PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os tornados são fenômenos naturais que podem ser devastadores. Com ventos de até 480 km/h, as tempestades podem colocar abaixo bairros e cidades inteiras em questão de minutos. Para proteger a si mesmo e a sua família de um desastre desse tipo, trace um plano do que fazer em caso de tornado e designe um lugar seguro como abrigo. Durante a tempestade, mantenha a cabeça e o pescoço protegidos. Também é essencial estar disposto a ajudar crianças, idosos, animais de estimação e quem mais precisar. Por fim, não se esqueça de procurar saber dos seus amigos e familiares após o tornado. Corra para ajudá-los no caso de qualquer emergência.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando um plano preparatório

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso tenha um porão, dê preferência para ele. Do contrário, escolha um lugar no térreo, longe de paredes, portas e janelas. Um corredor ou um banheiro sem janelas pode ser uma boa opção. Já se morar em um apartamento, pergunte ao síndico onde você pode se esconder durante um tornado. [1]
    • Caso opte pelo banheiro, o melhor a fazer é ficar dentro da banheira ou do box. Cubra-se com um colchão para adicionar uma camada extra de proteção.
    • Quem vive em casas móveis deve optar por um prédio seguro próximo ou por algum outro local fácil de chegar. Não fique em casa durante um tornado. As casas móveis não são estáveis e podem ser facilmente varridas pelo vento.
    • Tente identificar cômodos e espaços seguros em lugares que você visite com frequência, como casas de amigos e familiares e o seu local de trabalho.
  2. Algumas casas em lugares frequentemente sujeitos a tornados possuem porões criados para servirem de abrigos. Caso viva em um lugar em que tornados aconteçam com frequência, pode ser uma boa ideia construir um abrigo dentro de casa. [2]
    • Mantenha um estoque de mantimentos e opções de entretenimento para três dias dentro do abrigo. Assim, você não precisará parar para pegar nada quando a tempestade começar. Basta correr para o porão.
  3. Na hora de montar um kit de emergência, comece por uma maleta de primeiro socorros e um suprimento para 72 horas de medicamentos essenciais. Também pode ser uma boa ideia adicionar um rádio ao kit. Assim, você poderá ficar informado a respeito do andamento da tempestade e de que quando é seguro deixar o abrigo. Acrescente, também, um estoque de água engarrafada e alimentos não perecíveis para três dias ao kit. Mantenha os suprimentos em um lugar de fácil acesso. [3]
    • Separe 4 l de água por dia para cada morador da sua casa.
    • Outras coisas que você pode incluir no seu kit de emergência são uma lanterna com pilhas extras, lenços umedecido e chaves ou alicates para desligar saídas de água, gás e luz.
    • Caso tenha animais de estimação, monte um kit para eles com água, comida e medicamentos necessários.
  4. Caso o tornado danifique gravemente a sua casa, pode ser que você fique desalojado por vários dias e perca alguns documentos importantes. Faça cópias de todas as certidões de nascimento, carteiras de identidade, carteiras de vacinação, escrituras ou contratos de aluguel e papéis de seguro. Mantenha as cópias junto com o kit de emergência. [4]
    • Também pode ser uma boa ideia adicionar uma lista de contatos importantes ao kit, bem como um dinheirinho extra.
  5. Caso viva em uma área em que tornados são frequentes, é essencial que você saiba onde procurar ajuda durante ou após a tempestade. Na maioria dos casos, o atendimento ocorre em escolas, centros comunitários e prédios municipais. Nos abrigos montados pelo governo, você vai encontrar suprimentos e atendimento médico. Os locais também podem ser usados como pontos de encontro para famílias após o tornado.
    • Informe-se com o seu governo a respeito de onde pode buscar ajuda após um tornado.
  6. Em lugares em que tornados são frequentes, é comum que haja um sistema de alarme testado mais ou menos uma vez por mês. Fique atento aos sons das sirenes. Assim que as ouvir, procure abrigo e sintonize o rádio em um informe meteorológico. [5]
    • Lembre-se de que os alarmes não são perfeitos. Caso veja um tornado se formando no horizonte, procure abrigo imediatamente, mesmo se não ouvir nenhuma sirene.
  7. Explique para os seus filhos o que é um tornado e o que eles podem fazer para se proteger. Compartilhe o plano com todos os moradores da sua residência e combine um ponto de encontro para o caso de vocês não estarem no mesmo lugar quando a tempestade começar.
    • Informe a todos os membros da sua família para onde eles devem ir e como podem ser proteger durante um tornado.
    • Explique para as crianças que elas devem ir para um local bem baixo, ficar longe de vidro e proteger a cabeça.
  8. Caso os seus filhos estejam em idade escolar, pergunte ao diretor se a escola oferece simulações de tornados. Informe-se, também, sobre onde as crianças devem se abrigar na escola em caso de tempestade e quais são as técnicas de proteção ensinadas em sala de aula.
    • Pergunte, também, como você pode entrar em contato com o seu filho ou como a escola entrará em contato com você no caso de uma emergência.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Protegendo-se durante um tornado

PDF download Baixe em PDF
  1. Tenha uma TV ou um radinho de pilha sempre com você para o caso de falta de luz. É bem provável que você receba alertas meteorológicos no celular, mas é sempre bom ter uma TV ou um rádio de reserva. Você também pode usar a internet para dar uma olhada no radar local e acompanhar a tempestade em tempo real. Esteja preparado para ir para o abrigo o mais rápido possível. [6]
    • Em Portugal, um pré-alerta é emitido sempre que há uma possibilidade de tornado. Fique atento aos boletins meteorológicos.
    • O alerta de emergência laranja é emitido quando o tornado é certo, mas de intensidade moderada.
    • O alerta vermelho é emitido quando há uma situação de mau tempo intensa. Procure abrigo imediatamente.
    • Já o roxo é o alerta de nível máximo. Ele é emitido em situações de tempestades intensas. Assim como no caso do alerta vermelho, é essencial que você procure abrigo o mais rápido que puder.
  2. Embora os sistemas de alarme e mensagens sejam relativamente confiáveis, eles não são infalíveis. Fique sempre alerta durante uma tempestade e aprenda a reconhecer os sinais de um tornado iminente:
    • Um céu escuro, de um tom estranho de verde, indicando a aproximação de granizo, ou laranja, devido à poeira levantada pelos ventos fortes.
    • Uma movimentação forte e contínua das nuvens.
    • Um tempo muito calmo e tranquilo durante ou logo após uma série de raios e trovoadas.
    • Trovoadas contínuas que podem soar como um trem ou um avião passando.
    • Redemoinhos de sujeira próximos ao chão, mesmo sem nenhuma nuvem funil por perto.
    • Clarões brancos ou verde-azulados perto do chão, à distância e durante a noite. Os clarões são um sinal de que os cabos de força estão sendo rompidos pelo vento.
  3. Caso esteja dentro de casa, corra para um cômodo bem fechado no térreo ou no subsolo. Não fique perto de janelas nem de nada que possa cair e atingi-lo, como uma estante ou uma cadeira. O ideal é que haja várias paredes separando você da tempestade. Caso esteja em um trailer ou uma casa móvel, vá para a construção mais próxima de você. Mesmo presas no chão, as casas móveis não oferecem muita proteção. [7]
    • Vá de carro até o abrigo mais próximo, na direção oposta ao tornado. Caso não consiga chegar em um local seguro, fique dentro do carro. Abaixe-se e cubra-se com um cobertor. Não solte o cinto de segurança. [8]
    • Caso esteja em um campo aberto, abaixe-se até ficar bem perto do chão e cubra a cabeça. Não se esconda debaixo de pontes e passarelas. Fique atento a destroços carregados pelo vento e não tente fugir correndo. [9]
  4. Vá para o abrigo o mais rápido que conseguir, mas não se desespere. Lembre-se do seu plano e tente segui-lo à risca. [10]
    • Caso esteja acompanhado de crianças, peça para cada uma delas pegar um livro, um brinquedo e um joguinho e leve-as para o abrigo. Uma distraçãozinha vai ajudar os pequenos a manterem a calma.
    • Não se esqueça de levar os seus animais de estimação para o abrigo.
  5. Independentemente de onde esteja, proteja a cabeça e o pescoço da melhor forma que conseguir. Cubra-os com as mãos e os braços se não tiver mais nada por perto. O ideal, porém, é usar um cobertor, um casaco ou um travesseiro para se proteger dos destroços.
    • Proteja as crianças e os animais com o seu próprio corpo. Em seguida, cubra o pescoço e a cabeça.
  6. Só saia do abrigo quando tiver certeza de que o tornado acabou e de que você pode passar para a próxima etapa com segurança. Uma ventania também pode ser perigosa, logo, não saia de casa se ainda puder ver destroços voando pelo ar ou sendo arrastados pelo chão.
    • Ouça ou assista a um boletim meteorológico para saber quando você pode deixar o abrigo.
    • Caso não tenha acesso a nenhum boletim, espere pelo menos uma hora antes de sair. A maioria dos tornados só dura 20 minutos, mas as tempestades mais longas podem chegar a uma hora.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Resolvendo problemas após a tempestade

PDF download Baixe em PDF
  1. Só volte para casa ou saia para ver o estrago quando tiver certeza de que a tempestade passou. É possível que a ventania recomece e você se veja novamente em risco.
    • Caso não saiba ao certo se o perigo já passou, fique onde está.
  2. Bata em um cano ou nas paredes, mande mensagens, ligue para alguém ou simplesmente assovie. Não frite para chamar a atenção dos profissionais de resgate. Do contrário, você vai acabar inalando poeira.
    • Caso haja muita poeira onde está, cubra a boca e o nariz com um pano.
  3. Veja se alguém perto de você está machucado. Faça curativos nas feridas e imobilize torções e ossos quebrados. Caso alguém precise de ajuda médica, espere a tempestade acabar e saia para procurar socorro. [11]
    • Caso seja treinado em primeiros socorros, ajude todos que precisarem de ajuda imediata enquanto aguarda o resgate.
  4. Um vazamento de gás pode ser extremamente perigoso. A primeira coisa que você deve fazer após cuidar dos feridos é desligar o gás, a água e a eletricidade da sua casa. Qualquer dano a um cano ou fio pode causar um incêndio ou uma explosão. [12]
    • Não use fósforos ou isqueiros se suspeitar de um vazamento de gás ou se ainda não tiver desligado todas as saídas.
  5. Com uma lanterna, dê uma boa olhada na sua casa. Fique atento a danos estruturais que podem colocar em risco a sua vida e a da sua família. Caso ache que alguma parte da sua casa corre o risco de desabar, vá para um abrigo. [13]
    • Caso tenha sido evacuado, só volte para casa depois que as autoridades permitirem.
  6. Caso você ou a sua família precise de ajuda médica ou caso haja algum dano estrutural grave na sua casa, procure ajuda em um centro governamental. Eles provavelmente já terão suprimentos para atender as vítimas, mas é sempre bom levar o seu kit de emergência com você.
  7. Depois que voltar para casa ou sair do abrigo, é hora de começar a limpeza. Mova os objetos perigosos com cuidado e faça um registro de tudo o que foi danificado para entregar para a seguradora. Tire fotos para dar respaldo às suas queixas. [14]
    • Caso a sua casa tenha sido muito danificada e você não consiga limpá-la com segurança, espere o socorro chegar. Não se coloque em perigo.
  8. Use as redes sociais ou mande mensagens para os seus parentes e amigos mais próximos avisando que você está bem. Em situações de emergência, as redes de celular costumam ficar sobrecarregadas. Deixe os telefonemas para casos urgentes.
    Publicidade

Dicas

  • Caso tenha um abrigo em casa, equipe-o com uma buzina de pressão (para alertar as equipes de resgate se você ficar preso), sapatos de solas grossas (para andar com segurança sobre os destroços) e capacetes de bicicleta (para proteger a cabeça).
  • Feche as cortinas e persianas se tiver tempo para que cacos de vidro não voem para dentro da sua casa.
  • Fique atento ao boletim meteorológico até sair o aviso de que o tornado acabou. Saia do abrigo com cuidado e fique atento a potenciais perigos.
  • Os tornados costumam levar por volta de 20 minutos. Em alguns raros casos, as tempestades podem durar mais de uma hora.
  • Nem toda nuvem funil entra em contato com o chão e se transforma em um tornado. Ainda assim, é sempre bom procurar abrigo ao ver uma dessas no céu. Só por segurança.
  • Leve os seus animais de estimação para o abrigo.
  • Não é porque o sistema de alarmes parou que o tornado acabou. No geral, as sirenes só funcionam em intervalos de três a cinco minutos. Além disso, o sistema também pode ser arrancado do chão acidentalmente.
Publicidade

Avisos

  • Mesmo que o tornado pareça estar parado, aja como se ele estivesse vindo na sua direção e proteja-se imediatamente.
  • A nuvem funil responsável pelo tornado pode ficar escondida atrás de nuvens ou da chuva.
  • A maioria dos tornados ocorre à noite, o que os torna bem difíceis de enxergar. Jamais saia de casa para ver um tornado mais de perto.
  • Jamais saia de casa para ver um tornado ou para calcular a distância entre a tempestade e a sua casa. Você pode acabar se machucando seriamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 439 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade