PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A mília é a condição que ocorre quando pequenos nódulos brancos surgem na pele. Isso pode acontecer a qualquer idade, mas a frequência maior é em bebês. Não há nenhuma ameaça causada por esses pequenos caroços; geralmente, o problema é estético, e some sem qualquer necessidade de intervenção. No entanto, se as mílias estiverem incomodando-o bastante, há algumas medidas que aceleram o processo de recuperação da pele. Experimente alguns métodos caseiros ou consulte um dermatologista para deixar sua pele brilhosa novamente!

Método 1
Método 1 de 4:

Experimentando remédios caseiros

PDF download Baixe em PDF
  1. todos os dias para que a pele sempre esteja livre de impurezas. As mílias podem ser inicialmente combatidos ao ter uma boa rotina de higienização do rosto, lavando-o com água quente duas vezes por dia e utilizando um creme de limpeza (ele precisa ser para peles sensíveis). [1]
    • Esfregue cuidadosamente o creme na pele por 20 a 30 segundos e enxágue-o bastante. Limpe-o dando leves toquinhos com uma toalha limpa e seca.
  2. Use um esfoliante para ajudar a higienizar a pele. Adolescentes e adultos devem tratar mílias com um esfoliante (ele pode ser hidratante ou específico para esse problema).
    • Um hidratante esfoliante é uma boa ideia se as mílias estiverem espalhadas e são acompanhados por pele seca. O hidrante diminui o acúmulo de pele morta sob a pele, enquanto o esfoliante permite que a pele libere as células mortas já acumuladas.
    • Procure por hidratantes com vitamina A e sem óleos pesados. [2]
    • O esfoliante para combater mílias é indicado para quem sofre com alguns desses nódulos, mas com a pele em bom estado, no geral. Nesse tipo, você deve obter os que apresentam ácido salicílico.
    • O produto deve ser aplicado diretamente nas mílias uma vez por dia até que desapareçam. Leia as instruções da bula para saber como aplicá-lo corretamente. [3]
  3. O retinol é frequentemente empregado para combater acne e sinais de envelhecimento; possui propriedades esfoliantes que deixam a pele macia e limpa. Para melhores resultados, use a loção de retinol, aplicando-a diretamente na região da pele afetada. [4]
    • Espere por volta de 30 minutos após lavar o rosto para poder passar o retinol.
    • A cada dois dias, aplique uma pequena quantidade de retinol à região do rosto coberta pelos carocinhos
    • Não aplique retinol na pálpebra, já que há risco de irritação e danos, se eles entrarem contato com os olhos.
  4. Experimente fazer um peeling químico . Tais procedimentos são os mais eficazes para se livrar das mílias, já que são esfoliantes profundos para a pele. Se não for possível ir ao médico, não se preocupe: há vários compostos químicos caseiros que funcionam de forma fácil e muito eficaz. [5]
    • Procure pelos ingredientes, como ácido glicólico e lático.
    • Siga as recomendações da bula, que vaiam dependendo do peeling escolhido.
  5. Use vapor para abrir os poros do rosto. Abrir e limpar os poros é uma excelente forma de ter pele mais limpa. Isso pode ser feito ao encher uma bacia grande com água quase ao ponto de ferver. Com cuidado, incline a cabeça sobre a bacia, com o rosto perto da água. Coloque uma toalha sobre sua cabeça e deixe que o vapor entre; fique assim por cinco a dez minutos. [6]
    • Uma outra opção é entrar no banho quente com a porta do banheiro fechada e o ventilador desligado. Rapidamente, o banheiro ficará cheio de vapor; sente-se ali por cinco a dez minutos.
  6. Os ovos possuem retinol, portanto, também auxiliam a limpar a pele. Faça uma mistura simples combinando 1 clara de ovo, ½ colher de chá com óleo de amêndoas, 1 colher de sopa com iogurte normal e 1 colher de chá com mel natural; agite para formar uma pasta, que deve ser aplicada no local com mílias. [7]
    • Deixe a máscara por 30 minutos e depois enxágue com água quente e seque.
    • Use a máscara três vezes por semana para obter melhores resultados.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Buscando ajuda profissional

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça anotações para perguntar ao médico e tirar suas dúvidas, fornecendo informações específicas. Pense por quanto tempo você já está sofrendo com mílias e com que frequência aparecem. [8]
    • Peça recomendações de um dermatologista de confiança seus amigos ou parentes.
    • Lembre-se de que as mílias são muito comuns e que não há nada de errado em tê-las. Siga os passos de tratamento apenas se estiverem incomodando-o.
  2. Dermatologistas poderão realizar a aplicação de peelings químicos mais potentes do que os disponíveis para uso caseiro; marque uma consulta e diga o que deseja fazer. De acordo com a situação da pele, ele determinará o grau de agressividade do produto; fique tranquilo, já que o processo não causa dor. [9]
    • Depois da aplicação, a pele pode ficar vermelha e irritada por alguns dias.
    • Siga as instruções do médico para saber como cuidar da pele após o procedimento.
  3. Na extração, o médico utilizará uma ferramenta especial para desentupir os poros da pele. Geralmente, esse processo não é dolorido, mas você poderá sentir um pouco de pressão em pontos nos quais a extração for mais complicada. Marque o procedimento com seu dermatologista. [10]
    • A ablação por laser tem o mesmo efeito que as extrações, mas um feixe a laser é utilizado para remover as mílias. Na intensidade baixa, o laser aquece o material que entope os poros da pele até que evapore.
    • Após a extração, siga as recomendações do médico. Pode ser necessário parar de usar os produtos com retinol por um ou dois dias, bem como não aplicar maquiagem pelo resto do dia.
    • Se não quiser realizar a extração, não há problema algum. A mília, como dito anteriormente, é algo puramente estético; deixá-la não será prejudicial à sua saúde.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tomando suplementos aprovador pelo médico

PDF download Baixe em PDF
  1. [11] A niacina (vitamina B3), é um nutriente importante, que mantém o bom estado do funcionamento do corpo; entre seus benefícios, muitos acreditam que a niacina deixa a pele saudável e também combate mílias.
    • Antes de consumir qualquer suplemento, vá ao médico.
    • Saiba, no entanto, que não há nenhum indício científico de que a niacina ajuda a tratar as mílias mais rapidamente.
    • Ao iniciar o consumo da vitamina B3, tome 100 mg diariamente, nunca passando de 1.500 mg por dia. Doses grandes podem causar danos hepáticos.
    • Use apenas suplementos de niacina pura, que têm menos chance de conter toxinas ou aditivos perigosos.
  2. Essa coenzima e vitamina B também é conhecida como vitamina H; [12] geralmente, as pessoas obtêm biotina suficiente através da dieta. Porém, ao suspeitar que a quantidade não está sendo adequada, experimente consumir um suplemento.
    • Novamente, vá ao médico antes de experimentar novos suplementos.
    • Considera-se que a biotina oferece vários benefícios, inclusive promovendo o bom estado da pele, o que pode fazer com que a pele combata a mília mais rapidamente.
    • No entanto, é importante saber que não há estudos científicos capazes de comprovar essa teoria.
    • Os adultos devem tomar apenas 25 a 35 mcg de biotina diariamente.
  3. Aumentar a quantidade de CoQ10 que o organismo recebe é algo que pode ser feito de forma natural, sem o uso de suplementos, já que o próprio corpo o produz ao realizar exercícios físicos. Além disso, essa vitamina está presente em carnes e peixes, e supostamente contribui para o bom funcionamento dos órgãos do corpo, inclusive a pele. [13]
    • Porém, não há comprovação científica que sustente que a CoQ10 é benéfica para o tratamento de mília; por outro lado, nada indica que seja prejudicial. Ainda assim, sempre converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
    • A CoQ10 age como um emulsificante, removendo óleos do corpo. Ao permitir que o corpo retire-os do sistema com maior facilidade, os poros da pele bloqueados pela mília podem desentupir, eliminando as células mortas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Prevenindo-se contra a mília

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso é ainda mais válido para quem sofre com mília secundária, proveniente do surgimento de bolhas. Queimaduras solares podem fazer com que as mílias se espalhem ou se tornem mais resistentes, portanto, quanto menos tempo ficar exposto ao sol, melhor.
    • Não fique exposto diretamente aos raios solares sempre que possível. Ao sair de casa, coloque um boné para proteger o rosto. [14]
    • Aplique um protetor solar neutro (sem óleos) voltado especificamente para a pele do rosto. Protetores pesados e cheios de óleo só deixarão os poros ainda mais entupidos, dificultando que consiga esfoliar as células mortas que estão fazendo com que as mílias apareçam.
    • Protetores mais leves anularão os malefícios do sol sem bloquear os poros. Compre um que não tenha óleos e com FPS de 15 ou mais.
  2. É normal sentir-se tentado a ocultar as mílias com maquiagem, mas isso só fará com que persistam e continuem por mais tempo. Além disso, mais sujeira entrará nos poros do rosto, dificultando o combate ao problema.
    • Tais produtos ficam na pele e bloqueiam os poros. Para que as mílias sumam, é preciso esfoliar as células mortas da pele; no entanto, ao passar maquiagem, essa tarefa será bem mais complicada.
  3. . Mesmo que não consiga evitar esse transtorno completamente, há alguns passos que podem ser seguidos para que os “surtos” de mília sejam menos frequentes. Lembre-se de cuidar bem da pele todos os dias, lavando, umedecendo e hidratando o rosto; se puder, faça tratamentos de pele no local uma vez por semana, por exemplo.
    Publicidade

Dicas

  • O dermatologista poderá indicar os produtos mais adequados para a sua pele.
  • Lembre-se de que a pele de cada pessoa é diferente. Experimente todos os métodos possíveis até encontrar a melhor solução.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 164 584 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade