As injeções de Botox contêm a toxina botulínica, que é produzida pelo Clostridium botulinum — uma bactéria Gram positiva em forma de bastonete. Essa injeção é usada para paralisar as atividades musculares. É utilizada no campo da cosmética e da medicina também. Na cosmética, ela é utilizada para acabar com as rugas, enquanto no campo da medicina, ela está sendo usada para uma variedade de casos, tais como um olho menor do que o outro, hiperidrose (suor excessivo), distonia cervical (rigidez da nuca), enxaquecas crônicas, contraturas musculares e disfunção da bexiga. O Botox contém vários efeitos colaterais; no entanto, você não precisa se preocupar, pois esses efeitos colaterais não são graves e são temporários. Para se preparar para os efeitos colaterais que você vai experimentar imediatamente após a injeção, comece com o Passo 1 abaixo.
Passos
-
Responda às perguntas sobre seu histórico médico com sinceridade para que o seu médico possa trabalhar para manter os efeitos colaterais a um nível mínimo. Antes de fazer o primeiro tratamento com Botox, o médico pode pedir seu histórico médico completo, juntamente com todo o histórico de uso de medicamentos terapêuticos.
- É muito importante que você responda às perguntas do médico com precisão e honestidade, já que algumas drogas não devem ser tomadas em conjunto com o tratamento de Botox.
- Até mesmo suplementos, tais como comprimidos de vitaminas e óleos de peixe devem ser considerados pelo seu médico, pois eles podem diluir o sangue e causar mais hematomas na fase pós-tratamento.
-
Converse com o seu médico sobre interromper o uso de certos medicamentos antes da aplicação do Botox. As medicações específicas que você deve suspender antes de fazer seu tratamento com Botox são: [1] X Fonte de pesquisa
- Analgésicos (aspirina, ibuprofeno).
- Alguns remédios à base de plantas.
- Antibióticos.
- Medicamentos relacionados a doenças do coração.
- Remédios para Alzheimer.
- Medicamentos contra doenças neurológicas.
- Suplementos de vitaminas e minerais.
-
Planeje parar de tomar qualquer medicação como a aspirina, pelo menos, quatro dias antes do procedimento. O seu médico poderá aconselhá-lo a parar de tomar quaisquer medicações que contenham a aspirina por no mínimo quatro dias antes do procedimento.
- Isto é devido ao fato da aspirina causar hemorragia, já que é um remédio antiplaquetário que impede a coagulação do sangue.
- Tomar aspirina antes de um tratamento de Botox pode causar um sangramento excessivo durante e após o procedimento.
-
Evite consumir bebidas alcoólicas pelo menos dois dias antes de colocar o Botox. Ter resquícios de álcool no seu organismo pode piorar os hematomas e causar sangramento durante a aplicação de Botox, por isso evite o consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos dois dias antes do tratamento.Publicidade
-
Traga anti-inflamatórios não esteroides (AINE) com você para combater a dor, o inchaço e a dor de cabeça. Esses medicamentos vão ajudá-lo a controlar a dor, a dor de cabeça e o inchaço durante o tratamento de Botox. Os AINEs inibem a produção de prostaglandina, o hormônio responsável pela dor e inflamação. Você pode tomar os seguintes AINEs:
- paracetamol . Está disponível em comprimidos de 200 a 400 mg e você pode tomá-lo a cada 4 a 6 horas ou conforme necessário para controlar a dor.
- Ibuprofeno (Advil) . Ele está disponível em 200 a 600 mg e você pode tomá-lo a cada 4 a 6 horas.
-
Leve uma bolsa de gelo com você para reduzir os hematomas após o procedimento. É uma boa ideia trazer consigo uma bolsa de gelo para poder aplicar diretamente na área após o procedimento e evitar os hematomas.
- Lembre-se de envolver a bolsa de gelo em um pano ou toalha para evitar machucar a pele. Além do mais, não se esqueça de colocá-la sobre a área por no máximo 15 minutos, também para evitar queimaduras na pele.
- O frio da bolsa de gelo constringe os vasos sanguíneos por baixo da pele, reduzindo a intensidade do sangramento. A bolsa de gelo também vai aliviar temporariamente a dor e inflamação causadas pela injeção.
-
Peça para alguém levá-lo para casa. Você deve pedir para um amigo ou membro da família levá-lo para casa após o procedimento de Botox. Como o Botox faz com que as pálpebras relaxem e seus músculos faciais fiquem estáticos, pode ser perigoso para você dirigir ou operar qualquer tipo de máquinas pelo menos de 2 a 4 horas após o procedimento.
-
Evite fazer exercício pesados. Evite exercícios vigorosos por pelo menos 24 horas após o procedimento de Botox, como o movimento pode fazer com que a toxina do Botox se espalhe para outras partes do corpo. É bom se movimentar, basta não fazer muito esforço.
- Se o Botox se espalhar para outras partes do corpo que não deveria, você pode experimentar efeitos colaterais adversos.
-
Fique atento(a) aos efeitos colaterais graves do procedimento e informe ao seu médico se eles ocorrerem. Sintomas como dor leve, inflamação, nódoas negras, hemorragias e pálpebras caídas são normais após um procedimento de Botox. No entanto, existem outros efeitos colaterais anormais que não deve acontecer depois da aplicação de Botox. Se algum dos seguintes sintomas ocorrerem, entre em contato com um médico imediatamente:
- Dificuldade para respirar e engolir.
- Inchaço dos olhos e secreções oculares anormais.
- Dor no peito.
- Voz rouca.
- Fraqueza muscular grave.
- Pálpebras e sobrancelhas caídas.
- Presença de fraqueza muscular em áreas que estão longe do local da aplicação.
Publicidade
-
Esteja ciente dos efeitos colaterais do Botox. O Botox tem vários efeitos colaterais adversos que são completamente normais, mas podem ser bastante desagradáveis. Eles são:
- Inchaço no local da aplicação.
- Dor e sensibilidade no local da aplicação.
- Hematomas.
- Pálpebras caídas.
- Fraqueza muscular.
- Náuseas, vômito e dores de cabeça.
- Transpiração excessiva nas axilas.
- Dificuldade em engolir.
- Sintomas de gripe.
-
Entenda por que os efeitos colaterais podem ocorrer. O procedimento de Botox basicamente envolve injetar uma toxina bacteriana na sua pele. O corpo reconhecerá essa toxina como uma substância estranha e produzir uma resposta imune, o que resulta nos sintomas descritos acima.
- Em algumas pessoas sensíveis, essa resposta imunitária contra a toxina pode ser grave (uma reação conhecida clinicamente como uma hipersensibilidade ou anafilaxia). No entanto, isso é raro e não ocorre com a maioria dos pacientes. [2] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Os hematomas geralmente ocorrem em pacientes com doenças do sangue pré-existentes, tais como a anemia, pois o sangue tende a ficar mais fino, o que resulta em um processo de cura ruim e, portanto, mais hematomas.
-
Esteja ciente dos efeitos da "propagação da toxina" e saiba que eles não são permanentes. Você pode ter chegado até esse termo enquanto fazia sua própria investigação dos efeitos colaterais. Basicamente, o Botox é aplicado em um local pequeno, o que significa que os efeitos atuam no lugar em particular e sem afetar os locais próximos — pelo menos, quando tudo ocorre normalmente. Em alguns casos, isso não acontece.
- No entanto, se você fizer algum esforço excessivo ou em caso de hematomas, a toxina pode se espalhar para outros lugares ao redor do local da aplicação, o que pode levar à propagação da toxina e pode paralisar os músculos em áreas indesejáveis, o que causa efeitos como olhos caídos.
- Esse fenômeno é chamado de "propagação do efeito da toxina". É um dos efeitos colaterais mais comuns do tratamento de Botox; no entanto, ele é temporário e normalmente desaparece por si só dentro de algumas semanas.
-
Saiba que, enquanto o Botox é geralmente seguro, algumas pessoas não devem fazê-lo. O Botox é geralmente seguro e pode ser administrado para a grande maioria das pessoas, sem qualquer perigo de efeitos colaterais prejudiciais. No entanto, existem algumas pessoas para as quais o Botox não é seguro. São elas: [3] X Fonte de pesquisa
- Mulheres grávidas e lactantes não devem fazer o tratamento, pois ele pode revelar-se prejudicial para o bebê.
- Pessoas com histórico de doenças neuromusculares não se adequam para o tratamento, pois ele pode realmente piorar a doença, uma vez que todo o princípio por trás Botox é a paralisia dos músculos.
- Pacientes com doenças cardíacas ou doenças do sangue também são aconselhados a não fazerem o tratamento, já que são mais propensos a contusões.
- Pessoas com alergia ao Botox. Infelizmente, não há maneiras de determinar se a pessoa é alérgica ao Botox ou não. Não existem testes cutâneos ou procedimentos de teste de dosagem que podem determinar satisfatoriamente se a pessoa tem alergia à toxina.
Publicidade