Embora sejam animais polinizadores e ajudem a controlar pragas, as vespas podem tornar-se pragas elas próprias, e representam um enorme perigo a indivíduos alérgicos. Quem vive ou trabalha perto de uma colônia de vespas recém-formada pode não ter escolha senão matar alguns desses insetos ou todo o ninho. Felizmente, existem vários recursos para lidar com isso, de inseticidas (naturais ou químicos) a armadilhas.
Passos
-
Use uma mistura de 1 colher de sopa de óleo de hortelã e 500 mL de água. Despeje a água e o óleo num borrifador e misture. Borrife a solução nos ninhos e insetos, tentando deixá-los encharcados. [1] X Fonte de pesquisa .
- Acrescente também 2 colheres de sopa de xampu ou detergente para aumentar a aderência da solução e garantir que os insetos se sufoquem.
-
Faça uma solução de 1 colher de sopa de detergente e 1 xícara de chá de água. Num borrifador, misture água quente e detergente. Localize as vespas e borrife-as com a solução até que parem de se mover. Para lidar com um número maior de animais, coloque sabão no reservatório de um esguicho de mangueira ou espalhe a solução com um pulverizador de veneno.
- Borrife ninhos de vespas apenas durante a noite. Cubra as fontes de luz que tiver consigo com um pano ou use lâmpadas vermelhas ou amarelas.
-
Espalhe óleo de penetração em parapeitos, molduras de janelas e beirais. Vespas são repelidas pelo cheiro do óleo de penetração. Dê duas ou três borrifadas nos lugares em que elas aparecem com frequência, principalmente fissuras e lugares onde elas poderiam construir seus ninhos. Se se trata de uma colmeia, borrife-a cinco ou seis vezes com o produto, ou até cobri-la por completo. [2] X Fonte de pesquisa
- Não use o produto perto de fogo, velas e churrasqueiras acesas etc.
- Não toque fogo no ninho após borrifar o WD-40, ou você pode causar um incêndio.
-
Aplique um inseticida no ninho, nas vespas ou na áreas onde elas são vistas. Leia o rótulo para calcular a quantidade de litros por alqueire ou m². Faça uma solução de 8 mL de veneno para cada 1 L de água. Aplique-a nas áreas afetadas o mais próximo do início do verão que puder, especialmente em cômodos que tendem a ficar com portas e janelas fechadas. [3] X Fonte de pesquisa
- Aplique o veneno diretamente sobre as vespas e ninhos conforme as instruções do fabricante.
- Trabalhe rapidamente e aplique o inseticida numa noite em que as vespas estejam calmas.
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em DedetizaçãoScott McCombe é o CEO da Summit Environmental Solutions (SES), uma empresa familiar de dedetização, controle de animais e isolamento doméstico na Virginia. Fundada em 1991, a SES possui uma classificação A+ pela Better Business Bureau e recebeu os prêmios "Best of the Best 2017", "TOp Rated Professional" e "Elite Service Award" pela HomeAdvisor.Nosso especialista aconselha: o uso regular e cuidadoso de pesticidas específicos para vespas evita que elas se proliferem e fixem as suas colônias na sua propriedade. Para evitar que elas adentrem a casa, calafete fissuras e buracos e instale telas em portas e janelas.
-
Contrate um dedetizador. Esta é uma alternativa segura a quem não consegue conter a praga pelos próprios meios ou não quer lidar com inseticidas químicos. Se uma colônia se formou dentro de uma parede, o dedetizador a bombeará com inseticidas por meio de um ou mais furos estrategicamente posicionados numa moldura de janela, numa parede ou no piso, por exemplo.
- Como a dedetizadora tem acesso a produtos químicos capazes de matar as vespas rapidamente, ela é indicada para quem precisa de soluções rápidas.
Publicidade
-
Use um mata-moscas. A maneira mais simples e direta de matar uma vespa é esmagá-la com um mata-mosca de plástico. Quando ela estiver pousada em alguma superfície e imóvel, golpeie-a repetidamente com o instrumento, até matá-la. Deve-se usar esse método somente para matar uma única vespa ou um grupo pequeno delas confinado numa área pequena.
- Não tente esmagar vespas se você tem movimentos lentos ou não tem prática com o mata-moscas, ou você pode ser ferroado.
-
Sugue vespas com um aspirador de pó leve e potente. Ligue o aparelho e posicione a boca dele a 8~10 cm dos insetos. Em seguida, incapacite-os aspirando aproximadamente 2 colheres de sopa de maisena. Sem desligar o aspirador, abra o compartimento, feche a abertura do saco coletor com fita adesiva e só então desligue-o. Deixe o saco coletor no congelador de um dia para o outro e depois descarte-o. [4] X Fonte de pesquisa
- Escolha um modelo que use sacos coletores descartáveis.
- Use esse método no início da primavera, época em que as vespas retornam da hibernação e movem-se vagarosamente, facilitando a captura.
-
Esconda alimentos apetitosos a elas. Flores, comidas e bebidas atraem vespas. Posicione as flores do quintal o mais longe da sua casa que puder e não deixe restos de comida ou bebida por aí. Do início ao meio do verão, as vespas são muito atraídas por carne; no fim dele, por qualquer alimento ou bebida doce. Cubra quaisquer alimentos fora da geladeira com tampas reutilizáveis de silicone. Evite usar filmes plásticos. [5] X Fonte de pesquisa
- Deixe vasos de flores longe de casa e evite usar perfumes, xampus, sabonetes ou loções doces ou frutados.
- Não deixe restos de comida fora da geladeira, especialmente no tempo quente.
Publicidade
-
Compre uma armadilha e pendure-a dentro da sua propriedade, num raio de, no máximo, 400 m da posição atual das vespas. A armadilha deve ser posicionada na sua propriedade, mas o mais longe possível de varandas e construções. Confira a armadilha a cada poucos dias e substitua-a quando estiver cheia ou conforme a recomendação do fabricante. [6] X Fonte Confiável University of California Integrated Pest Management Program Ir à fonte
- Armadilhas para vespas são vendidas em hipermercados, depósitos de materiais de construção e pela internet.
-
Faça uma armadilha de água com uma garrafa plástica de 2 L. Corte o gargalo da garrafa e remova a tampa. Vire o gargalo de ponta-cabeça, encaixe-o na abertura da garrafa e vede a união com fita adesiva. Preencha a garrafa com uma solução de açúcar, refrigerante ou pedaços de carne ou outra proteína. Pendure a armadilha onde desejar usando uma corda ou um parafuso. [7] X Fonte de pesquisa
- Besunte as bordas da armadilha com óleo de cozinha para que as vespas escorreguem para o interior dela.
- Antes de esvaziar a armadilha, deixe-a no congelador por uma noite ou despeje água fervente dentro dela para matar vespas sobreviventes.
-
Instale uma estação de iscagem num poste ou tronco de árvore próximos. A estação de iscagem é uma caixa que atrai vespas para o seu interior, onde são mortas por um inseticida químico. Encaixe os parafusos autorroscantes nas aberturas da estação de iscagem e posicione-a contra uma estaca ou árvore que fiquem próximos da colônia de vespas. Com um martelo, afixe os parafusos autorroscantes. [8] X Fonte de pesquisa
- Estações de iscagem são vendidas em hipermercados e pela internet.
-
Instale armadilhas adesivas perto dos ninhos ou nos pontos de acesso a eles. Elas podem ser colocadas no varal, com prendedores de roupas, por exemplo, ou em superfícies pelas quais as vespas costumem perambular.
- Armadilhas adesivas são úteis nos estágios iniciais de formação do ninho, nos quais a população é menor e pode ser controlada mais facilmente.
- Armadilhas adesivas para insetos são vendidas em hipermercados e pela internet.
-
Faça uma armadilha com água e piretroide em pó. Coloque um vaso de plantas numa bandeja cheia d'água. Deixe a bandeja num lugar ensolarado, e as vespas se acostumarão a beber água nela. Faça uma pasta com um inseticida em pó à base de piretroide (substância natural extraída do crisântemo) e misture-a à água.
- Para melhores resultados, faça a armadilha no início do verão.
- Para atrair mais vespas, adicione água à bandeja uma vez a cada um ou dois dias, e refaça a armadilha numa frequência de três a cinco dias.
Publicidade
-
Instale um ninho falso a até 60 m de cada novo ninho. A técnica será eficiente sobretudo no início do verão. Pendure a colmeia falsa perto de sua casa ou da área que você quer manter livre de vespas. Cabe lembrar que essa solução é passível de falhar, e é inútil a partir do fim do verão.
- As colmeias falsas são vendidas em hipermercados e pela internet, ou você pode fazer uma colmeia falsa com uma lanterna de papel ou um saco de pão.
-
Derrube a colmeia depois de aplicar inseticida no início da estação. Se você logrou aplicar inseticida numa colmeia ainda pequena, derrube-a com uma vassoura, ancinho ou outra ferramenta longa. [9] X Fonte Confiável Michigan State University Extension Ir à fonte
- Caso haja um número considerável de vespas sobreviventes, talvez seja necessário derrubar a colmeia várias vezes até que elas se mudem para outro lugar.
- Espere o inseticida fazer efeito e a maior parte dos insetos morrer. Logo antes de derrubar e destruir a colmeia, encharque-a com inseticida em spray.
-
3Inunde colônias subterrâneas com água fervente à noite. Observe o comportamento das vespas por dois ou três dias e localize as entradas e saídas mais movimentadas. Volte à colônia à noite, com as vespas ainda adormecidas, e inunde-as com água fervente. Ao terminar, obstrua essas saídas com terra (a não ser que vespas comecem a emergir delas). [10] X Fonte de pesquisa
- Use roupas protetivas e tome todo o cuidado. Essa técnica pode levar o enxame a lançar um contra-ataque.
-
Capture e sele a colmeia no outono. Aproxime-se dela na hora mais fria da noite e o mais silenciosamente possível. Envolva-a com um saco plástico (cabe enfatizar: o mais silenciosamente que puder) e feche-o um pouco acima de onde a colmeia se prende ao galho. Arranque o galho da árvore. Deixe a colmeia dentro do congelador por um dia ou coloque-a num balde d'água para afogar as vespas. [11] X Fonte de pesquisa
- Faça a captura apenas no fim de outubro (em países do hemisfério norte) ou de abril (no hemisfério sul) ou após a primeira geada forte do ano (com, no mínimo, quatro horas consecutivas de temperatura abaixo dos -4 °C).
- Cuide para que o saco plástico fique muito bem fechado.
Publicidade
Dicas
- Vespas reagem rapidamente a fontes de luz. Cubra a sua lanterna com um pano ou equipe-a com uma lâmpada vermelha ou amarela.
- Execute as sugestões acima durante a noite, quando as vespas estão menos ativas.
- Aproxime-se da colmeia nas horas mais frias da noite, que é quando as vespas estão menos alertas e agressivas.
- Para localizar uma colmeia, observe a direção aonde as vespas vão ao voltar para casa. As colmeias costumam ser construídas sob beirais, atrás de venezianas e dentro de depósitos ou celeiros. Também é comum que sejam feitas em cercas ou dentro de furos nas paredes. [12] X Fonte de pesquisa
Avisos
- As sugestões acima não devem ser utilizadas por indivíduos alérgicos a vespas ou abelhas, nem para lidar com colmeias em áreas de difícil acesso.
- Se você não sabe se é alérgico a ferroadas de abelhas e vespas, faça um teste de alergia antes de tentar lidar com a praga por conta própria.
- Use roupas protetivas ao lidar com vespas. Cubra o corpo o máximo que puder, use luvas grossas e, se possível, um chapéu de apicultor.
Materiais Necessários
- Mata-moscas;
- Aspirador de pó;
- Vassoura;
- Óleo de hortelã;
- Água;
- Borrifador;
- Detergente;
- Óleo de penetração;
- Armadilha para vespas;
- Solução açucarada ou isca de proteína;
- Garrafa descartável de 2 L;
- Faca ou tesoura;
- Saco plástico;
- Saco de tecido;
- Tigela com água;
- Estação de iscagem;
- Armadilha adesiva;
- Corda;
- Colmeia falsa;
- Inseticida químico;
- Roupas de proteção.
Referências
- ↑ https://plantcaretoday.com/natural-ways-get-rid-wasps.html
- ↑ https://housewifehowtos.com/save-money/how-to-repel-wasps-naturally/
- ↑ https://pesticidestewardship.org/homeowner/using-pesticides-safely-and-correctly/
- ↑ https://www.beyondpesticides.org/assets/media/documents/alternatives/factsheets/Wasp%20Control2.pdf
- ↑ https://www.countryliving.com/uk/wildlife/countryside/a22711271/how-to-keep-wasps-away-from-picnic-food/
- ↑ http://www.ipm.ucdavis.edu/PMG/PESTNOTES/pn7450.html
- ↑ http://www.prairiestory.com/2010/09/homemade-wasp-trap.html
- ↑ https://www.merchento.com/wasptek-bait-stations.html
- ↑ http://msue.anr.msu.edu/news/getting_rid_of_wasps_nests