PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Tornar-se uma pessoa mais espiritual é um objetivo bastante nobre, embora a jornada possa ter significados diferentes para cada pessoa. [1] Por isso, você precisa explorar a sua visão sobre o assunto se pretende passar por ela. O primeiro passo é expandir a sua autoconsciência, mas também vale a pena experimentar certas práticas: meditar, fazer yoga e assim por diante. De resto, leia este artigo para saber o que fazer!

Método 1
Método 1 de 3:

Explorando o seu bem-estar e a sua autoconsciência

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense bem no que constitui e dá significado à sua vida. Com esse processo, você vai acabar ser forçado a enxergar certos aspectos da sua personalidade que ajudem na busca pelo seu lado espiritual. [2]
    • Por exemplo: pegue uma folha de papel e comece a escrever coisas como "Por que eu estou aqui?", "Como eu posso contribuir com o mundo?", "O que me faz feliz?" e "O que é mais importante na vida para mim?". Cada pessoa tem respostas diferentes e próprias a esses questionamentos. Talvez você dê bastante importância aos amigos e à família, sendo que um conhecido seu prefere se dedicar à vida profissional.
  2. Pare por um instante sempre que você começar a sentir algo diferente e tente entender exatamente o que é. Esse exercício faz muito bem, nem que seja feito só de cabeça. Por exemplo: você tem todo o direito de querer tomar sorvete na frente da TV depois de um dia ruim! No entanto, antes disso, pense bem em que tipo de sentimento é esse e de onde ele veio. Será que é frustração por causa de um projeto seu que não foi tão elogiado no trabalho? Reflita. [3]
    • Toda forma de expressar as suas emoções vale: desabafar com alguém de confiança, gritar com o rosto enfiado em um travesseiro, chorar e por aí vai.
    • Entender e admitir o que você está sentindo são duas das partes mais importantes de todo o processo do autoconhecimento — o qual, por sua vez, traz à tona o lado espiritual.
  3. Crie o hábito de escrever um diário sempre que você tiver dias ruins. Não precisa ser tão específico, mas busque entender os seus pensamentos e sentimentos do que se passou. Tente também não fazer nenhum tipo de julgamento da situação! [4]
    • Com o tempo, escrever no diário vai trazer a sua autoconsciência à tona e você vai conseguir entender cada vez mais o que sente. Por exemplo: se for escrever sobre uma visita a um amigo que mora em outra cidade, talvez você chegue à conclusão de que tem um pouco de mágoa dele porque ele nunca visita a sua casa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Buscando novas visões espirituais

PDF download Baixe em PDF
  1. É bem fácil achar livros e outros textos interessantes sobre espiritualidade, estejam eles ligados ou não a religiões específicas. Reserve um tempinho todos os dias para expandir os seus conhecimentos do assunto com obras de seu interesse.
    • Peça indicações de amigos ou outras pessoas que também se interessem pelo assunto ou já sejam mais espirituais.
    • Leia partes dos textos sagrados de religiões diferentes, como a Bíblia Hebraica, o Novo Testamento e o Corão.
  2. Tente descobrir se alguma instituição de ensino local oferece algo do tipo para a população. Você pode ainda visitar igrejas, templos, terreiros, mesquitas e outros lugares de adoração. Busque conhecimento onde for possível! [5]
    • Experimente ir a cultos e outras atividades tradicionais.
    • Participe de retiros espirituais que possam ser interessantes.
    • Pode ser que esses tipos de interação mudem bastante a sua concepção de espiritualidade.
    • Pesquise também na internet!
  3. Converse com os seus amigos e veja se alguém tem interesse em criar um grupo de discussão sobre o tema. Vocês podem marcar encontros semanais ou mensais para discutir textos específicos ou outros materiais relacionados. O importante é que todos cheguem preparados no grande dia.
    • Participar desse tipo de grupo pode até estimular a sua jornada espiritual!
    • Busque pessoas em outros lugares, como nas mídias sociais, se os seus amigos e familiares não estiverem interessados. Hoje em dia é muito fácil interagir com gente de qualquer lugar pela internet! Você não precisa se sentir sozinho.
  4. Viajar é uma das formas mais legais de entender a experiência humana mais a fundo, o que tem tudo a ver com a espiritualidade. De quebra, também é um jeito excelente de rejuvenescer e refletir sobre o seu lugar no mundo. [6]
    • O destino da viagem não importa: pode ser um lugar que você já conhece ou ao qual nunca foi antes. Essa experiência vai contribuir com a sua jornada espiritual de qualquer forma, desde que o estresse do seu dia a dia fique para trás!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Adotando certas práticas espirituais

PDF download Baixe em PDF
  1. Hoje é muito difícil não estar conectado a pelo menos um aparelho tecnológico o tempo todo. As pessoas estão sempre lendo e-mails, respondendo a mensagens no WhatsApp, vendo notificações no Instagram e assim por diante. Se é o seu caso (e provavelmente é ), faça um " detox " por um tempo e concentre-se no seu bem-estar espiritual.
    • Desligue todos os aparelhos eletrônicos uma hora por dia ou um dia por semana e veja os efeitos que isso causa.
  2. Incorpore certas técnicas de respiração à sua rotina, como quando você acordar ou começar a ficar estressado. Elas vão ajudar a acalmar e clarear a sua mente e centralizar o seu raciocínio de modo geral. Um minutinho desses exercícios por dia já gera um efeito danado na saúde. [7]
    • Você pode começar com algo simples, como: feche os olhos, inspire enquanto conta até quatro, espere mais quatro segundos e expire devagar. Repita o processo quantas vezes forem necessárias.
  3. O seu dia vai ser muito menos tenso se você meditar logo depois de acordar! Se isso não for possível, no mínimo reserve um tempo de vez em quando (no trabalho, na aula ou em casa) para se conectar ao seu lado espiritual. [8]
    • Comece com sessões de meditação simples: sente-se em um lugar confortável, feche os olhos e corrija a postura. Respire fundo com calma até entender quais são as emoções que estão passando pelo seu coração.
    • Em seguida, concentre-se nas sensações do seu corpo. Pense no peso que você faz na cadeira ou no chão, na brisa do ar à sua volta, na sensação das suas roupas e afins.
    • Mantenha a concentração pelo tempo que você conseguir ficar sem divagar. Sempre que uma ideia diferente invadir a sua cabeça, deixe-a de lado e retome o processo.
    • Você também pode orar ou rezar, se isso faz parte da sua tradição religiosa.
  4. Busque estúdios ou academias que ofereçam yoga perto da sua casa. Também não é difícil achar aulas gratuitas em praças e outros lugares públicos! Por fim, você tem ainda a opção de fazer tudo pela internet, usando aplicativos ou vídeos do YouTube, se preferir ficar mais recluso. [9]
    • A yoga ajuda a combater o estresse, aumentar a concentração e trazer o lado espiritual à tona.
    • Vá além e experimente outros tipos de exercícios e modalidades que trabalhem a mente, como tai chi chuan.
  5. Você não precisa acampar no meio do mato todos os dias, mas tente ao menos ter mais contato com a natureza de vez em quando. Isso faz bem ao corpo e também à mente. [10]
    • Escolha um local onde você consiga ter essa conexão maior com a natureza, nem que seja um cantinho do seu quintal.
    • Assimile toda a natureza à sua volta: concentre-se no calor do sol, na brisa passando pela sua pele, no verde das árvores e no azul do céu.
  6. Demonstrar gratidão é uma das maneiras mais simples de ativar o seu lado espiritual e deixar aquela busca incessante por bens materiais para trás. Crie esse costume — que, diga-se de passagem, já é comum em tantas tradições. [11]
    • Todos os dias, mostre gratidão por algo que você já tem assim que acordar e logo antes de ir dormir.
    • Mostre às pessoas presentes na sua vida que você é grato pelo carinho e pelas boas ações delas. Faz muito bem falar disso de vez em quando!
    • Liste de três a cinco motivos para você ser grato por dia em um diário.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 801 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade