Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora sejam animais polinizadores e ajudem a controlar pragas, as vespas podem tornar-se pragas elas próprias, e representam um enorme perigo a indivíduos alérgicos. Quem vive ou trabalha perto de uma colônia de vespas recém-formada pode não ter escolha senão matar alguns desses insetos ou todo o ninho. Felizmente, existem vários recursos para lidar com isso, de inseticidas (naturais ou químicos) a armadilhas.

Método 1
Método 1 de 4:

Técnicas tradicionais de controle de vespas

Baixe em PDF
  1. Despeje a água e o óleo num borrifador e misture. Borrife a solução nos ninhos e insetos, tentando deixá-los encharcados. [1] .
    • Acrescente também 2 colheres de sopa de xampu ou detergente para aumentar a aderência da solução e garantir que os insetos se sufoquem.
  2. Num borrifador, misture água quente e detergente. Localize as vespas e borrife-as com a solução até que parem de se mover. Para lidar com um número maior de animais, coloque sabão no reservatório de um esguicho de mangueira ou espalhe a solução com um pulverizador de veneno.
    • Borrife ninhos de vespas apenas durante a noite. Cubra as fontes de luz que tiver consigo com um pano ou use lâmpadas vermelhas ou amarelas.
  3. Vespas são repelidas pelo cheiro do óleo de penetração. Dê duas ou três borrifadas nos lugares em que elas aparecem com frequência, principalmente fissuras e lugares onde elas poderiam construir seus ninhos. Se se trata de uma colmeia, borrife-a cinco ou seis vezes com o produto, ou até cobri-la por completo. [2]
    • Não use o produto perto de fogo, velas e churrasqueiras acesas etc.
    • Não toque fogo no ninho após borrifar o WD-40, ou você pode causar um incêndio.
  4. Leia o rótulo para calcular a quantidade de litros por alqueire ou m². Faça uma solução de 8 mL de veneno para cada 1 L de água. Aplique-a nas áreas afetadas o mais próximo do início do verão que puder, especialmente em cômodos que tendem a ficar com portas e janelas fechadas. [3]
    • Aplique o veneno diretamente sobre as vespas e ninhos conforme as instruções do fabricante.
    • Trabalhe rapidamente e aplique o inseticida numa noite em que as vespas estejam calmas.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Scott McCombe

    Especialista em Dedetização
    Scott McCombe é o CEO da Summit Environmental Solutions (SES), uma empresa familiar de dedetização, controle de animais e isolamento doméstico na Virginia. Fundada em 1991, a SES possui uma classificação A+ pela Better Business Bureau e recebeu os prêmios "Best of the Best 2017", "TOp Rated Professional" e "Elite Service Award" pela HomeAdvisor.
    Scott McCombe
    Especialista em Dedetização

    Nosso especialista aconselha: o uso regular e cuidadoso de pesticidas específicos para vespas evita que elas se proliferem e fixem as suas colônias na sua propriedade. Para evitar que elas adentrem a casa, calafete fissuras e buracos e instale telas em portas e janelas.

  5. Esta é uma alternativa segura a quem não consegue conter a praga pelos próprios meios ou não quer lidar com inseticidas químicos. Se uma colônia se formou dentro de uma parede, o dedetizador a bombeará com inseticidas por meio de um ou mais furos estrategicamente posicionados numa moldura de janela, numa parede ou no piso, por exemplo.
    • Como a dedetizadora tem acesso a produtos químicos capazes de matar as vespas rapidamente, ela é indicada para quem precisa de soluções rápidas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Técnicas manuais de remoção

Baixe em PDF
  1. A maneira mais simples e direta de matar uma vespa é esmagá-la com um mata-mosca de plástico. Quando ela estiver pousada em alguma superfície e imóvel, golpeie-a repetidamente com o instrumento, até matá-la. Deve-se usar esse método somente para matar uma única vespa ou um grupo pequeno delas confinado numa área pequena.
    • Não tente esmagar vespas se você tem movimentos lentos ou não tem prática com o mata-moscas, ou você pode ser ferroado.
  2. Ligue o aparelho e posicione a boca dele a 8~10 cm dos insetos. Em seguida, incapacite-os aspirando aproximadamente 2 colheres de sopa de maisena. Sem desligar o aspirador, abra o compartimento, feche a abertura do saco coletor com fita adesiva e só então desligue-o. Deixe o saco coletor no congelador de um dia para o outro e depois descarte-o. [4]
    • Escolha um modelo que use sacos coletores descartáveis.
    • Use esse método no início da primavera, época em que as vespas retornam da hibernação e movem-se vagarosamente, facilitando a captura.
  3. Flores, comidas e bebidas atraem vespas. Posicione as flores do quintal o mais longe da sua casa que puder e não deixe restos de comida ou bebida por aí. Do início ao meio do verão, as vespas são muito atraídas por carne; no fim dele, por qualquer alimento ou bebida doce. Cubra quaisquer alimentos fora da geladeira com tampas reutilizáveis de silicone. Evite usar filmes plásticos. [5]
    • Deixe vasos de flores longe de casa e evite usar perfumes, xampus, sabonetes ou loções doces ou frutados.
    • Não deixe restos de comida fora da geladeira, especialmente no tempo quente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Armadilhas para vespas

Baixe em PDF
  1. A armadilha deve ser posicionada na sua propriedade, mas o mais longe possível de varandas e construções. Confira a armadilha a cada poucos dias e substitua-a quando estiver cheia ou conforme a recomendação do fabricante. [6]
    • Armadilhas para vespas são vendidas em hipermercados, depósitos de materiais de construção e pela internet.
  2. Corte o gargalo da garrafa e remova a tampa. Vire o gargalo de ponta-cabeça, encaixe-o na abertura da garrafa e vede a união com fita adesiva. Preencha a garrafa com uma solução de açúcar, refrigerante ou pedaços de carne ou outra proteína. Pendure a armadilha onde desejar usando uma corda ou um parafuso. [7]
    • Besunte as bordas da armadilha com óleo de cozinha para que as vespas escorreguem para o interior dela.
    • Antes de esvaziar a armadilha, deixe-a no congelador por uma noite ou despeje água fervente dentro dela para matar vespas sobreviventes.
  3. A estação de iscagem é uma caixa que atrai vespas para o seu interior, onde são mortas por um inseticida químico. Encaixe os parafusos autorroscantes nas aberturas da estação de iscagem e posicione-a contra uma estaca ou árvore que fiquem próximos da colônia de vespas. Com um martelo, afixe os parafusos autorroscantes. [8]
    • Estações de iscagem são vendidas em hipermercados e pela internet.
  4. Elas podem ser colocadas no varal, com prendedores de roupas, por exemplo, ou em superfícies pelas quais as vespas costumem perambular.
    • Armadilhas adesivas são úteis nos estágios iniciais de formação do ninho, nos quais a população é menor e pode ser controlada mais facilmente.
    • Armadilhas adesivas para insetos são vendidas em hipermercados e pela internet.
  5. Coloque um vaso de plantas numa bandeja cheia d'água. Deixe a bandeja num lugar ensolarado, e as vespas se acostumarão a beber água nela. Faça uma pasta com um inseticida em pó à base de piretroide (substância natural extraída do crisântemo) e misture-a à água.
    • Para melhores resultados, faça a armadilha no início do verão.
    • Para atrair mais vespas, adicione água à bandeja uma vez a cada um ou dois dias, e refaça a armadilha numa frequência de três a cinco dias.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Livrando-se de ninhos de vespa

Baixe em PDF
  1. A técnica será eficiente sobretudo no início do verão. Pendure a colmeia falsa perto de sua casa ou da área que você quer manter livre de vespas. Cabe lembrar que essa solução é passível de falhar, e é inútil a partir do fim do verão.
    • As colmeias falsas são vendidas em hipermercados e pela internet, ou você pode fazer uma colmeia falsa com uma lanterna de papel ou um saco de pão.
  2. Se você logrou aplicar inseticida numa colmeia ainda pequena, derrube-a com uma vassoura, ancinho ou outra ferramenta longa. [9]
    • Caso haja um número considerável de vespas sobreviventes, talvez seja necessário derrubar a colmeia várias vezes até que elas se mudem para outro lugar.
    • Espere o inseticida fazer efeito e a maior parte dos insetos morrer. Logo antes de derrubar e destruir a colmeia, encharque-a com inseticida em spray.
  3. 3
    Inunde colônias subterrâneas com água fervente à noite. Observe o comportamento das vespas por dois ou três dias e localize as entradas e saídas mais movimentadas. Volte à colônia à noite, com as vespas ainda adormecidas, e inunde-as com água fervente. Ao terminar, obstrua essas saídas com terra (a não ser que vespas comecem a emergir delas). [10]
    • Use roupas protetivas e tome todo o cuidado. Essa técnica pode levar o enxame a lançar um contra-ataque.
  4. Aproxime-se dela na hora mais fria da noite e o mais silenciosamente possível. Envolva-a com um saco plástico (cabe enfatizar: o mais silenciosamente que puder) e feche-o um pouco acima de onde a colmeia se prende ao galho. Arranque o galho da árvore. Deixe a colmeia dentro do congelador por um dia ou coloque-a num balde d'água para afogar as vespas. [11]
    • Faça a captura apenas no fim de outubro (em países do hemisfério norte) ou de abril (no hemisfério sul) ou após a primeira geada forte do ano (com, no mínimo, quatro horas consecutivas de temperatura abaixo dos -4 °C).
    • Cuide para que o saco plástico fique muito bem fechado.
    Publicidade

Dicas

  • Vespas reagem rapidamente a fontes de luz. Cubra a sua lanterna com um pano ou equipe-a com uma lâmpada vermelha ou amarela.
  • Execute as sugestões acima durante a noite, quando as vespas estão menos ativas.
  • Aproxime-se da colmeia nas horas mais frias da noite, que é quando as vespas estão menos alertas e agressivas.
  • Para localizar uma colmeia, observe a direção aonde as vespas vão ao voltar para casa. As colmeias costumam ser construídas sob beirais, atrás de venezianas e dentro de depósitos ou celeiros. Também é comum que sejam feitas em cercas ou dentro de furos nas paredes. [12]
Publicidade

Avisos

  • As sugestões acima não devem ser utilizadas por indivíduos alérgicos a vespas ou abelhas, nem para lidar com colmeias em áreas de difícil acesso.
  • Se você não sabe se é alérgico a ferroadas de abelhas e vespas, faça um teste de alergia antes de tentar lidar com a praga por conta própria.
  • Use roupas protetivas ao lidar com vespas. Cubra o corpo o máximo que puder, use luvas grossas e, se possível, um chapéu de apicultor.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Mata-moscas;
  • Aspirador de pó;
  • Vassoura;
  • Óleo de hortelã;
  • Água;
  • Borrifador;
  • Detergente;
  • Óleo de penetração;
  • Armadilha para vespas;
  • Solução açucarada ou isca de proteína;
  • Garrafa descartável de 2 L;
  • Faca ou tesoura;
  • Saco plástico;
  • Saco de tecido;
  • Tigela com água;
  • Estação de iscagem;
  • Armadilha adesiva;
  • Corda;
  • Colmeia falsa;
  • Inseticida químico;
  • Roupas de proteção.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 209 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade