tempo para dali a 15 ou 20 minutos (para o primeiro intervalo). [15]
    • Não entre em pânico, mesmo que você esteja um pouco atrasado nos estudos. Começar já é mesmo um grande passo.
    Publicidade

Dicas

  • Releia as suas anotações de cada aula para estar sempre a par do conteúdo. Você pode até reescrever trechos da matéria, o que já ajuda na retenção das informações.
  • Preste total atenção às aulas. Não fique mexendo no celular; concentre-se no que o professor está dizendo para não ter dúvidas básicas depois, como quando as provas chegarem.
  • Regule o seu sono para reter melhor as informações e ter energia para estudar todo o conteúdo. Vá dormir e acorde no mesmo horário todos os dias.
  • É muito melhor entregar o celular aos seus pais ou irmãos para você nem ficar tentado a mexer nele enquanto estuda. Não o use nem nos intervalos — converse com alguém, faça um exercício etc. Por fim, lembre-se de recompensar todo o seu esforço.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 576 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade