Baixe em PDF Baixe em PDF

Está morando ou viajando por uma região que vai sofrer com uma nevasca ou uma tempestade de inverno? Ter alguns suprimentos de emergência por perto é algo que pode evitar muito desconforto e diversos problemas na hora da tempestade. Monte um estoque daquilo que você precisa para sobreviver para conseguir ficar sem sair de casa por alguns dias. Lembre-se também de ter ferramentas em mãos para poder lidar com possíveis problemas. Quando a tempestade chegar, é hora de se aconchegar, manter-se aquecido e se informar. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Estocando coisas antes da tempestade

Baixe em PDF
  1. Invista em uma pá de qualidade para que você possa abrir caminho na neve, se necessário. A pá também pode ser usada para liberar acesso ao seu carro após a tempestade. [1]
    • Teste a pá antes de comprá-la. Veja se consegue usá-la de forma confortável, principalmente se você tiver algum problema físico.
    • É uma boa ideia também investir em uma segunda pá, menor, para limpar os cantinhos.
    • O sal-gema não é útil para derreter a neve. Por mais que ele tenha esse efeito, a pá vai ser muito mais eficiente.
      • O sal-gema e outros descongelantes são eficazes contra o gelo, não contra a neve. Se precisa remover a neve, faça-o com uma pá.
      • O sal-gema e outros descongelantes podem prejudicar bastante o solo e a água local, além de serem nocivos para veículos e calçadas também. Se precisa usar algum tratamento químico sobre superfícies pavimentadas, faça-o apenas quando for necessário e de maneira controlada.
  2. Troque as pilhas dos seus acessórios quando a tempestade for identificada. Se possível, compre um modelo que também possa carregar seu celular. [2]
    • Se preferir, faça sua lanterna em casa.
  3. Caso sua lanterna quebre ou você fique sem pilhas por algum motivo, você poderá acender a casa da forma tradicional.
    • Velas de LED são alternativas mais seguras às velas tradicionais.
    • O fogo das velas é perigoso durante um blecaute, principalmente se você tiver filhos pequenos. Caso vá usar velas, guarde-as em recipientes seguros e longe de objetos inflamáveis. Jamais deixe as velas acesas sem supervisão; apague-as ao ir dormir. [3]
  4. É uma boa ideia investir em um estoque de sopas e legumes enlatados, alimentos em pó e grãos, como arroz e massas. O importante é ter comida suficiente para alimentar sua família inteira por três a quatro dias. Não se esqueça de comprar um abridor de latas também.
    • Comece comendo os alimentos perecíveis. Deixe os não perecíveis para caso a emergência se estenda além do esperado, comendo primeiro o que vai estragar.
    • Cozinhe as carnes primeiro para tornar o consumo delas seguro. Assim, você não corre o risco de perder a carne caso fique sem energia. Uma carne cozida dura mais tempo antes de apodrecer, diferentemente da carne crua. [4]
    • Caso tome café, experimente prepará-lo de forma que não use energia elétrica, como uma prensa francesa ou com pó solúvel. A cafeteria tradicional pode não funcionar nesse momento.
    • Caso tenha animais de estimação, monte um estoque de ração também.
  5. Está com medo dos encanamentos congelarem? Faça um estoque de água também, seja comprando garrafas ou galões, seja reciclando recipientes que já tem em casa, enchendo-os com água do filtro.
    • Lembre-se de que você precisará de água para beber e para cozinhar. Faça uma estimativa levemente exagerada do que vai precisar. É melhor sobrar do que faltar, acredite.
    • Se tiver uma banheira em casa, encha-a.
    • Lembre-se também do vaso sanitário. Você pode encher manualmente o vaso com água após uma descarga, caso necessário. [5]
  6. Você provavelmente já tem essas coisas em casa, mas talvez não seja suficiente durante situações adversas. Se possível, compre luvas, meias grossas e blusas de moletom com capuz, caso não tenha essas peças. [6]
  7. Já tem um kit em casa? Confira se está tudo certo com ele. Não tem um kit? Compre-o e familiarize-se com o conteúdo dele antes de precisar usá-lo.
    • Confira bem o kit e veja se ele tem curativos esterilizados, desinfetante, pomada antibiótica e analgésicos de venda livre.
  8. Um fogão de acampamento movido a gás é um ótimo investimento para emergências. Caso tenha um fogão elétrico na cozinha, é imprescindível ter um a gás em casa para situações de emergência. Lembre-se de usar o gás com cuidado e com ventilação adequada, evitando assim intoxicação por monóxido de carbono. Não se esqueça também de estocar gás.
  9. Eles são muito úteis para se acender o fogão, o aquecedor e as velas, já que os isqueiros não são confiáveis, pois podem quebrar e ficar sem combustível. [7]
  10. É bom ter um carregador portátil para seu por precaução. Se você tem um telefone fixo sem fio, é melhor investir em um aparelho tradicional, pois os sem fio não funcionam sem energia, ao passo que os modelos tradicionais recebem energia direto pela linha telefônica. [8]
    • Em regiões com grande ocorrência de tempestades de inverno, ter um telefone fixo tradicional é obrigatório por lei.
  11. Tem um filho pequeno? É bom se preparar com um estoque de mantimentos para ele. Como pode não ser possível usar a máquina de lavar, invista em fraldas descartáveis. [9]
    • Como o leite fresco pode acabar estragando, compre leite em pó para o pequeno.
  12. A próxima consulta com o médico está longe? Não corra o risco de ficar sem remédio: ligue para o seu médico e explique que gostaria de comprar mais medicamentos por conta da tempestade.
    • Caso esteja fora do Brasil, veja se a farmácia mais próxima pode emitir uma receita emergencial por conta do clima, já que isso é possível em alguns países. Ainda assim, é melhor se preparar com antecedência, pois é possível que você não consiga sequer chegar à farmácia no meio da tempestade. [10]
  13. Não é uma boa ideia confiar apenas nos serviços de telefonia e Wi-Fi durante uma tempestade. O rádio pode ser a alternativa mais viável para se conseguir notícias quando não há energia em casa, mas lembre-se de ter várias pilhas disponíveis. Se preferir, compre um rádio que é carregado por movimento. [11]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Planejando-se com antecedência

Baixe em PDF
  1. Se conseguir preparar a casa contra o frio, você poupará dinheiro e trabalho em um momento de emergência. Isole paredes e sótãos, instale calefação em portas e janelas e, se possível, instale janelas externas ou cubra as janelas com plástico.
    • Limpe as calhas e conserte buracos no telhado para evitar entupimento do sistema de escoamento e inundações em casa.
    • Pode árvores que possam cair sobre a casa ou outras estruturas em caso de uma tempestade.
    • Se possível, contrate um empreiteiro para checar a segurança do telhado. É importante que ele seja capaz de suportar o peso extra da neve e do gelo.
    • Invista no isolamento dos encanamentos e deixe que as torneiras fiquem um pouco abertas de tempos em tempos para evitar que congelem.
    • É importante fazer checagens frequentes no sistema de aquecimento da casa para que ele continue funcionando mesmo durante uma tempestade de inverno.
    • Se possível, instale janelas duplas, caso ainda não as tenha.
  2. Caso precise usar um fogão a gás dentro de casa, para se esquentar ou cozinhar, é bom ter um detector de monóxido de carbono instalado, já que essa substância não tem cor e nem odor, mas é fatal. [12]
  3. Confira as pilhas de suas lanternas para ver se estão funcionando e sempre estoque água potável e alimentos não perecíveis para alimentar sua família por pelo menos 48 horas em caso de emergência. A cada um ou dois anos, troque o estoque por novos produtos.
  4. Caso a energia da sua região caia com frequência, é uma boa ideia comprar um gerador elétrico portátil ou fixo. Esses equipamentos podem custar de R$ 450,00 a R$ 50.000,00. [13]
    • Ligue o gerador do lado de fora de casa. Não o instale dentro de casa, nem na garagem.
    • Conecte os equipamentos diretamente no gerador. Não use o sistema elétrico da casa enquanto estiver sem energia, pois isso pode danificar os profissionais da rede elétrica que estiverem trabalhando na manutenção.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo-se seguro durante a tempestade

Baixe em PDF
  1. Passar frio é desconfortável, mas você pode sobreviver caso consiga se manter aquecido o suficiente. [14]
    • Não deixe os encanamentos congelarem. Dê uma geral na casa, abrindo todas as torneiras um pouquinho para que elas fiquem gotejando. O movimento da água pelas tubulações impedirá o congelamento dos canos.
    • Vede as correntes de ar. Coloque toalhas nos vãos das portas e janelas. Caso as janelas da sua casa sejam simples, feche as cortinas ou prenda um cobertor contra elas para manter o calor preso dentro de casa.
  2. Vista roupas quentes e fique próximo de seus entes queridos. Se estiverem todos no mesmo cômodo, vocês podem usar o calor corporal um do outro para se aquecer.
    • Use várias camadas. Vista uma camada fina de roupa sintética rente à pele, cobrindo ao máximo seu corpo, como leggings e meias compridas. Cubra-a com quantas camadas forem necessárias para se manter aquecido, finalizando com meias grossas e blusas de moletom com gorros.
    • Cubra a cabeça. É comum perder muito calor pela cabeça, portanto, mantenha-a coberta com um lenço ou uma toalha por baixo de um chapéu ou gorro.
    • Fique na cama e cubra-se com o maior número de camadas possível. Manter o corpo aquecido em um espaço fechado vai ajudar bastante na retenção de calor.
    • Abrace outra pessoa. Junte forças com seus amigos, familiares e bichos de estimação para combater o frio.
  3. Assim, você conseguirá manter a temperatura no aparelho, mesmo sem energia, evitando que as comidas estraguem antes da hora. Abra a geladeira só quando necessário, sendo bem rápido. [15]
    • Coloque os itens congelados do lado de fora. Aproveite o freezer natural que a natureza deu a você e coloque os itens congelados sobre a neve. Se está frio o suficiente para nevar e congelar coisas, seus alimentos congelados podem ser mantidos em uma varanda, por exemplo.
  4. Você certamente ficará entediado enquanto espera a energia voltar, portanto, faça o possível para se distrair.
    • Jogue baralho. Você pode usar um baralho tradicional para jogar Pôquer, Truco, Paciência, 21, etc.
    • Leia um livro (em voz alta para todos ou em silêncio para si próprio). Escolha um livro épico que vai manter você entretido por horas, como a trilogia Senhor dos Anéis, a saga Harry Potter ou qualquer livro que pareça interessante para você.
    • Coloque seu lado artista para jogo! Desenhe em cadernos ou faça artesanatos manuais, como tricô ou crochê.
  5. É importante receber informações atualizadas durante uma emergência, portanto, prepare-se para se manter informado.
    • Fique atento no rádio pelo máximo de tempo que for possível após a queda de energia.
    • Use as redes sociais para se atualizar. Caso não tenha um rádio de pilhas, siga agências de desastres locais e canais de noticiários no Facebook e no Twitter para receber atualizações periódicas.
    • Use mensagens caso não tenha acesso a uma linha telefônica. Você pode trocar mensagens com familiares e amigos para se manter informado da situação deles e também ajudá-los a entrar em contato com você.
    • Mantenha contato com seus familiares. Descubra onde todo mundo está antes da tempestade e planejem se encontrar em um local seguro. Se vão ficar separados, combinem um horário e um método para estabelecer contato e ver se está tudo bem. Uma boa ideia é trocar mensagens de texto a cada 12 horas.
    Publicidade

Dicas

  • Carregue Tablets, celulares, notebooks e outras coisas antes da tempestade, caso queira usá-los em caso de blecaute.
Publicidade

Avisos

  • Uma das primeiras coisas a se fazer durante um blecaute é desligar tudo que estiver conectado a uma tomada, pois a volta da energia pode voltar em um pico, danificando tudo.
  • Não use seus dados móveis para jogar ou conversar com amigos em caso de queda de energia. Conserve bateria e dados para caso precise ligar para alguém em uma emergência.
  • Jamais use um aquecedor movido a propano ou carvão em uma área fechada e sem ventilação, pois isso vai acumular monóxido de carbono, que é silencioso e não tem odor, mas é fatal. Cozinhe na varanda ou próximo de uma janela aberta, nesses casos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pá de neve e outros equipamentos para remoção de neve.
  • Alimentos enlatados.
  • Abridor de latas.
  • Rádio à pilhas.
  • Lanternas.
  • Pilhas.
  • Rádio e lanterna autossustentáveis. As pilhas devem acabar em algum momento, principalmente se você estiver em uma região remota e isolada pelo gelo. Alguns modelos também carregam celulares.
  • Fogão Coleman.
  • Combustível suficiente para o fogão.
  • Cobertores.
  • Muitas roupas.
  • Água.
  • Kit de primeiros-socorros.
  • Aquecedores para mãos e pés.
  • Palitos de fósforo.
  • Gorros, meias e luvas extras.
  • Medicamentos que você precisa tomar.
  • Opções de entretenimento que não dependam de eletricidade, como livros, baralhos, jogos de tabuleiro, etc.
  • Extintor de incêndio portátil.
  • Mantimentos para animais de estimação: ração, areia (no caso de gatos) e água limpa. Um abrigo de emergência que aceite animais caso você precise evacuar sua casa.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 094 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade