Baixe em PDF
Baixe em PDF
Há mais de 2.000 espécies de centopeias no mundo, sendo que a maioria vive quase que exclusivamente ao relento. Algumas vezes, elas invadem residências, especialmente durante meses frios. Apesar de serem inofensivas para humanos e ajudarem a matar muitas aranhas e insetos ao redor da casa, a picada delas contém veneno – além disso, as centopeias não são convidadas elegantes de sua casa. Se você quiser saber como livrar seu lar de centopeias de uma vez por todas, eis o que fazer.
Passos
-
Mate-as ao vê-las! As pernas ridiculamente longas das centopeias tornam-nas muito rápidas; portanto, você terá de ser ágil. Centopeias normalmente não invadem residências em conjunto, logo, você pode conseguir se livrar do problema apenas pisando nelas – ou usando inseticidas – assim que encontrar uma. Note que se você tiver medo de se aproximar ou de estar perto de uma centopeia, até mesmo aspiradores de pó serão úteis.
- Se você não quiser matar uma centopeia, tente capturá-la com um pote e soltá-la na natureza; porém, isso normalmente resulta em um grito agudo, um pote quebrado e uma centopeia livre.
-
Tente instalar armadilhas grudentas. Apenas coloque as armadilhas nos cantos e nas rachaduras onde as centopeias tendem a caçar. Você pode pegar outros insetos que talvez estejam rastejando sorrateiramente pelo seu lar. Saiba que centopeias maiores que caminham sobre armadilhas grudentas ou de cola podem escapar deixando para trás algumas pernas. Armadilhas grudentas normalmente são eficientes contra centopeias pequenas, mas pode ser inútil contra as grandes.
-
Experimente um inseticida se nenhum desses remédios naturais funcionar. Mantenha em mente que inseticidas são apenas soluções temporárias. Qualquer agropecuária terá esse tipo de produto. Mesmo que esses produtos não matem animais de estimação ou humanos, é melhor não ter contato prolongado com eles.
- Armadilhas grudentas poderiam fazê-lo descobrir áreas muito invadidas, permitindo que você borrife inseticida em tais lugares ou instale novas armadilhas. Se uma de suas armadilhas grudentas parecer cheia de insetos e nenhuma outra render resultados, concentre-se no local que teve a armadilha mais eficiente.
- Se quiser matar as centopeias, mas não desejar envenenar a terra, você mesmo ou seus animais, é possível usar pesticidas como ácido bórico ou terra de diatomáceas para controlar a população de insetos continuamente.
- Produtos contendo piretrina derivada de plantas exterminarão as centopeias no contato e podem ser usados como sprays ou fumaça.
-
Instale uma barreira ao redor de toda a sua casa. Independentemente de se tratar de um inseticida químico, natural ou de outro tipo, pense em criar uma barreira ao redor do lar. Afinal, centopeias surgem de fora da casa e a invadem. Quando elas o fizerem, atravessarão a barreira inseticida. Se conseguirem entrar, elas morrerão ou estarão quase mortas no momento em que você encontrá-las. Tente usar um pesticida orgânico contendo cialotrina, que normalmente é usado contra formigas, apesar de também aniquilar centopeias.
-
Procure ajuda profissional. Se você tentou de tudo para erradicar essas pestes macabras e rastejantes, pode ser hora de desistir e contratar um exterminador. Exterminadores terão de chafurdar sua casa para encontrar potenciais pontos de entrada, localizar e destruir quaisquer ovos de centopeias e borrifar pesticidas ativos em seu lar.Publicidade
-
Livre-se de todas as pestes de sua casa. As centopeias não terão nada para comer e acabarão morrendo ou fugindo do ambiente. Uma centopeia sem comida terminará morta ou se mudando. [1] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha sua casa seca. Centopeias secarão e morrerão se não permanecerem em um ambiente úmido. Limpe porões, armários ou quaisquer outras áreas úmidas e use um desumidificador.
- Coloque pacotes de sílica nos lugares mais úmidos de sua casa. A Sílica é um absorvente que remove a umidade do ar e do solo. Procure pacotes de sílica em sapatos novos, por exemplo, ou compre um pouco. Mantenha-os nos lugares mais úmidos de sua casa.
-
Remova materiais orgânicos das laterais de seu lar. Coloque lenha, adubo, lonas e lixo longe do perímetro de sua casa, distanciando-os o máximo possível. Remova traços de lixo, folhas, madeira e detritos orgânicos. Considere eliminar qualquer item úmido – como caixas de compostagem – se possível. [2] X Fonte de pesquisa
-
Feche todos os pontos de entrada. Isso manterá os insetos longe de sua casa. Lacre qualquer rachadura em fundações de concreto e passe calafetagem nos espaços ao redor de portas e janelas.
- Aplique calafetagem no exterior de sua casa para desencorajar a invasão de centopeias.
- Calafete qualquer buraco entre paredes.
- Analise todas as calhas e limpe qualquer folha, galho ou outros materiais que estiverem impedindo a passagem de água por elas. Isso serve como esconderijo para centopeias.
-
Experimente pimenta caiena. Para afastar centopeias de sua casa naturalmente, tente espalhar uma fina camada de pimenta caiena em todos os pontos de entrada, tanto externos quanto internos. Cães e gatos devem ficar longe dela, mesmo que não se machuquem muito em contato com a pimenta.Publicidade
Dicas
- As únicas criaturas que precisam se preocupar com centopeias em sua casa são outros insetos. As centopeias matam e comem diversas coisas que você provavelmente gostaria de eliminar, como ácaros, piolhos, aranhas, traças e até baratas.
- Centopeias raramente mordem pessoas, sendo que suas mandíbulas não são fortes o bastante para perfurar a pele do ser humano. Se elas conseguirem mordê-lo, a mordida parecerá uma pequena picada de abelha.
- Inseticidas matarão as centopeias rapidamente se você não quiser se aproximar delas.
Publicidade
Avisos
- Feche todos os ralos de pias e banheiras se possível.
- Tome cuidado ao usar pesticidas. Leia as instruções cuidadosamente.
Publicidade
Publicidade