Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os "pneuzinhos" são um nome comum para o acúmulo de gordura ao redor dos músculos oblíquos (lateral do abdome) que vão do abdome até a porção inferior das costas. Esses depósitos de gordura geralmente se desenvolvem ao longo de vários anos, por razões que vão de uma dieta muito rica em calorias a um estilo de vida que não inclui exercícios suficientes. Infelizmente, não existe um único exercício capaz de se livrar dos pneuzinhos. [1] X Fonte de pesquisa Para isso, é preciso perder gordura com a dieta, reduzir os níveis de estresse e praticar exercícios físicos. Fazer mudanças nessas áreas o ajudará a se livrar desses teimosos pneuzinhos.
Passos
-
Diminua a ingestão calórica. Para que você consiga perder peso e o excesso de gordura, especialmente a depositada nos pneuzinhos, será preciso diminuir a ingestão calórica de um modo geral.
- Você não pode perder massa adiposa em uma área específica do corpo. No entanto, ao perder peso de modo generalizado, é possível reduzir os níveis de gordura corporais. [2] X Fonte de pesquisa Ao longo do tempo, você observará os pneuzinhos diminuindo.
- Homens devem eliminar aproximadamente 500 calorias por dia, o que representa uma perda de 450 a 900 g de peso por semana. [3] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
- Comece a contar as calorias durante um dia inteiro (você pode usar um diário de alimentação)e use esse valor como ponto de início. A seguir, subtraia 500 desse valor para um valor aproximado capaz de ajudar na perda de peso.
-
Limite a ingestão de alimentos processados. Tanto os alimentos processados como as frituras costumam ser ricos em calorias. Quando você ingere esses tipos de comida com regularidade, fica mais difícil perder peso e abolir de vez os pneuzinhos.
- Sabe-se que alimentos processados e frituras contém muitas calorias. Além desse fato, eles também podem ser ricos em açúcares agregados, alguns tipos daninhos de gordura e muitos aditivos ou conservantes. [4] X Fonte Confiável EatRight.org Ir à fonte
- Alimentos que devem ser limitados incluem: bebidas adoçadas, frituras, lanches rápidos, petiscos sem óleo, sorvete, doces, carnes processadas, jantares congelados, enlatados, biscoitos, bolos e pastéis.
- Se possível, evite comer muitos alimentos ricos em açúcares agregados. Muitos estudos demonstram que esses alimentos ficam geralmente armazenados ao redor da região abdominal, podendo piorar a aparência dos pneuzinhos. [5] X Fonte de pesquisa
-
Substitua alimentos ricos em carboidratos por vegetais sem amido. Muitos estudos revelam que os homens que consomem uma maior quantia de carboidratos tem mais gordura ao redor da região abdominal — assim como os famosos pneuzinhos. Diminua a quantidade de alimentos ricos em carboidratos para minimizar esse efeito e diminuir a gordura presente nesse local. [6] X Fonte Confiável Science Direct Ir à fonte
- Os carboidratos são encontrados em vários tipos de comida que vão desde grãos e laticínios a legumes, vegetais com amido e frutas.
- Homens precisam de, no mínimo, cinco a nove porções de frutas e vegetais por dia. Meça as proporções adequadas de cada uma — uma xícara de vegetais, duas de salada ou meia de frutas. [7] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte [8] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte
- Procure fazer com que metade de seu prato, a cada refeição, seja composto por vegetais sem amido.
- Atenha-se às frutas com pouco açúcar, como os frutos pequenos. Além disso, prefira legumes sem amido e limite a ingestão de alimentos como cenouras, ervilhas, batatas e milho. Esses vegetais, que contêm amido, são bastante ricos em carboidratos.
- Minimize o consumo de grãos, que são os alimentos com elevada densidade de carboidratos. Se você quiser comê-los, prefira os grãos 100% integrais, que são ricos em fibras e proteínas.
-
Substitua as carnes gordurosas por opções magras. O consumo de proteínas é essencial para homens que malham e seguem uma dieta com redução calórica. Além disso, comer carnes mais magras pode ajudar a diminuir os pneuzinhos. [9] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
- Cortes magros de carnes como linguiça, bacon, bife 80/20 e laticínios são ricos em gorduras saturadas. Os níveis elevados dessas gorduras estão associados ao aumento de gordura abdominal em homens. Por isso, tente diminuir o consumo desses alimentos e prefira comer cortes mais magros. [10] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
- Coma frango, peixe, peru e cortes magros de carnes vermelhas. Além disso, tente consumir produtos como salmão, atum, nozes e manteiga de nozes, que são ricos em proteínas e gorduras saudáveis e podem diminuir a quantidade de gordura abdominal e expulsar os pneuzinhos. [11] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
-
Aumente o consumo de água. Embora não necessariamente diminua a gordura abdominal, a água ajuda os homens a perder peso e minimiza os pneuzinhos em longo prazo.
- Recomenda-se normalmente que homens ingiram de oito a treze copos de água diariamente. Você talvez preciso de mais, dependendo de seu nível de atividade. [12] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Além disso, beber quantidades adequadas de fluidos pode ajudar a diminuir o apetite ao longo do dia. Se você beber um copo antes de uma refeição, por exemplo, isso fará com que você coma menos e se atenha ao limite calórico determinado.
Publicidade
-
Comece a praticar uma rotina de exercícios aeróbicos. Atividades cardiovasculares são essenciais para qualquer homem que queira perder gordura, especialmente ao redor do abdome e nos pneuzinhos. Para se livrar deles, inclua exercícios aeróbicos regularmente. [13] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
- Homens devem incluir de 30 a 40 minutos de exercícios cardiovasculares moderados, em quatro ou cinco dias por semana.
- Experimente praticar qualquer atividade de intensidade moderada, como trotar ou correr, usar o elíptico, nadar, fazer aulas aeróbicas e pedalar.
-
Faça treino intervalado . Pesquisas sugerem que alternar entre períodos de esforço intenso e outros, de esforço médio ou leve, queima mais calorias e gordura do que ao se manter um ritmo constante. [14] X Fonte de pesquisa
- Entre em uma equipe de aulas com exercícios cardiovasculares na academia. Elas usam vários equipamentos para fazer o treinamento de intervalo e têm por objetivo desenvolver os músculos e diminuir a quantidade de gordura no corpo.
- Faça aulas de flow yoga. Elas combinam posições extremamente difíceis com algumas pausas.
- Entre em um grupo de corrida. Procure por alguma equipe local que pratique trote e corrida em sua cidade. Você também pode se cronometrar para correr por dois minutos e caminhar rapidamente ou trotar por mais dois minutos. A cada cinco minutos, faça 30 segundos de corrida rápida.
-
Aumente o nível de atividades no dia a dia. Muitos estudos demonstram que as atividades cotidianas podem dar ao homem os mesmos benefícios à saúde e à perda de peso presentes em exercícios mais estruturados e planejados. [15] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte Para abolir os pneuzinhos, aumente o nível de atividades.
- Dentre essas atividades, inclui-se fazer os afazeres domésticos, caminhar durante o dia, colocar-se em pé ou usar as escadas.
- Pense a respeito de seu dia típico e imagine algumas ideias de como você pode se tornar mais ativo. Dê mais passos ou movimente-se mais no dia a dia.
- Você também pode considerar a compra de um podômetro ou usar um aplicativo no celular. Isso ajudará a demonstrar o seu nível de atividade e o encorajará a caminhar mais.
Publicidade
-
Faça abdominais . Esse é um clássico exercício abdominal capaz de tonificar e afinar a linha da cintura. Em particular, ele trabalhará a parte frontal dos músculos dessa região. [16] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Deite de costas com os joelhos dobrados. Coloque uma mão sobre a outra atrás da nuca e mantenha os cotovelos bem abertos.
- Levante os ombros alguns centímetros do chão até sentir os músculos abdominais se contraindo. Levante-se um pouco mais, a ponto de erguer a região lombar para fora do chão.
- Desça lentamente as costas de volta para o chão. Repita esse exercício em três séries de 10 a 100 repetições. Ao sentir que está pronto para realizar a versão mais avançada, levante as pernas e deixe-as retas no ar ou dobradas sobre uma mesa.
-
Faça abdominais do tipo bicicleta . Essa versão trabalha as laterais do abdome e dos quadris. [17] X Fonte de pesquisa
- Volte à posição original de abdominal. A seguir, levante as pernas como se estivessem sobre uma mesa, mantendo os joelhos flexionados e as canelas paralelas ao chão.
- Levante o peito até tirar os ombros da esteira e gire o corpo rumo à perna direita. Simultaneamente, estique a perna esquerda até que esteja reta e paralela ao chão.
- Estique a perna direita e traga a perna esquerda para dentro, levando o corpo também para a esquerda em direção a ela. Possivelmente, você não conseguirá tocar os cotovelos na parte interna do joelho oposto, mas lembre-se de mantê-los bem abertos para que o esforço se concentre no abdome, e não no pescoço. Faça duas ou três séries de 10 a 20 repetições.
-
Faça abdominais invertidos . Semelhantes ao método tradicional, esse exercício também trabalha a porção frontal do abdome e, em especial, os músculos inferiores. [18] X Fonte de pesquisa
- Levante as pernas para o ar, deixando-as retas para cima do quadril, e mantenha os joelhos levemente dobrados. Flexione os músculos abdominais profundos para dentro.
- Mova as pernas em direção aos cotovelos e, lentamente, volte para a posição original. Esse exercício serve para trabalhar os músculos abdominais inferiores. Faça duas ou três séries de 10 repetições.
-
Faça pranchas . Esse é um ótimo exercício para diminuir os pneuzinhos, pois trabalha todos os músculos presentes no núcleo corporal. [19] X Fonte de pesquisa
- Apoie-se sobre as mãos e os joelhos e coloque os antebraços sobre a esteira em um ângulo de 90 graus. A seguir, agarre uma mão com a outra.
- Estique uma perna para trás, contraindo os músculos abdominais. Estique a outra perna de modo que o corpo ganhe a forma de uma prancha reta. Mantenha essa posição por 30 segundos a dois minutos, respirando continuamente.
- Faça o mesmo exercício usando as mãos como apoio, no lugar dos cotovelos, lembrando-se de manter os braços diretamente abaixo do rumo dos ombros. Se você sente alguma dificuldade em realizar essa sequência no início, pratique fazê-la apoiando-se na bancada da cozinha em um ângulo de 45°.
-
Faça pranchas laterais. Similar à forma tradicional, esse é um exercício importante que trabalha especificamente os músculos oblíquos.
- Deite-se de lado na esteira e coloque o cotovelo diretamente abaixo do ombro. Estique o pé para baixo em relação ao corpo, imaginando-se criar uma forma de prancha no chão.
- Eleve os quadris, apoiando o peso do corpo sobre o pé e o ombro direitos. Se isso parecer muito difícil, dobre a perna esquerda e coloque a canela no chão, em frente ao joelho direito, para absorver um pouco do peso.
- Levante a mão esquerda, deixando-o perpendicular ao chão, e mantenha a posição por 15 a 60 segundos. Repita a sequência pelo menos duas vezes em cada lado.
-
Faça o exercício do nado. Esse exercício trabalha a região lombar e os músculos oblíquos.
- Deite-se de barriga com os braços para frente, à largura dos ombros. Coloque o topo dos pés sobre a esteira, também à largura dos ombros.
- Contraia os músculos abdominais, elevando o braço direito e o pé esquerdo ao mesmo tempo. Mantenha-os no ar durante três segundos.
- Desça o braço direito e o pé esquerdo enquanto levanta o braço esquerdo e o pé direito. Repita a sequência 10 vezes em cada lado, esperando três a seis segundos em cada repetição.
- Para intensificar o treino, alterne rapidamente os braços e as pernas 20 vezes em cada lado, depois de fazer os movimentos lentos.
Publicidade
Dicas
- Diminuir os níveis de estresse e dormir o suficiente reduzirá a quantidade de gordura armazenada na cintura. Alguns especialistas pensam que reduzir os níveis do hormônio cortisol, com esses bons hábitos, pode diminuir os pneuzinhos ao longo do tempo.
- Use calçados atléticos com apoio ao fazer exercícios cardiovasculares. Os abdominais podem ser feitos sobre um colchonete e sem calçados.
Publicidade
Avisos
- Se você sentir dor ou desconforto durante os exercícios, pare imediatamente e procure atenção médica.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.yalescientific.org/2011/04/targeted-fat-loss-myth-or-reality/
- ↑ http://www.yalescientific.org/2011/04/targeted-fat-loss-myth-or-reality/
- ↑ http://www.cdc.gov/healthyweight/losing_weight/
- ↑ http://www.eatright.org/resource/food/nutrition/nutrition-facts-and-food-labels/avoiding-processed-foods
- ↑ https://www.rush.edu/health-wellness/discover-health/losing-belly-fat
- ↑ http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168822704000427
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/fruit
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/vegetables
- ↑ http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/abdominal-fat-and-what-to-do-about-it
- ↑ http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/abdominal-fat-and-what-to-do-about-it
- ↑ http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/abdominal-fat-and-what-to-do-about-it
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/water/art-20044256
- ↑ http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/abdominal-fat-and-what-to-do-about-it
- ↑ http://www.shape.com/fitness/workouts/8-benefits-high-intensity-interval-training-hiit
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9929086
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/multimedia/abdominal-crunch/vid-20084664
- ↑ http://www.bodybuilding.com/exercises/detail/view/name/air-bike
- ↑ http://www.bodybuilding.com/exercises/detail/view/name/reverse-crunch
- ↑ http://www.mensfitness.com/weight-loss/burn-fat-fast/how-to-do-a-plank-a-single-move-for-stronger-abs
Publicidade