PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Aquilo a que vulgarmente nos referimos como "seios masculinos" é resultado de um acúmulo de tecido adiposo ou glandular na região das mamas de um homem. O termo médico da condição — mais especificamente do crescimento excessivo das glândulas mamárias — é ginecomastia , que pode causar estresse e constrangimento social em quem a sofre. Se você tem ginecomastia, leia o artigo abaixo para aprender a controlá-la ou eliminá-la.

Método 1
Método 1 de 3:

Disfarçando a silhueta com soluções rápidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas marcas, entre elas a estrangeira Chest FX, desenvolvem camisetas específicas para homens que desejam disfarçar o tamanho do peitoral. Essas camisetas podem ser adquiridas via internet.
  2. Se não tem tempo ou dinheiro agora para uma reparação permanente da ginecomastia, escondê-la com uma camisa larga é uma boa solução provisória. Essa tática não funcionará em casos graves da doença, mas, na maioria das vezes, será um bom recurso para reuniões e aparições públicas. Primeiramente, saiba qual é sua numeração.
    • Você provavelmente já sabe que tamanho de camisa usa, mas anote-o de qualquer maneira.
    • Enrole uma fita métrica na base do pescoço para encontrar o tamanho do colarinho. A medida do colarinho vem anotada nas etiquetas de algumas camisas, portanto, ter esse número anotado será útil quando estiver na loja. Converta o tamanho do pescoço para a numeração correta seguindo a tabela abaixo:
      • 35~36 cm: PP
      • 37~38 cm: P
      • 39~40 cm: M
      • 41~42 cm: G
      • 43~44 cm: GG
      • Acima de 46 cm: XXG ou tamanhos especiais, raramente disponíveis em lojas de departamento.
    • Meça também a cintura e o tamanho do tronco. Se algum desses números for muito grande, você precisará de uma camisa com o corte mais alto ou largo, modelos que podem ser encontrados em lojas de tamanho maior e em algumas lojas de departamento.
  3. Escolha um modelo com bom caimento: de mangas ligeiramente largas e grande o suficiente para ser abotoada com facilidade, muito embora você não vá usá-la abotoada.
    • Evite camisas sociais (especialmente as vendidas por lojas de departamento em embalagens fechadas), que não devem ser vestidas desabotoadas e têm uma barra redonda e comprida que ficaria estranha por fora das calças.
    • Não compre camisas com cores ou estampas chamativas, como chamas, dados, caveiras etc. — muito menos uma com uma estampa de caveira com dados flamejantes no lugar dos olhos! A não ser que trajes assim combinem com seu estilo (e nesse caso você já é dono de camisas como essa e não precisa comprar novas), eles não cairiam bem em você.
    • Experimente diversas cores e estampas até encontrar um estilo de que goste. Compre camisas de seda e outros tecidos moles por sua conta e risco, pois não disfarçarão tão bem sua silhueta quanto outros mais rígidos. Entre as opções a se considerar estão quadriculado, xadrez, listrado e até a camisa havaiana — em suma, qualquer coisa adequada ao seu estilo e que não seja incompatível com o resto do visual.
  4. Não a abotoe nem a enfie na calça. Vista-a sobre uma camiseta (que pode ser usada por dentro ou por fora da calça, como você preferir). A camisa ajudará a esconder a ginecomastia com bastante eficiência em ocasiões sociais.
    • Se a camisa não for suficiente, valha-se da antiga tradição de enfaixar o tórax. Apesar de incômodo, apertar o peitoral com faixas de linho ou outro tecido leve é uma maneira eficaz de reduzir a silhueta. Combinadas, as três camadas de tecido — bandagens, camiseta e camisas — podem disfarçar temporariamente a maioria dos casos de ginecomastia, exceto os mais severos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Diminuindo o peito com dieta e exercícios

PDF download Baixe em PDF
  1. Queimar gordura e perder peso é a melhor solução duradoura para homens obesos que possuem peito avantajado, pois o emagrecimento provoca uma diminuição de medidas no corpo como um todo, inclusive no tórax. Não existe nenhuma garantia de que esse método resolverá a ginecomastia, especialmente quando o problema é relacionado às glândulas mamárias e não a um acúmulo de gordura, mas ele é muito mais barato que outros mais agressivos, e melhorará sua autoestima, de qualquer maneira.
  2. A grosso modo, o ganho e a perda de peso estão relacionados ao consumo calórico: se, ao longo de um dia, você queimar mais calorias do que as obtidas através das bebidas e alimentos, perderá peso (e vice-versa). Isso quer dizer que um plano eficiente de emagrecimento é constituído por uma dieta controlada e exercícios físicos.
    • Exercícios aeróbicos — corrida, natação, artes marciais, entre outros — queimam mais calorias que os de resistência, como o levantamento de peso. Exercícios de resistência, por outro lado, viabilizam o ganho de massa muscular, que faz com que o corpo queime calorias mais rápido, principalmente durante a prática de atividades aeróbicas. Daí a importância de incorporar ambos à rotina.
    • Esqueça a redução localizada. Embora importantes, supino, flexões e exercícios similares não reduzem a "gordura localizada". Lembre-se de que a gordura só é queimada quando o organismo precisa de mais calorias do que as oferecidas a ele pela alimentação. Portanto, concentre-se em gastar mais do que ingere e o resto se resolverá por conta própria.
    • Mantenha uma dieta balanceada. Quando se faz uma dieta restritiva, é fácil se limitar a certos alimentos sem se importar com a qualidade dessa dieta. Mas, na verdade, quanto menos energia se obtém pela comida, maior a necessidade de se elaborar um cardápio que proporcione a nutrição correta. Pesquise na internet a quantidade mínima recomendada de cada nutriente e elabore sua dieta a partir daí. Outra solução é se consultar com um nutricionista, que preparará um plano de alimentação específico para você.
  3. Não se distraia do programa de dieta e exercícios. Maus hábitos se instalam de um dia para o outro, mas fixar bons comportamentos pode levar meses. Seja rígido consigo mesmo e supere o período de transição entre o estilo de vida antigo e o novo, mais saudável, até que você consiga praticá-lo de maneira espontânea. À medida que ficar em forma e mais magro, o excesso de gordura no tórax diminuirá, melhorando sua auto-confiança.
    • Seja paciente. Ficar em forma leva tempo — não existe um atalho saudável. Dietas de impacto levam ao efeito sanfona, portanto, não se deixe levar pelos programas que prometem resultados rápidos, ou pode acabar com uma forma física ainda pior.
    • Melhore a cada dia. Seguir à risca o plano de dieta e exercícios é importante. No entanto, se você vacilar uma vez, não se deixe abater: em vez disso, policie-se para não repetir o erro e continue de onde parou.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Avaliando a necessidade de cirurgia

PDF download Baixe em PDF
  1. A solução mais eficaz e duradoura para a ginecomastia é a cirurgia cosmética (ou cirurgia plástica). O nome técnico do procedimento de redução das mamas é mamoplastia redutora, no qual um cirurgião habilidoso abre os peitos do paciente, examina-os e remove o tecido afetado. Porque raramente representa uma ameaça à vida, a correção ginecomastia não é coberta pelos planos de saúde, o que significa que você terá de arcar com os custos. Prepare-se para gastar pelo menos R$ 15.000,00. Para um valor mais exato, converse com seu médico de confiança.
  2. Para muitos homens com ginecomastia, a cirurgia é o único meio de eliminá-la. Há que se compreender, entretanto, que a redução das mamas em homens impõe alguns riscos, assim como qualquer outra cirurgia. Esclareça de antemão com seu médico as complicações que podem ocorrer durante e após o procedimento. Para minimizar os riscos, siga todas as orientações dele.
  3. O primeiro passo é a anestesia. A partir daí, o procedimento pode tomar dois rumos:
    • Lipoaspiração — empregada nos casos em que a ginecomastia é causada por depósitos de gordura. Uma vez livre de tais depósitos, o contorno dos peitos será atenuado.
    • Ou excisão — empregada nos casos que se devem ao inchaço das glândulas mamárias. O excesso de tecido será cuidadosamente removido com um bisturi.
  4. Devido ao tempo que a incisão leva para cicatrizar e à circunstancial necessidade de fazer a drenagem de fluidos acumulados sob a pele, a recuperação da mamoplastia redutora é um pouco demorada. Felizmente, o procedimento não é considerado muito invasivo e a internação no hospital tende a ser breve. O cirurgião explicará que cuidados você deve tomar durante a convalescença — siga-os à risca. E tenha em mente que a cirurgia deixará pequenas cicatrizes visíveis, que muitas vezes ficam logo abaixo do peitoral.
    Publicidade

Dicas

  • Limite a ingestão de álcool. Essa substância provoca uma diminuição da testosterona e um aumento do estrogênio, o que indiretamente contribui para que o inchaço das mamas se mantenha ou até aumente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 125 033 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade